
O Fruto do Espírito: Amor
Começaremos uma série de artigos sobre o Fruto do Espírito aqui no Graça em Flor baseada no versículo 22 da carta do apóstolo Paulo aos Gálatas capítulo 5, que diz: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
Pode ser que o que escreveremos aqui não seja nenhuma novidade para você. Mas, creio que algumas verdades precisam ser lembradas sempre para que a nossa jornada cristã seja vivida com a devida excelência.
A primeira parte do fruto do Espírito mencionada é o amor. Vamos, então, nos basear na verdade de que só amamos porque Ele nos amou primeiro e ver como essa uma parte de nove deve ser transparente em nós.
Amar a Deus
E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:35-40
Essa passagem do evangelho de Mateus nos esclarece que devemos observar a definição que Jesus nos entrega sobre qual seria o grande mandamento de Deus. Quando ele diz que o amor a Deus deve ser de todo coração, pensamento e alma ele quer que estejamos totalmente engajados em valorizar a Deus acima de todas as coisas.
Amar a Deus significa ter ações que valorizem a Deus acima e antes de qualquer pessoa ou coisa em nossas vidas. Isso deve ser visto exteriormente em nós, pela maneira que amamos os outros, mas não nos enganemos em achar que a adoração verdadeira virá senão de um coração que flui a alegria em admirar, valorizar e desejar a Deus como Senhor de nossas vidas.
Não é difícil experimentar a verdade em amar a Deus. Basta conhecê-lo, pois não podemos amar a Deus sem conhecê-lo, e conhecê-lo é amá-lo. Com a ajuda do Espírito Santo, Deus nos possibilita conhecer sua a beleza e valor para que possamos fazer todo o possível para amar a Deus acima de todas as coisas.
O que é o amor?
Em 1 João 4.8 lemos: “Deus é amor”, mas em 1 Coríntios 13 temos um estudo mais profundo onde o apóstolo Paulo nos convence, inspirado pelo Espírito Santo, que amor não é uma emoção, muito menos um sentimento romântico. Nesse capítulo, Paulo nos fala do amor Ágape, ou seja, o próprio amor de Deus. Esse amor é santo, sacrificial, genuíno e puro. É uma ação, uma atitude, um viver. Cristo ama sua igreja e a si mesmo se entregou nas mãos de malfeitores por ela. Isso é amor.
O amor como virtude
Uma das principais artimanhas de satanás é desvalorizar a palavra amor e desgastá-la. Para lutar contra isso, precisamos lembrar que, para vivermos neste mundo onde parece não haver mais amor, só o amor de Deus dará sentido as nossas vidas. O amor de Deus de acordo com seus propósitos nos moldará à semelhança de Jesus Cristo através do Espírito Santo. Ele trará aos nossos corações força, restauração, cura, perdão, ânimo, encorajamento e amor.
Por causa da morte de Cristo que nos livrou da escravidão do pecado, podemos e devemos viver em novidade de vida. Uma vida caracterizada pelo fruto do Espírito é uma vida com virtudes, com bons hábitos. E a primeira virtude do fruto do Espírito é o amor, um dos mais lindos sentimentos. Ele é sofredor, é benigno; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Sem a virtude do amor, nossas ações se transformam em orgulho. Jesus Cristo é o nosso exemplo de amor a Deus e ao próximo. Ele é, como diz a poesia, “o Filho do Amor que se entregou em nosso lugar”. Que o amor dele possa nos inspirar a andar no Espírito. Que Cristo seja nosso exemplo de alguém que ama a Deus e ama ao seu próximo e que possamos andar em amor em todas as ações de nossas vidas. Isso só será possível se almejarmos ter o fruto do Espírito, ou seja, vivendo uma vida de devoção, investindo tempo com o nosso Amado, o qual nos ama com amor eterno.
Referências:
PIPER, John. Pense: A vida da mente e o amor de Deus. Editora Fiel, 2015.
LOPES, Hernandes Dias. 1 Coríntios: Como resolver conflitos na Igreja. Editora Hagnos, 2008.
Esse post faz parte da nossa série de postagens de Janeiro com o tema “O Fruto do Espírito”. Para ler todos os posts clique AQUI.
5 Comentários
Tenho ainda dificuldade de entender sobre o amor de Deus…
Para entender o amor de Deus precisamos entender antes quem nós somos e o que Deus fez por nós.
A verdade é que somos pecadoras e nossos atos nos separam de Deus. Pois o que fazemos de ruim agrada ao diabo e tudo de ruim vem dele. Mas Deus não quer nos ver separados dEle. Deus diz:
Ezequiel 33:11 Diga-lhes: ‘Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam. Voltem! Voltem-se dos seus maus caminhos! Por que iriam morrer, ó nação de Israel? ’
Ele nos chama a voltar para casa, de volta para os braços de Deus.
A verdade é que precisamos desse amor de Deus, mas não precisamos implorar por ele pois Deus já nos ama e quer nos resgatar. Jesus já deu o primeiro passo, isso é amor.
João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
1 João 4:10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
Porque somos pecadoras e falhas, porque Ele sabe que não podemos salvar a nós mesmas, Ele decidiu fazer isso por nós.
Tudo o que Ele faz é por amor. Ele criou o mundo por amor. As flores lindas, o céu, o mar e os rios, os animais, a comida que nos alimenta, cada ser vivo foi criado por causa do amor de Deus. E Ele ama tanto que, apesar do mundo estar tão destruído, fará todas as coisas novas. (Apocalipse 21:5)
E ele veio aqui e viveu na Terra por amor também. Viveu tudo o que vivemos para ser semelhante a nós. (Hebreus 2:17)
E Ele ama tanto que tudo o que Ele tem no céu é nosso também.
Somos seres que não têm nada a oferecer, mas mesmo assim Ele oferece tudo a nós. Até a própria vida. Que outra pessoa morreria por você? Por nós?
Para entender o amor de Deus você precisa conhecê-lo. Se abra para Ele e diga que quer conhecê-lo, seja verdadeira e não tenha vergonha. Ele vai te ensinar quem Ele é. Peça pra Deus te fazer entender o amor dEle.
Mas já adiantando, leia Mateus 11:28-30.
Se puder também leia o livro Manso e Humilde. ☺😉
E lembre-se, Deus é amor e tudo que Ele faz é por amor. E o significado de amor está em 1 Coríntios 13:4-7.
Obrigada Marina
Só amamos porque ele nos amou. Devemos lembrar de que modo ele nos amou e, como suas seguidoras e emitadoras, fazer o mesmo. Amar do mesmo modo. Desafiador, mas possível pelo poder do Espírito em nós. Amém
yeah this key