Como ter um ministério com moças? (Graça Responde #11)

Irmãs, o que é necessário para ter um ministério sólido com moças dentro e fora da igreja?

Olá, minha irmã! Sua pergunta é bastante pertinente. Me alegra o coração conhecer mulheres que têm buscado edificar outras mulheres! Nós temos uma inclinação natural para cuidar e ajudar, isto faz parte do ser mulher, de como fomos criadas (Gn 2:18). Além disso, em Tito 2:3-5 Deus ordena que as mulheres discipulem umas às outras, especialmente no contexto da igreja local.   

Partamos, pois, para o cerne do seu questionamento. Inicialmente, quando falamos sobre o que é necessário para um ministério sólido, seja ele de mulheres, de crianças, etc, precisamos enfatizar algo: este ministério não é seu, mas de Deus. Se o Senhor tem colocado em seu coração o desejo de iniciar um ministério com mulheres ou moças, lembre-se: isto não é sobre você, nem sobre elas. É sobre Jesus, para Jesus e por Jesus.

Esta verdade é importante por dois motivos. Primeiro, se o ministério é do Senhor Ele se encarregará de suprir tudo que for necessário. Não tema depender de Jesus para o desempenho de um ministério, fite os olhos nEle, empregue genuinamente seus esforços para Sua glória e Ele te guiará e proverá o que for preciso (Fp 4:13; 1Tm 1:12). Em segundo lugar, lembrar que o seu ministério não é de fato seu certamente te livrará de muitas preocupações sobre estar ou não agradando às pessoas em primeiro lugar, te poupará de muitas tristezas decorrentes de tentar fazer as coisas acontecerem por sua própria força.

Querida irmã, não há solidez fora de Cristo. Só pela graça de Jesus podemos ter um ministério sólido e relevante aos olhos da eternidade. À parte de Cristo, tudo é volátil e sem fim em si mesmo. De fato, como ensinou o nosso Mestre “só uma coisa é necessária” (Lc 10:42). E esta coisa é Ele mesmo. Um ministério sólido é um ministério que enfatiza Cristo e prega sua Palavra. Tenha, portanto, esse como parâmetro de sucesso. Sucesso não é um ministério lotado de pessoas, não é fama, não são seguidores. Sucesso e solidez (de vida e ministério) são encontrados em fazer a vontade do Único que, de fato, importa: Cristo.

Uma vez que a base e a razão do nosso ministério estão bem delineadas, é hora de pensarmos em outros pontos. Como visto em Tito 2:3-5, Deus nos ordena o discipulado mútuo entre mulheres. Mas, precisamos lembrar que esta ordem deve ser primariamente exercida no seio de uma igreja local e debaixo das autoridades da mesma. O que quero dizer com isso? Antes de iniciar ou dar continuidade a um ministério com mulheres/moças, busque conselhos com seus líderes e esteja aberta para, humildemente, ouvir-lhes. Eles são instituídos por Deus para o nosso auxílio.

Visando um ministério sólido, seja dentro ou fora da igreja, sugiro, portanto, que você compartilhe esta ideia ministerial com seu pastor, peça orientações e, pincipalmente, auxílio espiritual. Não reivindique o ministério como seu, separado de qualquer outra autoridade. Busque esta ajuda em submissão e humildade e certamente sua liderança lhe servirá de grande auxílio.

Outro ponto importante que precisamos tocar é: o que ensinar em um ministério de moças? O que estudaremos? Creio que para que um ministério seja efetivo e sólido precisamos zelar bem sobre o conteúdo que é transmitido. É claro que quando falamos em um grupo de moças reunidas teremos ótima comunhão, boas risadas, amizades criadas e quem sabe até dicas de make (hahaha)…

Tais coisa não são ruins em si, longe disso. Mas, veja bem e se pergunte: qual o centro do nosso ministério? Sobre o que aprendemos? E aqui está a chave: um ministério sólido é aquele focado na Palavra. Ela deve ser o centro de todo ensino, de toda reunião. Devemos, sim, desfrutar da comunhão umas com as outras, mas esse não o nosso ponto principal. A comunhão sem Palavra é vazia. Devemos, sim, falar sobre namoro e faculdade, mas à luz da Bíblia. Devemos até falar sobre make e beleza, mas quando o contexto for “o que a Bíblia diz sobre isso?”.

Em Deuteronômio 29:29 lemos: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. Ou seja, Deus não nos revelou tudo, mas, por meio de sua Palavra, Ele nos revela o suficiente para obtermos todas as respostas de que realmente precisamos para viver e obedecê-lo. Assim, o ensino de um ministério verdadeiramente sólido e saudável deve ser pautado primaria e especialmente na Bíblia.

Querida, creio que não há uma “receita de bolo”, não existem “5 passos infalíveis para um ministério de sucesso”. O que existe em um ministério sólido é um grupo de moças comuns, em meio aos seus dias e dilemas comuns, desfrutando da dádiva que é conhecer e serem conhecidas por um Deus extraordinário. Ah, quanta beleza e solidez há nisso!

Espero que estes 3 pilares te auxiliem a iniciar ou dar continuidade ao ministério com moças. Creio que a dependência do Senhor, o auxílio dos líderes espirituais e o ensino da Bíblia são a base sobre a qual o ministério de vocês deve se desenvolver. Partindo destes pontos, ore por direcionamento para que estratégias mais práticas para o seu ministério sejam tomadas. Lembre-se que o Senhor é quem nos guia, é pela Sua força.

Querida, oro para que estas breves palavras tenham sido de algum auxílio. Estamos prontas pra auxiliar vocês no que pudermos! Minha petição ao Pai é que através deste ministério de moças vocês sejam forjadas pelo Espírito Santo a serem mulheres segundo o coração de Cristo.

Com amor e em oração por vocês,
Sua irmã,

Victória
Equipe Graça em Flor

Você tem uma pergunta e gostaria que nossas Aconselhadoras respondessem? Envie para gracaemflor.com/perguntas