Como tomar decisões? (Graça Responde #17)

Como tomar uma decisão entre permanecer no meu país ou seguir a carreira em outro lugar?

Querida leitora, lhe convido a abrir a Palavra de Deus no livro de Daniel capítulo 3, versos 23 ao 26.

Esse capítulo nos conta o episódio da fornalha de fogo, onde os companheiros de Daniel: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego são lançados na fornalha, pelo fato de não terem se prostrado a uma imagem de ouro feita pelo rei. Interessante dizer que dentro daquele contexto o rei era a autoridade máxima instituída na terra, ou seja, o rei era o sinal máximo de poder para os homens, porém, apesar da autoridade do rei, aqueles três jovens nos ensinam que existe um Rei acima de todos.

 Ao tomar uma decisão de confiar no Senhor e ser obediente a Ele, eles nos deixam entender que devemos tomar decisões com base na sabedoria e fé.

Sabemos que o texto nos leva a uma situação extrema onde a fé é provada a partir de uma escolha que os fariam manter a vida ou perdê-la. Assim também constantemente nós temos que tomar decisões a respeito de diversas coisas na nossa vida que evidenciam se estamos com nossa fé viva ou morta.

Talvez você possa achar simples escolher obedecer a Deus numa situação tão nítida de idolatria, como o texto bíblico nos aponta. Mas a obediência deve estar em qualquer situação. Obediência é dizer “não” às situações contrárias à moral cristã e que já se tornaram comum na sociedade, é escolher a santidade ao invés de status, é abandonar o famoso “jeitinho brasileiro”, enfim, é obedecer a Deus desde as menores situações até àquelas que requerem sua vida.

Sem hesitar aqueles homens confiaram no Senhor, pois eles de fato conheciam o Deus a quem serviam. Obedeceram e não negaram sua fé diante dos homens. Creio que como pecadores, o medo pode ter invadido em algum momento o coração deles, a Escritura não fala, mas uma coisa é certa: ao escolher não adorar a imagem de ouro, eles entenderam que melhor seria ir para a fornalha por Deus, do que ficar de fora do fogo contra Deus.

A partir disso, compreendi que duas coisas necessitamos ao tomar uma decisão:

1. Precisamos de sabedoria que provém do conhecimento que temos das Escrituras; sabendo o que agrada ao Senhor e assim aplicando tais mandamentos à nossa vida nos mais variados contextos. Isso significa que sabedoria não é meramente portar-se alinhado aos costumes do meio evangélico, mas é Escritura internalizada e aplicada a todas as situações da vida. É preciso amar a Palavra de Deus. Sabedoria deve ser um pedido de oração constante, não somente um clamor na hora tensa da decisão. Se até o homem perfeito, Jesus, precisava crescer em sabedoria, muito mais nós (Lc 2:40, 52).

Muitas vezes, nos vemos em dúvida sobre coisas lícitas ou até mesmo agradáveis a Deus, no entanto, não sabemos qual decisão tomar. A escolha então paira no fato de qual decisão é a mais sábia. Ao conhecermos a vontade revelada de Deus (sua Palavra), esse tipo de dúvida nos leva a questionar qual opção melhor expressa nossa obediência aos mandamentos explicitados na Palavra. Essa é a chave da questão.

Nossa maior preocupação não é viver em busca “da vontade de Deus pra minha vida”, mas a partir da vontade revelada do Senhor, interiorizar em nossa mente e coração as diretrizes ensinadas por Deus e o que Ele espera que obedeçamos. Mas para isso precisamos conhecer bem as Escrituras, para então aplicá-la em todas as áreas da nossa vida, inclusive e especialmente em tomada de decisões.

2. Precisamos viver pela fé e permanecer fiel a Deus, mesmo sem saber o que Ele tem preparado, mostrando submissão à sua soberania. Precisamos ter a certeza que temos um Deus zeloso, o qual não somente nos revelou sua lei, mas também o evangelho da sua graça. É por isso que também devemos entender que Deus age conforme Seu tempo e Sua forma. Buscar a Sua Palavra a fim de conhecê-lo melhor e direcionar nossas decisões é essencial, mas crer também que Deus pode falar conosco de inúmeras formas, seja por meio de um livro, uma conversa com alguém, nossos líderes e também entender Sua vontade, não devemos ou podemos limitar o agir de Deus, afinal, quem somos pra isso?

