Meninas como Nós – Iraque
(Foto: Bill Walsh/billwalsh.photography/Paquistão)
Meu estômago revirado. Vontade de vomitar. As lágrimas já vieram, já secaram, já vieram de novo. Quanto mais eu leio sobre a realidade das meninas vítimas do ISIS (Estado Islâmico do Iraque e o Levante) menos eu quero escrever sobre isso. Eu quero fechar as abas, fechar os olhos, e esquecer tudo que li.
Mas, no fundo, eu sei que Deus foi quem colocou em mim a vontade de começar essa série de posts. Sei que Ele quer que as meninas do Brasil saibam do que acontece com as meninas do mundo (e do Brasil também). Ele quer nos mostrar a magnitude da dor. E no caos e escuridão Ele quer nos mostrar quem Ele é.
Tenho que ser sincera em dizer que só consigo escrever pela graça. E se meu estômago está revirado só de ler essas histórias imagino como seria vivê-las. Realmente ser a protagonista dessas realidades absurdas. E se eu não estou vivendo isso, o mínimo que posso fazer é abrir meus olhos, chorar e colocar meus joelhos no chão por elas. Amá-las de verdade.
Todos nós temos visto nos jornais as notícias aterrorizantes do que o ISIS tem feito. Como eles têm tomado cidades, matado pessoas (das formas mais brutais possíveis) e implantado o medo por onde passam. Mas, foi ao ler o blog da Ann Voskamp que eu soube de uma realidade específica nesse caos: a realidade das meninas.
Quando eu li sobre aquilo meu coração afundou em mim. Meninas como eu. Meninas como você.
Meninas de 9 anos que têm sido vendidas como carne. Meninas da minha idade usadas como mercadoria. Pelo preço que damos por vezes em um vestido para ocasiões especiais (R$592) essas meninas são vendidas em leilões. Por esse preço ela é sua. Pelo tempo que você quiser. Para fazer o que você quiser.
Elas são colocadas em fileiras e avaliadas. Depois são compradas e viram mercadorias dos terroristas.
Você pode fechar esse post. Você pode virar para o outro lado. Mas essa é a realidade e ela não vai mudar só porque a ignoramos.
Existem notícias de meninas que foram forçadas a serem “casadas” mais de 20 vezes. E a cada novo casamento sua virgindade é restaurada – para ser novamente quebrada.
Elas são vendidas, compradas, dadas como presentes.
Sente-se e pense nisso por uns segundos. Seu estômago também vai revirar. Você provavelmente vai sentir o calor das lágrimas chegando.
Meninas que são arrancadas de suas famílias e forçadas a isso. A esse mundo sujo. A essa realidade inimaginável por nós.
Ann sentou-se com mulheres em um abrigo de refugiados do Iraque e conversou com elas sobre os horrores da guerra. Algumas tiveram que escolher entre quais de seus filhos ia salvar – porque não tinha braços para carregar todos enquanto fugia.
Algumas perderam seus maridos e filhos assassinados.
Algumas viram suas crianças morrerem de doenças no coração causadas pelas armas da guerra (saiba mais aqui).
***
Qual meu objetivo com esse compartilhar dessas histórias? Meu objetivo é nos acordar. Esse é o mundo em que vivemos. Um mundo no qual meninas da idade de nossas irmãzinhas e priminhas são vendidas como carne. São avaliadas como carne. São tratadas pior que animais.
Tudo isso enquanto assistimos Keeping up with the Kardashians.
Enquanto lemos a Capricho.
Enquanto temos um guarda-roupas lotado e compramos ainda mais.
Saber dessa realidade te faz repensar a sua? Te faz querer sair do conforto e amar de verdade? Amar sem hipocrisia, amar sem medo? Prostrar-se diante de Deus e clamar pelas vidas dessas meninas?
Eu não quero que essa série seja uma forma de te fazer triste.
É impossível ler essas realidade e não sentir-se miseravelmente triste.
Mas, eu não quero que pare aí.
Quero que encontremos nossas forças e esperanças em um Cristo vivo e vitorioso.
