Nós estamos em construção

Teve uma época em que eu assistia muito ao Extreme Makeover, um programa onde uma família que tivesse enfrentado algum tipo de dificuldade era escolhida para ter sua casa reconstruída no prazo de 7 dias. Sempre gostei de programas de reformas de casa, mas esse era diferente: eles demoliam a casa e a reconstruíam do zero.

Quando paro e faço um retrospecto da minha vida, não há como não ficar espantada (do melhor sentido da palavra) com tudo o que foi destruído e reconstruído dentro de mim por meio do evangelho de Jesus Cristo. Foi (e continua sendo) um verdadeiro Extreme Makeover da alma!

Não foram apenas atitudes isoladas como rebeldia, orgulho e egocentrismo que foram marretadas. A minha base, o meu fundamento, o meu alicerce foi totalmente refeito.

Confesso que quando o Verbo me alcançou com o seu poder transformador, ainda achava que a reforma aconteceria apenas no cômodo isolado da religiosidade, já que era assim que eu enxergava o espaço que Cristo deveria ocupar em minha vida. Na minha ingenuidade, achava que seriam introduzidos nossos adereços de decoração e que isso seria o bastante: um novo compromisso de domingo, um novo livro de cabeceira, novas músicas e um novo senso crítico (repleto de soberba e julgamento, por sinal).

Aos poucos, aquele cômodo “reformado” parou de me deslumbrar e me motivar a uma caminhada que incluía tomar a minha cruz. Ele passou a ficar confortável demais! E isso porque eu entendia que após o aval do Construtor de que mudanças deveriam ser feitas, seria eu a executora da obra.

E assim aconteceu por um tempo. Vez ou outra eu entrava no quartinho da religiosidade e mudava uma coisa aqui, outra ali. Adquiria novos adornos, jorrava novos aromas e quando havia uma sujeira difícil demais para limpar, um tapete bem grande colocado por cima era sempre suficiente para manter tudo em ordem.

Mas tudo estava prestes a mudar.

O temporal da depressão e do vazio existencial assolariam a minha alma e alagariam os meus planos. Eu me veria sem chão e, com isso, toda aquela decoração fajuta não teria mais nenhuma utilidade.

Foram tempos muito difíceis. O temporal me esmagando e eu procurando as falhas da execução da obra que eu mesma insistia em fazer. O temporal me afogando e eu insistindo em solucionar as goteiras e as fissuras (cada vez maiores) com gambiarras espirituais.

Foi quando tudo desmoronou.

Tijolo por tijolo, dia após dia, eu fui me esvaziando, me retraindo, me desconstruindo. Tudo desmoronava, não somente aquele cômodo da religiosidade. O abalo foi profundo! Eu estava completamente perdida em meio a tanto entulho e totalmente desprotegida diante daquele temporal que a cada dia ventava mais forte.

E foi ali, em meio à maior dor emocional que eu já senti, que Cristo veio em minha direção e disse: “Quando você desistir de se reconstruir com esses materiais inúteis, eu estarei aqui para assumir a obra e finalizá-la perfeitamente”.

Depois de muita relutância, eu me rendi a esse chamado.Hoje vejo que tudo poderia ter sido mais fácil se eu não fosse tão teimosa. Eu não queria entregar todo o controle da obra. Foi preciso que eu me exaurisse e me consumisse por dentro para que enfim eu pedisse socorro e me rendesse. Nunca as palavras de Paulo fizeram tanto sentido para mim: “quando sou fraco é que sou forte”.

Apenas quando estava fraca, diminuída e sem voz de mando é que Cristo pôde enfim tomar a frente da minha vida. E eu descobri que a sua força é como um furacão! O temporal por que passei abalou a minha estrutura, mas o furacão da graça de Deus transformou o meu solo frágil numa “casa na rocha”.

Apenas quando estava fraca, diminuída e sem voz de mando é que Cristo pôde enfim tomar a frente da minha vida. E eu descobri que a sua força é como um furacão! Click To Tweet

Diferente do programa Extreme Makeover, essa metanoia não aconteceu em 7 dias (como eu desejava que tudo passasse logo!), mas foi tão intenso quanto. Enquanto o Espírito Santo me consolava e me direcionava a Cristo, Jesus ia fazendo a obra. Enquanto eu permanecia fraca e inerte, Jesus demonstrava o Seu poder e a Sua força em mim.

É difícil falar tudo o que foi demolido e o que foi levantado pelo Supremo Construtor. Foram tantas as mudanças (e tão profundas)! Mas de uma coisa eu estou certa: a Palavra de Deus fez tudo acontecer!

Hoje sei da importância de se alimentar da Palavra em todo o tempo. Isso porque nesse momento onde a depressão me invadiu, eu não conseguia buscar a Deus. Não sei ao certo se por rebeldia, por falta de fé ou simplesmente falta de disposição e vontade. Mas tudo o que eu já havia ouvido, estudado e meditado começou a florescer em tempo oportuno.

Fica aqui uma lição: nunca ignore a Palavra de Deus. Sabe quando você ainda é solteira e se vê diante de uma pregação que menciona dificuldade no casamento? Então, não dê as costas! Sabe aquele momento em que tudo vai bem na sua vida e você se depara com uma palavra sobre dificuldade e perseverança? Então, se abasteça!

A Palavra de Deus tem o poder de florescer mesmo em meio a espinhos. E foi essa Palavra que dissipou o temporal que eu vivia. Os ventos ainda sopram, eu ainda insisto em fazer uma reforminha com minhas próprias forças de vez em quando. Mas basta eu olhar para o que Cristo está fazendo que a paz volta a reinar.

Cristo está demolindo e reconstruindo.

Cristo está consertando e nos restaurando à sua imagem.

E, como Paulo, eu estou enfim convencida de que aquele que começa a boa obra vai completá-la até o dia de Cristo Jesus (Filipenses 1:6).