Medo de sexo

Você concorda  comigo que o tema “sexo” para muitas mulheres é tido como um fardo? O público feminino por vezes enxerga o sexo como uma tarefa árdua, cheio de vergonha, culpa e constrangimentos. Porém, não é assim que Deus deseja que vejamos uma das suas maravilhas criadas. Assim como a luz, os firmamentos, as águas e tudo mais que compõe a Criação, o sexo também faz parte daquilo que Deus chamou de “muito bom”. Mas como tudo que foi afetado pela Queda, o sexo possui distorções da criação divina, e quando tirado do seu intento de glorificar a Deus, ele amigavelmente anda de mãos dadas com o pecado.  

Diante disso, a forma como nós cristãs entendemos o que é o sexo, sua finalidade e como Deus o vê dentro do casamento, afetará os pecados que o rodeiam de maneira que eles não ganhem força, pela graça do Senhor.

Sexo como tabu

Quando o assunto é sexo ou sexualidade ainda há certo bloqueio por parte das mulheres, visto que, por vezes, não encontramos mulheres preparadas para discutir conosco sobre esse tema de forma clara, natural, sem julgamentos e em toda sua totalidade. No fim das contas se pensa mais em sexo do que se fala.

Inicialmente, sexualidade não está apenas ligada ao ato sexual em si. O seu primeiro significado está ligado à palavra sentimento. E dentro de um relacionamento entre marido e esposa o sentimento firmado em aliança culmina ou é consumado por meio da relação sexual. Infelizmente nós, enquanto cristãs com raras exceções, falhamos no que diz respeito ao ensino do sexo. Não ensinamos  errado, mas ocultamos  a parte sobre a beleza do sexo, que é tão importante quanto as proibições. Por conta disso uma jovem cristã pode criar uma ideia em sua mente de que o sexo é algo errado, sujo e profano. Resumindo o sexo a apenas um campo de proibição, nossas jovens caminham em direção ao matrimônio com uma visão totalmente distorcida e corrompida da intimidade sexual. Percebe o perigo que é aprender apenas uma parte da verdade?

Minhas queridas leitoras, sexualidade não pode ser “assunto de crente” só quando é basicamente para dizer: Não pode sexo antes de casar! Não pode carícias com o namorado! Não pode masturbação! E eu pergunto: é errado ensinar sobre isso? De forma alguma, é bíblico e deve ser ensinado. Mas e depois? Depois que você está casada, com uma vida sexual ativa e a mensagem que agora transmitida é “Sexo é necessário! Sexo é de Deus! Sexo tem que ser constante!”? Para uma mulher lidar com essa mudança de pensamento é necessário se ter uma correta preparação para entender as nuances do sexo tanto dentro das proibições, quanto numa sexualidade livre dentro do contexto matrimonial, onde o medo do sexo não deve encontrar  lugar no leito conjugal.

 A verdade é que não existe uma ausência de informação sobre sexo nas igrejas – e aqui eu não aponto a culpa para a liderança ou pastorado, falo cristãos como um todo. O problema está nesse foco exacerbado nas proibições. Um ensino apenas baseado no “não pode” não levará a mulher a entender de modo pleno o que é o sexo e a sua beleza. Sua visão ficará dentro de uma bolha cheia de vergonha, medo, tabus.

Enquanto isso, o mundo em que vivemos está completamente saturado de sexo, porém o ensinando de maneira pecaminosa. Dar ouvidos a fontes equivocadas, só levará a mais confusão e desinformação. E aqui, deixamos de ver o sexo como Deus deseja que vejamos e o pecado que mora em nosso coração corrompe nosso propósito de glorificar a Deus dentro dessa área, seja como solteiras (buscando viver a pureza) ou casadas (deleitando-se  no sexo para a glória de Deus).

O sexo na Bíblia

Então, onde devemos buscar e saciar as nossas dúvidas e queixas sobre nosso relacionamento sexual? Na Bíblia. A igreja pode estar calada nesse assunto (apesar de que não deveria!), mas a Bíblia não está. A mesma Bíblia que fala o que desagrada a Deus nessa parte sexual, fala a benção que é desfrutar do sexo como algo criado por Ele para o deleite do marido e da esposa de forma pura, boa e perfeita, e isso desde Gênesis  1:31.

É possível experimentar a sexualidade que nos dá prazer e que agrada ao nosso Criador. O que Deus determinou sobre sua criação e o funcionamento correto dela nunca muda (Lc 21:33). Informações sobre o que é uma sexualidade normal e saudável estão escritas na Bíblia e ela deve ser a nossa fonte da verdade.

Os órgãos sexuais e suas funções foram criados por Deus, assim como o desejo sexual que Ele nos deu. As terminações nervosas que permitem sentir prazer no ato sexual foram projetadas e criadas pelo próprio Deus. Além disso, vemos em Gênesis 1: 27-31 que ao terminar a criação do homem e da mulher, Deus  dá instruções para que eles sejam  fecundos e se multipliquem, e é obvio que para alcançar esse feito precisavam do sexo, e Deus chamou isso de muito bom!

