Mulheres precisam ser bonitas? Homens precisam ser ricos?

Há alguns dias eu recebi algumas mensagens pedindo minha opinião acerca de uma postagem que estava circulando nas redes sociais. Quando li a tal postagem meu coração afundou no peito. Orei e pedi sabedoria a Deus para adereçar a mensagem ali exposta que eu creio ser profundamente anti-bíblica. Não postarei aqui a mensagem na íntegra, muito menos quem a postou (e peço que não o façam nos comentários), pois meu objetivo não é criticar indivíduos mas refutar o conteúdo. 

Resumidamente a ideia da mensagem postada era: homens têm a expectativa de encontrar mulheres fisicamente atraentes para o casamento, e isso é aceitável à sociedade. Logo, seria machismo se não permitíssemos também às mulheres expectativas quanto aos seus parceiros, mas não na atração física, sobre a qual elas não têm tanto interesse, e sim na atração financeira. Ou seja, homens querem mulheres bonitas e mulheres querem homens ricos, e ambas as expectativas devem ser aceitas pela sociedade. Se homens desejam, então, “desfrutar do corpo” de mulheres bonitas então precisam “empreender e trabalhar” para pagar a “manutenção” dessa beleza física das parceiras.

Essa postagem veio de uma influenciadora cristã, e por isso me senti compelida a refutá-la, uma vez que outras cristãs que a seguem estão confusas quanto à veracidade do conteúdo.

Na verdade a postagem trazia outras ideias implícitas que eram ainda mais nocivas, mas pretendo adereçar apenas a ideia central que eu creio ter resumido de forma justa no parágrafo acima. John Piper disse, em seu livro recente sobre o coronavírus, “Quero que entendam que pouco importa o que eu penso sobre o assunto. Pouco importa o que eu penso sobre qualquer assunto, na verdade. Mas o que Deus pensa importa, e muito.” Faço minhas as palavras dele. Quero tentar trazer essa questão à luz da Palavra de Deus apenas, e não de achismos pessoais meus.

Mulheres precisam ser bonitas?

Eu quero começar apontando que eu concordo com parte da mensagem em questão. Quando a autora diz que é machismo da sociedade aceitar que homens apenas queiram se relacionar com mulheres fisicamente atraentes ela está correta. Nossa sociedade coloca um peso enorme na beleza física, e isso é de conhecimento de todos. Há anos vemos uma crítica às imagens retocadas no Photoshop de mulheres em revistas. Além disso, a cultura pornográfica cria homens com expectativas completamente irreais da sexualidade e, em consequência, do corpo de suas futuras parceiras. Entretanto, discordo veemente da solução proposta pela autora da postagem (a saber, que as mulheres devam responder com o desejo pelo dinheiro dos homens). 

Por mais que nossa sociedade tente nos fazer acreditar que só conseguiremos um bom parceiro se tivermos determinada aparência, a Bíblia nos diz muito claramente qual é a beleza que Deus requer.

Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” (1 Pedro 3:3-4) 

Primeiramente precisamos entender que Pedro não está dizendo que as mulheres devam abandonar completamente determinados penteados ou jóias. Podemos inferir isso da frase , “aparato de vestuário”. O apóstolo não está ordenando que as mulheres deixem de vestir-se completamente, é claro. Logo, ele também não está ordenando que elas abandonem acessórios ou penteados específicos. 

A mensagem é clara: não seja o adorno externo, ou enfeite, como diz a versão NVI, o foco, mas sim o que é interno. O que é mais importante nesse trecho é o final: “de grande valor para Deus”. Estamos vendo aqui um padrão totalmente elevado de beleza, padrão que não é esperado pelos homens, mas pelo próprio Deus, criador e Senhor de todo o Universo. Queridas irmãs, vocês preferem viver à luz de padrões de homens pecadores ou do próprio Deus?

Então, o que é que Deus vê como valioso, como realmente bonito? “Um espírito manso e tranquilo”. Enquanto aquela postagem diz que tudo bem os homens buscarem mulheres exclusivamente por sua beleza física, Deus diz que eles deveriam estar olhando para aquilo que Ele olha — o espírito, a atitude, o coração. A Palavra diz que a beleza física é enganosa e inútil, mas que o temor ao Senhor é o que deve ser louvado em uma mulher (Provérbios 31:30). 

Homens precisam ser ricos?

A autora da postagem em questão parte do pressuposto que a sociedade já aceita a “caça” masculina por beleza física feminina, e creio que isso não deixa de ser verdade (ainda que biblicamente esteja errado, como vimos). Mas o trecho talvez mais problemático de seu texto é a afirmação de que, então, as mulheres estão liberadas a buscar por homens ricos, que tenham condições de manter sua beleza física (através de tratamentos estéticos, cirurgias, roupas? Não sei exatamente o que ela quis dizer, porque deixou apenas implícito). 

Assim como vimos acerca da beleza física, por toda a Escritura Sagrada nós encontramos não a condenação direta das riquezas, mas a condenação das riquezas como ídolo. O próprio Jesus disse que seria mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus (Marcos 10:25). Essa hipérbole utilizada por Ele não quer dizer que seja impossível um rico ser salvo. Isso fica totalmente claro na continuação do diálogo de Jesus com os discípulos: “Os discípulos ficaram perplexos e perguntavam uns aos outros: ‘Neste caso, quem pode ser salvo?’ Jesus olhou para eles e respondeu: ‘Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus’” (Marcos 10:26-27). Logo, vemos que o problema não é a riqueza, mas o confiar na riqueza para a salvação em detrimento de Deus.

Tiago, meio-irmão de Jesus, escreveu de forma muito dura acerca das riquezas em sua carta. Ele condena os ricos ímpios que estavam matando pessoas por causa de sua ganância (Tiago 5:1-6), mas também adverte os cristãos ricos (ou seja, não é impossível ser os dois) a não confiarem nas riquezas (Tiago 4:13-17).

Dessa forma, fica claro que a mulher cristã não deve buscar um homem que seja rico, mas um homem cujo coração está completamente confiante em Deus, seja ele rico, seja ele pobre. 

Se a Bíblia diz que a beleza física é inútil e as riquezas são traiçoeiras, como poderia ser bíblico afirmar que essas são as duas características que estão “liberadas” na busca por um cônjuge piedoso?

Como prosseguir?

Meu desejo com essa postagem não é humilhar nem diminuir qualquer indivíduo. Entretanto, em amor, me sinto na necessidade de combater heresias que estão sendo infiltradas nas cabeças de minhas irmãs. 

Quero deixar claro também, mais uma vez, que a beleza física, assim como o sucesso financeiro, não são condenáveis em si mesmos. A mulher que busca ser a melhor versão de si mesma (aceitando seu padrão corporal da maneira que ele foi feito por Deus) está buscando refletir seu Senhor de maneira positiva ao mundo. O homem que se esforça em sua carreira de maneira a ser bem-sucedido, não para sua própria glória, mas para o sustento de sua família e sustento da obra de Deus no mundo, está sendo piedoso.

O perigo está no “endeusar” beleza ou riqueza, esquecendo-se do Criador. Que Deus nos ajude a jamais colocarmos qualquer coisa falha e terrena no trono de nosso coração. Ele é suficiente.