Como conflitos criam conexão para casais

Artigo escrito originalmente por Dr. John Townsend, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.

Leais são as feridas feitas pelo amigo. (Provérbios 27:6a)

Quando minha esposa, Barbi, e eu estávamos recém-casados, nós tínhamos conflitos sobre conflitos. Olhando para trás, é meio engraçado porque mais para frente nós escrevemos um livro para cristãos chamado Limites no Casamento. Imagine observar a gente tendo conversas sobre o quanto os limites do nosso próprio casamento eram ruins.

A forma como Barbi lidava com conflitos era evitando-os. A minha forma era mais brusca. nós falávamos sobre um problema, e nunca dava certo. Um de nós era mal entendido, nós nos afastávamos um do outro e o problema não se resolvia.

Um dia eu perguntei à Barbi, “Quando nós discutimos, eu nunca paro de te amar. Existe alguma forma de eu fazer isso melhor para você?”

Ela pensou por um minuto e disse, “Talvez se você me dissesse que me ama antes de me confrontar, talvez isso ajudasse.”

Era uma boa ideia, então eu concordei. Da próxima vez que eu quis falar com ela sobre algum problema, eu entrei no quarto e disse algo como, “Querida, eu quero que você saiba que eu me importo muito com você e espero que você se sinta segura comigo.” Então quando eu trouxe o problema à tona, as coisas fluíram bem melhor para ela e para nós.

Esse método de ter conversas bem-sucedidas funcionou por um tempo. Mas, com o passar do tempo algo mudou. Eu ia falar sobre um problema e começava com, “Querida, eu só quero que você saiba…”, e ela já dizia, “Pare! Tudo bem. Eu sei que você me ama, fala logo sobre o problema…”

Nós rimos sobre isso. Com o tempo ela começou a se sentir segura o suficiente para não precisar de uma afirmação antes de todas as conversas. Ela percebeu que eu a amava mesmo em meio ao confronto, e ela estava pronta para ir diretamente para a parte de resolver o problema.

Quando Deus criou o casamento, Ele nos deu um de Seus melhores presentes. Ele proveu uma conexão permanente e segura onde homem e mulher podem experimentar amor, alegria, significado e propósito juntos.

Gênesis 2:24 diz, “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (ARC). Deus planejou o casamento para ser uma conexão das pessoas como um todo. Isso significa que, mais do que em qualquer outro relacionamento humano, cada pedacinho de você foi criado para se conectar com seu cônjuge. O amor que vocês compartilham deve ser completo enquanto vocês entrelaçam suas vidas e emoções ao redor um do outro.

Porque o casamento é um tipo de relacionamento tão maravilhoso, o confronto dentro dele é realmente muito importante. Quem seria mais qualificado para entender e falar com você sobre um problema do que aquela pessoa que está vivendo a vida ao seu lado? Vocês estão intimamente envolvidos. Você vê a pessoa real, com imperfeições e tudo mais. Mais do que ninguém, o cônjuge deveria ser capaz de ver quais os verdadeiros problemas de seu parceiro.

Casamento não foi feito para fazer o outro feliz; foi feito para crescer e ajudar o outro a crescer também.

Felicidade pode fazer, e certamente faz, parte de um bom casamento.  Entretanto, é um subproduto de crescimento e da vida – e não o objetivo principal.

O confronto traz o poder e a habilidade de fazer escolhas e mudanças em seu relacionamento. Deus criou todos nós para sermos os agentes de mudança uns dos outros. Nós temos a responsabilidade de influenciar as pessoas em nossas vidas para serem o melhor que elas podem ser. Por exemplo, 1 Tessalonicenses 5:11a diz, “Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros” (ARC).

Nós devemos influenciar as pessoas em nossas vidas para serem o melhor que elas podem ser. Click To Tweet

Conforme Barbi e eu aprendemos a confrontar um ao outro em amor, direta e efetivamente, nós nos alegramos constantemente nas mudanças feitas não só em nosso casamento, mas em nós mesmos.

Nós sentimos um senso de poder de que nós podemos fazer mudanças e de que nós temos escolhas. Deus nos fez para que possamos nos conectar e agir, e o confronto ajuda a colocar a “ação” na conexão.

____________________________________

Eu costumava ser o tipo de pessoa que busca evitar conflitos, justamente por acreditar que assim as coisas seriam mais fáceis. Pouco a pouco percebo a mentira nisso – evitar o conflito só mostra nossa vontade de permanecer como estamos, em nossas fraquezas e pecados, uma vez que isso é realmente mais fácil e cômodo. Como você tem lidado com o conflito? Tem evitado ou, com graça e amabilidade, tem o encorajado em seus relacionamentos? Me conte nos comentários!

Em Cristo,