Citação do palestra do Matt Chandler

Como lidar com o sofrimento, por Matt Chandler

Certa vez, em uma viagem de carro, eu olhei para trás e vi o noivo rindo, enquanto ouvia alguma coisa. Para minha surpresa, era uma pregação. O pregador era Matt Chandler, um pastor do Texas. Passei um tempo pesquisando e escutando mais de suas mensagens diretas, simples, engraçadas e cheias do verdadeiro Evangelho e, em pouco tempo, Chandler havia ganhado uma nova e fiel ouvinte.

Na sexta passada, dia 20, Matt e sua esposa Lauren estiveram no Teatro da Mackenzie de São Paulo, onde ele pregou sobre o sofrimento e a soberania de Deus. Tive o privilégio de estar na audiência, e hoje trago para vocês um resumo do que pudemos escutar e aprender naquela noite, na esperança de que aquela mensagem tão necessária alcance também o seu coração, especialmente se você está passando por sofrimento atualmente.

___________________

O Sofrimento e a Soberania de Deus, pregação de Matt Chandler, resumo de Francine Veríssimo

A autoajuda é a maior seção das livrarias, hoje em dia. As pessoas de nossa era não sabem o que fazer com o sofrimento, com a dificuldade. Antigamente nós aprendíamos paciência com a vida, com as esperas normais que aquela época nos impunha. Hoje em dia, se fazemos uma longa viagem, a espera é facilitada com várias formas de entretenimento. Se queremos uma comida, vamos ao mercado, compramos ela em sua forma congelada, e com alguns cliques do micro-ondas temos a janta pronta. Se nos machucamos, basta comprar remédio de alívio imediato.

Mas, essa natureza instantânea das coisas nos leva a pensar que ter paciência na dor é algo ininteligível.

A Bíblia, em contrapartida, não mente sobre a natureza de nossas almas e sobre o estado quebrado do mundo. A Bíblia pinta um quadro claro do que é o homem, de forma que não podemos nos encontrar perplexos quando o sofrimento chega — ele é inevitável e deveria ser esperado.

O mundo é uma bagunça. Mas, a Bíblia mostra que Deus trabalha em meio à bagunça.

Se não podemos evitar o sofrimento, como lidar com ele então? Que atitude devemos ter diante da dor certa? Partir para a fantasia e esperar viver em um conto-de-fadas é uma opção. Mas, os contos-de-fadas não nos ajudarão nos dias difíceis. A verdade da Bíblia, entretanto, nos ajuda nos momentos mais sombrios da alma.

Vemos em Tiago, capítulo 5, versículos de 7 a 11, que a vida é um constante movimento de momentos maravilhosos e caóticos, alegres e extremamente infelizes. Vejamos o texto:

“Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.
Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima.
Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!
Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento.
Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.” (Tiago 5:7-11, grifo meu)

Com base nesse texto, aqui estão quatro formas de sermos pacientes enquanto esperamos:

1- Seja paciente, o Senhor está voltando (v. 7)

Desde o início do Cristianismo, a paciência cristã tem sido embasada no fato de que Jesus está voltando. Essa é nossa esperança durante a tribulação. Pensemos em Paulo: ele era o pesadelo daqueles que queriam acabar com o Cristianismo. Eles diziam: vamos te torturar. Ele passava por isso cantando. Eles diziam: vamos te prender. Ele convertia os soldados que o guardavam. Eles diziam: então te mataremos! Ele dizia: morrer é lucro.

Os olhos de Paulo estavam fixos no futuro, quando as dificuldades do presente seriam como pó. Ele pensava que 10.000 anos para frente ele olharia para trás e aquela tortura teria sido nada em comparação com a glória que viria.

Todo sofrimento será insignificante lá na frente, independentemente de o quão insuportável ele seja agora.

2- Seja paciente, Deus está trabalhando. (v. 7)

O agricultor, do texto bíblico, a quem Tiago nos compara, fica esperando a chuva. Ele não tem como controlá-la. Ele não pode fazer a plantação crescer sozinho.

Deus é quem trabalha, e nós esperamos.

Matt Chandler traz a ilustração de seu próprio sofrimento: há alguns anos ele foi diagnosticado com câncer no cérebro. Os médicos o deram apenas de 2 a 3 anos de vida. Mas, 7 anos depois, ali estava ele, pregando para nós, curado. Em nenhum momento, durante seu câncer, Deus entrou em pânico. Ele não fez uma reunião no Céu e disse: “muito bem, anjos, quem fez isso? Quem estava responsável pelo Chandler? Como foi que isso aconteceu?”