Não podemos deixar o medo nos paralisar ou tomar de conta do nosso coração ao escolher algo que sabemos ser agradável a Deus. Precisamos ter fé no plano, provisão e promessa de Deus. Querida, lembre que o propósito do Senhor para a sua vida é redentor (Rm 8: 28-30). Temos uma expectativa pagã de que a vida tem que ser perfeita, querendo que Deus nos livre de todos os perigos. Precisamos lembrar que Deus está mais preocupado com nosso caráter do que com nosso conforto.

A Precisamos ter fé no plano de santificação, na provisão de situações que não enxergamos e na promessa de que Ele estará conosco todos os dias da nossa vida, e isso deve ultrapassar o medo.

Deus não se interessa apenas que nos detenhamos em conhecer sua vontade, intelectualmente, mas em nos santificar por meio disso e assim, nos fazer crescer intelectualmente, emocionalmente e espiritualmente. Assim foi com aqueles três judeus. Eles tomaram uma decisão, dependendo do Senhor.

Fé não é pensamento positivo, não é acreditar muito que Deus vai te livrar e então Ele te livra, é estar completamente aberto e obediente à Sua vontade revelada e soberana. Deus deseja que nos guiemos por fé e não por vista.

Por meio de sabedoria e fé estaremos mais convictos de que estamos moralmente corretos em nossas decisões. Devemos sempre decidir em conformidade com a sabedoria bíblica e confiar em nosso Guia.

Dentro daquele lugar terrível dos jovens da história não havia medo, mas com certeza uma gratidão e fé fortalecida. O morrer para nós mesmos é literal, independente de termos que morrer literalmente. Os amigos de Daniel demonstraram isso se entregando à fornalha por amor a Deus, com fé na esperança messiânica.

Quer ver a Cristo? Entregue aquilo que Ele anseia receber: sua vida. Ao fazer escolhas, tome a Cristo como alvo, decida aquilo que venha glorificar a Deus. Quando morremos para nós mesmos, nas escolhas que fazemos, Cristo vive em nós.

Ao mesmo tempo, morrer pra si mesmo é ter nova vida em Deus. O que Sandraque, Mesaque e Abdenego também tiveram ao saírem da fornalha.

Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Mateus 16:25

Não sabe se deve ou não aceitar aquele emprego? Não consegue decidir qual curso de graduação escolher? Devo me casar ou não? Ter filhos? Esses são um dos principais questionamentos que fazemos durante a vida e solicitam uma escolha. A decisão não requer a minha vida, mas com certeza a escolha evidencia quem é Senhor sobre ela: Jesus, eu mesma ou o inimigo.

Todas elas devem ser pautadas à luz da Palavra. Questione: qual opção melhor glorifica ao meu Deus? É o tempo certo pra isso? Qual dentre as opções terei maior chance de ser edificado? É útil para as outras pessoas? É escravizante? Enfim, use da sabedoria bíblica e da fé na soberania do Senhor.

Quanto maior o apego a Jesus Cristo, maior é a dedicação para as coisas de Deus e menor a atração às coisas que nos afastam dele. Assim como aqueles homens, devemos nos comprometer, sabiamente e pela fé, seguir o caminho de Deus, rejeitando as imposições do mundo, para que no final encontremos nosso Amado Cristo no novo Céu e nova Terra.

Suas decisões advém de ponderada reflexão sobre as coisas lá do alto? (cl 3:1-2)

Avalie sua maturidade espiritual pelas escolhas que tem feito ou para onde está mais tendeciosa a escolher.

Moça amada, espero poder ter levado seu coração a refletir seus anseios e indecisões junto ao colo de Cristo, orando por sabedoria junto ao trono da Graça. Que o eterno amor de Jesus esteja contigo diante das suas decisões e por onde Ele te colocar.

Luana
Equipe Graça em Flor

Você tem uma pergunta e gostaria que nossas Aconselhadoras respondessem? Envie para gracaemflor.com/perguntas