Casamento em jugo desigual
O jugo é uma peça feita de madeira que é colocada na cabeça dos animais para que eles possam andar no mesmo ritmo, no mesmo passo e dividir o peso das cargas. Esse texto é para as irmãs que são casadas com descrentes. E só para irmãs casadas porque se você está solteira e está namorando um descrente meu conselho é que termine o mais rápido esse namoro e fuja desse pecado. Eu poderia numerar vários versículos sobre isso aqui, mas acho que em 1 Reis 11:1-6 mostra claramente como Salomão desobedeceu a Deus se juntando com várias mulheres que não eram do seu povo. Querida irmãzinha solteira, não desobedeça às ordens do Deus vivo. Ore e peça sabedoria a Deus, mas escute o que Deus tem a lhe falar.
Então, como meu conselho hoje é para as irmãs casadas que se casaram com descrentes quando não eram crentes ainda ou quando estavam longe de Deus por alguma razão, vou começar desse ponto: escute o que Deus tem para dizer.
Qualquer casamento enfrenta desafios diversos. Porém, esse texto é para quem carrega o peso espiritual do crescimento de sua espiritualidade sozinha. Frustração, culpa, ansiedade e principalmente solidão, são os sentimentos que mais atingem em um casamento onde seu esposo não compartilha a mesma fé. Se você tem filhos, a preocupação com a falta de fé do pai deles preocupa porque não sabemos como isso os afetará. Sei que vocês são tentadas a achar que depende somente de vocês a levar os maridos a Deus, e vezes sem conta você deve se perguntar onde errou, o que faltou fazer, ou até mesmo se Deus já desistiu de vocês.
Deus não desiste de seus filhos. O nosso Senhor bondoso e amoroso jamais se esquece daquele que se arrependeu da sua vida de pecador e se entregou para Ele. O que às vezes nos esquecemos é de que devemos depender totalmente dEle. Para qualquer assunto em nossas vidas. Quando se tem um cônjuge descrente essa necessidade de ajuda é muito intensa. Carregar esse jugo sozinha não causará tanto sofrimento se dependermos do nosso Salvador inteiramente. Lembre-se de que vocês não conseguirão nada por si mesmas. Jamais.
Peça a Deus que aumente sua fé e creia que Deus é poderoso para mudar quem quer que seja. Ele é o Deus dos milagres. Tenha em mente que sua maior aliada nesse momento é a oração. Existe uma receita infalível para quando você está perdendo sua fé: oração, entendimento das Escrituras e disciplina. Ore para que a solidão possa ser superada. Tenha seu momento a sós com Deus para que você tenha forças para seguir. Deus nos criou para termos um relacionamento íntimo com Ele. É através da oração que podemos conhecer a Deus profundamente. É através desse momento que Ele ouvirá seu desejo mais importante.
Conhecer as Escrituras deve ser o desejo de todo cristão. Veja a Bíblia como seu manual de instruções e siga-o fielmente. É através da leitura da Bíblia que vemos que Deus pode salvar até as pessoas mais resistentes. Oração e leitura bíblica são orientações que em um primeiro momento parecem ordinárias, porém o resultado é prazeroso e pacífico. Em 1 Pedro 5:7 aprendemos que devemos confiar nossas preocupações a Deus. E no versículo anterior existe uma ordem que não prestamos muita atenção: “Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus,…”. Então irmã, confie, mas não se esqueça de se humilhar, de estar aos pés da cruz e depender somente dAquele que nos guarda.
Entendo que seu cônjuge pode ir à igreja com você, mas ele não demonstra verdadeiro arrependimento. O problema dos entes queridos que ainda são descrentes é que eles veem a religiosidade como o caminho para a salvação. Acham que ser cristão é ir à igreja e ser uma boa pessoa. Você deve entende que eles nunca realmente creram no verdadeiro evangelho se isso acontece. Romanos 10:9 diz que é “professando com palavras que se chega à justiça” e não sentando em um banco de igreja.
Se ele se opõe a ir com você à igreja e ainda te proíbe ou dificulta de fazer coisas relacionadas como acampamentos e cultos de vigília, seja fiel. Eu sei que fazer a vontade de Deus e manter um relacionamento com a família pode virar um conflito nesses casos. Mas você tem um exemplo a seguir: no evangelho de Marcos no capítulo 3 vemos Jesus em conflito com sua família. Eles acham que Jesus estava ficando louco, pois Ele não parava de anunciar o evangelho para a multidão que estava ali sem tempo até para parar e comer. Jesus termina este capítulo dizendo que sua família é todo aquele que faz a vontade do seu Pai celestial.
Sua família te quer bem. Seu ente querido descrente te quer bem. A família de Jesus o queria bem. Mas eles também achavam que aquele trabalho todo sem descanso que Jesus estava tendo atendendo à multidão o poderia machucar. Analise se é isso que seu marido acha que pode acontecer com você se ele te impede ou dificulta seu relacionamento com Deus e irmãos da igreja. Ele pode estar apenas preocupado se algo irá te afetar tão dolorosamente que quer impedir que isso aconteça. Ele não entende que uma vida com Deus requer sacrifícios de nossa parte muitas vezes incompreendidos pelo mundo.
