Noiva, você pode usar branco (sobre pureza sexual)
Artigo escrito originalmente por Trillia Newbell, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.
Era um vestido simples, lindo, com um laço delicado. Nós colocamos nosso testemunho no programa do casamento como um lembrete de tudo o que Deus tinha feito para nos trazer a esse momento único – nosso casamento. Meu vestido branco era um lembrete visível para mim de que eu era pura, branca como a neve, e perdoada diante do Senhor. Eu estava indo em direção ao meu futuro marido vestida da justiça de Cristo e ciente da profunda e significativa união que aquela noite traria.
Meu vestido branco não representava uma vida de pureza. Não representava uma noiva jovem e ruborizada, que tinha esperado para saber dos mistérios da intimidade reservada para marido e mulher. Meu vestido branco não representava uma virgem nascida de novo. Representava uma cristã nascida de novo (cf. Jo. 3:1-15).
Deus me chamou, me salvou, me fez uma nova criatura e me deu uma esperança viva. ( cf. 1 Pe. 1:3)
E mesmo assim, ainda hoje, eu desejo um testemunho diferente. Eu olho para meus erros do passado e sinto vergonha. Mas, isso nunca pesou para meu amável marido, então porque eu luto com isso?
A seriedade do pecado
Eu acho que, em parte, pode ser porque eu compreendo a seriedade da imoralidade sexual. As Escrituras nos avisam que os sexualmente imorais não terão lugar no reino de Deus (cf. Ef. 5:5). Em Mateus é dito que se um homem somente olhar para uma mulher com olhos de lascívia, ele já cometeu adultério (cf. Mt. 5:28). Até mesmo Paulo, um homem chamado ao celibato, instruiu os Coríntios a não se absterem de relações sexuais no contexto do casamento – a tentação para a imoralidade sexual é muito grande (1 Co. 7:1-5).
Mas, eu acho que que há mais na vergonha que eu tenho em minhas entranhas. Com frequência isso aparece quando eu leio um artigo ou post advertindo essa geração sobre a seriedade do pecado sexual. Eu concordo com muito do que eu leio, mas em algum ponto eu percebo que estão me dizendo que eu não serei capaz de amar meu marido completamente ou que mulheres não têm desejos. Minha cabeça começa a queimar conforme essas brasas de fogo pesam e afundam até meu crânio (cf. Rm. 12:20). É difícil ser uma mulher com um passado pecaminoso, especialmente um de natureza impura. As pessoas esperam que sejamos puras e imaculadas. E a maioria das tentações para o pecado sexual é atribuída a homens. Então nós não só somos vistas como pecadoras, mas como anormais (pelo menos pelas aparências). Nós não somos mais mulheres – somos como homens.
Paulo nos ajuda novamente quando diz aos Coríntios, “Não veio sobre vós tentação, senão humana” (1 Co. 10:13).
Tentação sexual não é isolada para homens. Jesus sabe que isso é verdade. Ele andou sobre a Terra, Ele interagiu com prostitutas, Ele desafiou a adúltera, e Ele morreu por elas – e por você e por mim.
A esperança de Cristo
Aqui estão mais boas notícias: “Mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Co. 10:13). Até hoje você se encontra travando uma batalha contra a tentação sexual diária. Existe um caminho de escape. Você pode dizer não ao pecado. Você não precisa cair no pecado sexual.
Se você tem o Espírito de Deus, você tem poder para se virar e correr para outra direção.
Se você tem o Espírito de Deus, você tem poder para correr do pecado. Click To TweetSe você sofre com a vergonha de um pecado perdoado mas tem colocado sua esperança no terminado – sim, obrigada Senhor, que está terminado – trabalho de Cristo, então você não precisa temer a punição. Você não precisa andar em vergonha. Você não precisa desejar um testemunho de vida diferente.
Cristo tomou tudo sobre si no momento que Ele se pendurou naquela cruz. Você não precisa sofrer a punição que merecia – porque Ele fez isso por você.
