Juntas Florescemos

Eu sou introvertida. Isso significa que, na maior parte do tempo, eu prefiro estar sozinha do que com alguém. E durante boa parte da minha caminhada cristã, por mais que eu tivesse um relacionamento íntimo com o Senhor, eu tinha amizades superficiais. Era fácil nutrir meu relacionamento com Jesus, porque eu fazia isso sozinha, sem precisar de ninguém, dentro de minha própria cabeça e alma. Mas, amizades com pessoas envolviam mais do que eu queria dar.

Entretanto, pouco a pouco o Senhor foi gentilmente me mostrando que por mais que Ele seja completamente suficiente para satisfazer minha alma, Ele não me criou para caminhar só. Deus sabe que a vida cristã é dura, e Ele planejou que a vivêssemos em comunidade, justamente para que pudéssemos ser suporte uns aos outros quando os ataques viessem (cf. Ef. 4:2).

O que é preciso para criar relacionamentos intencionais?

Conforme fui me abrindo a essa ideia, e criando amizades mais profundas, fui percebendo que para esses relacionamentos serem de fato abençoadores e não superficiais, há três ingredientes que se fazem indispensáveis: vulnerabilidade, graça e Verdade.

Vulnerabilidade para me abrir e dizer a realidade sobre mim, sem tentar me esconder por trás de uma máscara de perfeição. Permitir vulnerabilidade significa permitir a confissão – ou seja, cumprir a ordem bíblica de constantemente confessar meus pecados a alguém de confiança, de forma a encontrar cura e libertação (cf. Tg. 5:16).

Graça para quando eu for a pessoa do outro lado da conversa – recebendo a confissão. É preciso graça para aceitar que aquela pessoa não é perfeita, e para apontá-la de volta à Cruz, onde ela encontrará forças e capacidade para se levantar e continuar. Graça para não me comparar a ela, me sentindo superior, mas para humildemente encorajá-la, sabendo que Jesus mostrou graça e eu preciso fazer o mesmo.

E por fim, a Verdade bíblica para que nossas conversas não sejam baseadas no “eu acho”, mas no que o Senhor já disse. Quando a vulnerabilidade e a graça existem sem Verdade, o que acontece é uma vida cristã de “unicórnios e algodão-doce”, onde tudo é permitido, já que existe graça. A Verdade bíblica vem para nos relembrar que a graça não deve ser barata, algo no qual podemos cuspir, mas que devemos viver de forma digna no Evangelho (cf. Fl. 1:27).

Foi pensando nessa minha jornada pessoal de relacionamentos superficiais a relacionamentos intencionais que reformulamos o Graça, chegando ao novo formato, que eu carinhosamente apelidei de Graça Juntas Florescemos. Isso porque eu realmente creio que podemos florescer melhor em Cristo juntas do que poderíamos separadas. E é isso que quero, isso que sonho para nós.

Amizade Virtual x Amizade Real

É importante que eu diga, entretanto, que não acredito que relacionamentos virtuais sejam o ideal para uma vida de discipulado. Para que eu possa de fato falar a Verdade e edificar minha irmã, eu preciso estar na vida dela, de maneira real e intencional – e isso acontece de forma muito precária em amizades virtuais.

Por isso, por mais que esse espaço do Graça seja um espaço para termos aprendizados e conversas edificantes, ele nunca substituirá o discipulado real, apoiado por uma igreja local, acompanhado por líderes espirituais. Pensando nisso, meu objetivo é treinar e capacitar vocês para criarem seus próprios círculos de amizades intencionais em suas vidas reais, de maneira a terem pessoas que de fato as conheçam, para que possam alcançar sua alma com aquilo que ela precisa para florescer.

Nós somos diferentes, mas em Cristo formamos um só Corpo e juntas florescemos. Click To Tweet

Queridas, eu estou cheia de santa expectativa para ver o que o Senhor fará através de nós. Eu creio que uma comunidade, ainda que virtual, de mulheres que estão dedicadas a aprenderem mais do seu Senhor e amarem a Igreja de Cristo é extremamente poderosa. Não por nós mesmas, mas por Ele. Imaginem o impacto ao Reino que podem ter 10, 100, 1.000, 10.000 mulheres vivendo relacionamentos intencionais e encorajando outras a fazerem o mesmo! Quando começarmos a entender a importância de relacionamentos reais, e começarmos a olhar para aquelas mulheres mais quietas do Corpo, aquelas que parecem nunca serem alcançadas por nosso interesse genuíno, o impacto e o efeito cascata que isso terá será tremendo! Mais mulheres serão amadas, cuidadas e relembradas de que a vida cristã foi feita para ser vivida em comunidade.

Queridas amigas, venham comigo! Nós somos diferentes, mas em Cristo formamos um só Corpo e juntas florescemos.