Eu não consigo ser feliz vendo a miséria do mundo
Há algum tempo recebi um e-mail de uma moça que dizia não conseguir se sentir feliz sempre que lia a série Meninas como Nós e que isso estava afetando sua vida por um tempo, fazendo com que ela não conseguisse aproveitar as coisas boas de sua vida sem se sentir culpada.
Segue minha resposta.
____________________________________
Querida,
Acredite, eu compreendo exatamente o que você descreveu sentir. Há algumas semanas eu estava viajando e me alegrando. Mas, toda segunda-feira, quando eu tinha que focar em escrever o Meninas como Nós, meu coração afundava em meu peito e eu pensava “Senhor, por que eu? Por que eu tenho essa oportunidade maravilhosa de estar aqui, de contemplar Tua beleza nesse lugar abençoado? E por que elas sofrem absurdamente?”. E só uma palavra ressoava em meu coração: graça.
E para nós, humanos, é extremamente difícil compreender essas diferenças e injustiças. Porque nós queremos pensar em termos de justiça humana, e queremos apontar nossos dedos para o Todo-Poderoso e dizer “por que não salvar todos? Por que não curar todos?”. Mas, aí voltamos nossos olhos para Romanos e a Palavra nos corta como uma espada: “E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”. Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.” (Romanos 9:14-18)
E afinal de contas, Ele criou esse mundo perfeito, equilibrado e lindo. E nós nos separamos dEle, caímos em Adão e escolhemos deixar o pecado vir e desequilibrar tudo. Por isso a dor, por isso o sofrimento. Mas, ainda assim Ele quis trazer graça e redenção ao esmagar Seu próprio Filho por pessoas como nós. E nisso, e por vezes somente nisso, nosso coração pula de alegria!
Querida, o que tenho aprendido é que nós temos que nos alegrar. A Bíblia nos comanda várias vezes, “alegrai-vos, alegrai-vos”. E se pensarmos nas misericórdias, no Cordeiro morto por nós, nas bençãos diárias, não temos como não nos alegrar! A alegria do Senhor é nossa força! Ele nos ama! Ele é nosso e somos dEle! Ele nos prometeu vida eterna! Nos alegremos nisso!
Alegrem-se sempre. (1 Tessalonicenses 5:16)
Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! (Salmos 32:1)
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Filipenses 4:4)
Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos
alegres. (Salmos 100:2)
E muitos outros versos poderiam ser colocados aqui. O meu ponto é: o próprio Senhor nos comanda à alegria. Agora, isso quer dizer que devemos viver em uma bolha e ignorar os problemas do mundo? DE MANEIRA NENHUMA.
Não somos apenas chamados à alegria, mas também à compaixão e à ação. Note que alguns desses versículos sobre a alegria foram escritos por Paulo enquanto ele estava na prisão. Ou seja, o sofrimento não anula a alegria. Pelo contrário, ele até mesmo serve como “gasolina” no fogo, aumentando nossa alegria em Cristo, por saber quem Ele é, mesmo em meio à maior dor. E Ele mesmo é nosso maior exemplo de compaixão,
Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível. (Lamentações 3:32)
Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. (Marcos 8:2)
Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. (Mateus 9:36)
Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antigüidade. (Salmos 25:6)
Amiga, nós somos chamadas a ter compaixão. Mais que isso, somos chamadas a agir. Toda vez que o Senhor Jesus sentia compaixão nessa Terra Ele agia: multiplicava a comida para alimentar os famintos, curava os feridos e até mesmo ressuscitava os mortos. Somos chamados a agir, a sermos Suas mãos e pés.
Somos chamados a agir, a sermos Suas mãos e pés em um mundo caído. Click To TweetA cura para esse sentimento confuso que temos (mistura de gratidão e culpa) é um equilíbrio entre alegria e compaixão. Alegria por sabermos em Quem estamos firmados e por vermos as bençãos dEle em nossas vidas. E compaixão pelas almas e corpos ao nosso redor, por saber que o pecado e o Inimigo vêm como leões devoradores, prontos para destruir e matar e dilacerar.
E esse equilíbrio não nos vem naturalmente – precisamos do agir do Espírito em nós.
Como você disse, e eu concordo plenamente: devemos pedir por ombros mais fortes. Ombros prontos para suportar a dor do outro, para lutar pela liberdade do outro, para sermos embaixadores dos Céus na terra. Para realmente nos colocarmos fora da zona de conforto e dentro do vale profundo da dor.
Mas, também devemos pedir por olhos que enxergam a beleza da criação. Se ignoramos a beleza de tudo que Ele fez por causa da tristeza de tudo que o pecado tem devorado, . Ele criou beleza e alegria porque Ele É beleza e alegria. E quando enxergamos isso e nos regozijamos nisso estamos dando glórias ao Grande Autor de tudo que é bom.
