Compreendendo que Deus é justo em um mundo injusto

Artigo escrito originalmente por Paula Hendricks, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão e algumas alterações, por Francine Veríssimo.

Eu conheço um bondoso homem de negócios cuja mulher e filhos foram brutalmente assassinados cerca de 30 anos atrás. Ele foi condenado pelo assassinato – da família que ele amava – e passou sete anos na prisão por um crime que ele não cometeu.

Mês passado eu almocei com ele e sua esposa, com quem ele está há dez anos, e descobri que ele perdeu sua fé em Deus quando outros cristãos o disseram, depois do que aconteceu, “Deus deve ter um plano maravilhoso para sua vida.”

Na manhã seguinte, enquanto eu lia a Bíblia, eu não conseguia esquecer a conversa. Eu acabei lendo uma história semelhante. O personagem principal dessa história também era um bom homem. Na verdade, Jesus disse de João Batista, “entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que [ele].” (Mateus 11:11)

E ainda assim, João foi para a prisão, assim como meu amigo. Por quê? Simplesmente porque ele teve a coragem de dizer ao Rei Herodes que ele não deveria roubar a esposa de seu irmão.

Eu não sei por quanto tempo João ficou na prisão, mas um dia ele ouviu passos perto de sua cela e uma chave virando na fechadura. Seria hoje o dia de sua libertação?

Não, eles vieram por sua cabeça.

(…)

Eu esperaria que Deus intervisse. Afinal de contas, Jesus disse que não havia ninguém maior que João! Mas, Ele não fez nada.

Por vezes isso é muito para se aceitar. A injustiça [do mundo] ameaça nos desanimar. Eu tento entender a escuridão mais profunda, mas não consigo. Olhando para cima, desesperada, eu clamo… e esse olhar mudar tudo. Ah, eu ainda não tenho as respostas. Mas, agora eu O vejo.

Meu Deus ama a justiça

“‘Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado’, declara o Senhor.” (Jeremias 9:24)

“Nuvens escuras e espessas o cercam; retidão e justiça são a base do seu trono.” (Salmo 97:2)

'Retidão e justiça são a base do seu trono.' (Sl. 97:2) #OreporParis Click To Tweet

Meu Deus sofreu nas mãos dos injustos

“Em sua humilhação foi privado de justiça. Quem pode falar dos seus descendentes? Pois a sua vida foi tirada da terra”. (Atos 8:33)

Esse Deus justo sabe. Ele também sofreu profundamente nas mãos de homens perversos. Jesus foi pendurado, aceitando tudo sem dizer nada, para que Ele pudesse derrotar a injustiça e o assassinato e a Morte de uma vez por todas. Para que Ele pudesse justificar o impuro. Porque mesmo se nós somos as vítimas, não somos também os culpados em nossos corações? Odiando a Deus e ao próximo?

Meu Deus oferece vida eterna no Céu com Ele, para sempre

Porque Jesus derrotou a morte e ressuscitou da tumba, eu acredito que João Batista e a família de meu amigo estão agora no Céu com Ele (Lucas 23:43). E mesmo que Deus não os tenha livrado dos efeitos devastadores de se viver em um mundo caído, eu tenho muito conforto no fato de que Ele pessoalmente secou de seus olhos toda lágrima e eles jamais conhecerão dor ou choro novamente (Apocalipse 21:4).

Meu Deus fará justiça

Eu tenho um conforto especial em me lembrar que a justiça será feita. O Juiz de toda terra não deixará nada encoberto.

“Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?” (Gênesis 18:25)

“O homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo.” (Hebreus 9:27)

A necessidade de um discurso sensível e humilde (ou do silêncio)

Enquanto olhar para cima traz respostas às minhas questões por um momento, eu seria a primeira a admitir que eu nunca tive nada tão horrível acontecendo comigo como meu amigo teve com ele. Apesar de eu crer que Deus é justo e soberano, eu percebi que preciso ser cuidadosa – ah, muito cuidadosa! – com as palavras que eu ofereço às pessoas que estão em dor por causa de injustiça no aqui e agora. Eu penso no meu amigo quando eu leio as seguintes palavras de Katie McCord, no livro “In The Land of the Blue Burqas” (“Na terra das burcas azuis”, tradução literal).

Eu acredito que Deus é bom e quando fazemos o bem estamos nos submetendo a Ele. Quando fazemos o mal não estamos. Quando Deus disse, “Não matarás”, será que Ele quis dizer “Não matarás”? Se Ele quis, então quando uma pessoa mata a outra, devemos nós dizer que esse foi um ato da vontade de Deus quando Ele expressamente o condenou e proibiu?

____________________________________

Hoje o mundo chora por Paris.

Como esse texto bem diz, Deus não se alegra no mal. Ele é soberano, sim, e está no controle de tudo. Entretanto, essa destruição e caos vêm de um mundo caído no pecado, vem de pessoas mortas no pecado e vem do Inimigo. Precisamos nos lembrar disso nesses momentos e pedir que o Senhor venha com cura e restauração, e uma paz que só Ele pode dar.

Juntos, oremos por Paris (e pelo Brasil, e pelo Japão, e pelo mundo todo).

Em Cristo, que ainda reina sobre tudo e todos, e que ao final será vitorioso sobre o mal,
assinatura

As meninas do Brasil orando pelas vidas de Paris. Click To Tweet