Do luto à graça

Artigo escrito originalmente por Susan B. Mead, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo

Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.” (Salmo 147:3)

O luto atinge cada um de nós de muitas direções diferentes.

Um relacionamento romântico que deu errado. A perda de uma amizade preciosa. Um filhotinho que teve que ser sacrificado. Braços vazios e um coração quebrado por causa de um aborto. Infertilidade. Abuso. A morte de alguém amado.

Sonhos de esperança e um futuro frustrados em um instante. Eu sei. Já vivi isso também.

Uma ligação mudou minhas esperanças e meu futuro quando meu filho mais velho, Matt, lamentou no telefone sobre meu filho mais novo, “Kyle morreu noite passada!”

Oh, Deus.

NÃO, DEUS!

Esperanças, sonhos, futuro…

Convites de casamento dos amigos dele simplesmente rasgavam meu coração. Anúncios de nascimentos dos bebês daqueles amigos casados reacendia a dor da perda. E perceber que eu nunca teria netos dele – correndo para mim, segurando suas mãozinhas ou ele jogando elas para cima com risadas de alegria – tudo isso me atingia com força.

Sim, casamentos, formaturas, anúncios de gravidez – lembranças daqueles sonhos cheios de esperança que foram despedaçados – causavam choro, gemidos e amargura. Meu coração com frequência se perguntava: eu permanecerei amargurada ou vou melhorar? Eu vou continuar a me dissolver em lágrimas, ou será que vou algum dia conseguir me alegrar com esses amigos preciosos?

Em um dos meus piores momentos, uma percepção e uma lembrança inundaram meu coração e mente: Deus perdeu seu Filho também, Seu único Filho. O Pai conhece minha perda, dor e quebrantamento tão bem!

Em um dos meus piores momentos uma lembrança me inundou: o Pai conhece minha dor tão bem! Click To Tweet

Essa revelação foi como uma cola sobrenatural que consertou minha alma machucada. As partes perdidas, tenebrosas, e quebradas retrocederam enquanto Deus procedeu a curar meu coração quebrado com Seu amor e Sua luz.

E quanto aos seus sonhos, esperanças e sonhos perdidos?

Você está amargurada?

Você quer melhorar?

Você está preparada para colocar suas preocupações pesadas aos pés da cruz… e deixar esse fardo ali, para que você possa caminhar rumo aos planos que Deus tem para você? Jesus prometeu, “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:30)

O plano de Deus para o seu Filho não foi o que o povo esperava ou queria enquanto eles celebravam a chegada de Jesus em Jerusalém naquele Domingo de Ramos, e enquanto viam a morte dEle na cruz ao final da semana. Eles não sabiam que o Domingo de Páscoa – o dia do Filho – estava chegando.

Lembre-se, amiga… O domingo está chegando! Jesus ressurgiu da sepultura pela graça de Deus para nos salvar e redimir. Ele tem planos para nós que incluem esperança e um futuro, mesmo quando nossos planos são frustrados e nós não podemos ver além de nossa esmagadora perda.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11)

Nós perdemos o Kyle há sete anos e três dias hoje. E ainda, das cinzas do luto uma história de graça surge – da graça de nosso Senhor Jesus.

____________________________________

É a primeira vez que posto alguma coisa sobre luto. Esse é um assunto tão delicado, e quando li esse texto de Susan B. Mead sabia que precisava traduzir, porque sei que a dor dela é, em muitos momentos, nossa dor também. Se você está completamente afundada na dor excruciante da perda de alguém querido, deixe que o testemunho dela te lembre disso: há graça no luto.

Em Cristo,