Eu usei branco no meu casamento, e usaria de novo. Eu sou nova criatura. O passado já se foi. Isso não significa que eu não tenho tentação, mas que eu não sou definida por aquele velho, terrível pecado. Eu não sou definida pelo meu passado. Eu sou uma cristã nascida de novo.
Você não precisa ter medo do que seu futuro marido pensará de você. Ore para que Deus traga um homem que ama tanto a Jesus e ama tanto a graça que ele poderá te ver como Deus te vê, vestida com a justiça de Cristo. Ore para que seu futuro esposo conheça a Palavra e o que Deus diz sobre pecado, justificação e graça. E então creia que o Senhor, que é fiel, cuidará do resto.
(Nota: Se seu marido ou futuro marido tem dificuldades com seu passado de impureza sexual, é sensato buscar ajuda de um pastor ou aconselhador que possa te instruir e ajudar seu casamento.)
____________________________________
A sexualidade feminina é um assunto tratado, infelizmente, como um tabu em muitas igrejas. Como Trillia bem disse, quase sempre esse pecado é tratado exclusivamente com os homens, nunca com as mulheres. Mas, quantas mulheres tiveram um passado? Quantas precisam do encorajamento de saber que, se Cristo as perdoou e carregou seu pecado, elas são livres? Achei muito maravilhoso esse artigo e extremamente necessário nos dias atuais. Vamos conversar mais nos comentários?
Em Cristo,
21 Comments
gostei muito desse post,uma palavra de consolo e incentivo para aquelas que tem um passado fora da vontade do Senhor,impuro…mas que agora são pessoas transformadas pela graça,misericordia de Deus…buscar essa transformação e regeneração é o mais importante,seria melhor não ter esse passado,mas agora é esquece-lo porque Deus perdoou..bjos Fran
Querida Fran,
você tem razão, esse texto é mesmo um consolo e incentivo. Espero que toque os corações que precisam de cura.
Beijos
Fran
Olá Fran, bem eu te admiro muito, mais isso você já sabe rs, me inspirei muito em você na hora de fazer meu blog, o garotavirtuosa.com
Mais meu Deus, que post, eu concordo com exatamente tudo isso que está escrito, e achei lindo a forma com que foi escrito “Meu vestido branco era um lembrete visível para mim de que eu era pura, branca como a neve”, muitas pessoas julgam as outras dizendo que vai ter retalhação em seu casamento por não ter casado pura, mais se esquecem que DEUS perdoou seus pecados, e a partir desse momento ela volta a ser pura sim (espiritualmente falando) amei cada palavra, cada incentivo a permanecer pura independente do passado.
Parabéns novamente !
Beiiiijos ♥
Querida Camila,
obrigada pelas palavras doces! Espero que esteja aprendendo e ensinando bastante com seu blog!
É verdade, por vezes vamos a algum casamento de alguém que, sabemos, não está casando virgem, e já nos colocamos prontas para julgar. Que o Senhor nos ajude a tirar a trave de nosso olho antes de querer tirar o cisco do irmão…
Beijos!
Fran
Não e um comentário, mas sim uma pergunta. Mesmo se você só teve um homem na sua vida e antes do casamento tenha rolado o ato sexual, ainda sim pode ser usado o vestido branco? E é considerado ainda sim um pecado grave?
Querida Anny,
como o texto explica, o pecado sexual cometido antes da conversão a Cristo foi por Ele perdoado e lavado – diante de Deus somos puras como a neve, independentemente de nossos pecados antigos.
Mesmo que esse pecado sexual tenha acontecido depois da conversão. Nós somos chamados à santificação, sim. Mas, existe graça para quando caímos. Jesus disse para a mulher adúltera: vá e NÃO PEQUES MAIS. Ele não disse “continue pecando e tudo bem”. Mas, se caímos, a Palavra diz “De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” Miquéias 7:19
É preciso arrependimento e é preciso abandonar o pecado – não podemos viver no pecado e dizer que amamos a Deus. Quem O ama faz o que Ele manda.