Precisamos orar por coragem para continuar a fazer coisas que nossos entes queridos não entendem. E pergunte-se se você está preparada para enfrentar seus amados para continuar a obedecer a Deus. Seja corajosa. Peça a Deus coragem e sabedoria. Peça a Ele sabedoria para se comportar como uma verdadeira cristã e para que seu marido veja a transformação que Deus fez em sua vida através de seus atos. Peça a Deus que quando você falhar nesse ponto, porque somos pecadoras e falhamos muito, que Ele possa ter misericórdia de você e isso não seja uma pedra de tropeço para a salvação de seu cônjuge.
Agrada-te no teu Senhor, confie em Jesus, ame seu marido, viva o agora e honestamente, busque amigas de oração e ore, ore, ore. E principalmente, não dependa da salvação de seu marido para viver um casamento que siga os preceitos de Deus.
Tenha esperança de ver seu marido com você no céu mais do que sentado na igreja ou em acampamentos com você.
O nosso Deus amoroso pode nos dar uma vida plena e agradável mesmo se ela não é do jeito que queremos. Viva com gratidão pelo que tem. E deixe o que não tem ainda nas mãos do Senhor.
25 Comments
Glória a Deus. Muito gratificante o Estudo. A Paz do Senhor!
Eu estava namorando um descrente mas terminei. Tem sido difícil porque eu o amava. 🙁
Mas Deus sempre nos ajuda a superar!
Deus te abençoe ricamente com todas as bençãos de céu. Estou em um momento tão difícil e suas palavras vieram para me acalmar!
Glórias a Deus, palavras de muita ajuda, que Jesus nos abençoe a nossas famílias amém.
É melhor sofrer no inicio ao se separar de um jugo desigual, do que viver toda uma vida com uma pessoa que não temos certeza se o coração se voltará para viver sob a dependência de Deus.
Verdade, algo improvável de acontecer, só sofrimento.
Sou homem e vivi um jugo desigual. Acabei por me divorciando.. o sentimento de opressão e tristeza tomaram conta de mim por muito tempo até que não aguentei mais.
Sou casada com um homem da umbanda, eu já era batizada na igreja evangélica quando me casei com ele, infelizmente já não é tanto o amor que nos une atualmente, sou dependente delefinanceiramente.
Vivo debaixo de opressão, sempre oro mas parece que fui esquecida, sou muito infeliz ao lado dele.
É muito autoritário, provoca discussões e sempre busca ajuda com o ” pai de santo” dele.
Vc tem tudo pra ser feliz. Deus nunca soltou a tua mão vc deve buscar a Deus com muita fé e sabedoria
Jesus abençoe sua vida poderosamente! Edificante🙌🏻
Tô passando por isso irmão, tô querendo separar já
A melhor coisas q podemos fazer é orar pelas pessoas q amamos,somos filhas do Rei Dos Reis.
Vivo num jugo desigual.
Conheci meu esposo e ele era do espiritismo, e eu afastada (cristã).
No começo nos amávamos muito.
Com o passar do tempo, ele largou o espiritismo, e eu o ensinei sobre a minha fé…
Eu já tinha retornado a minha fé.
O grande problema do nosso relacionamento é que depois de anos descobri que ele escondia ser usuário de drogas.
Isso acabou comigo.
Acabou com o nosso casamento.
Ele está cada vez mais entregue ao vício…
Esqueceu da família que tem comigo..
Tudo que ele ganha é para o vício..
Mente descaradamente…
Já me roubou …
Já vieram cobrar ele na porta da minha casa …
Desconheço o homem que ele se mostra agora…
Estou longe da minha família.
E tenho vergonha de contar.
Vivo uma opressão muito grande.
Acho que só não cai em depressão por causa dos meus filhos.
Já conversei, já orei e nada do homem se libertar…
Quando eu fui nuns cultos foi dito que Deus libertaria e isso faz anos e está cada vez pior..
E o pior de tudo que somos casados diante do altar.
Sei o que isso significa diante das leis de Deus…
Preciso de orientação pastoral.
O melhor remédio para todos os problemas está numa entregue a Deus,tem que ter tempo com Deus, não somente uma oração pelos problemas, é necessário uma vida de entrega todos os dias
Sou casada com um testemunha de Jeová e eu sou cristã.
