Discipulado

“…façam discípulos de todas as nações […] ensinando-os a obedecer a tudo o que eu Ihes ordenei” (Mateus 28.19,20)

Quando prestamos atenção ao real sentido destes versículos, podemos afirmar que o discipulado é o serviço mais difícil para a igreja de Cristo, porque é possível ensinar a qualquer um  quais são os mandamentos de Jesus, mas é mais difícil ensinar um cristão a obedecer esses mandamentos. Parece até uma tarefa impossível, e realmente ela é. Para nós, não para Cristo. Por isso ele enfatiza o ensino mútuo, ou seja, o discipulado.

Nestes mesmos versículos temos o mandamento de ensinar. Cristo comanda que através do ensino, tornemos o impossível possível, ensinando a todos a obedecer seus mandamentos.

Esse ensino tem um único objetivo: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mateus 5.16). Nosso objetivo ao exercer o discipulado deve ser a glória de Deus. Nossa oração é que, ao ler esse texto, fique claro para vocês que é fundamental que Deus seja glorificado através do discipulado.

O que é discipulado?

Antes de sua ascensão aos céus, Cristo ordenou: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19). A ordem é para ensinarmos as pessoas todos os mandamentos que Jesus Cristo tem nos ensinado e, assim, essas pessoas se tornem também seguidoras de Cristo.

O discípulo é a pessoa que segue a Jesus Cristo, arrependida dos seus pecados, renunciando à sua vontade e pagando o preço do seu compromisso espiritual. Ele é alguém que assume publicamente a sua relação com Cristo. Ele é um aprendiz, que está diariamente comprometido em viver conforme o ensino e a vontade de seu Mestre Jesus.

Após a ascensão de Cristo, a palavra discípulo foi usada para identificar todo seguidor de Jesus Cristo. Por isso, todo aquele que se diz cristão deve ser um discípulo dele e viver de acordo com seus ensinos. 

Como discipular?

Precisamos entender que o trabalho de transformar incrédulos em imitadores e seguidores de Cristo é do Espírito Santo e o nosso é tão somente ensinar. O melhor ensinamento é pelo exemplo. Mesmo quando não temos o dom do ensino, podemos usar nossas vidas como exemplo mostrando nossa real conversão, ou seja, nossa mudança de comportamento quanto às nossas escolhas e como utilizamos os privilégios  de sermos discípulos de Cristo.

Examinemos nossas vidas e vejamos se realmente elas são guiadas pelo Espírito Santo. Um verdadeiro discípulo de Cristo tem novos desejos: ele passa a ter fome da Palavra de Deus, sentindo a necessidade de orar e de agradar ao seu Senhor. O pecado agora é para ele uma vergonha e ele fica triste ao percebê-lo em sua vida. Ele se arrepende de seus erros e evita cometê-los novamente. 

O verdadeiro seguidor de Cristo tem sua vida moldada por Deus.

Examinada a vida do discipulador ele poderá começar seu desejo mais evidente ao se converter: evangelizar e servir outras pessoas. 

Os passos do discipulado

Devocional

Devemos começar ensinando os seguidores de Cristo a ter uma vida devocional perante o Senhor. A oração, leitura bíblica e a meditação na Palavra do Senhor devem fazer parte da rotina diária do discipulando.

Santificação

O discípulo de Cristo tem seu processo de santificação iniciado logo na sua conversão, porém, esse terminará somente com a sua glorificação na segunda vinda de Cristo. Sendo que a vontade de Deus para todo discípulo dele é que busque a santificação e gradativamente vá deixando as possíveis práticas pecaminosas e consagrando sua vida a Deus, podemos ajudá-los a perceber a necessidade da santificação fazendo-os entender que a Palavra de Deus é o instrumento para isso e que somente através da obra de Jesus é que ela ficará mais acessível a eles. 

Submissão

Ensinar os seguidores de Cristo a serem verdadeiros imitadores dele é ensiná-los a se submeterem a ele. Eles devem abrir mão de desejos egoístas e estar preparado para amar seu próximo servindo sua comunidade. Eles devem entender que a auto negação é mais importante do que a auto realização. Jesus Cristo, mesmo sendo Deus, se submeteu à vontade de seu Pai, que tinha o propósito de salvar seus eleitos através do sangue de seu único Filho.

Serviço

Jesus disse, quando estava com seus discípulos no cenáculo celebrando a última Páscoa, enquanto os servia lavando seus pés: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13.15). Assim como Jesus fez o que, em sua cultura, era o trabalho de um escravo, a fim de servir seus discípulos, nós também não devemos considerar nenhuma tarefa simples ou humilhante demais, pelo contrário, devemos estar prontos para servir aos outros como nosso Mestre ensinou. Em nossa cultura, nosso tempo é algo que valorizamos muito. Considere então, como discípulos de Cristo, doar seu precioso tempo em serviço aos outros.

Por fim, gostaríamos de te encorajar a exercer esse serviço, o discipulado, pensando que ele foi uma das principais ocupações de Jesus Cristo enquanto aqui na terra. Estejamos prontos a sermos verdadeiras testemunhas de Deus e do seu amor concedido a nós através da vida e obra de Jesus Cristo, seu Filho. Ele nos escolheu para sermos seus discípulos por amor e por causa disso devemos levar outros a conhecê-lo e também experimentar esse amor. 


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Abril com o tema “Serviço”. Para ler todos os posts clique AQUI.