Um Rei da glória que veio e se fez humano como nós, e sentiu a dor de ser humano, e viu a miséria de ser humano. E que justamente ao fazer isso venceu a miséria do ser humano.
Olhe para as meninas do Iraque. Pense nelas. Clame ao Pai por elas.
Mas, volte também seus olhos para o Rei de toda glória e majestade e lembre-se que Ele já venceu. Que o ISIS não é o vencedor final. Que eles podem ceifar vidas e inocências e sonhos. Mas, que Deus é Rei soberano que ainda está assentado no trono e que vencerá afinal.
“Nós não estamos sozinhos nesse caos. Nós nesse pequeno e pálido pontinho azul, que é esse planeta, na vasta escuridão do cosmo – nós somos o planeta que foi visitado. Ele veio. Ele vê. Ele sabe. Nós não estamos sozinhos.” (Ann Voskamp)
Ele é Emanuel – Deus conosco.
Por favor, clique aqui e veja os rostos dessas meninas de quem estamos falando. Veja os rostos das famílias que perderam tudo.
Carregue esses rostos com você.
Sejamos o povo que ama de verdade, ama com ação, ama com oração, ama com as mãos.
Essa realidade é um absurdo. A palavra absurdo vem do latim “surdus”, surdo. Em meio às atrocidades nós podemos nos fazer surdos. Apáticos. Indiferentes.
Não. Vamos agir.
***
Esse post foi só o primeiro. Vamos ver as realidades de meninas de outros países. Vamos chorar mais, vamos nos enojar mais.
Não desista de ler. Não se faça surda. Abra seu coração para essas meninas. Vamos orar por elas de verdade, com amor, compreendendo que elas são realmente como nós – e poderia ser nós. Lembre-se disso.
____________________________________
Quero te desafiar: gostaria que você se comprometesse a tirar (no mínimo) 10 minutos de seu dia, todos os dias dessa semana, e orar pelas meninas do Iraque (que é o mínimo que podemos fazer – o começo de nossa ação).
Escolha um horário que se encaixa em sua rotina (por ex. 18:00h) e comente nesse post qual será esse horário.
Vamos ser as meninas do Brasil que clamam pelas meninas do Iraque.
Meu horário será às 11:00h.
E o seu?
Separe 10 min do seu dia e ore conosco pelas meninas do Iraque #MeninascomoNós Click To Tweet
____________________________________
Fontes:
A Holy Experience – Into Iraq #1: Love in the Time of Isis: HTTP://WWW.AHOLYEXPERIENCE.COM/2015/04/INTO-IRAQ-1-LOVE-IN-THE-TIME-OF-ISIS/
A Holy Experience – Into Iraq #2: What the News isn’t telling You & Why We Can’t Afford to Pretend It’s Not Happening [Sozan’s Impossible Choice — and Our Very Possible One]: HTTP://WWW.AHOLYEXPERIENCE.COM/2015/05/INTO-IRAQ-2-WHAT-THE-NEWS-ISNT-TELLING-YOU-WHY-WE-CANT-AFFORD-TO-PRETEND-ITS-NOT-HAPPENING-SOZANS-IMPOSSIBLE-CHOICE-AND-OUR-VERY-POSSIBLE-ONE/
CNN: ‘I grabbed my children and ran’ — Families flee ISIS in Iraq – HTTP://EDITION.CNN.COM/2015/04/16/MIDDLEEAST/IRAQ-RAMADI-ISIS-DAMON/INDEX.HTML
CNN: Officials: ISIS leader sexually abused U.S. hostage – HTTP://EDITION.CNN.COM/2015/08/14/US/ISIS-LEADER-SEXUAL-ABUSE-U-S-HOSTAGE/INDEX.HTML?IID=OB_ARTICLE_ORGANICSIDEBAR_EXPANSION&IREF=OBNETWORK
English Al Arabyia: Yazidi girls speak of ‘systematic rape’ under ISIS: HTTP://ENGLISH.ALARABIYA.NET/EN/NEWS/MIDDLE-EAST/2015/04/15/YAZIDI-GIRLS-SPEAK-OF-SYSTEMATIC-RAPE-UNDER-ISIS.HTML
