O Fruto do Espírito: Amor

Começaremos uma série de artigos sobre o Fruto do Espírito aqui no Graça em Flor baseada no versículo 22 da carta do apóstolo Paulo aos Gálatas capítulo 5, que diz: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Pode ser que o que escreveremos aqui não seja nenhuma novidade para você. Mas, creio que algumas verdades precisam ser lembradas sempre para que a nossa jornada cristã seja vivida com a devida excelência. 

A primeira parte do fruto do Espírito mencionada é o amor. Vamos, então, nos basear na verdade de que só amamos porque Ele nos amou primeiro e ver como essa uma parte de nove deve ser transparente em nós.

Amar a Deus

E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Mateus 22:35-40

Essa passagem do evangelho de Mateus nos esclarece que devemos observar a definição que Jesus nos entrega sobre qual seria o grande mandamento de Deus. Quando ele diz que o amor a Deus deve ser de todo coração, pensamento e alma ele quer que estejamos totalmente engajados em valorizar a Deus acima de todas as coisas.

Amar a Deus significa ter ações que valorizem a Deus acima e antes de qualquer pessoa ou coisa em nossas vidas. Isso deve ser visto exteriormente em nós, pela maneira que amamos os outros, mas não nos enganemos em achar que a adoração verdadeira virá senão de um coração que flui a alegria em admirar, valorizar e desejar a Deus como Senhor de nossas vidas. 

Não é difícil experimentar a verdade em amar a Deus. Basta conhecê-lo, pois não podemos amar a Deus sem conhecê-lo, e conhecê-lo é amá-lo. Com a ajuda do Espírito Santo, Deus nos possibilita conhecer sua a beleza e valor para que possamos fazer todo o possível para amar a Deus acima de todas as coisas.

O que é o amor?

Em 1 João 4.8 lemos: “Deus é amor”, mas em 1 Coríntios 13 temos um estudo mais profundo onde o apóstolo Paulo nos convence, inspirado pelo Espírito Santo, que amor não é uma emoção, muito menos um sentimento romântico. Nesse capítulo, Paulo nos fala do amor Ágape, ou seja, o próprio amor de Deus. Esse amor é santo, sacrificial, genuíno e puro. É uma ação, uma atitude, um viver. Cristo ama sua igreja e a si mesmo se entregou nas mãos de malfeitores por ela. Isso é amor.

O amor como virtude

Uma das principais artimanhas de satanás é desvalorizar a palavra amor e desgastá-la. Para lutar contra isso, precisamos lembrar que, para vivermos neste mundo onde parece não haver mais amor, só o amor de Deus dará sentido as nossas vidas. O amor de Deus de acordo com seus propósitos nos moldará à semelhança de Jesus Cristo através do Espírito Santo. Ele trará aos nossos corações força, restauração, cura, perdão, ânimo, encorajamento e amor.

Por causa da morte de Cristo que nos livrou da escravidão do pecado, podemos e devemos viver em novidade de vida. Uma vida caracterizada pelo fruto do Espírito é uma vida com virtudes, com bons hábitos. E a primeira virtude do fruto do Espírito é o amor, um dos mais lindos sentimentos. Ele é sofredor, é benigno; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 

Sem a virtude do amor, nossas ações se transformam em orgulho. Jesus Cristo é o nosso exemplo de amor a Deus e ao próximo. Ele é, como diz a poesia, “o Filho do Amor que se entregou em nosso lugar”. Que o amor dele possa nos inspirar a andar no Espírito. Que Cristo seja nosso exemplo de alguém que ama a Deus e ama ao seu próximo e que possamos andar em amor em todas as ações de nossas vidas. Isso só será possível se almejarmos ter o fruto do Espírito, ou seja, vivendo uma vida de devoção, investindo tempo com o nosso Amado, o qual nos ama com amor eterno. 

Referências:

PIPER, John. Pense: A vida  da mente e o amor de Deus. Editora Fiel, 2015. 

LOPES, Hernandes Dias. 1 Coríntios: Como resolver conflitos na Igreja. Editora Hagnos, 2008. 


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Janeiro com o tema “O Fruto do Espírito”. Para ler todos os posts clique AQUI.