Com o Pai, em secreto – meu momento devocional
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. (Mateus 6:6)
Há alguns anos eu descobri o poder de um tempo a sós com o Pai. Foi em um dos momentos mais difíceis da minha vida, e eu nunca tinha sentido a presença dEle tão real. Antes disso eu lia a Palavra e orava por alguns minutos… Mas, nesse período difícil da vida eu descobri as maravilhas de realmente se entregar e investir na intimidade com meu Pai. Por vezes eu só sentava e chorava, não tinha nem palavras para orar. Mas, Ele estava ali, tão real, tão próximo! E foi quando eu entendi que é preciso que eu abra sempre meu coração daquela forma…
A Palavra diz que Ele é Deus que está perto de quebrantados e contritos, daqueles que não têm medo de serem humildes ao se expor, com todos os seus medos, e erros, e anseios.
Deus que está perto de quem não tem medo de ser humilde ao se expor com seus medos. Click To TweetDepois que a tempestade passou eu percebi que meus momentos devocionais tinham mudado completamente: quando entendi o poder de se entregar e se dedicar a eles, eu decidi que nunca mais permitiria que meus momentos a sós com o Pai fossem vazios e superficiais.
Eu reconheço, entretanto, que há momentos na vida em que os devocionais se tornam rotina e obrigação – e mesmo nesses momentos precisamos continuar a fazê-los, mesmo que não “sintamos” vontade. Esse é um ato de obediência.
Mas, quando nós olhamos para a Palavra e vemos a importância que existe em se dedicar com amor ao ouvir de Deus e falar com Ele – e que privilégio isso é! – então poderemos ter esses momentos a sós com o Pai de forma intencional e verdadeira, realmente estando ali com todo coração, alma e pensamento.
Hoje quero compartilhar com vocês a prática disso, como eu faço meus devocionais. Faço isso com o objetivo de compartilhar e, talvez, acrescentar algumas dicas ao que você já faz. Mas, de maneira nenhuma acredito que minha forma de fazer devocionais é a forma correta e todas as outras são erradas.
Por isso mesmo gostaria muito que, ao final, você me desse dicas de como faz seu devocional – que livros usa, que ferramentas, que aplicativos… E assim poderemos aproveitar melhor esses momentos!
Precisamos ter mais intencionalidade em nossos momentos devocionais. Click To Tweet
Leitura da Palavra
Antes de começar a ver um pouco sobre como planejo e executo meu momento de leitura da Palavra, é importante ressaltar que eu costumo fazer isso pela manhã. Isso porque certa vez vi a frase de John Bunyan que diz “Aquele que corre de Deus pela manhã dificilmente o encontrará no restante do dia“. Isso é tão verdade!
Eu costumava ler alguns capítulos da Bíblia em um dia e seguir adiante no próximo. Entretanto, comecei a perceber que mal estava guardando o que lia. Então mudei a estratégia: agora leio os mesmos capítulos por, pelo menos, uma semana. Depois de os ter estudado a fundo é que começo uma nova seção de capítulos (a quantidade de capítulos fica a critério de cada um, uma vez que alguns têm mais e outros menos tempo para separar para o devocional).
Por exemplo, no momento estou lendo Efésios. Por ser um livro pequeno tenho estudado ele inteiro durante toda essa semana. Quando a próxima semana começar, irei para o próximo livro.
Além disso, leio também um capítulo de Provérbios por dia – uma vez que o livro tem 31 capítulos. Isso me ajuda muito, pois agora guardo no coração as verdades preciosas de Provérbios com facilidade depois de ter lido o livro todo tantas vezes.
Estratégias de memorização
Já notei que tenho muita dificuldade em guardar as verdades que leio. Por vezes eu lia, mas não me lembrava do que li logo em seguida. Se você é como eu, aqui estão minhas dicas:
– Escreva, sublinhe, marque com cores… Crie seu esquema!
Essa é a página de Provérbios 31 na minha Bíblia – toda escrita. É assim que eu consigo memorizar tudo melhor. Além disso uso também marcadores coloridos e post-its para ressaltar o mais importante daquele trecho. Tudo isso parece fazer com que as palavras “saltem” aos meus olhos, facilitando o aprendizado. (Eu sei que muitas pessoas não gostam de escrever em suas Bíblias, por isso o post it pode ser melhor para você, porque deixa sua Bíblia como nova, mas ainda assim cheia de anotações valiosas.)
