Como Perdoar um Abuso?

Fiquei com a missão de entregar o último texto do mês. Um texto para fechar o tema sobre abuso. De fato, não é algo fácil de se fazer, mas irei conversar com vocês, irmãs, sobre o perdão. Confesso que procrastinei essa escrita o máximo que consegui por temer ser mal interpretada e por temer que a minha fala acabe parecendo insensível ou sem amor.

Mas é justamente o contrário! Estou escrevendo sobre perdão justamente porque amamos vocês, queridas. Todas nós.

Não cabe a mim julgar os sentimentos que estão aí dentro de você. Não sei da sua dor, dos seus traumas, das consequências do que fizeram com você. Não sei a sua história, a profundidade das marcas físicas, mentais, emocionais, espirituais… Mas Deus sabe.

Nosso Pai sonda os corações (Provérbios 21:2b) e nos conhece mais profundamente do que nós nos conhecemos. Ele é por nós. Sempre.

Como vimos nos textos e relatos anteriores, o abuso, seja ele de que natureza for, gera raiva,  revolta, desejo de vingança. O abuso marca, fere. O abuso tira da vítima paz, pureza, inocência, calmaria. A pessoa atingida por esse golpe no corpo e na alma acaba por enxergar a vida com outros olhos, olhos cinzas.

O caminho para restauração é doloroso e muito difícil. Imagino que deva ser um processo longo, que deve ser observado nos mínimos detalhes. Após enfrentarmos algo tão ruim, algo que não fomos criadas para viver… o que fazer? O que fazer com as cicatrizes? O que fazer com o abusador?

Com toda certeza, todos aqueles que cometeram crimes devem pagar pelos seus atos. A justiça deve alcançá-los e fazê-los viver as consequências de suas escolhas. Mas obter a justiça dos homens não vai te curar completamente e desejar vingança não vai curar completamente a sua dor. Acredito que a parte mais surreal de seguirmos a Cristo está em agir como ele nestes momentos e perdoar.

E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.

[Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.] (Marcos 11: 25,26)

Ouça, querida, eu não estou dizendo que é algo fácil, nem tampouco estou banalizando as suas dores. Perdoar dói. Nem sempre este perdão vai trazer uma restauração ou uma reconciliação, e o objetivo nem é esse. O objetivo é sermos como nosso Senhor, que também foi ferido inocentemente, também foi injustiçado, também foi traído, e nos perdoou. É amar nossos inimigos. Orar por aqueles que nos perseguem. Pagar o mal com o bem. 

É muito mais fácil falar, eu sei. Mas se não fosse possível de ser feito, nosso Pai não teria escrito nas Sagradas Escrituras, não é verdade? Ela é luz, lâmpada para este caminho escuro que percorremos até encontrarmos com nosso Redentor.

E por favor não ache que eu estou dizendo que você não deva buscar justiça. Perdoar o abusador não significa deixar que ele saia impune dos seus crimes, pelo contrário. A misericórdia nesses casos vem pela justiça, e é preciso que você saiba que a possibilidade de justiça deve ser sempre algo disponibilizado a você.

Jamais saberei se a pessoa que te fez mal irá se arrepender, mas, como sua irmã, quero me certificar de que você esteja com o coração no lugar certo para perdoar e confiar seu futuro ao Deus que tudo pode, tudo sabe.

Deus não abandonou você. Deus se importa. Deus te ama. Deus perdoa, e isso nos liberta para perdoar aqueles que pecam contra nós. Nossa luta com o perdão pode significar, em muitos momentos, o fato de que esquecemos da imensidão do perdão que nos foi dado em Cristo na cruz. Não é porque Ele nos salvou que merecíamos ser salvas.

Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação. Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. (Romanos 5:7-12, grifos meus)

Pela graça, querida, Deus nos livrou da dor eterna.

Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. (Colossenses 1:13,14)

Pela fé, cremos que todo nosso sofrimento foi sentido por Cristo naquela cruz. Jesus nos encontra em nossas dores e é conosco.

Perdoe.

Sirva.

Testemunhe.

Glorifique.

Só o Senhor sabe os planos que Ele tem para você, mas sabemos, por Sua bendita Palavra, que são planos melhores, maiores dos que os seus. Minha oração é que você encontre propósito em viver para Cristo hoje mesmo com tudo que lhe aconteceu. Essa momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação.

Vivamos o hoje para o porvir, para o que é eterno, juntos com Jesus.


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Março com o tema “Abuso”. Para ler todos os posts clique AQUI.