Como continuar firme na fé em meio à faculdade? (Graça Responde #7)

Estou estudando Medicina em outra cidade, longe da minha igreja local, à qual ainda pertenço. Não estou conseguindo manter as amizades cristãs nem construir novas, e isso tem trazido consequências para minha vida em todos os aspectos. Devido à rotina de estudos, o tempo é curto para me dedicar intencionalmente lá e cá. Não sei o que é melhor a se fazer, e já estou orando por isso há alguns anos, sem respostas (ao meu ver). Sinto falta de discipulado e aconselhamento!

Querida leitora,

         A sua pergunta atraiu minha atenção porque ela poderia ter sido escrita por mim. Ao todo foram 7 anos de malas, estrada e despedidas da família. Por mais que seja por um bom motivo, viver essa vida dividida nem sempre é fácil. Mas, pela graça, esse pode ser um tempo de muito amadurecimento.

         O ambiente nas universidades/faculdades é naturalmente delicado para cristãos. Em várias vertentes, dentro ou fora da sala de aula, é comum sermos alvos de flechas inflamadas pelas ideologias caídas deste mundo. Mas, a sempre boa notícia é que, pela fé que nos foi dada em Jesus, podemos resistir aos ataques e permanecer de pé (Efésios 6:16). Apesar de sua pergunta não versar diretamente sobre isso, guarde esse ponto, vamos voltar a ele daqui a pouco.

         Antes de tudo, querida, quero que tenhamos em mente uma verdade na qual descansar: o Senhor está no controle. Por mais que suas circunstâncias não sejam ideais aos seus olhos, é aí que você aprenderá lições preciosas que forjarão o seu caráter à imagem de Cristo. Assim é porque Ele o fez de propósito e com um propósito. E dentre todos os projetos de Deus pra nós, um é o principal: santificar-nos à semelhança do seu Filho (1 Tessalonicenses 4:3).

         Nesse processo de santificação muitas são as ferramentas usadas pelo Senhor. Assim como um habilidoso escultor faz uso de martelos, cinzéis e lixas para transformar uma pedra bruta em uma linda escultura, assim o Senhor esculpe os nossos corações. Dentre as ferramentas vamos pontuar 3 essenciais: oração, Palavra e comunhão.

         Em primeiro lugar, não despreze a sua vida de oração e estudo da Bíblia. Quando o Pai, em Cristo, cumpriu o maravilhoso plano redentivo, nós fomos transportadas para o Reino do Filho do seu amor (Colossensses 1:13). Isso significa que sobre o abismo eterno de pecado que nos separava do Pai (Ezequiel 18:20), o nosso Jesus, mediante seu sacrifício e ressureição, fez-se ponte em via única para ligar o homem a Deus de uma vez por todas. Ele nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho (1 João 5:11).

         Por causa da obra de Cristo nós temos o imensurável privilégio de entrar no nosso quarto, fechar a porta e conversar com Deus chamando-o de Pai (Mateus 6:6). Não desprezemos tamanha dádiva, não deixemos que as coisas daqui, os afazeres deste mundo nos roubem tão grandes presentes: a oração e a Palavra. Nenhum sucesso aqui compensa a perda dessas dádivas que nos foram garantidas a preço de sangue.

         Por isso, desenvolva tempo para estudar a Palavra e orar. Eu sei que a faculdade toma muito do nosso tempo. Provas e trabalhos, muito cansaço e umas olheiras que insistem em nos lembrar do sono acumulado que ainda temos, rsrs. Mas, em meio a tudo isso, lembre-se dos porquês. Por que você está na universidade? Por que o Senhor te permitiu fazer esse curso especificamente? Por que vivemos, afinal? Lembre-se que Deus não te fez apenas para ser uma boa estudante ou profissional, Ele te fez para ser uma boa profissional para Sua glória (Atos 17:28). Ele te fez para a vida eterna, ou seja, para conhecê-lo, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem ele enviou (João 17:3). É através do estudo da Bíblia e da oração que realinhamos os nossos afazeres terreais aos propósitos eternos.

         Nenhum tempo empregado em oração e estudo da Bíblia é em vão. Por outro lado, nenhum tempo empregado nas coisas deste mundo em detrimento do que é eterno vale a pena. Ainda que estejamos ocupadas com coisas boas como um curso, um trabalho ou até mesmo o serviço na igreja, quando deixamos a vida de oração de lado em prol de “produzir” estamos sendo como Marta e não temos escolhido a boa parte, como Maria (Lucas 10:38-42).

