Coloque o celular de lado – Escolhendo a Bíblia ao invés da tela

Artigo escrito por Jasmin Howell, e postado originalmente no ministério SetApart Girl.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo Walsh

Eu me reclinei sobre a beirada da sacada e olhei para o topo das árvores gentilmente balançando na brisa da tarde. Eu podia sentir meus ombros relaxando enquanto os pensamentos que estavam causando preocupação começaram a sumir da minha mente. Os pássaros estavam cantando, o Sol estava se pondo. No calor vagaroso do outono, maçãs maduras em toda sua glória enchiam o ar com sua fragrância.

Um momento raro de quietude veio sobre mim. Havia algo sobre a beleza simples desse cenário que estava puxando meu coração. Um nó ficou preso em minha garganta, e meus olhos se encheram de lágrimas. Minha necessidade de estar em comunhão com o Senhor era uma dor tangível. Eu estava repentinamente ciente do quão apressados, infrequentes e distraídos meus momentos com o Senhor tinham sido durante os últimos meses. Eu queria mais do meu Senhor, mas não O estava priorizando em minha vida.

Eu suspirei uma oração silenciosa. “Eu sinto falta do nosso tempo juntos, Senhor. Eu estou sempre correndo de um lado para o outro, presa nas demandas e tarefas diante de mim. Por favor me lembre de parar. Sua Palavra diz que estás sempre comigo; então por favor me ajude a silenciar todo esse barulho e encontrar meu descanso em Ti.”

Apenas alguns momentos depois de a oração ter saído dos meus lábios, meu celular começou a vibrar, sinalizando novos e-mails – questões, necessidades, ou prazos que, com certeza, requeriam minha atenção imediata. Então uma nova série de notificações começou, com mensagens de texto, cada uma parecendo demandar atenção e respostas. Apenas segundos depois meu celular tocou com uma ligação importante. Em minha cabeça uma lista de tarefas começava a aumentar conforme eu adicionava itens. Faça isso, faça aquilo, ligue para aquela pessoa, envie esse email… um sentimento de pânico começou a crescer em meu coração. A vida parecia ser assim há alguns meses… uma série de beeps e blings, uma lista de coisas para fazer que me levava ao pânico e mantinha minha mente e coração ocupados com coisas temporais. Meu espírito ansiava pelo Senhor, mas minha mente estava cheia dos problemas e necessidades de hoje. Era possível colocar de lado meu celular barulhento e encontrar descanso com o Senhor nessa época atarefada? Parecia impossível!

Escolha a Palavra

Sempre existirão coisas querendo nossa atenção. Sempre existirão escolhas que precisaremos fazer e coisas para priorizar. Mesmo nas épocas mais ocupadas de nossas vidas, todos nós temos a escolha de pegar nossas Bíblias ou nossos celulares. Quando você está o mais ocupada possível, o que acontece com seu relacionamento com o Senhor? Nessa época ocupada da minha vida meu celular tem tido mais da minha atenção do que eu gostaria, e minha Bíblia está fechada em minha estante mais do que eu gostaria.

Mesmo nas épocas mais ocupadas de nossas vidas, todos nós temos a escolha de pegar nossas Bíblias ou nossos celulares. Qual você escolherá? Click To Tweet

A Bíblia diz que, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Tm. 3:16,17). Nós não podemos ser equipadas para fazer qualquer coisa bem para o Senhor se não estamos passando tempo com Ele. Eu sei que frequentemente eu digo a mim mesma, “eu vou responder só mais esse email e aí vou pegar minha Bíblia”. Mas inevitavelmente uma vez que eu pego meu celular, responder a um só email acaba virando facilmente vinte minutos de distração. Eu sinto que seria mais competente, organizada e eficiente se eu cuidasse da tarefa à minha frente, porque então minha mente seria mais livre para o Senhor. Mas o oposto é verdade. Quanto mais eu ignoro o Senhor mais distraída eu me torno e fica cada vez mais impossível colocar essas distrações de lado. Nos encher da Palavra é na verdade a única coisa que nos fará mais competentes e melhor equipadas para cumprir cada tarefa da vida.

