Como lidar com a inveja na maternidade? (Graça Responde #13)

Como agir com sabedoria diante de uma pessoa que é da mesma igreja que tem um filho quase da mesma idade, e que fica querendo se mostrar melhor em tudo, tem inveja de tudo é não sabe nem disfarçar? Eu já orei tantas vezes por essa pessoa, já fui dormir triste por coisas que ela disse ou como agiu, e a minha oração ultimamente e que Deus me dê um coração capaz de amar essa pessoa.

Era por volta das três da madrugada e eu estava em pé embalando minha bebê após outros dois despertares noturnos anteriores e um dia cheio de afazeres, buscando suprir as três demandas básicas de um bebê (dormir, comer e brincar) num ciclo interminável.

Esse retrato pode fazer muitas mulheres retorcerem os lábios quanto a ideia de terem filhos, outras podem falar descansadas não terem passado por momentos assim ou até mesmo provocar um ar de riso naquelas que um dia viveram esse mesmo cenário e hoje veem tudo aquilo com certa saudade. Independentemente de qual lado você esteja, uma coisa é certa, a maternidade traz, por si só, inúmeras responsabilidades e, acrescentar outras cargas (como a inveja) não é saudável, uma vez que faz a mulher lutar contra aspectos desnecessários que só afligem mais sua alma.

Infelizmente, minha querida irmã, eu compreendo e sinto muito ter que vê-la vivenciar a inveja de outrem num lugar tão rico e belo como a maternidade. O fato de ser mãe traz consigo uma singularidade que a torna especial, mas atrelada à inveja há o mal da comparação, o qual afoga a beleza de desfrutar juntamente com seu filho aquilo que Deus reservou para tal relação, e isso inclui momentos alegres ou até mesmo desafios e dificuldades que a tornarão especial porque Deus assim quis e escolheu.

Foi justamente no mal da comparação que meu coração pecador me levou naquela noite às vozes que diziam “como pode? A bebê de Fulana dorme a noite inteira! Ela deve fazer algo que eu não faço” , “Meu bebê deve ter algum problema fisiológico!”, “sou uma péssima mãe”, “a maternidade não é pra mim”. Quando nos comparamos com outros, sentimos inveja e com frequência uma sensação de inadequação ou fracasso. Isso traz um peso gigantesco à nossa alma que se encontra insatisfeita e insaciável com a realidade vivida, e claro, nos leva para longe de Deus e de todo seu propósito com a maternidade.

O sentimento da inveja gira em torno de não estarmos vivendo o “ideal da maternidade”. Nos encontramos no fim das nossas habilidades e energia, e então deixamos o pecado crescer e se tornar uma “verdade” dentro de nós. 

Antes que perceba, nos sentimos sobrecarregada pela vida, oprimida com os compromissos e exausta com as exigências e expectativas, e então invejamos, invejamos a vida da mãe que aparentemente não passa por dificuldades e nos agarramos aos seus padrões ou projetos, escolhidos para aquela realidade familiar e trazemos pra nós como modelo irredutível de vida perfeita, de maternidade perfeita. Isso, muitas vezes, somente fará nos sentirmos totalmente à deriva, sendo levadas cada vez mais longe de onde desejamos estar.

Se você, minha querida, estiver vivenciando esse ponto da inveja dentro do seu coração, Jesus tem um convite inicial a você: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mt 11:28-30)

Não se deixe ser levada pelas exigências do mundo ou até mesmo por esse sentimento que lhe faz olhar mais para o lado do que para dentro do seu lar e as necessidades dele, ou para o filho exemplar de Fulana do que nos olhos do seu próprio filho. Redirecione sua atenção para a sua realidade, mesmo que elas sejam difíceis. Jesus nos falou de forma clara e simples — devemos nos unir a Ele (tomar o Seu jugo), seguir a Sua liderança, ouvir o que Ele tem a dizer e deixar que Ele carregue a nossa carga. Desista de tentar ser mãe com suas próprias forças e com seus próprios alvos. Viva a individualidade da sua maternidade e esteja pronta e disposta a aprender Dele.

Mãe cristã, precisamos trazer à mente a quem pertencemos e quem Ele nos faz ser por meio de Jesus, inclusive na maternidade. Deus tem planos para glorificar a si mesmo, por meio da vida que ele nos permite ter, que estão além do que podemos imaginar. Isso deveria nos fazer descansar. O simples fato de olharmos para nossa trajetória de mãe nos faz ver a constante graça derramada por Ele sobre nós dia após dia.

Por que pensamos que podemos fazer as coisas melhor ou que sabemos mais do que Deus sobre o que é bom para nós e nossos filhos?