Notícias ao Minuto – Homens do ISIS são “tão depravados como os nazis”: HTTP://WWW.NOTICIASAOMINUTO.COM/MUNDO/434383/HOMENS-DO-ISIS-SAO-TAO-DEPRAVADOS-COMO-OS-NAZIS
Notícias ao Minuto – ISIS executou 19 mulheres por recusarem ‘jihad sexual’: HTTP://WWW.NOTICIASAOMINUTO.COM/MUNDO/432424/ISIS-EXECUTOU-19-MULHERES-POR-RECUSAREM-JIHAD-SEXUAL
Notícias ao Minuto – Vídeo do ISIS a explodir pessoas é “brutal” e “horrível”, dizem talibãs: HTTP://WWW.NOTICIASAOMINUTO.COM/MUNDO/435008/VIDEO-DO-ISIS-A-EXPLODIR-PESSOAS-E-BRUTAL-E-HORRIVEL-DIZEM-TALIBAS
Olhar o mundo – A herança maldita da guerra do Iraque: HTTP://WWW.OLHAROMUNDO.COM.BR/A-HERANCA-MALDITA-DA-GUERRA-DO-IRAQUE/
Rudaw: Islamic State calls for death of 100 people in Fallujah – HTTP://RUDAW.NET/ENGLISH/MIDDLEEAST/IRAQ/100420152
The Guardian: How the World Health Organisation covered up Iraq’s nuclear nightmare – HTTP://WWW.THEGUARDIAN.COM/ENVIRONMENT/EARTH-INSIGHT/2013/OCT/13/WORLD-HEALTH-ORGANISATION-IRAQ-WAR-DEPLETED-URANIUM
The Jerusalem Post: UN official on life under ISIS: ‘Girls are being stripped naked, examined in slave bazaars’ – HTTP://WWW.JPOST.COM/MIDDLE-EAST/UN-OFFICIAL-ON-LIFE-UNDER-ISIS-GIRLS-ARE-BEING-STRIPPED-NAKED-EXAMINED-IN-SLAVE-BAZAARS-402611
40 Comments
Simplesmente sem palavras, todas emboladas em forma de nó na garganta! – 16h
garotavirtuosa.com
É exatamente assim que me sinto também, Camila.
Graça e Paz, irmã!
Estarei em oração ás 7:20!
Que possamos fazer TUDO que estiver ao nosso alcance por essas meninas!
Obrigada por nos chamar a participar dessa corrente de oração!
Que Deus te abençoe cada vez mais e que Ele continue te usando através desse blog!
Querida hC.S.,
sim, que façamos tudo que estiver ao nosso alcance – e que isso comece com a oração. Obrigada por juntar-se a nós!
Eu ainda nem li o texto, li algumas coisas em destaque e meu Deus, há um choque de realidade para nós, precisamos parar de brincar com o título “cristão”, brincar de ler a bíblia como alguém que se olha no espelho e deixa pra lá, estamos conformados com este mundo e o pior, nos moldando a este padrão, e isso só significa uma coisa: estamos espiritualmente mortos, pois quem é levado pelo mar é peixe sem vida, é triste, mas é a nossa verdade, e começo isso por mim, ainda não posso me isentar da massa. ( Há quanto tempo não comento no blog, mas estou sempre de passagem, leio e saio sempre pensando no que comentarei, eu amo esse lugar, amo pela sinceridade nas palavras, amo pelo fato do conteúdo bíblico ser vasto, e sobre ter conteúdo sobre as pessoas da Igreja. Conheço mais de Cristo aqui e com todo o seu diferencial: pois há uma teologia consistente ao público diante o cotidiano. (Teologia não tem sexo, mas o Graça em Flor tem vertentes inegáveis ao público feminino). Nós mulheres precisamos de teologia na vida, uma boa teologia. Que você prossiga no seu caminho, não desista, continue nessas postagens (segunda e sexta eu já tenho programação! hehe). O Senhor te faça uma bênção para outros! :3
Querida Nicole,
suas palavras me dão um encorajamento profundo de continuar nesse ministério que o Senhor me deu. Que o Graça continue sendo um lugar seguro, sincero, onde teologia não é só para homens, mas uma necessidade também das mulheres.
