Namoro: Fundamentos para um Futuro Casamento Cristão Duradouro

Primeiramente eu pensei: como começaria esse texto? Me apresentando, falando sobre minha vida conjugal, minha rotina ou como eu vivo o meu matrimônio? Não… Como diria Salomão em Eclesiastes, tudo isso é vaidade. Esse texto é mais do que sobre como construir uma base sólida, esse texto nos revelará a nossa base: Cristo, a Rocha. Não há nada mais importante para falar a vocês do que esta verdade: todo e qualquer fundamento para um casamento cristão duradouro passará pela pressuposição de que precisamos voltar os nossos olhos para Jesus. E é com Ele que vamos começar.

“E disse: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, ninguém separe o que Deus uniu.” Mateus 19:5-9

Já ouvimos em muitos sermões, conferências e palestras cristãs a verdade de que o casamento é sobre serviço. E por onde começar esse serviço? Servimos a Cristo primeiro, enquanto escolhemos a pessoa com quem viveremos o resto de nossas vidas, a fim de servirmos uns aos outros para a glória de Deus. Por onde nós olharmos, veremos a vida de Jesus nos lembrando de que a nossa missão é servir e que servir é uma expressão de amor. 

Ser servo não significa ser escravo. Servir é leve, é trabalhar em favor de alguém para o bem do outro. E servir com Cristo é fazer sem esperar em troca. É se doar sem esperar receber, é se entregar sem cobrar o mesmo, porque fazemos como quem faz para o Senhor, que tudo já nos deu. 

O casamento cristão tem como base dois serem um só corpo que servem e adoram ao Deus que os uniu numa aliança até à eternidade. Ouvi dizer esses dias, pela boca da minha psicóloga amada e querida, que o casamento cristão é baseado num compromisso e o amor é cultivado nesse processo. E esse compromisso independe do outro, porque anteriormente, foi feito com o Senhor. O compromisso é para além de um contrato assinado com firma reconhecida em cartório. É para além de um papel com nomes, datas e obrigações. O casamento cristão é um compromisso, um baita de um compromisso.

Digo isso para vos trazer peso ou temor? Jamais. Digo isso em amor, entendendo que o casamento é maravilhoso e quando entendemos que antes de tudo temos uma aliança com o Senhor e não com homens, seguimos a jornada do casamento sabendo que servimos a Deus primeiro e ao nosso cônjuge depois. Essa ordem faz o nosso coração se voltar para aquele que é a base sólida de nossa vida conjugal e nos dá forças para viver os fundamentos de um casamento cristão duradouro: o próprio Cristo.

Comunicação, respeito, amor, cumplicidade, paciência, alegria, renúncia… Essas são algumas das características que devemos ter em uma união matrimonial. Mas, por que não então, lembrarmos do fruto do Espírito Santo? Já que estamos falando de um casamento cristão, é com a Palavra que construiremos esses fundamentos. 

“Entretanto, o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23)

O fruto do Espírito Santo nos ensina muito sobre nosso relacionamento com Deus, e, consequentemente, nosso relacionamento com o próximo. Assim, entendo que através dele nós aprenderemos a ter nossa base sólida em Cristo com fundamentos bíblicos para um casamento cristão duradouro. E a grande dádiva disso tudo é que não é uma ação para nos gloriarmos em nós mesmos, antes, a glória é somente do Senhor que nos alcança com sua maravilhosa graça e nos capacita, através do seu Santo Espírito, a viver esta realidade a dois. 

Minha amada, não importa se você tem um casamento recente ou de longa data, não importa em qual fase do seu matrimônio você esteja, seja esta a verdade que guie vocês em amor. Que o fruto do Espírito Santo seja o que vocês buscam em oração. Ainda que um pareça ter mais do que o outro, oro para que os dois busquem no Senhor direção para continuar essa caminhada até a Eternidade. De mãos dadas um ao outro, e ambos com os olhos fixos em Jesus. Ele e a Rocha. Ele é a base sólida. Ele é tudo o que nós precisamos.


Esse post faz parte da nossa série de postagens com o tema “Namoro”. Para ler todos os posts clique AQUI.