O Fruto do Espírito: Paciência

Durante o nosso dia muitas vezes será requerido de nós a paciência ou, como diz um dito popular, a “santa paciência”. Paciência é uma das nove virtudes que o Espírito Santo produz na vida do cristão, ela faz parte da tríade primária na lista das virtudes do fruto do Espírito, que são: amor, alegria e longanimidade (paciência), sendo  o resultado das duas primeiras virtudes. Em 1 Coríntios 13:4 vemos que o amor é paciente, então, podemos presumir que definir o amor, é definir a paciência. 

Partindo desse pressuposto só pode amar aquele que é paciente. A paciência não é algo que devemos ter, mas que devemos ser, assim como é Jesus. A segunda virtude do Fruto do Espírito faz parte da construção da virtude da longanimidade, pois, ela é resultado de nossa vida de oração. Filipenses 1:4 diz, “fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações”. A primeira vez que a palavra alegria aparece nesta carta de Paulo, ela está relacionada à vida de oração. Portanto, a paciência é resultado de uma vida cultivada com a alegria na oração.

Ser paciente, como é Jesus é uma tarefa simples, somos nós quem dificultamos ao relutarmos em não obedecer. Ser paciente é viver a essência de obediência que Jesus viveu enquanto homem-Deus aqui na terra. Jesus nos mostra que há como ser paciente no trânsito, mesmo quando alguém atravessa em sua frente e não lhe dá seta; mostra que há como ser paciente com alguém que pisou em seu pé e não se desculpou; com alguém que não lavou a louça; com alguém que não fez a sua parte no trabalho; com alguém que te ofendeu; com alguém que se esqueceu de algo que havia prometido que iria fazer; com alguém que você acolheu, mas falou mal de você depois; com alguém que pegou seu lugar; com alguém que te ignorou. É Jesus quem nos aponta o modelo de paciência para essas situações e todas as outras.

Jesus não precisava contar até 10 para não explodir, uma vez que não havia a possibilidade de ele pecar, mas embora isto seja verdade, Cristo passava por situações estressantes que exigiam paciência de um homem natural igual a nós, e ele respondia a essas situações com sabedoria. Jesus mostrava sua insatisfação, mas não de qualquer forma, e sim acompanhada de uma santa paciência, e isto só era possível porque ele tinha intimidade com Deus. Nas madrugadas era com o Pai que Jesus recarregava as forças necessárias para os inumeráveis pedidos de milagres da multidão; para o ensino de horas e horas nas sinagogas e por todas as cidades que passava; para questionamentos e pegadinhas dos fariseus e doutores da lei; para os insultos; para as ocasiões em que todo mundo ficava angustiado e preocupado com a falta de comida ou de vinho… Nessas ocasiões Jesus era paciente, pois não confiava nele mesmo, embora o pudesse fazer, mas confiava nAquele que havia lhe enviado.

Você não está neste mundo simplesmente para existir, alguém te enviou para cá, o mesmo Pai que enviou Jesus. E assim como Ele operou em Jesus, Ele opera em nós, através do Seu Espírito.

Uma pessoa paciente tem em si a esperança não de que tudo será resolvido, mas de que tudo irá cooperar para um bem maior. Quando acontece uma situação ruim, que envolve outras pessoas, os relacionamentos são atingidos pela impaciência de uma parte ou de ambas.

Eu, particularmente, sou uma pessoa impaciente, me irrito fácil, muitas vezes impulsiva e tudo isso se mostra em evidência quando vejo uma camisa jogada do meu marido pela casa, a pia com louças sujas depois de eu ter lavado, ou até mesmo a demora de um pedido no restaurante. Confesso que tenho melhorado muito, mas ainda assim é preciso enxergar as raízes, essas ervas daninhas presentes em meu coração. 

A impaciência é fruto de um descontentamento, e a pessoa impaciente quer tudo na sua hora e do seu jeito. Uma camisa jogada pela casa é uma guerra que poderia ser evitada, pois, se eu for paciente, o meu marido perceberá que aquilo me incomoda e por amor deixará de fazer ou talvez não, mas a forma que eu vou lidar com a circunstância alcançará um bem maior que é glorificar o nome do Senhor. Mesmo que não haja vantagem alguma para mim, aos meus olhos, há uma vantagem espiritual que é muito maior do que qualquer benefício terreno — há obediência de minha parte a Deus que me confiou meu lar.

Uma pessoa impaciente insulta um atributo santo de Deus — a sua misericórdia! A misericórdia do Senhor dura para sempre, ela se renova toda manhã, e assim deveria ser a nossa paciência. O perdoar setenta vezes sete é parte de uma pessoa paciente, a completude da essência da virtude da longanimidade. Conseguiremos isto pelos nossos esforços? Não! Pois, a paciência é um fruto produzido pelo Espírito Santo em nós. Mas é olhando para a misericórdia do Senhor que é longânima, que seremos pacientes como Jesus é.

O verdadeiro amor a Deus e ao nosso próximo nos leva a sermos pacientes, gentis e cautelosos com aqueles que nos rodeiam. A paciência é um ato de fé, não sabemos como as coisas acontecerão, mas sabemos que tudo que fizermos deve findar em honra e glória ao nosso majestoso e paciente Deus.

Jesus sabia e confiava no plano de Deus para ele e, por isso, ele tinha paz e uma  certeza de que tudo resultaria na boa, perfeita e agradável vontade de Deus. E é este exercício que tenho feito, e te convido a fazer. Não queira que a sua vontade seja feita, mas confie na vontade de Deus, porque nem se pensássemos de mil formas diferentes nossa própria vontade seria melhor que a dele.

A paciência nos coloca na sala de espera, não para reagirmos como queremos, não para esperarmos o melhor, não para arquitetarmos como faremos algo, mas para desfrutarmos da doce, suave e leve presença do Ser mais paciente que já existiu na terra, Cristo Jesus. Ele está na sala de espera contigo, para que você aprenda a amar seu marido acima de uma camisa jogada pela casa; para amar sua família acima das irritações e provocações; a amar sua amiga que lhe ofendeu acima das mágoas; a amar a pessoa que buzina sem parar atrás de você no trânsito; a amar a sua igreja local mesmo com as diferenças; a amar o tempo de espera de um filho, de um casamento, de um emprego e de um sonho teu. Você não está na espera sozinho.

Frutificar paciência é frutificar a confiança. Ser paciente, como Jesus, é uma das metas que todo cristão deveria almejar. Porque Ele é paciente com você, você deve ser paciente com os outros. O amor transforma tudo e a paciência deixa tudo mais bonito.

Ame sendo paciente, esta é uma evidência de seu novo nascimento e um lembrete de que Aquele que te resgatou levou sobre ele a tua impaciência para a Cruz, e é lá que ela deve ser encontrada, esmagada, perfurada e morta. Pois, Cristo é quem habita agora em você e Ele é bom, amoroso, perdoador, manso, fonte de paz e paciente. A paciência que o Espírito Santo gera em nós nos leva a confiar e a sermos contentes, a amar e a sermos clementes.

Em Cristo há esperança, em Cristo há confiança, em Cristo há paciência para mim e para você.


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Fevereiro com o tema “O Fruto do Espírito”. Para ler todos os posts clique AQUI.