Como ter uma alimentação que honre a Deus? – Graça Responde #18

Como ter uma alimentação que honre a Deus? Como trazer mais leveza na hora de me alimentar?

Antes de discorrermos sobre o que a Bíblia diz sobre esse assunto, é preciso deixar claro que aqui traremos a visão cristã acerca da alimentação. Não nos propomos a fazer diagnósticos, muito menos insinuar que todos os distúrbios alimentares podem ser resolvidos apenas com aconselhamento bíblico. Se você tem tido problemas sérios com alimentação, seja anorexia, bulimia, ortorexia, compulsão alimentar ou qualquer outro, por favor, procure um médico. Não esconda isso de seus pais ou familiares, mas busque ajuda.

Vejamos o que a Bíblia diz sobre nossa alimentação.

Você já parou pra pensar que Deus poderia ter criado o homem sem necessidade de alimento? Ele poderia ter criado o homem para ser nutrido como as plantas. Assim, ao invés de convidar uma amiga para um almoço você diria “Ei, queria te convidar pra uma fotossíntese aqui em casa ao meio dia”. Eu sei, é estranho, mas… Ele é Deus, poderia ter feito isso. Ou, quem sabe, Deus poderia ter feito o homem sem papilas gustativas, que nos permitem sentir sabores. Comeríamos apenas e tão somente por necessidade, sem sentir nenhum sabor ou prazer. Porém, não foi assim que Deus nos fez.

Deus criou os alimentos para que deles fizéssemos uso e nos deu a capacidade de sentir sabores e prazer neles. Uma vez que sabemos que tudo que Deus faz é bom, concluímos que gostar de comer não é um problema, comida em si não é um problema. O problema é quando nosso coração, que é uma fábrica de ídolos como dizia Calvino, transforma o corpo ou a comida em ídolos. Todo ídolo nos aprisiona. Portanto, se você tem se sentido presa à comida ou à ditadura do “corpo perfeito” existem grandes chances de você ter erigido um altar a estas coisas em seu coração.

A boa-nova é que Jesus, o descendente prometido em Gn 3:15, veio em cumprimento da promessa para trazer a restauração de todas as coisas. É do evangelho de Jesus, sua morte e ressurreição, que provém a esperança para colocarmos a comida e o corpo nos lugares que Deus designou que eles tivessem em nossas vidas.

Creio que precisamos de 3 coisas para vencer a luta contra distúrbios alimentares: fé, esperança e amor.

Em primeiro lugar, precisamos de fé para crer no que Deus diz que somos, uma vez que muitos distúrbios alimentares são causados por uma visão distorcida da nossa identidade. Para o mundo, por exemplo, se tivermos um corpo X, como o daquela celebridade, seremos felizes, afinal, “veja como ela parece feliz e realizada em suas fotos no Instagram”. A tendência do mundo é nos fazer acreditar em padrões superficiais que nos trazem felicidade e paz, sejam eles um “corpo perfeito” ou comer compulsivamente para sentir pequenas doses de prazer em um dia estressante.

No Salmo 139: 13-17 (NVI) lemos estas palavras do salmista: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!”.

Comentando estes versos em seu livro “Amo comer, odeio comer!” Elyse Fitzpatrick assim diz: “Você acha que o autor deste salmo era livre de quaisquer defeitos físicos? Desde que ninguém o é, somos obrigados a reconhecer que nossa gratidão pela criação de Deus procede de um coração que se deleita nas suas obras, não em nossa avaliação sobre elas.” [i]

Querida, olhe para si pelos olhos da fé através das lentes da Bíblia e não as do mundo. Perceba que o salmista, após ponderar acerca de si mesmo como uma maravilhosa obra do Criador, declara: “Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus!”. O salmista, como todos nós, possuía coisas em seu corpo que, talvez, se dependesse dele, seriam diferentes. Como então ele consegue se enxergar como uma obra maravilhosa do criador? Ele tem os pensamentos de Deus como preciosos, ele crê ser quem Deus diz que ele é.

Além disso, é preciso lembrar que toda idolatria é colocar fé no lugar errado. Se você tem olhado pra comida ou para os cuidados ao corpo como coisas que você não consegue viver sem, como algo que não consegue controlar, mas pelo contrário, coisas que controlam você, isso significa que você tem depositado sua fé nisso e não em Deus. Adorar somente a Deus vai muito além de não ter ídolos feitos por mãos. Adorar a Deus é deixar que ele seja o Senhor da sua vida. É acreditar em tudo que Ele diz ser por nós em Jesus, nossa única e perene fonte de salvação, paz e alegria.