         A terceira ferramenta usada pelo Senhor para forjar o nosso caráter é a comunhão – comunhão com o corpo de Cristo. Quando fui estudar longe de casa também me vi, assim como você, dividida entre a minha igreja natal, onde cresci e fiz raízes, e o desafio de buscar uma nova comunidade na minha atual morada. Não foi fácil no começo. Eu teimava em tentar me manter integrada em todas as programações possíveis da minha antiga igreja, mas sem sucesso completo, claro. Por outro lado, ao passo que me mantinha presa à antiga comunidade, eu não conseguia me entregar por inteiro à nova igreja. Na minha cabeça, a igreja natal era minha igreja de verdade, a nova era apenas lugar só de passagem.  

         Inicialmente, precisamos relembrar da importância de fazer parte de uma comunidade local. Deus não nos fez para viver a vida cristã de maneira isolada (Hebreus 10:25). Não fomos feitos para substituir a igreja por grupos de WhatsApp e pregações na internet. Esses recursos são uma bênção e devemos usufruir das tecnologias para o bem. Mas, nada substitui o ser igreja. É na vida em comum com os irmãos em Cristo que somos afiados em prol do Reino. Fomos feitos para ser igreja.

         Lembra das dificuldades que falei há pouco sobre me adaptar à nova igreja com a mudança de cidade? Pois bem, elas começaram a se dissipar quando, na época, eu finalmente entendi que: 1 – eu estou onde o Senhor quer que eu esteja; 2 – se aqui estou, é aqui que Ele me usará; 3 – Aqui devo estar por inteiro e servir da melhor forma, de todo coração (Cl 3:23).

         Querida, eu não sei onde você está morando nem a distância para sua cidade natal. Mas uma coisa é certa: o Senhor pôs você aí. Sei que você sente um afeto enorme por sua igreja natal, e isso é ótimo. Mas, não permita que esse apego à antiga comunidade te impeça de se doar e servir no local onde você está plantada hoje.        

         Não permita que o sentimento saudosista seja uma desculpa para não se integrar em uma nova comunidade. Mudar de igreja não é tarefa fácil, requer esforço, dedicação, intencionalidade. Mas a vida em igreja e a comunhão com os nossos irmãos na fé, também lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro, compensam todos os esforços.

         Enquanto alguém que passou por isso, posso te assegurar o quanto buscar intencionalmente amizades no corpo da nossa nova igreja é fundamental nessa fase. Lá no início eu mencionei as dificuldades e embates que nossas crenças sofrem no ambiente das universidades. Como lidar com esses problemas é tema pra outra conversa, mas uma das formas para estarmos firme nessas batalhas é ter ao nosso lado outros soldados do exército de Cristo guerreando conosco.

         Por fim, não tenha medo de perder as antigas amizades ao passo que cultiva novas. Quando o Senhor é a base de um relacionamento e existe intencionalidade ali, as amizades não se esvaem com a distância, posso te assegurar. Não se sinta culpada em dividir o seu tempo e coração com uma nova comunidade na fé. Pelo contrário, seja intencional nisso. Faça sua parte e procure uma igreja séria e comprometida com a Palavra. Ali estando, busque amizades com outros jovens cristãos e, juntos, dividam as lutas e algumas pizzas enquanto conversam sobre a vida. Aproveite as mulheres mais velhas pra pedir conselhos, oração por aquela prova e, quem sabe, algumas receitas; tenha nas crianças um possível ministério ao qual se dedicar; aprenda músicas diferentes e leve-as pra sua igreja natal nas férias; peça aquele livro emprestado ao seu novo líder de jovens. Não espere as amizades virem, busque-as. A comunhão verdadeira e saudável com a igreja em nada atrapalha nossas obrigações estudantis, pelo contrário.

         Por fim, quero te deixar aqui o meu relato pessoal sobre o assunto. Os 7 anos em que morei longe de casa a fim de estudar foram os mais difíceis e incríveis da minha vida, até agora. A graduação foi uma bênção, mas sabe mesmo o que mais me alegra quando olho pra trás? O quanto o Senhor foi bom em me presentear com igrejas e amizades com as quais eu puder aprender mais sobre Ele. Foram 2 cidades, 3 igrejas, bons amigos até hoje, novos pais e avós de coração, uma porção de crescimento na Palavra e ótimas lembranças.

         Que você não saia dessa fase levando apenas um diploma, mas sabendo que o Senhor te colocou aí de propósito e com um propósito: ser aperfeiçoada mediante relacionamentos intencionais como membros do Corpo de Cristo enquanto ele te prepara para servi-lO com uma linda profissão.

Com carinho,

Victória
Aconselhadora da Equipe Graça em Flor

Você tem uma pergunta e gostaria que nossas Aconselhadoras respondessem? Envie para gracaemflor.com/perguntas