O Fruto do Espírito: Bondade

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” Colossenses 3:12

O versículo citado acima parece Gálatas 5:22, mas não é. É interessante observar que Paulo enfatiza à igreja de Colosso 3 das 9 virtudes do Fruto do Espírito que ele instrui aos Gálatas: bondade, mansidão e longanimidade. E não é à toa que Paulo prega que devemos nos revestir de bondade, justamente porque a bondade nunca virá de nossos próprios esforços, do nosso próprio querer. Afinal, Bom só existe um (cf. Mt 19:17).

Nós. Não. Somos. Bons. É difícil ler isso em voz alta, eu sei. Admitir que a bondade não vem de nós é admitir que somos depravados, miseráveis pecadores. Confessamos que de nós só pode vir o que é mal, pois não há bondade na raça humana. Não depois da queda. Não depois do pecado.

O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos, capítulo 3, adverte-os que não há um justo, nem um sequer […] não há quem faça o bem, não há nem um só (cf. Rm 3:10-12). Ora, mas esse é o mesmo Paulo que exortava aos Efésios, aos Tessalônicos, aos Gálatas e a todo povo de Deus que seguia a Cristo, a serem bondosos. 

Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos.” (1Tes 5:15)

Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem.” (2 Tes 3:13)


Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Ef. 4:32)

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gl. 6:9)

Sim, minhas queridas, nós somos seres maus, corrompidos pelo pecado. Mas, esperem; a obra de Deus não termina por aqui. Esse não é o fim, pois em Cristo nós somos chamados à bondade! Imitar a Ele, seguir a Ele e conhecer a Ele é buscar sermos bons porque Ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre (Cf. Sl 106:1).

Depois que aprendemos e confessamos que não somos bons por conta própria e que precisamos de salvação e regeneração, é aí que o Espírito de Deus entra na história e por meio do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, todo o curso da nossa vida é transformado. Nós somos chamadas a sermos bondosas tal como Ele é. Fomos criadas para a bondade. Deus não viu que foi bom, mas que foi muito bom, o resultado final da sua criação (cf. Gn. 1:31).

Você certamente já deve ter ouvido essa frase ou algo semelhante: “Ser bom no bom é fácil. Mas e ser bom no ruim?” Esse é o questionamento natural que surge quando o bem que fazemos não é retribuído ou quando nos fazem o mal mesmo que não tenhamos feito nada para merecer aquilo. Porém, a Bíblia nos ensina a fazer o bem, não olhando para o que vamos receber em troca e nem olhando para quem estamos fazendo. Só fazemos o bem e temos bondade uns para com os outros, por obra do Espírito Santo que habita em nós. Não porque teremos uma recompensa futura, mas porque já recebemos o prêmio de maior valor! Fomos salvos. Resgatados. Libertos. Escolhidos. Adotados e amados por Deus! Por causa dEle e somente dEle, nós aprendemos a sermos bons, porque Ele é bom! Quando fazemos o bem não olhamos para o que o outro fez ou fará, não olhamos para os méritos, nós olhamos para a Cruz.

Há um ditado popular que diz: “Faça o bem sem olhar a quem”. Eu, humildemente, mudaria essa frase para: “Olhe para a cruz e faça o bem”. Uma vez que sabemos que toda dádiva ou bondade não vem de nós, mas do Senhor, não faremos o bem enquanto não aprendermos com Aquele que é a bondade. Ser bom é não olhar para si. Ser bom é não pensar nos próprios interesses. Ser bom é não pensar no que se perde nem almejar o que se ganha. Ser bom é ser como Cristo. Ser bom é entregar-se sem esperar algo em troca.

Alguém te caluniou no trabalho? Olhe para a cruz e faça o bem. Alguém te feriu na igreja? Olhe para a cruz e faça o bem. Alguém magoou seus sentimentos em seus relacionamentos interpessoais? Olhe para a cruz e faça o bem. Alguém te fez injustiça? Olhe para a cruz e faça o bem. 

É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal.

