Eu não sou uma inspiração
Quando eu criei o Graça em Flor, eu queria que ele fosse uma comunidade. Isso significa que cada comentário e resposta de vocês aos textos e vídeos me faz muito feliz, porque eu consigo ter essa conversa sobre os temas postados, e assim esse blog não vira um monólogo, algo egoísta onde eu só falo e vocês só escutam.
Entretanto, entre todos os comentários que recebo, tem um tipo que me deixa sempre preocupada: o comentário que diz que sou uma inspiração, um exemplo.
No primeiro momento que leio meu coração se enche de alegria: sinto que estou fazendo a diferença, que estou cumprindo meu chamado. Mas, segundos depois meu coração afunda no peito e uma certeza emerge: eu não sou uma inspiração. Ah, só Deus e eu sabemos o quanto eu não sou. O quanto eu peco. O quanto eu erro. E o quanto eu já chorei durante as noites, em oração, confessando ao Senhor o quanto eu me sinto hipócrita quando escrevo algo aqui, quando tento ensinar alguma coisa. Porque Ele e eu sabemos que eu não consigo viver tudo que tento ensinar.
E então eu me preocupo. Começo a pensar se está tudo errado, se eu devia fechar esse blog e parar de escrever. Porque não me parece certo ensinar quando eu não vivo, e ao mesmo tempo parece impossível viver tudo que ensino. Será que as pessoas não enxergam o quanto eu sou egoísta? Orgulhosa? Será que ninguém vê? Elas me chamam de exemplo… Mas, eu sei que não sou. Ele sabe que não sou.
Em umas dessas crises, desses momentos de desespero eu realmente pensei em desistir do Graça. Eu orei em um sábado à noite e pedi que o Senhor me mostrasse o que fazer, porque eu queria sim ajudar as pessoas, mas não aguentava mais o peso de ser um exemplo sobre meus ombros fracos e terrivelmente pecadores.
No Domingo pela manhã, no dia seguinte à essa oração, o pastor da igreja que frequento pregou em Atos 24:16, “Por isso procuro sempre conservar minha consciência limpa diante de Deus e dos homens.”
Esse versículo foi como uma resposta ao meu coração: a minha obrigação, como cristã, é viver uma vida limpa, pura diante de Deus e dos homens. Por mais pecadora que eu seja, Cristo já morreu para me livrar do poder do pecado, para que eu possa vencer todo orgulho, todo egoísmo, toda maledicência, e qualquer outro pecado que eu tiver. Eu preciso viver uma vida digna de Quem me resgatou. E isso respondia à minha dúvida quanto ao blog. Era como se Ele dissesse: eu te chamei a ser uma inspiração e um exemplo, mas não por força própria, pela minha força em você.
O pastor também citou o exemplo de Daniel, de quem a Bíblia diz, “Não puderam achar falta alguma nele, pois ele era fiel.” (Dn. 6:4) Essa mensagem foi como uma flecha no meu coração. O Senhor me mostrando que o mesmo Deus de Daniel é o Deus de Francine, e por isso eu também tenho em mim a capacidade de ser fiel, porque Ele age por mim e em mim.
O mesmo Deus de Daniel é o meu Deus, por isso eu também tenho em mim a capacidade de ser fiel. Click To TweetO que Ele tem me ensinado, pouco a pouco, é que é a vontade dEle usar pessoas quebradas, pequenas, falhas e pecadoras para serem exemplo, para serem inspiração. Eu comecei a pensar em todas as pessoas que são uma inspiração para mim: Elisabeth Elliot, Amy Carmichael, Corrie ten Boom, Katie Davis, Leslie Ludy, … Apesar de eu saber que estou há anos luz de distância dessas mulheres, a realidade é que todas elas são tão humanas quanto eu. Com a diferença de que elas têm se agarrado, ou se agarraram, a Deus e ao Seu poder para viverem vidas dignas dEle – e por isso fizeram (e fazem) coisas maravilhosas!
