Como viver cada etapa da vida bem? (Graça Responde #12)

Estou esperando por uma mudança radical na minha vida que envolve término de faculdade, mudança para outro país e formação de família. Como descansar e esperar pacientemente, sem deixar de viver aquilo que Deus planejou para vivermos no exato lugar em que estamos, seja no nosso ministério, família, amigos e tudo aquilo que temos e somos agora?

Quando pensamos em grandes planos e mudanças na vida à luz das Escrituras, nos deparamos com a história de José (Gn 37-50). O jovem filho de Jacó que, aos 17 anos, teve o ousado sonho de que seria maior que seus pais e irmãos. Daí até a realização se passaram 13 anos e muita coisa aconteceu no processo. Embora o contexto seja diferente, convido você a analisar comigo essa trajetória e observar alguns fatos que poderão ajudá-la em seus questionamentos.

O Senhor é contigo onde quer que esteja

Mesmo longe da família e, aparentemente, de qualquer boa perspectiva em relação ao futuro, o Senhor era com José e, por amor, o abençoava em tudo o que fazia (Gn 39.2,23; 41.38).

Não importa onde estejam na caminhada da vida, seja na prisão ou no palácio, Deus é com Seus filhos e os abençoa. Por mais que ainda não tenham alcançado o que desejam, devem viver gratos sabendo que não estão sozinhos ao longo da jornada.

Uma consequência direta disso é que outras pessoas foram abençoadas por intermédio da vida de José. Desde que se tornara mordomo de Potifar, o Senhor abençoou todas as posses deste. O mesmo ocorreu no cárcere, a ponto de o carcereiro confiar a ele todos os que estavam na prisão. Parece loucura, não é mesmo? Um carcereiro entregar a um prisioneiro o controle sobre outros presos!

Coisas loucas como essa acontecem, por vezes, àqueles que entregam sua vida e confiam na soberania inerrante de um Deus Poderoso que também é Pai Amoroso.

Seja um canal de bênçãos na vida das pessoas pelos caminhos por onde passar.  Dê sempre o seu melhor, de modo que a graça de Deus flua e as alcance.

O Senhor é visto através de você

Em Gn 39.3 temos que Potifar viu que o Senhor era com José e fazia com que tudo prosperasse em suas mãos. Mais à frente, após interpretar os sonhos de Faraó, este reconhece que não encontrariam outro sábio em quem havia o Espírito de Deus (Gn 41.38). Os dois líderes perceberam que o que se evidenciava a partir da vida daquele simples homem não poderia vir dele mesmo, mas de uma Autoridade superior – de Deus.

O Senhor foi visto em todos os momentos da vida de José, independente de onde ele se encontrasse. Não é porque não tinha alcançado seu sonho que José vivia infeliz e apático, aguardando o grande momento chegar. Ele deu o seu melhor em cada fase que passou, fosse ela amarga ou gloriosa.

Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e redimidos por Cristo Jesus para que vivamos para Sua glória, que devemos refletir. Encontramos na Palavra a comparação do Senhor com o purificador de ouro e prata (Zc 13.9; Ml 3.3), o qual trabalha até que sua imagem seja perfeitamente vista nos metais. Muitas vezes, os momentos indesejados em que nos encontramos são como o fogo, tirando de nós toda impureza para que Deus seja evidenciado em nossas vidas de forma clara.

Não despreze o processo

O que aprendemos até aqui com a trajetória de José é que não devemos desprezar o processo. Quanta preciosidade é percebida em cada parte não sonhada do caminho trilhado. Ele não seria quem foi sem cada acontecimento que lhe sobreveio. Os princípios de administração que aprendeu e aplicou às riquezas de Potifar e à falta delas no cárcere certamente foram valiosos ao lidar com os períodos de abundância e escassez no Egito.

Treze anos se passaram até que José ascendesse ao governo egípcio (Gn 37.2; 41.46) e mais de 20 anos (cf. Gn 41.53; 45.6) até que o pai e os irmãos vissem sua autoridade. O processo nem sempre é rápido e indolor. Depois de interpretar o sonho do copeiro-chefe de Faraó que estava na prisão com ele, José pediu que se lembrasse dele quando saísse, para que também fosse liberto. Do sonho à realização o Senhor moldou seu caráter e lhe ajudou a desenvolver as habilidades necessárias quando “finalmente” chegasse lá. Nada, absolutamente nada, é desperdiçado por Deus.

Não se esqueça do Senhor

José, agora governador do Egito, teve dois filhos, Manassés e Efraim. O nome do primeiro significa “Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai”; e o segundo “Deus me fez próspero na terra da minha aflição”. Sempre que olhasse pra seus filhos, se lembraria dAquele que o acompanhou ao longo de todo o caminho.

Após a morte de Jacó, quando os irmãos estavam com medo de serem punidos por todo o mal que haviam feito, José lhes disse:

“Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.
Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração” (Gn 50.20,21).

Aos olhos humanos, José foi injustiçado e teria motivos suficientes para ser uma pessoa rebelde, magoada e vingativa. Mas ele via tudo sob outra ótica, reconhecendo a condução da providência divina no curso de sua vida. Mesmo se tornando o segundo homem mais poderoso do Egito, abaixo apenas de Faraó, tinha consciência de que estava ali pelo propósito Deus.

Se o Senhor, em sua graça e misericórdia, permitir que você viva os sonhos que tem, não se esqueça dEle quando chegar lá. Todos os dias de sua vida reconheça Quem cuidou de você durante o caminho e te sustenta na posição em que está.

Enquanto isso…

“Como descansar e esperar pacientemente?”, você pergunta. Reconhecendo que Deus está com você e que é visto através de sua vida desde já.  Aproveitando cada etapa do processo. Vivendo de forma plena tudo e com tudo aquilo que o SENHOR te concede em todo momento. Confiando que Ele tem tudo arquitetado, que nada do que você vive agora será desperdiçado e cada pequeno passo do caminho compõe a grande história que Ele tem escrita. Seja grata e dê a Ele toda a glória (porque é só dEle mesmo):

“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31).

Em Cristo,

Uma irmã que também segue no processo de exercício do contentamento

Jaqueline
Equipe Graça em Flor

Você tem uma pergunta e gostaria que nossas Aconselhadoras respondessem? Envie para gracaemflor.com/perguntas