Se você pecou na área sexual após a conversão, te aconselho a conversar com um pastor ou líder e pedir sabedoria nesse assunto. É preciso abandonar o pecado com a confiança de que existe perdão em Deus.
Quanto ao vestido branco, ele simboliza sua decisão de lutar pela sua pureza, dia após dia, independente do passado. E representa mais ainda a sua pureza perante Deus graças ao sangue de Cristo que te lavou.
Espero ter respondido à sua questão.
Em Cristo,
Francine
Oii, tive relações sexuais antes do casamento! Pedi perdão e me arrependi aceitamos a Jesus mais caímos na tentação novamente, posso casar com o véu?
Ola, boa tarde!!!
Vou me casar, mas não sou pura, me converti, mas ainda não desci as aguás, acabei pecando de novo! (mas me arrependi, pedi perdão e não pequei mais)
É errado me casar de branco???
Obs: antes de casar vou me batizar!!!
Querida Jéssica,
fico feliz com sua honestidade – a verdade é sempre bem vinda aqui no Graça, mesmo que, por vezes, ela seja difícil de dizer.
Como esse texto mesmo diz, o fato de você não ser virgem não te impede de casar de branco. O branco é uma simbologia de pureza, e da pureza da Igreja que foi comprada e lavada pelo sangue de Jesus. A questão do batismo não entra aqui de forma muito relevante, porque o batismo nada mais é do que uma obediência às ordenanças da Bíblia e como uma forma pública de testemunho – você vai mostrar a todos que é cristã e quer seguir a Cristo. O batismo nada tem a ver com salvação ou perdão de pecados – vide o ladrão na cruz, ao lado de Cristo, que foi ao Paraíso sem nunca ter sido batizado.
Quero deixar aqui pra você uma frase da minha querida Elisabeth Elliot sobre a perda da virgindade: “Alguns de vocês já perderam sua virgindade. O que fazer agora? É fácil se sentir desencorajado e pensar, “oh puxa, eu estraguei tudo, então eu vou mais é continuar e fazer o que é mais fácil. Quem se importa?” Você se importa. Você realmente quer fazer o que é bom e correto. Outras pessoas se importam também. E Deus se importa. Não é tarde demais para começar de novo. Deus não vai te devolver sua virgindade, mas Ele te perdoa por tê-la jogado fora. Ele vai te ajudar a começar de novo e te guiar a um novo tipo de vida se você pedir a Ele.”
Por isso, Jéssica, não se preocupe. Você pode, sim, casar de branco. Mas, não leve a seriedade da pureza sexual de forma leviana. É imprescindível que você não caia mais nesse pecado, para não desonrar a Deus e até mesmo a seu futuro marido. É como Jesus disse à mulher que seria apedrejada – vá e não peques mais.
Espero ter ajudado um pouco 🙂
Felicidades no seu casamento!
Em Cristo,
Fran
Olá, tenho 20 anos e estou prestes a me casar, sou cristã e meu noivo também, por desatentos da vida acabamos pecando nessa aérea sexual. Confessamos nosso pecado ao pastor e para os meus pais. O direcionamento que eles nos deram é que não posso me casar de branco nem ter damas de honra, isso entristeceu muito o meu coração, tenho procurado artigos e testemunhos em relação a esse assunto. Mas até então não sei como enfrentar essa decisão nunca tive outros relacionamentos ou outras experiências. o que acha que devo fazer diante dessas imposições? Obrigada
Querida Thamires,
me entristece demais que você esteja passando por isso. Infelizmente o pecado sexual é algo grande e que nos traz tristeza e consequências. É maravilhoso que você tenha tido a capacidade de confessar esse pecado, isso só vem pela graça, porque naturalmente queremos esconder esse tipo de erro. O que você fez foi certo e bíblico.