Ao mesmo tempo eu sei que existe graça. Ele não me chamou para ser perfeita, sem pecado, porque Ele sabe que isso é impossível. E foi justamente por isso que Ele enviou Seu Filho: porque Ele sabia a profundeza dos meus pecados. Então eu sei que quando eu caio, Ele me levanta e Ele me perdoa. Ao contrário das pessoas que leem meu blog e, por vezes, acham que isso é o que eu sou sempre, Ele me vê todos os segundos do dia, e Ele sabe exatamente quem eu sou.
Eu creio que Ele usa vidas quebradas para fazer Sua obra. E Ele tem me usado, por mais terrível pecadora que eu seja, para fazer a obra dEle através do Graça em Flor. Eu tenho visto meninas dizendo que foram edificadas, foram abençoadas, e quem sou eu para parar isso, essa obra que de maneira nenhuma é minha, mas dEle? Por isso eu quero tatuar em meu coração essas duas verdades que tenho aprendido: primeiro que eu sou uma terrível pecadora que precisa da graça dEle; e segundo que Ele quer usar essa terrível pecadora, e que Ele me deu o Espírito que me permite viver uma vida de vitória sobre o pecado.
Eu gostaria, com esse post, que vocês soubessem disso: tudo que eu ensino aqui é o que eu tenho aprendido dEle e com Ele, e isso envolve cair muitas e muitas vezes. Eu não quero me sentir hipócrita. Eu quero que vocês saibam que eu sou muito pecadora e quero que vocês vejam essa vulnerabilidade em mim. Ah, quantas vezes eu mesma li livros e posts e textos de mulheres de Deus que admiro e pensei que elas estavam acima de mim, que elas eram perfeitas. Mas, hoje eu sei que elas também caem. E que existe graça para elas.
E para mim. E para você.
Se eu for ser um exemplo ou inspiração, quero ser um exemplo de alguém que assume seus erros, seus pecados, que busca em Deus o perdão, e que se levanta novamente, pela graça, para continuar a lutar esse combate que Ele nos deu nessa terra.
Dia após dia, caindo e me levantando, pela graça somente. Assim como Elisabeth Elliot fez, e assim como você faz. Eu, ela e você – iguais. Exemplos e luz para um mundo caído, que precisa de nós, e também para as nossas próprias irmãs, dentro das nossas igrejas que também precisam de nós. E nós delas. Todas nós exemplos, todas nós caindo, todas nós levantando. É assim que seguimos sendo o que Ele quer que sejamos. Todas nós florescendo em graça.
____________________________________
Queridas, escrevi esse post em forma de desabafo com um objetivo somente: mostrar que somos todas iguais. TODAS nós. Desde nossas heroínas na fé até nossas irmãs na igreja até nós mesmas. Todas pecadoras, todas necessitadas de graça. Mas, ao mesmo tempo todas com a capacidade de ser como Daniel – fiel e irrepreensível – porque o mesmo Deus que agiu em Daniel age em nós.
Então vamos, juntas, ser exemplo e inspiração a um mundo que necessita de Jesus? Vamos mostrar que Ele sim é a maior inspiração? Que Ele é a luz e nós somente os espelhos que O refletem?
Em Cristo,
21 Comments
Francine gostei muito do texto, foi enriquecedor. Senti sua sinceridade e achei isso muito importante, pois o Apóstolo Paulo nos adverte:
“Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.Além disso requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.” (1 Coríntios 4:1,2)
“Despenseiros” gosto muito desse termo, que significa: Aquele que cuida da despensa, administrador do celeiro, distribuidor de algo que está sob sua guarda.