Obrigada pelo comentário, de coração.
Fran
É realmente triste ver que há realidades desse modo e que não estamos fazendo nada.
Pode contar comigo para orar. Às 5h00 o/
Obrigada por se juntar a nós em oração, Karina!
Meu horário será as 10:30h!
Obrigada por se juntar a nós em oração, Nicole!
Meu horário será às 10:00!
Obrigada por se juntar a nós em oração, Joyce!
Oi, Francine!
Que Deus te abençoe pela coragem de expor situações que preferimos ignorar mesmo diante de tantas facilidades nos meios de comunicação disponíveis em nossos celulares, tablets, PCs e demais dispositivos conectados à internet….
Essa série veio como um tapa na cara mesmo, para nos fazer acordar para uma realidade cruel que, quando observada de perto, nos traz lágrimas aos olhos e dor no coração. Dor por elas e por nós, por sermos tão egoístas e fúteis, por reclamar por bobagens sem importância…
Oro por essas meninas e por nós. Que Deus te use nessa série e que despertemos para interceder pelas “Meninas como nós” espalhadas pelo mundo afora.
Me uno a vocês em oração essa semana – e nas próximas – (não estabeleço um horário específico, mas intercederei).
Querida Joselma,
desde que Deus colocou em meu coração começar essa série tenho sentido frequentes “tapas na cara”. Que o Senhor tenha misericórdia de nós em nosso egoísmo!
22:00
#MeninasComoNós
Obrigada por se juntar a nós em oração, Aline!
Que o Senhor nos ajude! Comecei ontem, meu horário é 17:00. Que o Senhor continue te usando, Fran! Beijo.
Obrigada por se juntar a nós em oração, Ana!
Poderia ser eu, então eu serei por elas. Meu horário será às 23hrs.
Obrigada por se juntar a nós em oração, Bruna!
Querida Fran,
muito me comove esses relatos de guerra, muito me enoja a forma como um ser humano trata o outro e muito mais me incomoda o modo como nós cristãos não fazemos nada pelos que são oprimidos. Olho pra mim e vejo que faço tão pouco, mas tão pouco que peço perdão a Deus e a essas pessoas por estar aqui e as vezes reclamar de viver tão confortavelmente no meu país, com um teto, um cobertor, uma família… 🙁
Não podemos mensurar a dor que essas meninas sentem, mas podemos no mínimo clamar ao Pai Celestial que olhe por elas. Facilmente poderia ser eu ou minha filhinha ou alguma das tantas primas que tenho e que amo.
Quero somar com você. Me comprometo a orar por essas meninas ás 23H.
Deus continue te abençoando e te dando forças para que você continue a escrever essa série. Me encoraja a IR, a FAZER e a AMAR.
Com amor em Cristo, Kelly.
Querida Kelly,
que bom te ter por aqui! Realmente, essa série tem aberto meus olhos para a ingratidão em meu coração e para o egoísmo em viver no comodismo. Que o Senhor abra sempre nossos olhos para ver que devemos amar e agir, porque poderia ser conosco ou com aqueles que amamos.
Obrigada por juntar-se a nós nas orações!
Beijos,
Fran
Tomei coragem e vim ler os dois posts acumulados! Eu não queria ler pois só de saber o contexto fiquei angustiada, eu não queria saber desse assunto, isso me isenta da responsábilidade de ser uma cristá descente (oq os olhos não veem o coraçao não sente sabe!) mas lutei comigo mesmo e vim me aprofudar em historias que eu já sabia mas queria não saber, me senti envergonhada e egoísta, quantas vezes murmuramos, cedemos aos nossos desejos carnais, viramos as costas pra Cristos e caímos em um mundo cor de rosa cheio de mimos que apodrecem a nossa alma! #desabafo. Meu horário vai ser as 6:10. Congrats pela iniciativa Fran 🙂
Querida Bia,
fiquei muito feliz que você veio ler. É verdade, precisamos ter coragem para ler essas verdades doídas, mas o Senhor nos ajuda. Me alegra ver que não fui só eu que me senti envergonhada e egoísta com essas histórias. Que o Pai tenha misericórdia de nós quando agimos como as meninas de Sodoma.