– Mapa do versículo
Eu aprendi essa estratégia em um grupo de estudos de um livro que li chamado “Keep it Shut”, de Karen Ehman. Consiste em fazer um “mapa” do versículo. Por exemplo:
– Diário espiritual
Meu diário espiritual é algo que mantenho há anos e tem sido maravilhoso passar os olhos pelos antigos e ver o quanto Deus tem sido fiel! Nele escrevo pedidos de oração, anseios do coração, versículos que mais me marcaram na leitura do dia, e qualquer outra coisa que esteja sentindo.
Oração
O momento de oração é muito pessoal, e é importante que você o faça da maneira que melhor funcionar para você.
Para mim tem sido uma benção orar pela manhã a à noite, antes de me deitar. Me coloco ao lado da janela e, com a brisa no rosto, falo com o Pai. Coloco tudo diante dEle, lanço sobre Ele toda ansiedade, confiando que Ele tem cuidado de mim.
Para facilitar a memória eu mantenho um caderninho de oração onde escrevo os nomes e pedidos das pessoas que conheço. Sabe aquele momento em que uma amiga te conta uma luta pela qual tem passado via Whatsapp e você diz “estarei em oração, amiga”? Pois é, escrevo rapidinho no caderno porque senão eu tenho certeza de que minha memória não me permitiria manter a promessa que fiz a ela.
Ao orar pela manhã, lembre-se de pegar sua lista de coisas a fazer no dia e orar por cada atividade. Você verá como tudo flui com mais leveza e seu dia parece bem mais fácil – mesmo quando as dificuldades vêm.
Também procuro deixar o celular no silencioso e bem longe (para não escutar ele vibrando). É sempre bom para não perder o foco.
Livros e aplicativos de meditação
Por vezes, além da leitura da Palavra e da oração, também separo um tempo para ler algum livro de meditação diária. Esses abaixo são os que já usei, mas as editoras cristãs têm muitas publicações desse tipo, tente achar uma que te interesse mais.
Leituras Diárias – vol. II, C.H. Spurgeon (meu preferido)
Presente Diário, rádio trans mundial
Mulheres que Amaram a Deus, Elizabeth George
Existem também alguns aplicativos para celular que podem te permitir ter um momento de meditação em qualquer lugar que você esteja. Abaixo deixo os que já usei e gosto:
Pão Diário: devocionais para todo dia do ano
Ministério Fiel: artigos, livros grátis para leitura, vídeos e áudios de diferentes pregadores
Solid Joys (em inglês): devocionais diários escritos por John Piper
Revive our Hearts (em inglês): artigos e podcasts, voltados para mulheres
____________________________________
Espero que essas dicas possam ajudar vocês a colocarem mais intencionalidade em seus momentos devocionais! E agora quero ouvir de vocês: como planejam e executam seus momentos a sós com o Pai?
Em Cristo,
29 Comments
Olá Fran, assim como você busco sempre fazer minha devocional pela manhã, mas confesso e preciso leva-las mais a sérios e me dedicar mais, suas dicas foram preciosas e motivadoras. Costumo além de ler algum versículo, anotar na agenda e meditar, faço minhas orações acompanhadas de músicas como Hillsong, Diante do trono ou algum louvor que vem falado ao meu coração, e assim vou falando com o pai…
Amei esse tipo de post, e deixo a dica de ter musica por aqui para ouvir durante as leituras.
graça e paz, beijos ♥
Querida Taynar,
fico muito feliz que essas dicas tenham te motivado! Espero que te ajudem a se aproximar mais do Senhor em seus momentos devocionais.
Acho interessante que você goste de ouvir música enquanto lê e ora, porque eu simplesmente não consigo, rs. Conheço gente que gosta de ouvir música enquanto trabalha e escreve, mas me desconcentra muito!! Por exemplo, se tô num restaurante conversando com alguém e no fundo começa a tocar uma música que conheço eu fico perdidinha entre a conversa e a música, rs.
