Eu não consigo ser feliz vendo a miséria do mundo

Há algum tempo recebi um e-mail de uma moça que dizia não conseguir se sentir feliz sempre que lia a série Meninas como Nós e que isso estava afetando sua vida por um tempo, fazendo com que ela não conseguisse aproveitar as coisas boas de sua vida sem se sentir culpada.

Segue minha resposta.

____________________________________

Querida,

Acredite, eu compreendo exatamente o que você descreveu sentir. Há algumas semanas eu estava viajando e me alegrando. Mas, toda segunda-feira, quando eu tinha que focar em escrever o Meninas como Nós, meu coração afundava em meu peito e eu pensava “Senhor, por que eu? Por que eu tenho essa oportunidade maravilhosa de estar aqui, de contemplar Tua beleza nesse lugar abençoado? E por que elas sofrem absurdamente?”. E só uma palavra ressoava em meu coração: graça.

E para nós, humanos, é extremamente difícil compreender essas diferenças e injustiças. Porque nós queremos pensar em termos de justiça humana, e queremos apontar nossos dedos para o Todo-Poderoso e dizer “por que não salvar todos? Por que não curar todos?”. Mas, aí voltamos nossos olhos para Romanos e a Palavra nos corta como uma espada: “E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”. Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.” (Romanos 9:14-18)

E afinal de contas, Ele criou esse mundo perfeito, equilibrado e lindo. E nós nos separamos dEle, caímos em Adão e escolhemos deixar o pecado vir e desequilibrar tudo. Por isso a dor, por isso o sofrimento. Mas, ainda assim Ele quis trazer graça e redenção ao esmagar Seu próprio Filho por pessoas como nós. E nisso, e por vezes somente nisso, nosso coração pula de alegria!

Querida, o que tenho aprendido é que nós temos que nos alegrar. A Bíblia nos comanda várias vezes, “alegrai-vos, alegrai-vos”. E se pensarmos nas misericórdias, no Cordeiro morto por nós, nas bençãos diárias, não temos como não nos alegrar! A alegria do Senhor é nossa força! Ele nos ama! Ele é nosso e somos dEle! Ele nos prometeu vida eterna! Nos alegremos nisso!

Alegrem-se sempre. (1 Tessalonicenses 5:16)
Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! (Salmos 32:1)
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Filipenses 4:4)
Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos
alegres. (Salmos 100:2)

E muitos outros versos poderiam ser colocados aqui. O meu ponto é: o próprio Senhor nos comanda à alegria. Agora, isso quer dizer que devemos viver em uma bolha e ignorar os problemas do mundo? DE MANEIRA NENHUMA.

Não somos apenas chamados à alegria, mas também à compaixão e à ação. Note que alguns desses versículos sobre a alegria foram escritos por Paulo enquanto ele estava na prisão. Ou seja, o sofrimento não anula a alegria. Pelo contrário, ele até mesmo serve como “gasolina” no fogo, aumentando nossa alegria em Cristo, por saber quem Ele é, mesmo em meio à maior dor. E Ele mesmo é nosso maior exemplo de compaixão,

Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível. (Lamentações 3:32)

Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. (Marcos 8:2)

Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. (Mateus 9:36)

Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antigüidade. (Salmos 25:6)

Amiga, nós somos chamadas a ter compaixão. Mais que isso, somos chamadas a agir. Toda vez que o Senhor Jesus sentia compaixão nessa Terra Ele agia: multiplicava a comida para alimentar os famintos, curava os feridos e até mesmo ressuscitava os mortos. Somos chamados a agir, a sermos Suas mãos e pés.

Somos chamados a agir, a sermos Suas mãos e pés em um mundo caído. Click To Tweet

A cura para esse sentimento confuso que temos (mistura de gratidão e culpa) é um equilíbrio entre alegria e compaixão. Alegria por sabermos em Quem estamos firmados e por vermos as bençãos dEle em nossas vidas. E compaixão pelas almas e corpos ao nosso redor, por saber que o pecado e o Inimigo vêm como leões devoradores, prontos para destruir e matar e dilacerar.

E esse equilíbrio não nos vem naturalmente – precisamos do agir do Espírito em nós.

Como você disse, e eu concordo plenamente: devemos pedir por ombros mais fortes. Ombros prontos para suportar a dor do outro, para lutar pela liberdade do outro, para sermos embaixadores dos Céus na terra. Para realmente nos colocarmos fora da zona de conforto e dentro do vale profundo da dor.

Mas, também devemos pedir por olhos que enxergam a beleza da criação. Se ignoramos a beleza de tudo que Ele fez por causa da tristeza de tudo que o pecado tem devorado, . Ele criou beleza e alegria porque Ele É beleza e alegria. E quando enxergamos isso e nos regozijamos nisso estamos dando glórias ao Grande Autor de tudo que é bom.

Alegre-se na beleza da praia. Alegre-se nas amizades e amor familiar. Alegre-se em um emprego, uma casa, segurança. Alegre-se pela liberdade de culto. Tudo isso traz honras ao Senhor, porque nos lembramos que toda boa dádiva vem do alto – e assim Ele é glorificado em nós. John Piper diz, “Deus é mais glorificado em nós quando somos mais satisfeitos nEle.”

Mas, ao alegrar-se, lembre-se também de chorar pelos que choram. Lembre-se de lutar pelos que sofrem. Lembre-se de clamar ao Senhor que eles conheçam a graça que nós conhecemos. E lembre-se de agir – de orar e pedir que o Senhor realmente abra portas de ação, maneiras de você ativamente ajudar o próximo. E Ele com certeza o fará.

E nesse equilíbrio está a glória do Senhor. Alegres e compassivos, assim devemos ser.

Alegres e compassivos, assim devemos ser. Click To Tweet

Espero que esse e-mail te encontre mais tranquila e que você e eu possamos nos relembrar dessas verdades preciosas em nossa caminhada nesse mundo vil.

Novamente, muito obrigada por compartilhar comigo seus pensamentos e sentimentos!

Me escreva novamente, se quiser.

No amor de nosso alegre e compassivo Cristo,

Francine

____________________________________

Você já passou por isso, de não conseguir ser feliz com sua vida por pensar na tristeza da vida de outros? Vamos falar sobre isso nos comentários!