Maternidade Leve

 “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”. Mateus 11:28-30 (NVT)

Uma querida amiga me enviou uma mensagem que me fez refletir sobre o assunto do título desse texto. Ela estava grávida de seu primeiro filho e se disse incomodada com o que via nas redes sociais: mães publicando fotos cansadas e escrevendo o quanto é difícil carregar esse fardo chamado maternidade. Mães que dizem o quanto sentem falta da vida sem os filhos, como a maternidade lhes rouba a liberdade e etc. Esses relatos de maternidade real e sofrida a estavam desencorajando.

A impressão que essas postagens davam é de que essas mulheres queriam o filho como um bibelô que vem pra enfeitar a família, e não como um ser humano dependente que vem com um pacote imenso de responsabilidades.

De fato a maternidade não é algo fácil e tranquilo. Porém, como vemos em Mateus 11, o fardo de Deus é leve e seu jugo é suave. Isso quer dizer que a maternidade deve ser sim algo leve, e se não é significa que estamos carregando pesos que Jesus não queria que carregássemos.

Existe um mito de que se criarmos filhos com perfeição teremos filhos perfeitos. Qualquer falha deles será nossa culpa e qualquer mérito que eles tenham é nosso mérito também. Na Queda do homem, ficou claro que o inimigo seduziu a mulher dizendo que se ela comesse do fruto ficaria parecida com Deus. O inimigo quer que tentemos ser Deus na vida de nossos filhos e para isso ele busca nos convencer que a perfeição e a salvação deles dependem de nós.

Não estou dizendo que não temos um papel importante na vida de nossos filhos. Somos significantes, mas não somos soberanas. Deus é Soberano, e é muito importante não nos esquecermos dessa soberania de Deus na vida dos nossos filhos. Quando tentamos fazer o papel de Deus na vida deles, o orgulho, a preocupação e o medo tomam conta de nossas vidas. E o contrário também acontece, ou seja, quando confiamos na soberania de Deus, a fé, a humildade e o amor incondicional prevalecem. Somos apenas instrumentos na vida deles e Deus nos confiou esse papel. Sendo assim, devemos criá-los para a glória de Deus e não para a nossa.

O segredo para isso está em Romanos 12:2, “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Renovar a nossa mente significa estarmos em comunhão constante com o Senhor.

Apontar nossos filhos para Cristo é nosso dever e Deus não deixou essa tarefa para nenhuma outra pessoa como podemos ler em Deuteronômio 6.

Devemos inculcar a palavra de Deus no coração dos nossos filhos em todos os momentos, mas também lemos que esta palavra deve estar em nossos próprios corações. Devemos amar a Deus com todo nosso coração, com toda a nossa força e com toda a nossa alma. A ordem é que o nosso coração esteja cheio da palavra de Deus.

Portanto, devemos dar a devida importância ao nosso tempo com Deus e o que achamos às vezes que será um peso a mais para carregar é, na verdade, o que nos trará mais leveza. A devida importância deve ser dada à Bíblia. Use-a como um colete salva-vidas: esse pesado item pode parecer um peso a mais a carregar se jogado a uma pessoa que está se afogando, mas, na verdade, ele será a sua salvação.

Jesus nos exorta a confiar nEle e parar de tentar carregar o peso sozinhas. Nunca conseguiremos atingir o alvo se não reconhecermos que não somos suficientes e que precisamos da soberania de Cristo para sermos mães. Aliás, você perceberá o quanto precisa de Deus a partir do momento que se torna mãe. Não somos suficientes e precisamos da graça de Deus para conseguir agir com nossos filhos.

Devemos sempre lembrar que nosso descanso vem de Deus. Quando você busca a Deus constantemente, Ele vai te fortalecer e te transformar. Falharemos todas as vezes que não confiarmos que Jesus é o exemplo perfeito a ser seguido. O descanso de Jesus é eficiente e libertador. Dependemos da graça de Deus para moldarmos os corações de nossos filhos. A escritora Gloria Furman diz: “Se quisermos dar graça aos nossos filhos, então primeiro temos que estar dispostas a recebê-la de Deus.” Porque qualquer outro tipo de descanso, ou seja, qualquer tipo de atividade que não seja viver aquilo que Deus nos criou para fazer, será um falso descanso.

Charles Haddon Spurgeon disse: “Mas aquele que toma Cristo e descansa nEle, encontra a sua mente não mais perturbada. Seus pensamentos descansam, seu juízo é satisfeito e seu cérebro é acalmado.”

Quando nossa alma encontra descanso, nem as críticas nos afetarão mais. Não viraremos escravas do medo de falhar ou do anseio pela perfeição. O coração de Cristo é manso e humilde, e se o nosso for moldado como o dEle, encontraremos descanso para nossa alma.

Minha querida irmã, se você como minha amiga está assustada com a maternidade, ou cansada e carregando pesos que não deveriam estar em suas costas, te convido a lembrar de uma passagem muito conhecida na Bíblia — em Lucas 8:22 a 25, quando Jesus acalma uma tempestade, os seus discípulos estavam assustados e apavorados. E então o que eles fizeram? Clamaram a Jesus. E Ele imediatamente acalmou a tempestade. Os discípulos foram de assustados e apavorados para admirados e maravilhados ao verem os ventos e o mar Lhe obedecerem. Uma maternidade leve só será possível se vocês clamarem a Cristo e, assim como aqueles discípulos naquele barco, passarem de assustadas a admiradas ao verem Jesus agindo em suas vidas.