Obrigada pelo comentário!
Até a próxima!
Beijos!
Fran
P.S.: Visitei teu Tumblr e achei lindo! Até hoje não consegui entender como mexe nisso, acredita? rs
Bom dia Fran!
Comecei lendo o post de intoxicação de romance, e acabei lendo o blog inteiro. To intoxicada de Cristo agora rs..
Parabéns pelo seu trabalho, eu amo buscar inspirações lendo testemunhos de outras pessoas, e seu blog me edificou muito. Confesso ainda ser falha a respeito do meu devocional, porém aqui encontrei muitas formas de fortalecer isso, e a primeira coisa que preciso é de uma bíblia, ver a sua me fez pensar que ter ela no celular não esta me fazendo crescer espiritualmente como deveria. Na verdade acho que me encaixo em todos os posts e tenho testemunhos bem parecidos. Continue deixando Deus trabalhar assim na sua vida.
Beijos ♥
Querida Camila,
confesso que dei um riso quando li “to intoxicada de Cristo agora”, rs. Fico muito feliz que esteja gostando dos textos e que eles têm te ajudado! Acredito que uma Bíblia física, pelo menos para mim, funciona melhor que as digitais… Compre uma e me conte a experiência 😉
Grande beijo!
Fran
Pra ser sincera, eu sou muito inconstante nos meus devocionais e consequentemente na minha vida espiritual! Como uma montanha russa com seus altos e baixos.. 🙁
Como vc falou, as vezes não sentimos vontade e eu ao invés de persistir, acabo deixando de fazer!!
Mas tomo a decisão de mudar a partir de hoje! Amei as dicas de como vc faz o seu devocional, eu tbm não consigo memorizar com facilidade as coisas, vou usar essa estratégia de estudar por mais tempo os mesmos capitulos!! E tbm ter um diario pra anotar tudo!
Obrigada Fran pelo ensinamento! Graça e Paz!
Querida Jussara,
realmente a carne fala mais alto e por muitas vezes deixamos as disciplinas espirituais de lado. Mas, o segredo é alimentar o Espírito para que Ele esteja mais forte que a carne. Ore e peça que o Senhor te dê um anseio maior por Ele e uma vontade de ouvir dEle e falar com Ele virá.
Vamos crescer juntas nesse sentido! 🙂
Beijos,
Fran
Olá, Fran
Adorei o novo blog e o post. Tenho há algum tempo buscado diversas formas de melhorar o meu tempo devocional. Tentei umas coisas aqui e outras ali, e a maneira como faço hoje tem me ajudado bastante a reter a Palavra e ser grata a Deus pela sua obra de salvação.
Bem, eu procuro ler um capítulo, no máximo dois, por dia (justamente porque antes também acabava não lembrando de muito coisa por ler vários). Depois de ler passo a meditar no que li da seguinte forma: destaco as ordens/mandamentos expressos na passagem, as promessas, os princípios eternos, e, minha parte favorita, onde está Cristo nessa passagem. Esse ponto tem me surpreendido bastante e gerado muita gratidão, uma vez que comecei pelo Antigo Testamento e enxerguei melhor alguns pontos em que Cristo era apenas uma sombra 🙂 A partir dessa meditação destaco os motivos de oração e oro. Acredite, quando você destaca as ordens e promessas, surgem muuuitos motivos de oração. Isso combinado a ver Cristo em TUDO, gera ainda gratidão e motivo de louvor!
Também costumo ler bons livros cristãos durante o dia, o que fortalece muito, né?
Enfim, gostei muito das suas dicas, principalmente do “mapa do versículo”. Vou tentar acrescentar esse ao meu devocional 😉
Que Deus nos dê graça para perseverar na disciplina com vistas à piedade e à glória do nome Dele!
Deus te abençoe, Fran 🙂
Querida Mari,
muito obrigada por compartilhar comigo suas dicas de como faz seu devocional! Gostei muito da ideia de destacar essas características específicas do texto, as promessas e onde está Cristo, começarei a fazer isso também!
Não é maravilhoso podermos compartilhar e assim aprendermos juntas? 🙂
Beijos!
