O Espírito Santo Enquanto Consolador

Durante a vida neste mundo, alguns medos nos acompanham. Isso começa cedo, e se você já criou filhos, percebeu que quando bebês eles sentem medos, sendo um deles o medo de ficar sozinho, de ser abandonado, de não ser cuidado. E esse é um medo que nós, adultos, também carregamos.

Parece que os discípulos de Jesus estavam sendo tentados a ter esse tipo de medo. Jesus já os tinha avisado que partiria e que eles não poderiam acompanhá-lo. Mas Cristo era a esperança dos seus discípulos, o Mestre, seu conselheiro, quem estava cuidando, orientando e suprindo as suas necessidades. E agora, na esperança que eles veriam o reino firmado, ele lhes diz que estaria indo embora. 

Em João 16:7, Jesus diz algo maravilhoso para os corações perturbados: Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá. Você já parou para pensar no que Jesus disse? Ele afirmou que seria conveniente para nós que ele não estivesse visivelmente presente. Isso pode não nos parecer algo conveniente ou vantajoso, mas na realidade é sim. 

No capítulo 14 do mesmo Evangelho Jesus nos dá razões para isso. Na verdade, ele mostra algumas promessas importantes a respeito do Espírito Santo, a começar com o verso 16: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.

Algumas traduções usam a palavra “confortador”, outras “ajudador”. A palavra grega traduzida por “ajudador” ou “confortador” é parakletos que significa “chamado para o lado”. Jesus já era um consolador para seus discípulos, mas após sua ida, outro viria, o Espírito Santo, que sempre estaria conosco, o qual tomaria o lugar de Cristo, que era  limitado no espaço pela encarnação. Assim,a primeira vantagem da partida de Jesus é que o Espírito Santo seria o nosso Auxiliador e Consolador sempre presente.

Algo importante a ser trazido é que o parakletos não seria alguém que viria e curaria as feridas dos discípulos (ou as nossas) quando estivessem angustiados e desanimados. É claro que uma das obras vitais do Espírito Santo é trazer consolo aos corações angustiados. Ele é o bálsamo de Gileade, quando estamos em meio a tristeza e lamento. Mas devemos lembrar o contexto em que Jesus prometeu enviar o Espírito. Eles ficariam sem Jesus, em meio a um mundo hostil, no qual seriam odiados como ele fora. O Espírito Santo vem ao povo de Cristo, não para curar suas feridas depois de uma batalha, e sim para fortalecê-los antes e durante uma batalha, dando poder e força para as adversidades da vida. 

Como povo de Deus temos uma “missão impossível” a realizar: obedecer aos seus mandamentos, fazer discípulos, ensinar o corpo, usar dons espirituais, etc. Sozinhos, nos esconderemos, mas, com a capacitação do Espírito, teremos condições de vencer. A verdade é que, geralmente, estamos precisando de respostas, de ajuda, de resgate, de confiança—precisamos de coisas que nem sabemos que precisamos. Sozinhos, nossas orações não fazem muito sentido; não sabemos o que dizer. Daí os detalhes vêm em partes, nossos sentimentos nos afogam e tudo o que conseguimos dizer é: “Senhor, ajuda-me!” É aí que o Espírito Santo entra em cena. E essa é uma grande vantagem e conveniência.

A segunda vantagem é que o Espírito Santo será a nossa companhia constante. Veja João 14:17: O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

Até então o Espírito Santo ainda não havia sido dado. E assim como o próprio Jesus foi rejeitado, o Espírito da verdade, que viria para testificar e ensinar sobre a verdade (que é o próprio Jesus Cristo), o mundo não haveria de receber.

O Espírito Santo já estava em Jesus, o qual foi ungido (Lucas 4) e era sempre guiado em seus atos milagrosos no poder do Espírito. Os discípulos já tinham o Espírito Santo presente entre eles, mas um dia ele estaria nos discípulos, o que aconteceu no Dia de Pentecostes. E desde então o Espírito Santo não está simplesmente perto de nós, ele está em nós.

A verdade é que, em tudo o que fazemos e para todo lugar que vamos, o Espírito Santo de Deus também vai, não perto de nós, mas dentro de nós. Isso não é somente encorajador, como também desafiador. 

Qual filme você assistiu ontem à noite? Parou para pensar que o Espírito Santo assistiu com você também?Jovem, o que você fez no seu namoro semana passada? Sequer pensou que Deus estava com vocês dois? Querida, não existe motivo mais profundo para a pureza do que o fato que o próprio Deus reside dentro de nós.

Imagine: nosso corpo é o templo do próprio Deus! Por causa disso, a próxima vantagem ganha ainda maior significado: o Espírito Santo será o nosso maravilhoso professor iluminador.

A ida de Jesus não é de quem está abandonando, mas de quem vai voltar conforme sua promessa. A ressurreição é uma garantia que isso vai acontecer, assim como o envio do Espírito Santo. A partida do Senhor Jesus para o Pai não marca a derrota, mas a vitória. 

Se Cristo estivesse presente hoje conosco, seria algo ótimo, não é? Contudo, se ele estivesse presente conosco hoje, isso significaria que só poderia estar conosco em nossa igreja e em nenhum outro lugar. O Espírito de Deus, por outro lado, através da Palavra de Deus, ensina a Igreja de Cristo em todos os lugares do mundo, ao mesmo tempo. Ninguém é deixado de fora. O Espírito de Deus inspirou os apóstolos e profetas que escreveram o Novo Testamento, dando à igreja tudo o que é necessário para conhecer a Deus e os santos caminhos do Senhor por meio da iluminação divina. O Espírito Santo, esclarece o significado das Escrituras em nossas vidas e corações, a fim de que sejamos ensinados a qualquer hora e lugar quanto ao que devemos crer e como devemos nos comportar.

E assim, essas foram as promessas de Jesus naquela noite no cenáculo antes da sua crucificação. Não estamos sozinhas nessa vida! Se você é discípula de Jesus, se você o ama e o obedece, você tem o Consolador divino em você, para te ajudar, fortalecer, orientar, mostrar a verdade, permitindo-a enfrentar as situações da vida com uma força que vai além da sua.

A obra do Espírito Santo suplementa a obra de Cristo, que foi o primeiro parakletos que veio para nos fortalecer por meio da sua morte expiatória. Agora é o Espírito Santo que nos dá a capacitação para vivermos a vida que Cristo nos chamou a viver. Existem circunstâncias complicadas? Sim. Existem provas dolorosas? Sim. Mas, em tudo isso, existe paz. Como? Por causa da realidade maravilhosa de que caminhamos junto com a companhia constante do Espírito Santo. Essa realidade sobrenatural traz paz a corações perturbados. Ao meu e ao seu. 

Deixo pra você o mesmo encorajamento que Jesus nos deu em João 14:27: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo.Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Outubro com o tema “A Pessoa do Espírito Santo”. Para ler todos os posts clique AQUI.