Com o Pai, em secreto – meu momento devocional

 

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. (Mateus 6:6)

Há alguns anos eu descobri o poder de um tempo a sós com o Pai. Foi em um dos momentos mais difíceis da minha vida, e eu nunca tinha sentido a presença dEle tão real. Antes disso eu lia a Palavra e orava por alguns minutos… Mas, nesse período difícil da vida eu descobri as maravilhas de realmente se entregar e investir na intimidade com meu Pai. Por vezes eu só sentava e chorava, não tinha nem palavras para orar. Mas, Ele estava ali, tão real, tão próximo! E foi quando eu entendi que é preciso que eu abra sempre meu coração daquela forma…

A Palavra diz que Ele é Deus que está perto de quebrantados e contritos, daqueles que não têm medo de serem humildes ao se expor, com todos os seus medos, e erros, e anseios.

Deus que está perto de quem não tem medo de ser humilde ao se expor com seus medos. Click To Tweet

Depois que a tempestade passou eu percebi que meus momentos devocionais tinham mudado completamente: quando entendi o poder de se entregar e se dedicar a eles, eu decidi que nunca mais permitiria que meus momentos a sós com o Pai fossem vazios e superficiais.

Eu reconheço, entretanto, que há momentos na vida em que os devocionais se tornam rotina e obrigação – e mesmo nesses momentos precisamos continuar a fazê-los, mesmo que não “sintamos” vontade. Esse é um ato de obediência.

Mas, quando nós olhamos para a Palavra e vemos a importância que existe em se dedicar com amor ao ouvir de Deus e falar com Ele – e que privilégio isso é! – então poderemos ter esses momentos a sós com o Pai de forma intencional e verdadeira, realmente estando ali com todo coração, alma e pensamento.

Hoje quero compartilhar com vocês a prática disso, como eu faço meus devocionais. Faço isso com o objetivo de compartilhar e, talvez, acrescentar algumas dicas ao que você já faz. Mas, de maneira nenhuma acredito que minha forma de fazer devocionais é a forma correta e todas as outras são erradas.

Por isso mesmo gostaria muito que, ao final, você me desse dicas de como faz seu devocional – que livros usa, que ferramentas, que aplicativos… E assim poderemos aproveitar melhor esses momentos!

Precisamos ter mais intencionalidade em nossos momentos devocionais. Click To Tweet

Leitura da Palavra

Antes de começar a ver um pouco sobre como planejo e executo meu momento de leitura da Palavra, é importante ressaltar que eu costumo fazer isso pela manhã. Isso porque certa vez vi a frase de John Bunyan que diz “Aquele que corre de Deus pela manhã dificilmente o encontrará no restante do dia“. Isso é tão verdade!

Eu costumava ler alguns capítulos da Bíblia em um dia e seguir adiante no próximo. Entretanto, comecei a perceber que mal estava guardando o que lia. Então mudei a estratégia: agora leio os mesmos capítulos por, pelo menos, uma semana. Depois de os ter estudado a fundo é que começo uma nova seção de capítulos (a quantidade de capítulos fica a critério de cada um, uma vez que alguns têm mais e outros menos tempo para separar para o devocional).

Por exemplo, no momento estou lendo Efésios. Por ser um livro pequeno tenho estudado ele inteiro durante toda essa semana. Quando a próxima semana começar, irei para o próximo livro.

Além disso, leio também um capítulo de Provérbios por dia – uma vez que o livro tem 31 capítulos. Isso me ajuda muito, pois agora guardo no coração as verdades preciosas de Provérbios com facilidade depois de ter lido o livro todo tantas vezes.

Estratégias de memorização

Já notei que tenho muita dificuldade em guardar as verdades que leio. Por vezes eu lia, mas não me lembrava do que li logo em seguida. Se você é como eu, aqui estão minhas dicas:

– Escreva, sublinhe, marque com cores… Crie seu esquema!


Essa é a página de Provérbios 31 na minha Bíblia – toda escrita. É assim que eu consigo memorizar tudo melhor. Além disso uso também marcadores coloridos e post-its para ressaltar o mais importante daquele trecho. Tudo isso parece fazer com que as palavras “saltem” aos meus olhos, facilitando o aprendizado. (Eu sei que muitas pessoas não gostam de escrever em suas Bíblias, por isso o post it pode ser melhor para você, porque deixa sua Bíblia como nova, mas ainda assim cheia de anotações valiosas.)

– Mapa do versículo

Eu aprendi essa estratégia em um grupo de estudos de um livro que li chamado “Keep it Shut”, de Karen Ehman. Consiste em fazer um “mapa” do versículo. Por exemplo:

Diário espiritual 

Meu diário espiritual é algo que mantenho há anos e tem sido maravilhoso passar os olhos pelos antigos e ver o quanto Deus tem sido fiel! Nele escrevo pedidos de oração, anseios do coração, versículos que mais me marcaram na leitura do dia, e qualquer outra coisa que esteja sentindo.

Oração

O momento de oração é muito pessoal, e é importante que você o faça da maneira que melhor funcionar para você.

Para mim tem sido uma benção orar pela manhã a à noite, antes de me deitar. Me coloco ao lado da janela e, com a brisa no rosto, falo com o Pai. Coloco tudo diante dEle, lanço sobre Ele toda ansiedade, confiando que Ele tem cuidado de mim.

Para facilitar a memória eu mantenho um caderninho de oração onde escrevo os nomes e pedidos das pessoas que conheço. Sabe aquele momento em que uma amiga te conta uma luta pela qual tem passado via Whatsapp e você diz “estarei em oração, amiga”? Pois é, escrevo rapidinho no caderno porque senão eu tenho certeza de que minha memória não me permitiria manter a promessa que fiz a ela.

Ao orar pela manhã, lembre-se de pegar sua lista de coisas a fazer no dia e orar por cada atividade. Você verá como tudo flui com mais leveza e seu dia parece bem mais fácil – mesmo quando as dificuldades vêm.

Também procuro deixar o celular no silencioso e bem longe (para não escutar ele vibrando). É sempre bom para não perder o foco.

Livros e aplicativos de meditação

Por vezes, além da leitura da Palavra e da oração, também separo um tempo para ler algum livro de meditação diária. Esses abaixo são os que já usei, mas as editoras cristãs têm muitas publicações desse tipo, tente achar uma que te interesse mais.

Leituras Diárias – vol. II, C.H. Spurgeon (meu preferido)
Presente Diário, rádio trans mundial
Mulheres que Amaram a Deus, Elizabeth George

Existem também alguns aplicativos para celular que podem te permitir ter um momento de meditação em qualquer lugar que você esteja. Abaixo deixo os que já usei e gosto:

Pão Diário: devocionais para todo dia do ano
Ministério Fiel: artigos, livros grátis para leitura, vídeos e áudios de diferentes pregadores

Solid Joys (em inglês): devocionais diários escritos por John Piper
Revive our Hearts (em inglês): artigos e podcasts, voltados para mulheres

____________________________________

Espero que essas dicas possam ajudar vocês a colocarem mais intencionalidade em seus momentos devocionais! E agora quero ouvir de vocês: como planejam e executam seus momentos a sós com o Pai?

Em Cristo,