Fran
Hey Fran o/
Gostei muito da dica de mapa do versículo, uma vez que amo esquemas (e rabiscos). Eu costumo fazer meus devocionais antes de dormir, e tenho me cobrado bastante pra arrumar um tempinho para Ele antes de ir para a escola, mas essa frase de John Bunyan me fez refletir um pouco sobre meu dia.
No meu devocional eu leio começo ler um capítulo, geralmente de um livro que estou acompanhando, só paro quando um versículo falar diretamente comigo, e anoto esse versículo no meu diário. Depois eu oro sobre aquele versículo, como em um diálogo com Deus. Essa ideia de orar o que se lê eu vi no vlog do David Mesquita, em que ele também falava sobre como são seus devocionais. O real desafio disso tudo é guardar, não memorizar, mas ter a plena certeza de que aquilo vai ser útil uma hora. Às vezes é difícil ter paciência e fazer a vontade de Deus enquanto esperamos a promessa, como diz em Hebreus 10.36 (meu versículo de estimação :3 )
Aproveitando que estou aqui, eu queria dar uma sugestão (meio que pedindo/implorando) de um post sobre os martírios do Povo da Cruz.
Sem mais (sempre quis colocar isso em algum lugar da minha vida)
Fica com Deus o/
Querida Karina,
essa frase do John Bunyan me marcou também. Eu costumava fazer meus devocionais de noite, mas eu estava sempre cansada e eles eram muito rápidos. Eu percebi que quando faço de manhã, além de levar o que li/orei durante todo o dia, também estou mais alerta.
Obrigada pela dica sobre orar o versículo, realmente é uma boa ideia. Dei uma olhada no canal do David Mesquita, não conhecia 🙂
Quanto à sua sugestão, vou orar sobre isso e se o Senhor me der sabedoria suficiente, tento escrever sobre. Realmente o martírio dos cristãos que sempre existiu, mas atualmente está tão exposto, pesa muito em meu coração.
Beijos,
Fran
Oi, Fran!
Sua postagem me ajudou muito, pois há algum tempo sinto que preciso de um momento com Deus, mas não sabia por onde começar. Eu leio a bíblia e oro, mas não tenho um tempo específico para fazer isso. E assim que eu providenciar meu caderninho de oração, com certeza, seu nome estará lá hahaha 😉
Querida Mariana,
fico feliz demais que esse texto tenha te ajudado, e espero que te aproxime mais do Senhor!
E muito obrigada por colocar meu nome em suas orações, rs. 😀
Beijos,
Fran
Olá Fran!
Lá em cima, eu falei sobre minha dificuldade de ler a biblia digital, então finalmente comprei a minha e estou amando, aplicando suas dicas sabe. Realmente com anotaçõs, post-its, me envolvem muito mais e quando eu abro e vejo algo que anotei lembro de quando fiz e me ajuda a memorizar.
Fui muito além disso, gostei tanto de ler e crescer espiritualmente que decidi criar um blog também para ajudar as garotas assim como você me ajudou. Estou bem feliz e empolgada rs. Muito obrigada mesmo, todas as segundas sou edificada com o que você escreve – Parabéns!
Ah meu “blog” é o garotavirtuosa.com se puder passa lá.
Beiiijos
Querida Camila,
seu comentário faz meu coração ficar cheio de alegria! Ver outras meninas se juntando a mim, com esse propósito de glorificar o Senhor e ajudar umas às outras, é maravilhoso! Visitei seu blog e está lindo.
Fica firme, querida, nesse teu propósito de mergulhar mais no Senhor e nas maravilhas dEle.
Conte comigo!
Beijos,
Fran
nuss Fran,amei esse post..percebi varias coisas q já faço ,como poe exemplo;escrever algumas coisas na biblia e sublinhar ..mas vi varias coisas q ainda posso fazer..muito obrigada..estou num momento em quero ter mais comunhão e intimidade com Deus e com certeza esses momentos devocionais irão ajudar muito..bjoos linda
Querida Fran,
que bom que esse texto vai te ajudar! Espero de coração que sua comunhão e intimidade com o Pai só aumentem!