A maternidade não é uma benção dada a mim porque eu mereço. Não é uma recompensa por minhas boas ações ou uma condenação por minhas más ações. Deus nos faz mãe porque ele, zeloso e justamente, deseja louvores ao seu próprio nome, e foi assim que ele achou por bem faze-lo, e nós somos sustentadas por Sua graça.

Minha querida, Deus nos dá tudo que precisamos para exercer uma maternidade que Lhe agrada e glorifica. Volte-se a Palavra de Deus e veja o que Ele diz (2Tm 3:16-17). Ele também nos deu o Espírito Santo para nos guiar, ajudar e fortalecer e finalmente nos deu o corpo de Cristo para nos ensinar, encorajar, orar conosco e nos aconselhar.

Nesse ponto quero lembrar que admirar ou buscar conhecimento com outras irmãs a respeito de dicas, dúvidas ou qualquer oura coisa que lhe ajude na prática da maternidade é válido e mostra a ajuda mútua que uma igreja saudável deve viver. O que não devo fazer é alimentar um sentimento de inveja por minha irmã por causa da sua vida ou forma de criar seus filhos, fazendo disso algo que me incomoda profundamente a ponto de tirar a minha paz, meu amor ao próximo  e comunhão com Deus, gerando insatisfação e uma obsessão desenfreada em transformar minha vida em uma cópia de outra.

Louvado seja nosso Senhor Jesus que por sua vida nos permite mudar o ritmo e o foco da nossa vida para então desfrutar dela e daqueles a quem amamos. A graça que nos foi dada por meio da cruz nos liberta do pesado fardo da pretensão diante dos outros e (o mais importante) diante de Deus.

Podemos nos livrar do pecado que tão facilmente nos enreda, e percorrer com perseverança essa aventura da maternidade que Deus nos deu. Isso é motivo de alegria para nós, mães, e uma boa notícia para nossos filhos e outras mães com as quais passamos o tempo. O Evangelho transforma nossa maternidade. Magnificamos a graça de Deus quando servimos a nossa família com todas as nossas forças, ainda que estejamos cercadas de fraquezas, fragilidade, timidez e falta de fé. Deus tem uma grande obra para cada uma de nós, e nos prometeu Sua graça em todo tempo.

Nosso coração orgulhoso quer muito ser uma supermãe e que outras mães pensem que somos uma supermãe. Ao invés de juntas nos maravilharmos com a graça da qual todas precisamos, distribuímos culpa, inveja e um desejo de comparação. Cristo nos resgata de perseguirmos nossas vaidades e nos libera para, em vez disso, usarmos nossos dons para construírmos o seu reino eterno.

Minha querida irmã, busquemos a leveza da maternidade na total dependência ao Senhor, e não em nossos esforços. Devemos buscar o melhor para nossa família, edificar nosso lar, mas antes de tudo devemos ser mulheres, esposas, mães que têm em Jesus sua fé ancorada. Se algo que você faz traz benefício para saúde e bem estar de seu filho, não seja orgulhosa a ponto de limitar isso apenas a você. Compartilhe ou seja prestativa se alguém perguntar sobre o assunto, seja gentil em deixar que aquilo ajude a vida de outra família. Mãe, não lute para ser “como a mãe tal”, mas principalmente para ser a mãe que seu filho precisa na graça e dependência do Senhor.

O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. (Pv 14:30)

Se permitirmos viver com esse pecado ele irá nos infeccionar e nos destruir. Ele divide as pessoas, destrói relacionamentos, semeia discórdia, e cria um espírito de amargura e maldade. Ficar com inveja é definitivamente um pecado e é definido como tal na Palavra de Deus.

Porque onde há inveja e espirito faccioso aí á perturbação e toda obra perversa. (Tg 3:16)

Em tudo isso sabemos que onde abunda o pecado superabunda a graça, e é no trono da graça de Cristo que podemos ir para que possamos obter misericórdia e encontrar força para vencer a inveja todas as vezes que formos tentadas (Hb 2:18).

Querida, continue em oração por essa pessoa e talvez uma possível conversa madura entre irmãs em Cristo onde as mágoas são esclarecidas e vencidas pelo amor mútuo. A oração é fundamental para Deus dar sabedoria para lidar com tudo isso, seja de forma prática, seja a fazendo enxergar melhor toda uma possível situação que essa irmã pode estar vivendo e que não é do seu conhecimento.

Como afirma nossa irmã Gloria Furman, “Valorizar Cristo em nossa maternidade faz com que tenhamos mentes celestiais, pensando frequentemente no Senhor que nos trouxe para a sua família eterna, e capacita-nos a viver para seu reino à medida que servimos a nossa família”.   

Espero que tudo fique bem, na graça de Cristo.

Luana
Equipe Graça em Flor

Você tem uma pergunta e gostaria que nossas Aconselhadoras respondessem? Envie para gracaemflor.com/perguntas