É isso que somos! Recebemos pela Graça dons e talentos – que estão sob a nossa guarda – e o que o Senhor Jesus espera é que sejamos fieis administradores seus. Para que os homens nos considerem “ministros(as) de Cristo” precisamos nos colocar exatamente nessa posição diante dos homens. Não podemos transparecer ser MULHERES MARAVILHAS da fé, mas devemos afirmar para nós mesmas o que o Ap. Paulo disse: “”quanto a mim””, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.(Filipenses 3:13,14)”
Conheci o Graça em Flor recentemente através daquele vídeo de indicações de livros^^. Pra mim ele já é uma referência, sempre que posso indico para amigas, pois venho sendo muito edificada pelos textos.
Enfim Francine, continue esse trabalho! Seja uma fiel despenseira de Cristo.
Paz! Também em Cristo
Kelly Oliveira
http://cafeebonslivros.blogspot.com.br/
Querida Kelly,
que explicação maravilhosa que complementou perfeitamente o texto! Muito obrigada por me lembrar de qual é nossa missão: não sermos Mulheres Maravilhas, como você disse, mas prosseguir para nosso alvo!
Fico feliz demais que você esteja sendo abençoada e que esteja compartilhado o blog com suas amigas! 🙂
Beijões!
Fran
Francine, me identifiquei muito com esse post.
Não que eu seja um exemplo para alguém mas porque luto para ser uma pessoa melhor. E tantas vezes me senti pequena, derrotada, uma farsante. Sim, uma farsante por não viver de forma plena aquilo que acredito, os ensinamentos de Jesus. E sempre que tentava me mudar, logo adiante caía novamente. E continuo caindo.
Em uma pregação de Mary Kassian na Conferência do Aviva Nuestros Corazones (2015), ela pregava sobre os sinais da hipocrisia. Ela disse: “O problema não é lutarmos contra os sinais da hipocrisia. O problema é quando não lutamos.” E ela está certa. Como você bem disse, Deus não espera que sejamos perfeitos. Somos falhas mas reconhecemos o quão necessitadas somos da misericórdia Dele. Devemos lutar diariamente contra tudo aquilo que O desagrada.
Estou lendo um livro chamado o Evangelho Maltrapilho de Brennan Manning. Queria deixar um citação. Diz o seguinte: “Ser honestos conosco não nos torna inaceitáveis para Deus. A honestidade não nos distancia de Deus, mas nos leva de arrastro para Ele – como nenhuma outra coisa consegue fazer – e nos deixa abertos de forma renovada para o fluir da graça. Embora Jesus chame cada um de nós para uma vida mais perfeita, não somos capazes de fazê-los por nossos próprios esforços. Estar vivo é estar incompleto; estar incompleto é carecer da graça. É por meio da graça apenas que qualquer um de nós pode ousar esperar tornar-se mais como Cristo.”
Esse post me fará refletir por um bom tempo. Espero sempre pode contar com o Graça em Flor pois é uma ferramenta de Deus. Por meio de suas postagens aqui me sinto estimulada a florescer em graça.
Deus te abençoe!
Querida Marta,
é exatamente isso! Com esse texto eu queria mostrar até porque esse blog se chama Graça em Flor – porque Deus não espera perfeição e por isso temos a graça. Para nos levantar quando caímos – porque certamente cairemos. Muito obrigada por complementar o texto tão bem com essa citação do livro e também da Mary Kassian! 🙂
Fico feliz demais que você esteja florescendo em graça comigo e espero que continuemos por muito tempo!
Em Cristo,
Fran
Que texto de sinceridade e humildade incrível, parabéns Fran! (Me identifiquei em muitos pontos com você) Te desejo força e muita Graça vinda de Deus com a condução desse blog, porque ele tem sido uma fonte de edificação na vida de muitas meninas! 😀
Querida Luana,
muito obrigada pelo comentário e suas doces palavras! Essa também é minha oração: que muitas pessoas sejam edificadas através dessa página!