Obrigada pelo comentário e por participar na oração.
Te amo amiga!
Beijos
Bom dia Fran,
Agradeço a Deus por, através da sua vida, nos despertar para esta realidade tão triste e muitas vezes ignorada por nós, que nos intitulamos como cristãos.
Essas histórias nos mostram o quanto devemos ser gratos a Deus, e a aprendermos a louvá-lo apesar das circunstancias, pois existem irmãos que estão em situações piores que a nossa. Como você mencionou em um comentário anteriormente, “Que o Senhor tenha misericórdia de nós em nosso egoísmo!” Estarei em oração 23:30h.
Um abraço,
Querida Juci,
fico feliz que essa série esteja te despertando não só para orar por eles, mas também para ser mais grata pelo que já tem. Glória a Deus por isso!
Obrigada por juntar-se a nós em oração.
Em Cristo,
Fran
Diante dessa situação horrenda me sinto pequena por não poder ajudar de outra forma, mais creio que nossas orações não serão em vão.
meu horário 11:50 hr
Querida Keyla,
também me sinto assim e creio que nossas orações são ouvidas.
Obrigada por juntar-se a nós em oração.
Beijo,
Fran
Fran,
Faz um tempo que nao acesso o blog, pois andei sen internet, talvez a semana de oracoes ja tenha ate mesmo se encerrado, mas quero me juntar neste proposito e amar essas meninas cuja realidades sao tao diferentes da minha. Deus nao conhece distancia, Ele esta em todos os lugares. Que Deus quebrante os nossos coracoes, que nos tire da inercia e que nos leve para bem longe dessa nuvem da indiferenca.
Abracos
Querida Jessica,
as orações continuam sempre, que possamos manter esse hábito de levar a vida dessas meninas diante do nosso poderoso Deus. Obrigada por se juntar a nós nesse propósito!
Em Cristo,
Fran
Meu DEUS. Meu coração chora pelas vidas dessas meninas!!!
Não tenho palavras. As lágrimas descem dos olhos e o coração se aperta.
Clamemos pela misericórdia do PAI. Estarei orando por essas meninas e por essas famílias, não posso e não tem como fingir que essa realidade não existe. Não conseguirei simplesmente “voltar para a minha realidade” fingindo que não existem meninas e família sendo destruidas pelo inimigo.
Estarei orando pela madrugada, às 3hr.
Querida Elyonara,
obrigada por juntar-se a nós em oração e por ter seu coração rasgado por essa realidade como nós temos desde que lemos sobre isso.
Em Cristo,
Francine
Olá, vi este artigo compartilhado na página Damas da Verdade, e sei como se sente, sempre que vejo estas coisas meu coração sangra, choro muito também.
Com certeza estarei ajudando em oração, e meu horário será as 03:00 h.
Não sei se já assistiu ao documentário ocupação 101 que fala do que ocorre com os Palestinos, se não conhece gostaria de indicar https://www.youtube.com/watch?v=6u0xywOR6X4
Deus a abençoe poderosamente.
Querida Carolina,
fico feliz que tenha encontrado seu caminho até aqui e espero que seja sempre edificada pelo que ler aqui.
Muito obrigada pela indicação do comentário! Me ajudará muito caso escolha escrever sobre a Palestina.
Em Cristo,
Fran
Cheguei aqui agora e quero deixar meu apoio e meu horário de hoje as 14:45.
Se profetizarmos essa história irá mudar!
Querida Patricia,
oremos sim, mas com a confiança de que não determinamos o destino das coisas, mas apenas pedimos e confiamos ao Senhor fazer Sua vontade 🙂
Obrigada por juntar-se a nós em oração!
Em Cristo,
Fran
Meu horário é as 06:00. Orar para que Deus derrame sua graça, seu amor, dê fé e esperança a todas estas meninas.
Amém, obrigada por juntar-se a nós!
Hemen Bilgi Alın. Yüksek Kalite ve Ekonomik Kompresör. İndirimi Kaçırmayın.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.