Eu não sou uma inspiração

Quando eu criei o Graça em Flor, eu queria que ele fosse uma comunidade. Isso significa que cada comentário e resposta de vocês aos textos e vídeos me faz muito feliz, porque eu consigo ter essa conversa sobre os temas postados, e assim esse blog não vira um monólogo, algo egoísta onde eu só falo e vocês só escutam.

Entretanto, entre todos os comentários que recebo, tem um tipo que me deixa sempre preocupada: o comentário que diz que sou uma inspiração, um exemplo.

No primeiro momento que leio meu coração se enche de alegria: sinto que estou fazendo a diferença, que estou cumprindo meu chamado. Mas, segundos depois meu coração afunda no peito e uma certeza emerge: eu não sou uma inspiração. Ah, só Deus e eu sabemos o quanto eu não sou. O quanto eu peco. O quanto eu erro. E o quanto eu já chorei durante as noites, em oração, confessando ao Senhor o quanto eu me sinto hipócrita quando escrevo algo aqui, quando tento ensinar alguma coisa. Porque Ele e eu sabemos que eu não consigo viver tudo que tento ensinar.

E então eu me preocupo. Começo a pensar se está tudo errado, se eu devia fechar esse blog e parar de escrever. Porque não me parece certo ensinar quando eu não vivo, e ao mesmo tempo parece impossível viver tudo que ensino. Será que as pessoas não enxergam o quanto eu sou egoísta? Orgulhosa? Será que ninguém vê? Elas me chamam de exemplo… Mas, eu sei que não sou. Ele sabe que não sou.

Em umas dessas crises, desses momentos de desespero eu realmente pensei em desistir do Graça. Eu orei em um sábado à noite e pedi que o Senhor me mostrasse o que fazer, porque eu queria sim ajudar as pessoas, mas não aguentava mais o peso de ser um exemplo sobre meus ombros fracos e terrivelmente pecadores.

No Domingo pela manhã, no dia seguinte à essa oração, o pastor da igreja que frequento pregou em Atos 24:16, “Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.”

Esse versículo foi como uma resposta ao meu coração: a minha obrigação, como cristã, é viver uma vida limpa, pura diante de Deus e dos homens. Por mais pecadora que eu seja, Cristo já morreu para me livrar do poder do pecado, para que eu possa vencer todo orgulho, todo egoísmo, toda maledicência, e qualquer outro pecado que eu tiver. Eu preciso viver uma vida digna de Quem me resgatou. E isso respondia à minha dúvida quanto ao blog. Era como se Ele dissesse: eu te chamei a ser uma inspiração e um exemplo, mas não por força própria, pela minha força em você.

O pastor também citou o exemplo de Daniel, de quem a Bíblia diz, “Não puderam achar falta alguma nele, pois ele era fiel.” (Dn. 6:4) Essa mensagem foi como uma flecha no meu coração. O Senhor me mostrando que o mesmo Deus de Daniel é o Deus de Francine, e por isso eu também tenho em mim a capacidade de ser fiel, porque Ele age por mim e em mim.

O mesmo Deus de Daniel é o meu Deus, por isso eu também tenho em mim a capacidade de ser fiel. Click To Tweet

O que Ele tem me ensinado, pouco a pouco, é que é a vontade dEle usar pessoas quebradas, pequenas, falhas e pecadoras para serem exemplo, para serem inspiração. Eu comecei a pensar em todas as pessoas que são uma inspiração para mim: Elisabeth Elliot, Amy Carmichael, Corrie ten Boom, Katie Davis, Leslie Ludy, … Apesar de eu saber que estou há anos luz de distância dessas mulheres, a realidade é que todas elas são tão humanas quanto eu. Com a diferença de que elas têm se agarrado, ou se agarraram, a Deus e ao Seu poder para viverem vidas dignas dEle – e por isso fizeram (e fazem) coisas maravilhosas!

Ao mesmo tempo eu sei que existe graça. Ele não me chamou para ser perfeita, sem pecado, porque Ele sabe que isso é impossível. E foi justamente por isso que Ele enviou Seu Filho: porque Ele sabia a profundeza dos meus pecados. Então eu sei que quando eu caio, Ele me levanta e Ele me perdoa. Ao contrário das pessoas que leem meu blog e, por vezes, acham que isso é o que eu sou sempre, Ele me vê todos os segundos do dia, e Ele sabe exatamente quem eu sou.

Eu creio que Ele usa vidas quebradas para fazer Sua obra. E Ele tem me usado, por mais terrível pecadora que eu seja, para fazer a obra dEle através do Graça em Flor. Eu tenho visto meninas dizendo que foram edificadas, foram abençoadas, e quem sou eu para parar isso, essa obra que de maneira nenhuma é minha, mas dEle? Por isso eu quero tatuar em meu coração essas duas verdades que tenho aprendido: primeiro que eu sou uma terrível pecadora que precisa da graça dEle; e segundo que Ele quer usar essa terrível pecadora, e que Ele me deu o Espírito que me permite viver uma vida de vitória sobre o pecado.

Eu gostaria, com esse post, que vocês soubessem disso: tudo que eu ensino aqui é o que eu tenho aprendido dEle e com Ele, e isso envolve cair muitas e muitas vezes. Eu não quero me sentir hipócrita. Eu quero que vocês saibam que eu sou muito pecadora e quero que vocês vejam essa vulnerabilidade em mim. Ah, quantas vezes eu mesma li livros e posts e textos de mulheres de Deus que admiro e pensei que elas estavam acima de mim, que elas eram perfeitas. Mas, hoje eu sei que elas também caem. E que existe graça para elas.

E para mim. E para você.

Se eu for ser um exemplo ou inspiração, quero ser um exemplo de alguém que assume seus erros, seus pecados, que busca em Deus o perdão, e que se levanta novamente, pela graça, para continuar a lutar esse combate que Ele nos deu nessa terra.

Dia após dia, caindo e me levantando, pela graça somente. Assim como Elisabeth Elliot fez, e assim como você faz. Eu, ela e você – iguais. Exemplos e luz para um mundo caído, que precisa de nós, e também para as nossas próprias irmãs, dentro das nossas igrejas que também precisam de nós. E nós delas. Todas nós exemplos, todas nós caindo, todas nós levantando. É assim que seguimos sendo o que Ele quer que sejamos. Todas nós florescendo em graça.

____________________________________

Queridas, escrevi esse post em forma de desabafo com um objetivo somente: mostrar que somos todas iguais. TODAS nós. Desde nossas heroínas na fé até nossas irmãs na igreja até nós mesmas. Todas pecadoras, todas necessitadas de graça. Mas, ao mesmo tempo todas com a capacidade de ser como Daniel – fiel e irrepreensível – porque o mesmo Deus que agiu em Daniel age em nós.

Então vamos, juntas, ser exemplo e inspiração a um mundo que necessita de Jesus? Vamos mostrar que Ele sim é a maior inspiração? Que Ele é a luz e nós somente os espelhos que O refletem?

Em Cristo,
assinatura