1 Pe. 3:17

É melhor sofrer a decepção de um amigo, a injustiça do chefe no trabalho, a calúnia de alguém, do que ir contra a vontade de Deus e desobedecê-lo. Ser bom, às vezes, nos custará não obter a justiça deste mundo, mas crer na justiça divina, ainda que não reconheçam o bem que você fez. Grave as palavras de Romanos 12:21 em seu coração: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”.

Lembre a sua alma e o seu coração que Jesus nos chama a amar os nossos inimigos e orar por eles (Cf. Mt 5:44). A bondade, na maioria das vezes, não vai ser recíproca e nem precisa ser via de mão dupla. Com o Senhor aprendemos que a nossa mão esquerda não deve saber o que faz a direita (cf. Mt 6:3). A bondade depende exclusivamente de quem a dá e não de quem a recebe, e sabemos que isso é loucura para os sábios, mas essa é a matemática do Reino de Deus. 

Como já lhes foi dito aqui, o fruto do Espírito não pode ser separado por categorias. Não somos bons sem sermos amáveis. Não somos bons sem sermos pacientes, afinal, “haja paciência” para ser bom quando alguém pisa em nosso pé! Não somos bons se não estivermos em paz com Deus e paz com os homens.

É preciso aprendermos com o Bom Mestre a sermos como Ele é. Ser sua imagem e semelhança é seguir os Seus passos. É viver o Seu Caminho. É pedindo ajuda ao Espírito Santo de Deus e orando ao Senhor, que aprenderemos com a Sua Palavra a exercermos a bondade incessantemente. Desde Gênesis até Apocalipse, nós vemos um Deus bom o tempo todo, e o tempo todo sendo bom!

Segundo Dave Ortlund, em seu livro “Manso e Humilde”: “A inclinação do coração de Deus é a sua misericórdia. A sua Glória é a sua bondade” (p. 270, versão ebook). Em sua análise sobre os capítulos de Êxodo 33 e 34, além de expôr que Deus fez passar a sua bondade diante de Moisés quando ele tinha pedido para ver a Sua Glória, Dave também traz o significado da palavra bondade em hebráico, que é hesed e acrescenta:

[…] É a palavra hesed, que se refere ao compromisso especial de Deus com o povo a quem ele alegremente se vinculou numa aliança pactual inquebrável.”

(pp 273-274, versão ebook)

Te convido a vir conosco nesta jornada e juntas fazermos um exercício de introspecção. Com o auxílio do Espírito Santo, vamos pedir que Ele nos mostre como podemos exercer com excelência seu Fruto em nós. Não estaremos perfeitas hoje, muito menos amanhã. Mas dia a dia, com orações e súplicas, vamos pedir ao Senhor que nos faça mais parecidas com Ele. Ele nos mostrou o que é bom (cf. Mq 6:8), Ele é bondoso em tudo o que faz (cf. Sl 145:13), imitemos a Ele!

Não se esmoreça ou desanime se após essa reflexão você se encontrar num lugar onde não queria estar. É aí que o Senhor já está para curar e ensinar a quem Ele ama. Se por acaso é um coração duro em perdoar o mal que te fizeram ou uma alma amargurada pela injustiça e ferida pela decepção, não se desespere. Olhe para a Cruz, minha irmã, e faça o bem. Aparta-se do mal que te fizeram, faça o bem, busque a paz, e siga-a (Cf. 1Pe 3:11).

Vamos orar as palavras do Salmista e deixar que a obra do Espírito Santo seja feita em nós, para que através de nós, flua a bondade do nosso Senhor Jesus para todos os que nos rodeiam.

“Ensina-me a fazer a tua vontade,

pois tu és o meu Deus;

que o teu bondoso Espírito

me conduza por terreno plano.”

(Salmos 143:10)

Referências:

ORTLUND, Dave. Manso e Humilde: o coração de Cristo para quem peca e para quem sofre. São Paulo, SP: The Pilgrim, 2021.


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Fevereiro com o tema “O Fruto do Espírito”. Para ler todos os posts clique AQUI.