Quando eu era mais jovem, minhas manhãs eram um tempo calmo com o Senhor. Eu ansiava pelo momento de acordar. Eu pegava minha Bíblia e meu diário espiritual e passava tempo com Ele em silêncio, escrevendo minhas orações e necessidades, e aquilo que eu estava aprendendo em Sua Palavra. Era uma época frutífera de crescimento em minha vida. Nos últimos meses eu estive tão presa na minha planilha de trabalho cheia e tentando equilibrar meus papéis de esposa e mãe, que eu frequentemente pensei naquela época da minha vida, quando eu era mais jovem, e me perguntei “Eu tinha mais tempo naquela época? Ou será que eu estava simplesmente menos distraída?”.

Era uma época da vida antes que a palavra “iPhone” tivesse ficado famosa. O máximo de tecnologia que eu tive na minha adolescência foi meu despertador para acordar, que não provia muita distração em meus momentos com o Senhor. Na verdade era até uma ajuda, pois o barulho que fazia nas manhãs me acordava e me permitia levantar e aproveitar meu tempo com o Senhor. Eu nem sequer tive um computador até meus 20 e poucos anos! Mas hoje em dia meu celular está conectado ao lado da minha cama e serve como um alarme e um computador, tudo em um só aparelho. Meu celular geralmente é a primeira coisa que eu pego pela manhã, e às vezes respondo a uma mensagem de texto ou email antes mesmo que meus pés toquem o chão. Parece familiar?

Me lembra da história de Elias. Sendo um profeta com sua vida ameaçada por uma rainha cruel, sua vida estava possivelmente cheia de distrações. Mas o Senhor foi ao seu encontro de maneira poderosa para revelar onde Ele poderia ser encontrado na vida de Elias – e em nossas também!

“Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: ‘O que você está fazendo aqui, Elias?'” (1 Reis 19:11-13).

Em minha própria vida os ventos, terremotos e fogos metafóricos frequentemente requerem minha atenção, enquanto o sussurro do Senhor fica facilmente perdido em meio ao ruído. Eu creio que essa verdade é muito importante para nós hoje. Por causa desses aparelhos em nossas mãos nós ficamos tão focadas no barulho do mundo que nos tornamos surdas para o sussurro de Deus.

Esses pequenos aparelhos têm um papel ENORME em nossas vidas – e os emails, mensagens, notificações e ligações recebidos acompanham esse falso senso de urgência. Parte da ilusão é que uma resposta imediata é sempre requerida de nós. Enquanto isso nossas Bíblias permanecem fechadas conforme nós tentamos responder ao número de informações vindas de nossos celulares. Apesar de nossa Bíblia não fazer barulhos para chamar nossa atenção, a verdade que ela oferece é o que nós mais precisamos.

Estabeleça limites

Quanto mais o celular faz parte da minha vida, mais se torna um hábito pegá-lo para qualquer coisa, desde procurar uma receita e ouvir música, até enviar um email ou checar minha conta no banco. Eu posso, de forma bem literal, fazer quase tudo com meu celular em minha mão. E, infelizmente, frequentemente isso me distrai. Onde meu tempo livre costumava ser focado no Senhor, andando na criação dEle, criando algo lindo para meus amigos e família, escrevendo música, ou meditando, agora eu percebo minha mente sempre apertada e ocupada, e quando eu tenho tempo livre, eu não sei o que fazer com ele!

Com centenas de distrações literalmente na palma de nossas mãos, é agora vital às mulheres cristãs considerarem o lugar que seus celulares, iPads e computadores têm em suas vidas. Que tipo de limites precisamos colocar para proteger nosso tempo com o Senhor acima de tudo?

Como Leslie Ludy disse, “Nenhuma outra geração na história Cristã precisou navegar as águas turvas da conduta digital. Nós não podemos ler livros de grandes cristãos das eras passadas para nos dar um exemplo… Porque eles não existem. E ainda assim, isso não nos dá uma desculpa para ignorar a importância de aprender como honrar a Deus nessa área de nossas vidas.”