Beijos 🙂
Fran
nuss Fran…esse post veio na hora certa,por muitas vezes me senti assim também,achando q muitos estavam acima d mim,e as vezes me sentia hipocrita pelas pessoas me elogiarem tanto e eu sabendo quem sou d verdade,era algo q me incomodava muito,e a busca por melhorar tava virando um peso,uma cobrança muito grande por mim mesma,não q o Senhor não mereça,mas tava sendo forçado da minha parte pra tentar mudar o fato d q sou tão pecadora e as pessoas não podiam ver isso,era quase como :”não posso deixar ninguém ve”…mas então tenho aprendido q Deus me ama assim,Ele quer me usar sim,e é por essa graça e amor q tenho q buscar melhorar,por Ele ,sou pecadora mesmo,mas reconhecer isso diante dEle,e confessar cada pecado me tem feito livre para ser quem Ele quer q eu seja!!!…fica na paz do Senhor Fran!Deus te abençoe sempre <3 …
Querida Fran,
é exatamente o equilíbrio entre essas duas coisas que precisamos encontrar: entre fazer o certo porque Deus nos manda e entre sermos pecadores que cairão e pecarão. Mas, como você disse, Ele nos ama apesar de nós e podemos descansar nisso. Ele é bom demais!
Beijos!
bom d+++++ mesmo 😉
Francine, escrevi um texto enorme, mas decidi apagá-lo e apenas agradecer porque independente das suas falhas você se permite ser usada por aqu’Ele que nos chamou, nos elegeu seus filhos. Sou grata a Deus por sua vida e seu ministério que sempre me abençoa de uma forma toda especial, e não só a mim, mas a muitas outra pessoas. Continue se permitindo ser usada para abençoar vidas.
Em Cristo.
Querida Samiri,
acredito que as muitas palavras que você tenha escrito e apagado não me fariam mais feliz do que essas poucas que você escreveu. Obrigada por ver exatamente o que eu tentei passar com esse texto: que tenho tentado ser usada apesar de minhas MUITAS falhas.
Seu comentário fez meu dia. Muito obrigada <3
Fran, nem tenho como te explicar o quanto esse post falou comigo. Já participei de um blog e sei como é a sensação de que estamos ensinando algo que não dominamos completamente – e a chave é realmente essa: entender que somos vasos de barro.
Gostei muito da forma como esse post foi sincero e vulnerável: é justamente aí que eu, como leitora, me identifico com você. Que Deus te abençoe cada dia mais e não pare de escrever! Pode ter certeza que, assim como eu, muita gente ama esse espaço!
Querida Carol,
como me faz feliz ler suas palavras! É exatamente isso minha busca diária com o Graça: que sejamos todas vulneráveis, aprendendo dEle e dependendo somente da força dEle. Muito obrigada por tirar um tempo para me escrever isso, me renova! Espero de coração que você continue sendo abençoada por aqui! <3
Beijos,
Fran
Oi querida! Nossa, como Deus falou comigo neste post! Ultimamente ando passando por algumas tribulações pessoais e muitas vezes sinto que sou “falsa” em minhas orações, dando até desânimo de continuar lutando! Porém, como Ele é maravilhoso e nunca desiste da gente, me fez lembrar de um blog que cheguei a acompanhar no inicio da minha caminhada (/truthfaithlove) e que ao abrir o link me direcionou para o seu novo cantinho! Fiquei muito feliz por ainda continuar se permitindo ser usada por Deus! Agradeço a Ele por existir pessoas que realmente querem fazer a diferença e que ñ permitem que suas imperfeições sejam desculpas para n servi-lo e fazer a Sua vontade! Obrigada pelo post, era exatamente isso que precisava ler para ter forças novamente de busca-Lo e acreditar mais um pouquinho que ele nunca vai desistir de mim! Continue escrevendo! Sempre! Beijos querida! (:
Querida Laila,
olha que coisa boa, você vem desde a época do TFL! Fico feliz que tenha achado o Graça e mais ainda que esse post tenha confirmado o que Deus já estava te falando. Você está certa: Ele não desiste de nós e sabe o quanto somos falhas. Mas, mesmo assim quer nos usar. Que Deus é esse? Maravilhoso demais! Podia usar anjos, mas quis nos usar. 🙂
Esteja aqui sempre. <3
Fran
Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. (2 Coríntios 4. 7)
Oi, Francine! Quando li esse texto, o versículo de Paulo em sua Segunda Carta aos Coríntios me veio logo à mente.