Beijos,
Fran
amémmmm obrigada bjim 😉
Oi Francine…
Nossa, que bênção este post, aprendi muita coisa.
Já venho estudando a Palavra de Deus à algum tempo , sublinhar os versiculos r coloco anotações e agora com suas dicas quero ter e buscar mais intimidade com o Senhor. Amei a dica de um diário de pedidos de orações e versiculos.
Deus abençoe.
BEIJOS. ATT
Allyne Cândido. 🙂
Querida Allyne,
que coisa boa saber que esse post te ajudou! Espero de coração que possa te encorajar em sua busca pela presença do Pai.
Grande beijo!
Fran
Fran,
Passando aqui só para te agradecer por este post! Costumava fazer a minha leitura pela noite também, pouco antes de dormir. Agora, faço questão de separar muito mais do que aqueles cinco minutos e confesso que com isso o meu momento devocional se tornou a melhor parte do meu dia! Gostei muito da sua dica de fazer o mapa do versículo; estou surpresa com o quanto tenho aprendido. Diário espiritual eu já tinha! Minha Bíblia também é toda sublinhada e cheia de anotações nas margens; ela tá velhinha já, mas não abro mão dela!
Enfim, Deus nos abençoe e nos torne mais e mais sedentos dele!
Querida Jessica,
você não sabe o quanto seu comentário me faz feliz. Fico muito alegre que seu momento devocional tenha melhorado e agora seja mais intencional. Espero que dessa forma você cresça em aprender e conhecer do Senhor, porque essa é a vontade dEle para nós!
Grande beijo.
Em Cristo,
Fran
Querida Fran, gostei muito das suas dicas.
Eu costumava fazer meu devocional antes de ir dormir, mas comecei a sentir que não era muito proveitoso. Primeiro porque eu já estava bem cansada e com muito sono então não dava a devida atenção à leitura. Sem contar que se nós fizermos de manhã, há o benefício de poder meditar durante todo o dia, né?
Não consigo escrever na bíblia (sem contar que a minha é bem pequena e não tem espaço) então comprei um caderninho só para isso. Aliás, também preciso dizer que o seu vídeo sobre o diário espiritual surgiu no momento certo haha!
Comecei escrevendo pequenas cartinhas e bilhetes durante o dia e anotando versículos da minha leitura. Amei o seu vídeo. ❤️❤️❤️
Mas voltando ao assunto desse post (sou bastante desatenta hahaha) gostei bastante dessa frase do Bunyan. Vou tentar mudar o horário e utilizar essa ideia do mapa do versículo.
Que Deus te abençoe!
Beijos!
Ahhh, sobre os livros: já ouvi falar desse do Spurgeon. Li apenas alguns trechos no tumblr e gostei bastante. Ainda quero muito lê-lo. ❤️
Beijos!
E desculpe por falar de mais haha!
olá, que a paz do Senhor esteja com vc, adoro seus videos, quero começar a fazer o devocional, já comecei algumas vezes, mas não consegui dar continuidade. Diante de alguns videos, me surgiu algumas duvidas, o meu caderno de devocional não é a mesma coisa que meu diario, seria duas coisas separadas, o devocional seria um estudo da palavra, e o diario são as orações, como foi o meu dia, uma conversa c Deus só que escrita, é isso? Quero começar logo mas estou um pouco confusa….estou no aguardo…abraços….
Também acho a manhã o melhor momento para meu devocional, ultimamente estou buscando acordar mais cedo para fazer com mais frequência. Gostei muito da ideia de estudar o mesmo texto por toda a semana e também comecei meu diário espiritual. Obrigada por compartilhar tantas coisas que ajudam na nossa edificação cristã. Deus te abençoe
Descobri esse post só agora… Estou numa fase da vida bem corrida e percebi q meus momentos com Deus estão sendo muito superficiais. Essas dicas vão me ajudar bastante! Obrigada, Fran.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
I am a student of BAK College. The recent paper competition gave me a lot of headaches, and I checked a lot of information. Finally, after reading your article, it suddenly dawned on me that I can still have such an idea. grateful. But I still have some questions, hope you can help me.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://www.binance.info/it/join?ref=UM6SMJM3