Namoro: É cilada! Como perceber e evitar perigos em possíveis parceiros

A Bíblia não discorre claramente sobre namoro, mas não é por isso que fomos deixados sem rumo ou mapa nesse assunto. Temos nas Escrituras princípios claros capazes de nortear nossas vidas por completo, inclusive no que diz respeito aos relacionamentos amorosos.

Nesse texto veremos três sinais de alertas em possíveis parceiros, mas a lista não é exaustiva. Escolhemos esses três alertas por entendermos que são cruciais, mas deles podem derivar muitos outros.

1. “Ele só tem um defeito: não é crente”

Sabe aquele seu amigo de faculdade inteligente, estudioso, bonito, gentil, trabalhador, divertido e atencioso? Você sabe, aquele que é o famoso “partidão”, um rapaz de muito valor. De repente, o que era amizade parece se transformar em algo mais e você percebe o interesse dele por você e começa a também se envolver emocionalmente nisso.

A Bíblia abre os nossos olhos sobre os perigos do jugo desigual (cf. 2 Co 6:14-15). Se somos crentes, o namoro é para nós apenas um prenúncio do casamento. Sendo assim, namorar um rapaz que não serve ao mesmo Deus que você significa que você está pensando em se unir em matrimônio a ele. Luz e trevas não podem coexistir no mesmo espaço. Da mesma forma, um cristão e um não cristão não poderão construir um casamento que agrada a Deus.

Mesmo que o rapaz em questão tenha todas as qualidades que você deseja (Sabe aquela listinha? Aquela que só você e Deus conhecem?), se ele não for um servo de Cristo, nenhuma qualidade valerá.

Além de não se deixar levar para um relacionamento com alguém descrente, zele por seu coração para não cair no engano de achar que você será a ponte para levar esse rapaz aos pés de Cristo. Todos nós fomos evangelizados por alguém um dia, mas quando existe um interesse amoroso em jogo, o ideal é que esse papel evangelístico seja realizado por outra pessoa que não você.

Pensando ainda sobre o jugo desigual, existe uma outra cilada, mais sutil, mas igualmente perigosa, que deve se tornar um alerta quando pensamos em namorar alguém. É o que veremos no ponto seguinte.

2. “Mas ele vai à igreja!”

Jesus nos ensinou que é plenamente possível haver pessoas que estão no meio dos cristãos, se parecem com cristãos, falam como cristãos, mas não são cristãos. É o caso da conhecida parábola do joio no meio do trigo descrita em Mateus 13:24-26.

Fazer parte de uma igreja é uma necessidade de todo cristão, mas muitas pessoas estão no meio dos crentes sem que tenham de fato nascido de novo. Se o parceiro que você tem em vista frequenta a igreja, mas não produz frutos de um coração regenerado, ligue o alerta máximo!

Quando pensamos em jugo desigual prontamente nos vem à mente um crente e um descrente em um relacionamento, certo? Mas é plenamente possível haver jugo desigual entre um crente e um frequentador de igreja. Mais cedo ou mais tarde, a pessoa que apenas frequenta a igreja sem ser convertido acabará revelando seu verdadeiro coração. Contudo, se isso acontecer apenas no casamento, as coisas ficarão muito mais complicadas.

Querida, frequentar a igreja não basta. Todo cristão frequenta uma igreja, mas nem todo frequentador é cristão. Se a pessoa por quem você está interessada trata a igreja como um clube a ser frequentado, mas não dá frutos, fuja!

Mas como vou saber se ele é um cristão ou um frequentador de igreja?” Pelos frutos! Observe bem os frutos. Ainda que isso demande tempo, não tenha pressa. Ele demonstra amar a Bíblia ou a tem apenas como um acessório? Ele está envolvido no serviço da igreja de alguma forma ou apenas está sendo servido? Como ele trata os líderes? Como trata os pais? Como tem desenvolvido a sua santificação?

Essas e outras perguntas podem trazer luz às dúvidas que porventura permeiem seu coração. Busque, como o auxílio do Espírito Santo, entrar em um relacionamento com um cristão – imperfeito e falho como você -, mas não com um mero frequentador de igrejas.

3. “Ouve tua mãe, menina! Ouve, ouve tua mãe

Essa frase está na letra de uma música infantil da Família Lüdke que minha filha ama. No auge do seu primeiro aninho de vida, creio que a razão para tanto gosto é o ritmo animado e não o real entendimento da letra rs. Mas, trazendo o princípio para nós, um outro sinal de alerta em um possível parceiro para o namoro é o que as pessoas que nos amam dizem sobre ele.

Não podemos reger nossas vidas pelas opiniões de qualquer um. A Palavra de Deus deve ser nosso principal norte, mas o Senhor, graciosamente, nos inseriu entre pessoas que certamente querem o nosso bem, isso serve como um cerco de proteção em muitas situações.

Com a maturidade vinda do Espírito Santo, eleja desde já a sua “assembleia de vozes”. Esse é um termo que significa escolher aquelas pessoas cujas palavras e conselhos terão mais peso e significado em sua jornada. Pode ser sua mãe, seu pai, amigas leais, seu pastor, uma irmã da igreja. O Espírito Santo certamente colocou essas pessoas em sua vida, apenas peça o seu auxílio para identificá-las e a humildade necessária para saber ouvi-las.

Quando se trata de um futuro namorado, essas pessoas podem enxergar coisas que nós, no auge da paixão, não vemos. Se elas amarem ao Senhor e forem maduras, certamente serão capazes de alertar você caso esteja caminhando por um caminho errado. Quando um desses alertas for dado, não tome como implicância de pronto. Ouça com humildade e peça ao Espírito Santo que lhe mostre a verdade.

A paixão pode mesmo nos cegar. Por estarmos apaixonadas, podemos supervalorizar qualidades e menosprezar defeitos. Porém, quando o ardor da paixão esfriar e as coisas ficarem às claras, onde estaremos? Haverá como voltar atrás? Será que aquela paquera já terá virado casamento a essa altura? Será que poderemos dizer que estamos sofrendo com um cônjuge porque fomos enganadas?

Se você tem em sua família e igreja, busque nessas pessoas aconselhamento, não desperdice tamanha bênção. Não permita que a soberba crie raízes em seu coração te fazendo achar que pode caminhar sozinha e que tem toda a maturidade para tomar decisões sem conselho algum. Muitas bênção nos alcançam e muitos males se afastam de nós quando vivemos cercadas de conselhos bíblicos.


Esse post faz parte da nossa série de postagens com o tema “Namoro”. Para ler todos os posts clique AQUI.