Porque meu celular é o item mais importante do meu trabalho, se torna cada vez mais imperativo que esse pequeno item tome seu lugar, e que eu não permita que ele me distraia do Senhor. Se você se encontra distraída, preocupada, ansiosa e cansada – pode ser que você está escolhendo passar mais tempo em seu celular – rolando o feed, curtindo, compartilhando – do que refrescando seu coração e mente na presença de Cristo.

Então, como a primeira geração que é desafiada a gerenciar bem a distração que celulares, redes sociais e o mundo apressado podem ser, como vamos garantir que Deus receba a glória, mesmo nessa área?

Aqui estão algumas sugestões de como usar seu celular, e como garantir que a voz do Senhor seja o som mais proeminente que você ouve:

Um

Conecte seu celular em uma tomada fora do seu quarto à noite, e compre um despertador de verdade. Deixe sua Bíblia na sua mesa de cabeceira ao invés de seu celular! Quando seu despertador soar, pegue sua Bíblia e sente-se para lê-la.

Dois

Silencie seu celular, e deixe-o em uma sala diferente da casa quando estiver tendo seu tempo devocional. Dessa maneira a tentação de parar e checar o Facebook não será um problema. Não se preocupe, você não vai perder nada extremamente importante no tempo que passa com o Senhor! E você não ouvirá cada barulho que seu celular fará, o que geralmente te faz pensar que está perdendo alguma coisa. E conforme você faz isso, você precisará menos e menos saber o que está acontecendo naquela pequena tela.

Três

Apesar de ser ótimo se separar de seu celular em seu tempo com o Senhor, pode ser que não seja prático manter seu celular no silencioso o dia todo. Na minha vida como esposa, mãe e uma mulher de negócios, eu simplesmente não posso silenciar meu celular o dia todo, uma vez que meu marido, meus colegas de trabalho ou clientes precisam falar comigo. Então a probabilidade que meu celular irá tocar é alta. Mas ao invés de correr para atender a qualquer barulho, tente separar algum tempo do dia para checar o celular e ver se recebeu ligações ou mensagens importantes, e no resto do dia dedique sua energia para aquilo que realmente precisa de atenção. Ao invés de silenciar seu celular por completo, considere desativar notificações de mensagens de texto, emails, Instagram ou o aplicativo de mensagens do Facebook. É incrível perceber o quanto seu celular – e sua vida – serão mais quietos.

Nós podemos culpar várias coisas por nossas distrações espirituais: uma lista de afazeres gigantesca, uma rotina ocupada, muito trabalho da escola, uma criança que não dorme de noite, um trabalho exaustivo, ou um celular que não pára de tocar; mas no final das contas nós fazemos a escolha todo dia de dizer “sim” para uma coisa, e “não” para outra. Com nossas escolhas estamos dizendo “sim” ao Senhor? Ou dizendo “não” e escolhendo outra coisa?

Talvez como eu, você esteja ansiando por uma vida espiritual mais rica, por mais tempo meditando e apreciando a beleza e maravilhas de Cristo! A Palavra de Deus é um rio de vida, e nossos celulares e as distrações no nosso caminho são como um deserto – nós caminhamos neles, procurando por significado. Mas como o Salmista, talvez você esteja clamando, “Ó Deus, (…); a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água” (Salmos 63:1). Se esse é o caso, você precisa estar com Deus sem distrações. Nós nunca encontraremos refresco e vida em nossos celulares. Nada pode substituir a Palavra de Deus e nada pode trazer vida a não ser Cristo!

Eu percebi que não é meu celular – ou qualquer outra coisa – que eu posso culpar por minha falta de paz ou meus devocionais distraídos. É o MEU USO dessas coisas que determinam como elas afetam minha vida espiritual. Eu posso escolher responder a cada notificação, dando a elas preferência na minha vida e permitindo que essa miríade de distrações tirem meus olhos do Senhor. Ou eu posso reconhecer que eu tenho dado muita importância a essas coisas e pedir sabedoria ao Senhor sobre como usar meu celular (e qualquer outra tecnologia) para a glória dEle. As notificações não vão sumir, mas nós podemos ter uma escolha sobre como respondemos a elas e como respondemos à voz do Senhor, que talvez seja só um sussurro… mas está sempre lá.

Na próxima vez que você entrar na presença de Deus, coloque seu celular de lado e vá somente a Ele.