Eu gostaria de saber quais versículos seus pais e pastor usaram para justificar essa decisão. Pois não consigo encontrar nada que justifique isso. Como eu disse, o branco do vestido representa não a nossa pureza, mas a pureza de Cristo em nós. O casamento é uma expressão, um símbolo do casamento de Cristo com Sua noiva. A noiva que Ele limpou e redimiu. Ele nos fez brancos como a neve. É isso que representamos com nossos vestidos brancos – a pureza que Cristo nos deu, através de Seu sacrifício.
Seus pais e seu pastor são a autoridade em sua vida, e claramente você deve escutá-los. Mas, eu penso que o vestido representa a pureza que temos em Cristo e não nossa pureza, especificamente. Especialmente quando seu pecado foi confesso e se você tem tentado lutar contra ele e impedir que ele aconteça novamente.
Esse é meu pensamento. Ore e peça direcionamento do Senhor, e que Ele traga esclarecimento não só a vocês, mas também a aqueles que te cercam, de qual seja a vontade dEle. Repito: seus pais e pastor são a autoridade em sua vida, então não despreze isso, mas os honre.
Em Cristo,
Fran
Olá, eu nome é Karyne, tenho 20 anos, meu namorado 24, e estamos juntos a 2 anos. Somos cristãos e crescemos no evangelho. Quando eu o conheci, ele já era batizado e levita da casa de Deus, mas não era mais virgem (já tinha tido um relacionamento de 3 anos com outra pessoa). Eu era virgem mas não batizada, (Obs:ele é meu primeiro namorado).
Quando começamos a namorar, como nunca tinha namorado antes, era tudo muito novo pra mim, as palavras que definiam nossa relação na época eram: atração e curiosidade. Dentro de 3 meses, eu com toda minha curiosidade, e ele que já sabia como era uma relação sexual…. caímos e tentação! Sabíamos que o que estávamos fazendo era errado. Tentávamos parar, orar juntos…mas não conseguíamos! o desejo era muito grande.
Depois desses 3 meses de namoro, no ano passado ele teve de fazer uma viagem para Pernambuco por 11meses, para as escola de marinheiro (e eu aqui no RJ), e essa distância foi terrível, quase não nos víamos! mas nas pouquíssimas vezes que nos vimos, e toda aquela saudade acumulada… não resistíamos! fazíamos sexo! Pecávamos!
Ao final desses 11meses que ele passou longe, eu desci as águas. Queria ser uma nova criatura e deixar os pecados para trás.
Hoje, ainda sofro com cada tentativa fracassada de evitar o sexo. já se tornou algo comum no nosso relacionamento, e que está me matando por dentro. Não tenho mais intimidade com Deus, mal tenho conversado com ele, tenho vergonha dessa minha vida, nem sei mais como orar, me sinto uma pessoa horrível, que vive uma mentira. Do que adianta eu pedir perdão se eu estou sempre caído em tentação? Sinto como se estivesse mentindo pra mim mesa quando digo que não quero mais,que não vou mais fazer.
Cheguei ao ponto de não mais lutar contra isso, já que só me via perdendo cada batalha.
Me incomoda vê-lo tocando no altar sabendo da vida que estamos levando. E é algo que ele ama fazer, tocar para o Senhor! Mas estamos tão manchado pelo pecado…
Não sei reagir as Santas Ceias.
A cada dia que se passa me sinto mais longe de Deus, mais perdida… não sei oq fazer da minha vida.
Até hoje não contei aos meus pais, sei que será uma decepção para eles. Nem tenho coragem de conversar com meu líder de tão suja que me sinto. Apenas tenho guardado esses sentimentos pra mim e carregando toda essa mentira. Mas não aguento mais viver assim!
Pensamos em nos casar, estamos lutando para isso, eu fazendo faculdade e ele passando em concursos públicos(e ano que vem já viaja por mais tempo do que da ultima vez). Queremos mesmo sair dessa vida.