Deus trabalha em meio à bagunça. A bagunça não atrapalha os planos dEle. Quando Matt foi ao hospital, os médicos serraram seu crânio, tiraram uma parte de seu cérebro e o submeteram à sessões com venenos. E em nenhum momento eles se desculparam ou se arrependeram daquilo.

Deus usa o sofrimento como um bisturi em nossas vidas, arrancando tudo o que nos leva à condenação eterna, nos aproximando de Si e nos fazendo mais como Seu Filho.

Deus está realizando algo em nós, bem ali, no meio da bagunça. Click To Tweet

Ainda em Tiago vemos o versículo que diz, “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações (1:2, grifo meu). O que entra em “diversas provações”? O câncer? Sim. Motivo de grande alegria. A solidão? Motivo de grande alegria. A dificuldade financeira? Motivo de grande alegria. A família louca? Motivo de grande alegria. O marido descrente? Motivo de grande alegria.

Todo sofrimento deve ser considerado motivo de grande alegria porque Deus está realizando algo em nós, bem ali, no meio da bagunça.

Mentimos a nós mesmos quando pensamos que seremos felizes quando tivermos mais. A alegria bíblica é diferente da felicidade. A primeira transcende as nossas circunstâncias enquanto a segunda é frágil, se quebra com facilidade, e depende das circunstâncias. Quando vivemos por Ele, nossa alegria cresce e é firme, independente de nosso sofrimento.

3- Sejam pacientes uns com os outros. (v. 9)

 Quantas vezes nós escutamos que os cristãos são hipócritas? As pessoas fazem esse julgamento sem perceberem que é justamente por isso que elas deveriam se sentir à vontade em nosso meio — nós todos somos hipócritas, e errados, e pecadores. O quão difícil seria se tivéssemos que estar em comunhão com uma igreja em que todos fossem perfeitos? É revigorante pensar que Deus ama pecadores hipócritas e que Ele não terminou de trabalhar em nós, por isso precisamos ter paciência uns com os outros.

Existe uma diferença, Chandler nos lembra, entre entender a graça de Deus de forma intelectual, e experimentá-la de verdade. Aqueles que já experimentaram da maravilhosa e incompreensível graça de Deus precisam mostrá-la a seus irmãos, tendo paciência com seus erros e problemas, como Deus tem com os nossos.

4- Seja paciente porque as promessas de Deus são verdadeiras. (v. 10)

Quantas vezes nós olhamos para a Bíblia e vemos várias histórias de homens e mulheres que parecem ter falhado, e pensamos que as promessas não se cumpriram para eles? Por exemplo, Moisés. Aquele homem que aguentou um povo murmurador e teimoso por anos, em um deserto escaldante, e quando estava para entrar na Terra Prometida, Deus disse que ele não entraria. Olhamos para ele e pensamos que falhou. Mas lá na frente, no monte da transfiguração, quem aparece com Jesus? Moisés.

As promessas de Deus são verdadeiras e fiéis, e podemos olhar para trás e comprovar que isso é verdade, na vida dos personagens bíblicos, e em nossas próprias vidas.

Deus prometeu a Abraão que através dele todos os povos seriam abençoados, e vemos essa promessa cumprida ainda hoje, em 2016. A Palavra de Deus está sendo espalhada por todas as nações, cristãos estão se formando em todo mundo, a redenção de Cristo alcançando os povos.

Nossa paciência precisa estar enraizada no trabalho que Deus tem feito em toda a História.

 

Para muitos essas palavras de Matt são apenas mais uma coisa que você vai colocar em seu arquivo mental e guardar para depois. Mas, talvez para você, elas são reais. Talvez “dor, sofrimento, tristeza, caos” não são só palavras, mas realidade em sua vida. E para você, a verdade é essa: Hebreus diz que Jesus é um sumo-sacerdote que tem empatia. Ele sabe o quão assustador é ser humano. Ele se relaciona conosco, Ele entende.

Jesus passou por tudo que você está passando: ele perdeu amigos queridos para a morte, ele foi traído, ele foi torturado, ele foi desprezado e, finalmente, ele foi assassinado. Por isso Ele entende. E não se engane: Ele não olha para seu sofrimento e se decepciona com você, porque você é fraco. O Deus da Bíblia não diz “engole o choro”. Ele tem empatia. Nossa dor não O traz alegria. Ele nos apoia enquanto sofremos.

Lembre-se, assim como os médicos de Matt, Deus usa o bisturi para cortar fora nosso câncer. Não despreze nem odeie seu sofrimento. Lembre-se que Deus trabalha em meio a bagunça. Tenha paciência, Jesus voltará, Ele ainda está trabalhando em você, e Suas promessas são reais.