Quando nos casamos éramos afastados da nossa religião.Hoje 30 anos depois ele voltou p sua religião testemunha de Jeová.Não quero de jeito nenhum ser dessa religião e ele insiste muito para que eu vá.Tá muito difícil choro e peço a Deus p me mostrar a verdade.Ele me oprime e fica com raiva pq não quero ir brigamos, não sei mais o que fazer .Me ajudem 😭
Me casei com um descrente enquanto ainda estava afastada da igreja e hoje que estou firme nos pés do Senhor tem sido difícil, a relação e todo o resto. As vezes nem sequer tenho vontade de pedir pela redenção dele ou continuar com ele
Bom dia me chamo Maria Conheci um homem há seis anos atrás mais velho do que eu 17 anos e ele era da igreja dos mórmons e eu da Igreja Adventista começamos a namorar ele foi para minha igreja começou a congregar se batizou nos casamos faz dois anos e agora ele está me dizendo que não está se sentindo bem na igreja adventista que não está gostando porque é diferente da igreja que ele congregava que era a igreja dos mórmons e agora também tá decidido a frequentar a igreja dos mórmons e deixar de ir na igreja adventista estou muito triste pois eu não queria isto no meu relacionamento né no meu casamento porque eu sei que o julgo desigual não dá certo né E como ele foi 30 anos da Igreja dos Mórmons e apenas dois anos aqui da Igreja Adventista eu sei que ele não vai querer voltar eu sei que para Deus nada é impossível mas vou orar me coloco nas mãos de Deus
Muito triste td isso, conheci meu marido qdo ainda eu era do mundo, me batizei, ele não, e hj depois de quase dez anos de luta, estou saindo de casa, ele usa drogas, está cada dia pior, só anda com maloqueiros, tenho medo de ficar em casa e acontecer algo comigo, por isso estou indo embora, estou frustrada, triste, acho que orei pouco, que triste 😔
Vivo sob um jugo desigual em meu casamento, até me proibiu de ir na igreja, só Deus sabe o que estou passando, por cause dele estou frequentando um psicólogo. Não estou mais suportando já pedi perdão a Deus por ter feito essa escolha mais acho que Deus não me ouve. Estou tão má com essa situação. Peço perdão a Deus sempre. JA tive vontade de tirar minha vida vária vezes até pra isso sou medrosa.
Vivo em um julgo desigual…. Quando meu marido e eu nos conhecemos, eu era ministra de louvor, ele era guitarrista de outra igreja…. Achei que nossa vida seria assim, na casa de Deus…. Mas após a gente oficializar nosso namoro tudo foi mudando…. Eu não fui percebendo ele se afastando…. E quando percebi até eu havia me afastado. Nos casamos, e foi só infelicidade…. Ele passou a me trair, me deixar sozinha, carente…. Por 5 anos assim! Neste ano decidi separar, ele veio com um jeito mudado dando sinais de que estava voltando pra Cristo. Orava ao acordar, me chamo pra igreja,…
Me senti esperançosa permaneci casada , mas não durou nem 3 meses…. Ele voltou a ser distante novamente…. Não o vi mais orando,
Eu voltei pra igreja e vou sozinha, ele não me acompanha .
Penso que não tem jeito….
É muito ruim se sentir sozinha.
O seu amor por ele já fracassou e isso é o que de melhor vc pode contar hoje, pois somente o Amor de Jesus é o que lhe resta. Primeiramente peça ao Senhor para restaurar o seu amor por Ele, arrependa-se e volte ao Amor do Senhor. Em seguida peça ao Senhor pra lhe dar o amor dEle para amar o seu caminho. E comece a caminhar com Jesus, confie nEle e o mais Ele fará.
Você precisa ter fé. A decisão errada foi sua e não de Deus. Mas quando Deus nos chamou Ele já sabia dessas decisões que tomaríamos e ainda assim nos aceitou, ainda estamos no plano A de Deus. Ter um bom marido não garantiria que ele estava indo para o céu, se ele não nasceu de novo ele estava indompara o inferno. A falha está em desistir quando Deus permite vir a tona as sujeiras ocultas, mas quando não olhamos para si mesmos, o quanto nossas vidas e escolhas tem desonrado a Deus não conseguiremos tirar a trave dos nossos olhos para então ajudar a tirar o cisco do nosso conjugue. Mas tenho uma boa notícia, é possível recomeçar. Primeiro reveja o seu próprio relacionamento com Deus, é com Ele que você precisa se entender, se não tivermos comunhão com Ele, entendermos que tudo na nossa vida provem dEle, inclusive as correções da vida, e não aprendermos a ser gratos, nunca avançaremos. Você precisa tratar-se com Deus, só então poderá ser instrumento de libertação do seu esposo
Sentimos assim quando não conseguimos nos preencher em Deus. Por mais que tenha voltado a igreja você precisa voltar ao Pai, lembra-te de onde caíste e volta ao teu primeiro Amor. Não é lembrar de como caiu, mas de onde. Onde você já esteve com Deus, como era o seu relacionamento? De que forma Deus te visitava? Quando Adão caiu Deus bradou “Adão onde estás?” Não que Deus não sabia onde ele se escondia, mas Adão havia deixado a posição de estar todas as tardes na presença de Deus para falar com Ele. Lembre-se do seu melhor momento, volte dali, se arrependa por ter deixado aquela posição.
Tânia seja igreja. Você não pode ir a igreja. Mas você é igreja. Volte a orar, jejuar, buscar a Deus, louvar, ler a bíblia, Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, mas está próximo a um coração contrito e quebrantado. Abandone os hábitos que não te aproximam de Deus, filmes, novela, fofocas, e foque nas coisas do alto. Traga Deus para junto de você,.o.tempo.todo.
Oi Erica! Muito obrigada pelo texto! Estava precisando ajudar uma amiga e suas palavras vieram muito de encontro ao que eu precisava falar pra ela.