Alegre-se na beleza da praia. Alegre-se nas amizades e amor familiar. Alegre-se em um emprego, uma casa, segurança. Alegre-se pela liberdade de culto. Tudo isso traz honras ao Senhor, porque nos lembramos que toda boa dádiva vem do alto – e assim Ele é glorificado em nós. John Piper diz, “Deus é mais glorificado em nós quando somos mais satisfeitos nEle.”
Mas, ao alegrar-se, lembre-se também de chorar pelos que choram. Lembre-se de lutar pelos que sofrem. Lembre-se de clamar ao Senhor que eles conheçam a graça que nós conhecemos. E lembre-se de agir – de orar e pedir que o Senhor realmente abra portas de ação, maneiras de você ativamente ajudar o próximo. E Ele com certeza o fará.
E nesse equilíbrio está a glória do Senhor. Alegres e compassivos, assim devemos ser.
Alegres e compassivos, assim devemos ser. Click To TweetEspero que esse e-mail te encontre mais tranquila e que você e eu possamos nos relembrar dessas verdades preciosas em nossa caminhada nesse mundo vil.
Novamente, muito obrigada por compartilhar comigo seus pensamentos e sentimentos!
Me escreva novamente, se quiser.
No amor de nosso alegre e compassivo Cristo,
Francine
____________________________________
Você já passou por isso, de não conseguir ser feliz com sua vida por pensar na tristeza da vida de outros? Vamos falar sobre isso nos comentários!
12 Comments
Olá Fran! ^_^
Realmente esse texto baseado no comentário da jovem sobre o sentimento de tristeza que ela sentia ao ver o sofrimento dos demais é muito edificador.
Verdadeiramente precisamos encontrar o equilíbrio entre esses extremos de tristeza e alegria.
Já passei por esse momento também, de me envolver demais com as dores dos outros, a ponto de não mais ver o lado bom das coisas.
E uma atitude que me ajudou bastante foi pedir a Deus para que Ele me encorajasse a ajudar os demais de alguma forma a partir dos sofrimentos dos outros.
É bem verdade que no caso das meninas que se encontram distantes de nós, infelizmente não podemos ajudá-las estando ao lado delas, porém graças ao Pai que existe outras formas de ajudar, sendo uma delas a oração, e com isso podemos interceder pelas vidas que estão sendo assoladas pelas fortes dores que o mundo lhes causam.
Contudo, ainda sim, Deus me fez perceber que posso ajudar outras pessoas que estão perto de mim, usando essa sensibilidade para enxergar com mais precisão o que está a minha volta, e ver o que posso fazer, com a ajuda do Pai.
Precisamos cada vez mais pedir sabedoria ao Pai, p/ que venhamos lidar com essas realidades presentes no nosso meio.
Enfim.. Que a Graça do Senhor abunde constantemente em nós… #Precisamos!
E que Deus continue te abençoando, Fran! ^_^
Querida Sinara,
seu comentário me encorajou e lembrou que toda a dor do mundo, ao invés de nos empurrar para a tristeza, deveria nos empurrar para a ação. Precisamos nos lembrar de quem Ele é e confiar no poder que Ele tem. E além disso, precisamos nos colocar de joelhos por essas pessoas e por nós mesmos, pela nossa própria maldade e pecado.
Obrigada por trazer esse ponto de vista ao assunto.
Beijos!
Fran
Fran, obrigada por mais esse bálsamo dos Céus!! Essa semana mesmo me senti impotente, triste e culpada por viver num lugar de clima ameno, maravilhoso, enquanto as famílias de Mariana estão sofrendo a perda de familiares, amigos, vizinhos, soterrados na lama. Passa pela cabeça que, poxa, Deus bem que poderia ter alertado as pessoas um pouco antes da barragem desmoronar, ou fazer com que a barragem não desmoronasse at all, mas aquele versículo que vc postou realmente é claro. Me senti até com vergonha, confesso, de dizer publicamente que Deus está no controle, que Ele vai cuidar de tudo, pois em situações anteriores de tragédias similares (aquele terremoto no Nepal, o menininho imigrante afogado, ataques terroristas e muitos outros), vi um mar de comentários dizendo, basicamente: “Se Deus é tão bom, tão amoroso, tão cuidadoso como os ‘crentes’ falam, por que Ele se esconde nessas horas?”. Isso me deixou contrariada, sim, porque no meu interior EU SEI, com certeza completa, que Deus continua sendo bom, amoroso, cuidadoso, MESMO COM TUDO ISSO, mas me deixou também chateada comigo mesma por não saber nem contestar, sabe? Não sabia o que falar, e me calava, dando espaço pra que a esses comentários tomassem conta até de capas de revista (vc viu aquela Veja, né? ah…).
Mas aí há uns dias ouvi uma música que me abriu os olhos quanto a isso e acho que cabe bem com o tema do post. O nome é Minha Estupidez, do Eduardo Mano, e diz assim:
Minha estupidez me faz/ esquecer de que estás/ constantemente ao meu redor./ E como ingrato que sou/ não ouço Tua doce voz/ que ecoa em meio à Criação./ E basta eu olhar para fora do meu mundo/ para enxergar que há um mundo/ que resplandece o teu amor./ E quando eu me lembro que posso descansar/ deixando tudo aos teus pés/ fica mais fácil te encontrar.
