Como lidar com meus pecados, uma vez que já sou salva?

Existem alguns pecados que me assombram.

Eu creio que aquele que foi salvo pelo sangue precioso de Cristo já não vive no poder do pecado, mas ainda com a presença do pecado em si. O que isso quer dizer? Que já não somos escravos do pecado em nós, servindo a ele – como éramos antes de Cristo – mas ainda temos pecado em nós, e se dissemos que não, somos mentirosos.

Se olharmos para a Bíblia veremos, especialmente em Romanos 6, que a morte de Cristo nos livrou do poder do pecado, do seu jugo, de forma que temos em nós poder para viver longe do pecado, para vencê-lo diariamente. Paulo diz aos romanos,

Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. (Romanos 6:6 e 12)

Podemos entender, então, que nós não precisamos viver na prática do pecado (aliás, nem podemos). Mas, ainda existe em nós o pecado, mesmo depois de sermos salvos? João nos responde,

Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:10)

Bom, como lidar então com o pecado em nós se João diz que pecamos, e Paulo diz que não devemos pecar?

João nos dá essa resposta também:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (1 João 1:9; 2:1)

 

Portanto, a verdade é que, ainda que sejamos salvos, nós cairemos em pecados. E quando isso acontece, temos apenas uma saída: confessá-los e abandoná-los.

Entretanto, não podemos simplesmente confessar e já antecipar que cairemos novamente, quase que “conformados” que cairemos… Não! A Palavra diz, “para que não pequeis”. Ou seja, para que fujamos do pecado, de tudo que nos aproxima do pecado, e sigamos uma vida reta perante o Senhor.

Mas, SE cairmos, então Ele é fiel e justo para nos purificar.

Ele ama nossos recomeços. Ele se achega ao que está de coração quebrado por causa de seu pecado. Ele quer nos levantar e purificar e nos ajudar a seguir em frente.

Como eu disse no começo do texto, eu tenho alguns pecados que me assombram. O inimigo sabe muito bem, desde que nascemos, quais são nossos pontos fracos, nossos “pecados” queridos, onde nós temos a tendência de cair. E ele vai sim nos atacar bem ali.

Como podemos, então, nos desembaraçar dessas coisas para viver uma vida digna de Cristo (e acreditem, eu sei como é difícil fazer isso – é mais fácil falar do que fazer)?

Êxodo nos responde bem. Primeiro no capítulo 20:

Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados, e ficaram à distância. (Êxodo 20:18)

Esse versículo me fez cair de joelhos e agradecer a Deus por Jesus. Por causa dEle e de Seu sacrifício, o véu se rasgou! Não mais precisamos olhar para Deus de longe, tremendo de medo, como os israelitas fizeram. Não mais Ele se mostra a nós como fogo e trovões. Agora Ele se mostra como Pai amável, que está pronto para ouvir nosso clamor desesperado, quando pedimos que Ele nos livre de nossos pecados, quando reconhecemos, com tristeza de coração, o quanto nosso amado Pai odeia nossos pecados.

Não subestime o poder da oração na vitória contra o pecado, querida. Sozinha você não vai conseguir. Acredite, eu já tentei. Eu sempre fui muito autossuficiente, crendo que eu precisava somente tentar mais e mais, até conseguir me livrar da minha sujeira. Não é assim que tem que ser. Quando confessamos (em oração), Ele nos purifica de toda injustiça. Nós confessamos e Ele age.

Mas, basta orar? Às vezes eu penso que pisamos na Graça. Pensamos, “bom, vou pecar aqui de novo porque depois basta eu orar e serei purificada novamente”.

Paulo nos adverte sobre isso:

Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? (Romanos 6:1,2)

Queridas, nós nos enganamos quando pensamos que basta pecar e orar, e pecar e orar, e pecar e orar, e que essa é a vida que Deus tem pra nós. Que Deus pequeno Ele seria, se nos chamasse à uma vida de santidade mas aceitasse que vivêssemos conscientemente pecando dessa forma! Oh, que Ele nos livre de pisarmos e cuspirmos na Sua Graça!

Êxodo me ensinou uma lição importante acerca disso,

Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. (Êxodo 14:15)

Que marchem!

Chega de só chorar na presença dEle e cair logo em seguida. Que marchemos! O que significa isso? Abandonar todo o mal – se livrar de tudo que te impede de ser mais como Ele, de amá-lO mais – e marchar em frente.

Basta! Chega de só clamarmos. VAMOS MARCHAR.

Vamos de fato tomar atitudes. FUGIR de toda forma de mal. FUGIR do pecado. RESISTIR ao inimigo, para que então ele fuja de nós.

Vocês se juntarão a mim? Vamos criar um movimento de aproximação das moças do Brasil de Seu Senhor, e de afastamento do mundo?

“Se Deus é por nós, e Ele é, então não há nada que Ele não possa pedir de nós.” Essa frase foi dita pelo pastor do meu noivo e vem perfeita para esse momento. Ele nos manda abandonar nossos pecados e, com humilhação, nos aproximarmos dEle – e Ele pode pedir isso de nós, porque nos ama e sabe que, quanto mais próximas dEle e mais longe do pecado, mais alegria teremos.

Vamos marchar, então?

Como ter uma vida de santidade, longe do pecado? Marchando. Click To Tweet

____________________________________

Quem quer se juntar a mim nessa busca por santidade? Por abandono de pecado, por amor ao nosso Senhor Jesus?

Vamos conversar nos comentários? Talvez podemos até compartilhar quais pecados precisamos abandonar. Creio que juntas podemos ir mais longe. Vem conversar comigo!

Em Cristo,
assinatura