Esgotamento espiritual

Muitas pessoas querem fazer o que é correto em suas vidas. Pessoas que querem dar conta de tudo e não conseguem dizer não. Pessoas perfeccionistas que não admitem falhas. Elas têm a necessidade de agradar a todos e não conseguem lidar com críticas. Elas se cobram demais e tentam controlar todas as circunstâncias.

Suas atividades não rendem mais, seus afazeres são muitos e por isso elas se isolam socialmente. A escuridão de um quarto é seu melhor amigo e então surge a angústia, uma tristeza avassaladora. Por estarem assim, as pessoas desistem dos relacionamentos, sejam eles com filhos, com o cônjuge ou com os colegas de trabalho. Elas têm um esgotamento espiritual. O famoso “burn out”. Vez ou outra essa exaustão leva à depressão.

Nesse texto gostaríamos de ajudá-las a superar esse cansaço, aprendendo que as pessoas sofrem tudo isso por não entenderem como assumir seu papel aqui nesse mundo. Será um prazer levá-las a entender que há muito mais nessa vida do que o aqui e agora. Vamos juntas, meditar sobre o que devemos parar de fazer e o que devemos começar a fazer daqui em diante.  

Pare de enxergar a vida com seu ponto de vista e comece a enxergar a vida do ponto de vista de Deus. Vocês já devem ter ouvido sobre passar por provações e aflições. Vamos mudar de nome e começar a chamar de “testes”. Nesse mundo passamos por testes que desenvolvem nosso caráter. Nossa vida toda é um teste. Deus testará nossa fé por meio desses problemas, desses testes. Enquanto estivermos nessa vida, teremos que perseverar com fé todos os dias. Mesmo quando parece que o que estamos fazendo não tem efeito nenhum. A notícia boa é que Deus quer que sejamos aprovados nesses testes. Temos que temer a Deus e orar para que saibamos administrar cada teste, cada tarefa, cada problema que Deus nos dá.

Lembre-se que aqui não é seu lar. A Bíblia usa palavras como estrangeiros, forasteiros, peregrinos para nos chamar a atenção de que nossa passagem por aqui é temporária. O cansaço dessa vida é resultado daquilo que almejamos ter em nosso beneficio, anseios que jamais serão satisfeitos aqui. Esse mundo não nos trará satisfação plena nunca. Podemos até atingir metas, alcançar objetivos, porém fomos criados para algo muito melhor.

Restaure relacionamentos. Peça perdão. Converse e não evite conflitos. As pessoas têm a tendência de achar que evitar conflitos promoverá a paz. Isso se chama covardia. Fugir dos conflitos só trará a falsa sensação de que eles sumiram. Fale com Deus antes de falar com as pessoas quando quiser restaurar um relacionamento. Use a oração para desabafar assim como o rei Davi fazia. Deus não ficará surpreso ao ouvir sua raiva, suas frustrações, sua insegurança. Portanto, diga-Lhe exatamente como se sente em relação aos outros. Antes de tentar agradar a todos, agrade a Deus. Se preocupe em como Deus gostaria que você agisse com as outras pessoas. Deixe para trás os ressentimentos. Eles nos fazem agir como insensatos e não ganhamos nada com isso. Não devemos ficar remoendo o passado. Precisamos aprender a perdoar assim como Deus nos perdoou.

Deixe as desculpas para trás. Essa angústia trazida pela exaustão nos leva a desistirmos de nossa caminhada com Deus. Não queremos mais continuar e fugimos. Assim como Jonas que mudou seu rumo naquela viagem, pegamos outra direção e muitas vezes assim como ele, voltamos humilhadas. Essas desculpas do tipo: “não tenho tempo”, “tentei e não consegui”, “nunca dá certo para mim”, são na verdade uma maneira de dizer que desistimos. Não podemos achar que ninguém zela por nós. Essas desculpas são um contraste das promessas que Deus nos fez. A promessa de nos salvar. Essa é a promessa para a minha alma, ainda que a carne desfaleça.

Creia na cruz. Nada nos separará desse amor. A nossa alegria está na cruz de Cristo. Éramos filhos da ira e agora temos vida eterna. Ele é o penhor da nossa salvação. Somos morada de Cristo. E o Espírito Santo está nos dando dons para passar por esse mundo. Tenhamos consciência de que vivemos o “ainda não” e sigamos em frente. Nós que somos salvos precisamos buscar as coisas do alto, avançando para o alvo que é a vida eterna. A cruz de Cristo nos fez morrer para viver em Cristo. Em todo o sofrer desse mundo Ele nos guardará.

Enfim, nosso Deus é grande, glorioso, nunca nos abandonará. O que devemos fazer é descansar nos braços dEle. E não só descansar, mas relaxar, se espreguiçar e até dormir! Em I Reis 19:4-8, Deus permite que Elias, ao fugir depois de ver todos o perseguirem, desesperado a ponto de pedir que Deus acabe com sua vida, durma e quando é acordado pelo anjo, tem pão e água para comer, e esse alimento o dá forças para andar por quarenta dias e quarenta noites. Às vezes o que devemos fazer é dormir, e assim como o profeta Elias, descansar para encontrar a nossa força, nosso alimento espiritual quando acordarmos. Minha oração é que possamos achar conforto no amor de Deus, para que saibamos que é Ele que nos protege de todo o mal, e é Ele nosso refúgio, nossa fortaleza, é Ele que nos dará o pão e a água que precisamos para aguentar a nossa viagem.

Descansar nos braços do nosso Pai eterno é uma demonstração de fé.

É uma maneira de cumprirmos nosso propósito aqui nesse mundo que é adorar e servir ao Senhor. Apesar de nós, de nossos pecados, de nossas falhas, o Senhor é soberano e nos perdoa. Que a Cruz de Cristo nos atraia e nos traga paz porque nos rendemos aos pés do Senhor.