O tesouro está guardado em um recipiente frágil, que pode se quebrar a qualquer momento.
Eu também me sinto totalmente inapta para o serviço do Reino ao perceber Deus trazendo à tona meus pecados através da Luz da Palavra. Por outro lado, me alegro por saber que fui escolhida para proclamar Sua verdade. E quem me conhece melhor que Deus?
Já mencionei anteriormente o quanto o Graça em Flor é para mim um oásis. Graças a alguém que, mesmo se achando tão pecadora e imerecedora, se deixa ser um instrumento nas mãos de Deus. O recipiente é frágil, mas o tesouro é inquebrável!
Mais uma vez aprendo com você. Essa vulnerabilidade me inspira.
Deus te abençoe abundantemente!
Querida Joselma,
que palavras abençoadas. Muito obrigada por me lembrar dessa verdade maravilhosa: para que o poder não seja nosso, mas dEle! <3
Querida Francine,
É isso mesmo! O que precisamos fazer é nos colocarmos na posição de instrumentos dEle, reconhecendo que tudo que fazemos ou falamos seja para a glória dEle, mas que apesar de termos sido lavadas pelo sangue de Cristo somos pecadoras, não mais escravas do pecado, mas ainda pecadoras. É Ele quem nos transforma, cuida de nós e nos prepara como um canal que abençoa a outros, mas que simultaneamente somos abençoadas pq afinal se a Palavara não vem de nós mesmas, ela é em primeiro lugar para nós. Eis aí a maravilhosa graça de Deus, que nos é ofertada gratuitamente, mas que teve um alto preço, o sangue de Jesus derramado por nós e ressureto ao terceiro dia. Que o Senhor Jesus continue utilizando vc como um instrumento nas mãos dEle, inspirando outras moças e mulheres n por mérito próprio, mas pela graça que lhe alcançou e que é capaz de renová-la a cd dia. Isso significa ser Igreja, n igreja em templos (embora a reunião dos irmãos tb seja importante), mas Igreja como Cristo nos estabeleceu, nos alegrando com os que se alegram, ou ainda, chorando com os que choram, suportando uns aos outros, sendo inspiração uns aos outros. Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo abunde em nossos corações.
Querida Cláudia,
muito obrigada por um comentário cheio do Evangelho e que complementou tão bem o texto.
Um beijo!
Fran
Francine, gostei muito do seu texto eu estava no google procurando algo sobre humildade e vi essa foto com essa mensagem que me chamou muito atenção, e vim parar aqui e me surpreendi com suas lindas palavras e com sua humildade!
Falando agora com base no texto, as pessoas sempre cometem esse erro, de olhar o ser humano como exemplo para nós, falo isso sem desrespeitar a opinião de cada um.
Mas como exemplo devemos olhar para o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, só ele viveu como nenhum ser humano jamais conseguirá viver, mas o apóstolo Paulo diz que devemos ser um imitador de Cristo Jesus!
Eu fico vendo certas coisas como, membros de ” Igreja” idrolatrando pastores, depositanto a fé em pastores, sendo que eles sao seres humanos, falhos e pecadores como todos nós!
Espero que você tenha entendido o meu ponto de vista irmã Francine, você sim é uma pessoa humilde e se fosse outros estavam se gabando por acharem que são mais ” santos” que todo mundo!
Deus te abençoe, irmã Francine!
Já sou fã de sua página!
Abraços!
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.