O segundo passo para ter uma relação saudável com a comida é a esperança, e ela possui um objetivo semelhante ao da fé. Muitas pessoas sofrem com compulsão alimentar, por exemplo, porque esperam que a comida lhes traga algum prazer em um momento difícil, porque têm na comida um local de escape da realidade.

A Bíblia nos diz que devemos ter “firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 1:3). A boa sensação que a comida traz pode até ajudar por um tempo a superar aquela ansiedade que bateu, mas você sabe que isso logo passa enquanto os problemas reais permanecem. Por isso, precisamos depositar nossa esperança em Jesus, pois ele é o Deus da esperança (Rm15:13). Se você está abraçando a comida (ou a falta dela) como um consolo ou punição por causa de estresse e ansiedade, peça que Deus te ajude a lançar fora esses ídolos de seu coração e te ajude a depositar toda sua esperança em Jesus somente.

Ainda nesse tópico, precisamos reconhecer que, no que depende de nós, somos incapazes de mudar um comportamento de maneira profunda e perene, principalmente se esse comportamento advém de algo que temos colocado à altura de ídolo. Quantas segundas chegaram e com elas as promessas feitas a você mesma que daquela semana em diante teria uma alimentação equilibrada? Ou que daquela semana em diante não teria mais vômitos provocados? Quantas vezes essas promessas foram quebradas 2 ou 3 dias depois de feitas e você se sentiu mais triste que antes de tê-las feito e quebrado?

Pela fé, podemos ter esperança de que Jesus tem o poder para restaurar todas as coisas e transformar nossos corações e hábitos. Glória a Deus por isso!

Sim, ainda pecamos. Sim, a relação saudável com a comida pode vir depois de longos períodos de altos e baixos, mas precisamos nos agarrar à verdade de que Jesus já pagou o preço da nossa liberdade. Precisamos de um Salvador que nos liberte das cadeias de hábitos alimentares ruins, que prejudicam nossos corpos e mentes, e esse Salvador é Jesus. Se você se sente tentada em qualquer área, inclusive na área alimentar, lembre-se da promessa de 1Co10: 13, Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Por fim, o terceiro passo para ter uma relação saudável com a comida é o amor. Em 1Co 3:16-17 lemos: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês”.

Querida, você foi comprada pelo sangue de Jesus! O Espírito Santo habita em seu corpo! Que verdades grandiosas!

Quando fazemos um uso inadequado da comida, seja pelo exagero ou pelo fato de ver o alimento como um inimigo ao nosso corpo, estamos expressando ódio e não amor a Deus e a nós mesmas.[ii] Quando comemos de maneira que não é equilibrada estamos cuidando mal do nosso corpo, o santuário onde Deus escolheu habitar (1 Co 3:16). Por outro lado, quando buscamos comer de modo equilibrado, como Jesus certamente fazia, estamos glorificando a Deus em nossos corpos e demonstrando amor por Ele e por nós mesmas. Mas, lembre-se, buscar hábitos alimentares saudáveis não deve ser o alvo de sua vida, nosso grande alvo é glorificar e amar a Deus! Ter uma alimentação equilibrada é uma das maneiras de dizer a Deus “obrigada, meu Criador, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste e me fizeste santuário do teu Espírito”.

Querida leitora, é preciso que tenhamos a consciência de que todas as áreas da nossa vida estão perante Deus e a Ele devemos entregar o senhorio de tudo. Deus não se importa apenas como o nosso serviço na igreja, com nossa leitura bíblica ou com a forma como amamos o próximo. Ele é um Pai amoroso que se importa com nossa saúde, bem-estar e alimentação. Fomos feitas para trazer glória ao nome de Cristo, inclusive mediante nossa alimentação (1Co 10:13). É exatamente na busca da glorificação do nosso Salvador que encontramos esperança da verdadeira, real e profunda alegria, sabendo que nossas vidas são “mais do que o alimento” (Lc 12:23).

Com amor,
Victória
Equipe Graça em Flor


[i]Fitzpatrick, Elyse. Amo comer! Odeio comer!Editora Peregrino, 2018.

[ii] McCoy, Shannon, Mulheres aconselhando mulheres, Nutra Publicações, 2013.

Você tem uma pergunta e gostaria que nossas Aconselhadoras respondessem? Envie para gracaemflor.com/perguntas