(…)
E continua. E percebi – e aqui roubo um trecho do seu texto – que quando deixamos de enxergar quantas coisas lindas Deus fez e faz, tão claras na natureza, damos mais valor pra destruição do pecado – que sim, tá enorme, tá tomando conta de tudo e confirmando cada vez mais que o fim está próximo, mas que AINDA ASSIM é menor que a infinita Glória de Deus! Que esse mundo tão triste nos dê cada vez mais vontade de irmos pro Céu, onde o pecado não alcança!!
Desculpa, Fran, pelo desabafo em forma de textão. Quis me expressar e me sinto à vontade aqui. Que o nosso Pai continue sendo contigo, oro sinceramente. Que você continue sendo essa inspiração pra mim e pra muitas. Ore por mim, se puder, minha irmã. Um beijo!!
PS.: Quatro parágrafos depois do tweet “Somos chamados a agir, a sermos Suas mãos e pés em um mundo caído.” tem um errinho! Parece que tá faltando alguma coisa entre uma vírgula e um ponto. Creio eu que seja a citação da imagem, “… sufocamos a glória dEle.”
Querida Paula,
seu comentário é o reflexo do motivo pelo qual criei esse blog: para conversarmos, nos expressarmos. E foi isso que você fez e meu coração muito se alegra. Eu também deitei em minha cama outra noite e pensei nas pessoas, nossos compatriotas, tão perto de nós, que perderam suas camas, suas casas, alguns até mesmo sua família, para a lama em Mariana. E eu preciso me relembrar constantemente que Deus é bom. DEUS É BOM. Nós é que somos pecadores, infieis, maldosos. Ele é bom.
E Ele sabe como nós somos terríveis, e por isso mesmo enviou Seu Filho perfeito: para que através dEle houvesse escapatória para a nossa miséria. Ele é bom.
É como o Salmo 136 diz e repete uma vez atrás da outra: porque Ele é bom, e Sua misericórdia dura para sempre.
E não nos esqueçamos que Ele nos chama para agir. Para nos levantar em favor dos que sofrem!
Estou lendo Jó e fui muito encorajada nesse versículo: “Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração,
e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”. Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.” (Jó 1:20-22) — O que mais me impressiona é que, logo depois de ter perdido TUDO o que tinha, Jó não culpou a Deus. É isso que as pessoas fazem: destruição, terrorismo, desastres naturais: onde está Deus? Por que Ele não faz nada?
E Jó se prostra e diz: bendito seja o Senhor que dá e que tira.
Que façamos o mesmo.
Em Cristo,
Fran
Oi Francine, só gostaria de comentar o seguinte: Sou casada e moro num lugar chamado Boa Vista – Roraima, extremo norte do Brasil. Também já vivi no Paraguay (meu esposo é paraguaio) e tenho um filho de um ano e meio. Bom, conheci seu blog a pouquíssimo tempo, e até mesmo já pude ver alguns vídeos no seu canal. Muitas coisas que vc tem compartilhado já têm me tocado profundamente. Então, dois pedidos:
primeiro: Seja minha amiga também!!!
segundo: poderia disponibilizar em escrito os sete hábitos que devemos abandonar para sermos mulheres fortes ( eu encontrei o video em ingles na internet, mas não sou fluente no ingles).
Abraços e em Cristo,
Edilene Cruz de Souza de Garcete
Querida Edilene,
fiquei feliz com seu comentário! Meu objetivo é ser próxima e ajudar todas as leitoras do Graça 🙂
Quanto ao seu pedido dos sete hábitos, você chegou a ver o vídeo que fiz baseado no original, em inglês? Nele você encontra os pontos. Deixo o link: https://www.youtube.com/watch?v=AbHVQzBDkdQ
Em Cristo,
Fran
Fran,
Cheguei sim a ver o vídeo… è muito… mas muito edificante mesmo, não é para negligenciar. Me confronta diretamente os pontos que são abordados… Vou rever e anotar então.
P.S.: que bom que me respondeu.. fiquei contente : )
em Cristo sempre, por sua graça,
Edilene
nuss quantas vezes já me senti assim,desesperada por tantas coisas ruins,por tanta dor,dificil até d ficar feliz com qualquer outra coisa mesmo…esse post me fez entender muito ,e há tempo venho tentando ser mais util nessa questão..AGIR!!! e tentar não deixar o sofrimento do mundo não destruir a alegria d viver pra Cristo e contemplar as maravilhas q Ele faz por mim todos os dias… bjoss Fran
Querida Fran,
exatamente: não deixar que o sofrimento nos impeça de ver o quão maravilhoso privilégio temos de sermos chamadas Filhas de Deus! 😀
Obrigada pelas suas Palavras!!!
At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?