O não-planejamento no ministério infantil

Eis uma coisa que acontece frequentemente comigo: eu pego o celular com o objetivo de mandar uma mensagem a alguém sobre algo específico. De repente vejo algumas notificações que aguardam minha atenção no aplicativo do WhatsApp. Checo as mensagens, rio, respondo, mando áudio. Depois dou uma olhadinha no Instagram. Poxa vida, minha amiga está grávida – preciso mandar mensagem parabenizando-a! Abro o WhatsApp de novo. Em seguida, volto pro Instagram. Aquela editora que eu gosto está com livros com 50% de desconto? – abro o site deles no navegador e faço uma compra. Por fim, corro os olhos pelas últimas atualizações do Twitter. Leio os comentários engraçados do Padre Fábio de Melo e vejo alguns links para artigos no Desiring God. Marco alguns para ler depois. E aí paro e penso “eita, o que eu ia fazer mesmo?”. Não lembro, dou de ombros, coloco o celular de lado, continuo a vida. Resultado: não mandei a mensagem que precisava ser mandada e minha mãe ficou brava comigo porque esqueci de avisá-la que cheguei viva na cafeteria.

Um dos maiores males dessa era (ou talvez seja só comigo?) é a falta de foco, a não produtividade, a procrastinação. Sabe? A famosa arte de deixar para depois o que você podia (e devia) estar fazendo agora? Eu sou muito boa nisso. Por vezes escolho coisas não essenciais na minha vida ao invés de escolher o que é vital, necessário. Isso acontece com frequência e Deus sabe como oro todas as manhãs para ter mais diligência.

Entretanto, por muito tempo, a procrastinação impediu que eu me dedicasse ao ministério de ensinar e o fizesse com excelência. Nós fomos chamados a fazer tudo com o máximo de zelo! Vejo isso na Palavra, quando ela diz “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” (Cl. 3:23) Quando eu paro para pensar no que significa fazer como para Deus… Isso é tremendo!

Significa, no contexto do ministério infantil, que quando estamos naquela salinha, com aqueles olhinhos nos mirando e ouvidos atentos à história que vamos contar, estamos fazendo isso PARA DEUS. Ele está ali e Ele espera nosso melhor nesse serviço. O quão forte é isso?

É claro que o que fazemos, fazemos na força e capacidade de Cristo. Mas, isso não significa, de maneira nenhuma, que não precisamos fazer bem feito. Pelo contrário, a força de Cristo em nós é que nos dá a capacidade de não só servir, mas fazê-lo com excelência.

A partir do momento em que compreendemos a importância grandiosa que o ministério infantil tem aos olhos de Deus, precisamos deixar de lado algumas práticas negativas que, infelizmente, são comuns de professores do ministério infantil. Por exemplo: a prática do não planejamento.

Eu mesma já fui culpada desse mal. Teve uma época em que eu servia nesse ministério enquanto estava na faculdade. Por vezes a correria da semana me impedia de separar um tempo para planejar a aula de Domingo.

Se formos sinceros, assumiremos que fazemos isso de vez em quando. Entretanto, o planejamento das aulas é imprescindível se queremos fazer um trabalho positivo e que tenha impacto na vida das nossas ovelhas. A história é o momento crucial – aquele em que Cristo será apresentado. Mesmo que todo o resto de nosso momento com elas for ótimo: o lanche está gostoso, as brincadeiras são envolventes, a música é divertida… Se a lição for mais ou menos e a mensagem não chegar ao coração delas, então todo o resto foi em vão.

Precisamos nos lembrar que o ministério infantil NÃO É um depósito de crianças. É um ministério da igreja, e como em todas as outras ações que ocorrem na casa de Deus, o objetivo de estarmos ali é somente um: apontar as crianças para Jesus Cristo.

O ministério infantil NÃO É um depósito de crianças - é um serviço que deve apontá-las a Cristo. Click To Tweet

Pensemos assim: se o pastor precisa se preparar, e muito, para apresentar o Evangelho em todo culto, porque nós nos sentimos no direito de nos prepararmos pouco (ou não nos prepararmos)? Nós também temos a mesma missão: expor a Palavra e Cristo, na busca de levar os pequenos ao conhecimento da salvação que existe nEle.

____________________________________

Esse é um trecho de um dos capítulos do meu eBook, chamado “VOCÊ no Ministério Infantil”. Meu objetivo é lança-lo o mais rápido possível, e oro desde já que ele seja uma grande benção nas vidas e ministérios de vocês.

Se você quiser receber novidades do lançamento antes que eu os divulgue por aqui, inscreva-se na nossa lista de e-mails:

Junte-se à nossa comunidade e receba notícias do eBook antes do lançamento!

* Item necessário



Estou muito animada para compartilhar o resto do livro com vocês!! 🙂
Em Cristo,
assinatura