Queremos ter comunhão e intimidade com Deus, mas não queremos abrir mão do sexo. Por isso estamos fazendo o possível pra casar. Mas o casamento ainda é algo tão longe… O que fazer para abdicarmos do sexo até lá? Não temos forças. Sozinha eu não consigo! Sei que se não saímos definitivamente dessa vida não teremos um casamento abençoado por Deus, não seremos felizes.
Preciso de ajuda. Sinto minha alma morrer a cada dia.
Desabafei!
Eu e meu namorado somos batizados, mas não tínhamos muita sabedoria quando nos batizamos, e nós frequentamos a igreja, mas caímos, vivemos na iniguidade, e não somos mas virgens , depois caiu a nossa ficha, decidimos parar e se firmar em Deus , Mas acho q não posso realizar meu sonho em se casar de Branco, porque falaram que isso é errado, porque não somos mas puros.. oque me diz sobre isso ??
Queria saber eu me casando de uma cor quase branca seria pecado diante de Deus e dia convidados num casamento com a mesma pessoa que tirou minha virgindade!
Olá Francine!
Eu, embora conhecedora da palavra desde cedo, tive desejo ardente por um rapaz e me envergonho de ter praticado imoralidade sexual. Apesar de termos namorado depois, as coisas ficaram muito difíceis.
Me arrependo de ter ido adiante apesar dos avisos da minha consciência.
Hoje, estou só, triste e com medo do futuro. Envergonhada pelo passado.
Olho em volta, vejo as meninas da igreja que cresceram comigo e vejo que todas devem ter passado por tal provação, mas só eu caí. E pior, nem foi por amor. Quanta tristeza!
Agora excomungada, com minha familia arrasada, não sei se alguém irá me querer como esposa um dia.
Não sei se serei feliz ainda.
Obrigada pela atenção.
Louvado seja o nome de Jesus por esse post, são esses e outros testemunhos que inspiram moças que tiveram um passado pecaminoso e que hoje se encontram nos caminhos do Senhor por sua graça. Verdadeiramente, somos novas criaturas em Cristo Jesus e ele nos perdoou, nos lavou com seu sangue. Glória a Deus!
Fico feliz em ver seu relato. Tenho um filho de 7 anos com meu noivo e antes andávamos em caminhos pecaminosos. Hj nós nos estregamos a Deus e buscamos viver uma vida em sua presença. Ano que vem vamos nos casar no civil e religioso. Não sonho em casar de véu e grinalda, mas meu sonho sempre foi casar de branco. Não me sinto pecando ao pensar assim. Mas ao comentar com minha mãe, ela disse ser errado, que eu devo escolher outra cor pq não sou mais pura. Fiquei super triste. Hj me sinto mais pura do que jamais fui, até mesmo de quando era virgem, pois vivia uma vida de podridão. Hj tenho a certeza da minha salvação e sei que fui perdoada e purificada pelo sangue de Jesus lá na cruz, onde Ele sofreu e morreu em meu lugar, para me remir dos meus pecados.
Vc especificou exatamente o que eu não conseguia expôr. Me sinto digna de usar o branco não por ser virgem, ou uma santa, mas pq sou uma nova criatura.
Bando de pecadoras! Não aguentaram o fogo no rabo! Por isso as igrejas não são mais vistas como lugares para se encontrar mulheres sérias para se casar. Ainda há aquelas que fazem sexo anal para manter o hímen íntegro e enganar o ginecologista.
Graças a Deus encontrei essa palavra 🙏 esse é verdadeiro significado da conversão, muitas de nós mulheres sofremos nessa área, como eu queria não ter pecado, me arrependo e peço forças a Deus para não cair mais, quero me casar, quero me purificar e nascer de novo para Cristo 🙏 🙌
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://accounts.binance.com/uk-UA/register-person?ref=V2H9AFPY
Apoiar ferramentas de apostas e estar equipado com uma plataforma diversificada de transações financeiras, a 20Bet oferece suporte tangível aos jogadores. Este é um lugar onde eles podem apostar com dinheiro real, respaldados por concorrentes de diversas disciplinas esportivas. 20bet