Deus trata de sexo dentro de uma naturalidade maravilhosa, basta lermos um pouco do Livro Provérbios e vemos instruções do rei Salomão sobre a vida sexual:

Beba das águas da sua cisterna,
das águas que brotam do seu próprio poço.
Por que deixar que as suas fontes transbordem pelas ruas,
e os seus ribeiros pelas praças?
Que elas sejam exclusivamente suas,
nunca repartidas com estranhos.
Seja bendita a sua fonte!
Alegre-se com a esposa da sua juventude.
Gazela amorosa, corça graciosa
que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer,
e sempre o embriaguem os carinhos dela.
Por que, meu filho, ser desencaminhado pela mulher imoral?
Por que abraçar o seio de uma leviana?

(Pv 5: 15 a 20)

Não há nada de profano nisso! O relacionamento sexual entre marido e esposa é puro, certo e santo. Tanto quanto orar e ler a Bíblia. O ato sexual dentro do casamento em si é digno de honra (Hb 13:4).

Os amantes do livro bíblico de Cantares nos ensinam sobre como o amor e o sentimento desembocam em ações cheias de emoção, desejo e atração sexual. Uma intimidade que não se aprisiona no egoísmo ou vergonha, mas no anseio de fazer o outro feliz e plenamente satisfeito. Há um desfrute que nos ensina de forma bela e poética os benefícios tanto para o  homem quanto a mulher que resumem o sexo para além de um ato físico, e assim revelando-o como uma relação de alma, comunicação, prazer mutuo e de fortalecimento dos laços entre os amantes. Um livro que está presente no Cânon é tido por Deus como útil para o ensino e, portanto, é dado por Ele para nos auxiliar nessa área. 

E agora?

Entendido sobre a beleza do sexo, como podemos agir a fim de não permitir que o medo do sexo invada nosso coração e assim nos faça ter comportamentos que nos impeçam de experimentar satisfação nessa área tão importante do casamento?

Antes de entrar nos pontos quero deixar claro que não tenho como exaurir um assunto tão cheio de nuances em apenas um texto. Há muito o que aprender e é justamente esse meu primeiro ponto de estímulo para você, mulher, que luta com o medo no sexo. Busque aprender! Dedique-se em conhecer o que Deus diz sobre sexo por meio das Escrituras, e em virtude disso dedique-se a conhecer seu corpo através de materiais e ajuda profissional. Se desejar busque um auxílio de um profissional de saúde para que através da medicina você se maravilhe com a criação de Deus em nos formar perfeitamente em cada detalhe. Admire a obra de Deus se conhecendo e glorificando a Ele por meio disso. Você vai perceber que seu corpo, dentro do casamento, principalmente no leito conjugal é instrumento de benção. Deus preparou um banquete e deseja que você se deleite e se farte com a parceria do seu marido.

Em segundo lugar, dialogue com seu marido. Seja sincera em conversar sobre essa área, assim como com tudo mais que envolve um relacionamento. Ore a Deus para te dar sabedoria e delicadeza para conversar com ele. É necessário você contar dos seus medos, e até mesmo da forma como o sexo é potencializado para você, seja vulnerável e tome a iniciativa de abrir caminho numa verdadeira intimidade com ele, buscando conhecer aquilo que mais agrada a cada um e que traz maiores estímulos sexuais (Fl 2:3-4). Provavelmente a franqueza conduzirá a uma desenvoltura mais desinibida uma vez que ali, do seu lado, está seu melhor amigo, seu marido, aquele que a conhece como ninguém mais. 

Para além disso, a grande verdade, queridas, é que vivemos priorizando coisas erradas. Estamos sempre muito ocupadas e o interesse pelo sexo se perde em meio a uma agenda lotadíssima. Antes de sermos servas no lar, mães, trabalhadoras fora de casa, somos esposas. Devemos investir tempo e energia com as prioridades que Deus determinou para nós, e abaixo de Deus, o seu marido é seu principal ministério, portanto, guarde suas energias para deixar seu marido feliz e satisfeito e espere o mesmo dele por você. Se você já é alguém que luta com o medo e a vergonha, não ter energia pra pensar em sexo por estar com uma mente já cansada de tantos afazeres não ajudará a quebrar tais barreiras.

Por fim um alerta: cuidem do casamento de vocês! Cuidem da área sexual no seu casamento! Logo que o pecado entrou no mundo, o inimigo provocou toda forma de distorções no relacionamento sexual. Vários conflitos podem surgir de um casamento onde o sexo não é importante (1 Co 7:5). Não permita que uma falta por parte do ensino pelos cristãos, as mentiras do inimigo e o pecado do seu coração ganhem espaço e a façam ver o sexo como algo impuro, errado e vergonhoso.

Devemos orar por isso constantemente. Seja por nós, ou por nossos maridos. Só Deus pode definir como o sexo deve ser e só a Bíblia vai nos fornecer as diretrizes para a sexualidade que agrada ao Senhor e nos dá prazer como Ele mesmo planejou. Certamente a graça de Deus nos basta e será sempre suficiente para nos encorajar a ver o seu poder se aperfeiçoando em nossas fraquezas.


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Abril com o tema “Sexualidade”. Para ler todos os posts clique AQUI.