Famílias despedaçadas

Hoje escrevemos para as famílias de mães que criam os filhos sozinhas, pais que criam os filhos sozinhos e aqueles filhos que se criam sozinhos, filhos de pais ausentes.

Quase sempre quando pensamos em famílias, lembramos-nos das propagandas de margarina onde todos acordam em uma manhã ensolarada e se reúnem na mesa da cozinha para tomar um delicioso café. Em volta dessa mesa estão a figura de um pai, uma mãe e filhos sorridentes. Enganados pela publicidade tendenciosa, acreditamos que essa seja a família perfeita. Alguns de nós podem até pensar que abrindo a Bíblia só encontraremos famílias assim. Isso é um engano.

Não é fácil encontrar na Bíblia exemplos de família de propaganda de margarina. É muito mais fácil encontrar famílias cheias de pecados. Só no livro de Gênesis temos vários exemplos disso. Vemos o primeiro casal relatado no livro desobedecendo a Deus horrivelmente (Gênesis 3) e terminamos com irmãos mentindo para o pai e vendendo o irmão para ser escravo (Gênesis 37 a 45). E isso somente no primeiro livro.

Qual é o real motivo dessa dificuldade? Por que é mais fácil encontrar na Bíblia famílias despedaçadas e sem unidade ou conformidade? Devemos começar a explicar esse real motivo sabendo que uma família é feita de pessoas e as pessoas são despedaçadas, cheias de pecados e de falta de harmonia. Imaginemos então uma casa cheia de personalidades diferentes, dividindo o mesmo espaço, cada pessoa carregando seus pecados de estimação, cheias de suas próprias angústias, medos e incertezas, todas dividindo tarefas e achando que uma faz mais que a outra ou que o outro não faz o suficiente. E o que temos então? Temos um lar cheio de pecadores ou uma família despedaçada. Deus mostra perfeitamente seu poder de redenção nesses tipos de famílias. Esse é o motivo da facilidade de encontrarmos famílias quebradas na Bíblia mais facilmente do que outro tipo.

Mas a razão de Deus permitir isso é fascinante: uma família é um lugar ideal para que Deus mostre seu propósito para a humanidade. Deus quer graciosamente dar a Sua redenção a pecadores. Deus quer que nos arrependamos de nossos pecados; que tenhamos consciência de nossas iniquidades e de que sozinhos não podemos fazer nada para nos salvar; que sejamos totalmente dependentes dEle; e que amemo-nos uns aos outros.

Para que a graça de Deus se manifeste em nós, muitas vezes é necessário que ocorram problemas e uma família cheia deles é o ideal para que isso ocorra. Nós precisamos nos lembrar de nossa fraqueza a todo momento para que possamos sempre nos voltar ao evangelho de Cristo e deixar Seu amor se manifestar em nós.

Ter uma família harmoniosa, unida é sempre o desejo do nosso coração. Mas esse tipo de família “margarina” pode não estar nos planos de Deus para nós. Desejamos harmonia e unidade para nossas famílias enquanto o principal é esquecido: viver uma vida que agrade e honre a Deus mesmo em meio a uma família despedaçada.

Podemos afirmar que isso é possível se buscarmos a Sua verdade ao invés de dar ouvidos aos nossos sentimentos. Nosso poderoso Deus preencherá qualquer vazio que ter um pai ou mãe ausente ou de filhos ou maridos longe de Cristo possa dar. Confiar em Deus não é uma tarefa fácil. Nossa carne fraca e pecadora hesita em acreditar em algo que não consegue ver ou em algo que desconhece. Mas gostaríamos de te encorajar a crer nas palavras de Jesus acima de qualquer medo e angústia que possa sentir. Não dê espaço para seus sentimentos. Confie nas promessas de Cristo em vez disso. Encontraremos descanso e paz através da fidelidade de Deus.

Em uma família despedaçada, a nossa tendência é acreditar que o problema não está no outro e sim em nós mesmos. “O que será que eu poderia ter feito para evitar isso?” é uma pergunta que com bastante frequência deixamos nossa mente fazer. Não dê espaço para esse tipo de pensamento. Se concentre em como podemos nos livrar deles. Todo esse processo ou essa experiência de viver em uma família com problemas pode se transformar em algo bastante parecido com um ato de violência. E sabemos que quando alguém sofre um desses atos é preciso de um tempo de tratamento para curar as feridas.

Cada pessoa precisa de um tipo de tratamento diferente de outra. Cada uma tem seu tempo de cura. Algumas precisam acabar logo com a dor ou estancar o sangramento com rapidez. Dificilmente, em casos de violência, as pessoas se curam sozinhas. Devemos agir assim, irmãs, e respeitar esse tempo de tratamento. Não precisamos pensar que temos algum tipo de poder sobrenatural e tentar nos livrar da dor sozinhas ou sem dar o devido tempo que uma cura necessita.

Também não devemos achar que estamos sozinhas. No meio da tormenta e do sofrimento pensamos estar sozinhas. A dor que sentimos é tão forte e penosa, e a sensação de abandono é grande, que parece que perdemos a habilidade de pedir ajuda ao Único que realmente pode nos ajudar. Parece que Deus não tem nada a nos dizer e nos sentimos abandonada por Ele também. Mas não nos deixemos enganar. Ele se importa sim e Ele fala conosco.

Jesus Cristo é a cura para aquela ferida que dói e não para de sangrar. Ele é a esperança para o nosso coração despedaçado, cansado de ouvir brigas, discussões intermináveis, desculpas esfarrapadas. Ele é o porto seguro para ancorarmos a nossa solidão.

Nos Salmos 38 versículos 8, 9 e 10, vemos que o rei Davi experimentou algo parecido ou igual a essa nossa dor. Nesses versos ele mostra estar fraco e sem forças. E no verso 22 do mesmo capítulo, o salmista pede pressa no auxílio de Deus. Porém, em  nenhum momento, ele deixa de confiar no seu poderoso Senhor.

Jesus é a esperança para o nosso coração despedaçado, cansado de ouvir brigas, discussões intermináveis, desculpas esfarrapadas. Ele é o porto seguro para ancorarmos a nossa solidão. Click To Tweet

Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração. Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto. O meu coração dá voltas, a minha força me falta; quanto à luz dos meus olhos, ela me deixou. Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação. (Salmos 38:8-10, 22)

Nossa oração e desejo é que possamos entender que todas nós que vivemos em uma família despedaçada entendamos que tudo que estamos passando não serve para apenas aprendermos a vencer uma derrota. Mas sim para que esse tempo de tratamento nos ajude a encontrar a cura para toda a violência presenciada e sofrida — Jesus. O tratamento e cuidado perfeito de Deus precisam ser visto através de todos esses pedaços espalhados na nossa família. Ele juntará esses pedaços, um por um, curando, restaurando e fortalecendo. Essa é a promessa de Deus para nós que está em Isaías 43 versículo 2: “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão. quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Confie, Ele estará contigo.