Casamento em jugo desigual

O jugo é uma peça feita de madeira que é colocada na cabeça dos animais para que eles possam andar no mesmo ritmo, no mesmo passo e dividir o peso das cargas. Esse texto é para as irmãs que são casadas com descrentes. E só para irmãs casadas porque se você está solteira e está namorando um descrente meu conselho é que termine o mais rápido esse namoro e fuja desse pecado. Eu poderia numerar vários versículos sobre isso aqui, mas acho que em 1 Reis 11:1-6 mostra claramente como Salomão desobedeceu a Deus se juntando com várias mulheres que não eram do seu povo. Querida irmãzinha solteira, não desobedeça às ordens do Deus vivo. Ore e peça sabedoria a Deus, mas escute o que Deus tem a lhe falar.

Então, como meu conselho hoje é para as irmãs casadas que se casaram com descrentes quando não eram crentes ainda ou quando estavam longe de Deus por alguma razão, vou começar desse ponto: escute o que Deus tem para dizer.

Qualquer casamento enfrenta desafios diversos. Porém, esse texto é para quem carrega o peso espiritual do crescimento de sua espiritualidade sozinha. Frustração, culpa, ansiedade e principalmente solidão, são os sentimentos que mais atingem em um casamento onde seu esposo não compartilha a mesma fé. Se você tem filhos, a preocupação com a falta de fé do pai deles preocupa porque não sabemos como isso os afetará. Sei que vocês são tentadas a achar que depende somente de vocês a levar os maridos a Deus, e vezes sem conta você deve se perguntar onde errou, o que faltou fazer, ou até mesmo se Deus já desistiu de vocês.

Deus não desiste de seus filhos. O nosso Senhor bondoso e amoroso jamais se esquece daquele que se arrependeu da sua vida de pecador e se entregou para Ele. O que às vezes nos esquecemos é de que devemos depender totalmente dEle. Para qualquer assunto em nossas vidas. Quando se tem um cônjuge descrente essa necessidade de ajuda é muito intensa. Carregar esse jugo sozinha não causará tanto sofrimento se dependermos do nosso Salvador inteiramente. Lembre-se de que vocês não conseguirão nada por si mesmas. Jamais.

Peça a Deus que aumente sua fé e creia que Deus é poderoso para mudar quem quer que seja. Ele é o Deus dos milagres. Tenha em mente que sua maior aliada nesse momento é a oração. Existe uma receita infalível para quando você está perdendo sua fé: oração, entendimento das Escrituras e disciplina. Ore para que a solidão possa ser superada. Tenha seu momento a sós com Deus para que você tenha forças para seguir. Deus nos criou para termos um relacionamento íntimo com Ele. É através da oração que podemos conhecer a Deus profundamente. É através desse momento que Ele ouvirá seu desejo mais importante.

Conhecer as Escrituras deve ser o desejo de todo cristão. Veja a Bíblia como seu manual de instruções e siga-o fielmente. É através da leitura da Bíblia que vemos que Deus pode salvar até as pessoas mais resistentes. Oração e leitura bíblica são orientações que em um primeiro momento parecem ordinárias, porém o resultado é prazeroso e pacífico. Em 1 Pedro 5:7 aprendemos que devemos confiar nossas preocupações a Deus. E no versículo anterior existe uma ordem que não prestamos muita atenção: “Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus,…”. Então irmã, confie, mas não se esqueça de se humilhar, de estar aos pés da cruz e depender somente dAquele que nos guarda.

Entendo que seu cônjuge pode ir à igreja com você, mas ele não demonstra verdadeiro arrependimento. O problema dos entes queridos que ainda são descrentes é que eles veem a religiosidade como o caminho para a salvação. Acham que ser cristão é ir à igreja e ser uma boa pessoa. Você deve entende que eles nunca realmente creram no verdadeiro evangelho se isso acontece. Romanos 10:9 diz que é “professando com palavras que se chega à justiça” e não sentando em um banco de igreja.

Se ele se opõe a ir com você à igreja e ainda te proíbe ou dificulta de fazer coisas relacionadas como acampamentos e cultos de vigília, seja fiel. Eu sei que fazer a vontade de Deus e manter um relacionamento com a família pode virar um conflito nesses casos. Mas você tem um exemplo a seguir: no evangelho de Marcos no capítulo 3 vemos Jesus em conflito com sua família. Eles acham que Jesus estava ficando louco, pois Ele não parava de anunciar o evangelho para a multidão que estava ali sem tempo até para parar e comer. Jesus termina este capítulo dizendo que sua família é todo aquele que faz a vontade do seu Pai celestial.

Sua família te quer bem. Seu ente querido descrente te quer bem. A família de Jesus o queria bem. Mas eles também achavam que aquele trabalho todo sem descanso que Jesus estava tendo atendendo à multidão o poderia machucar. Analise se é isso que seu marido acha que pode acontecer com você se ele te impede ou dificulta seu relacionamento com Deus e irmãos da igreja. Ele pode estar apenas preocupado se algo irá te afetar tão dolorosamente que quer impedir que isso aconteça. Ele não entende que uma vida com Deus requer sacrifícios de nossa parte muitas vezes incompreendidos pelo mundo.

Precisamos orar por coragem para continuar a fazer coisas que nossos entes queridos não entendem. E pergunte-se se você está preparada para enfrentar seus amados para continuar a obedecer a Deus. Seja corajosa. Peça a Deus coragem e sabedoria. Peça a Ele sabedoria para se comportar como uma verdadeira cristã e para que seu marido veja a transformação que Deus fez em sua vida através de seus atos. Peça a Deus que quando você falhar nesse ponto, porque somos pecadoras e falhamos muito, que Ele possa ter misericórdia de você e isso não seja uma pedra de tropeço para a salvação de seu cônjuge.

Agrada-te no teu Senhor, confie em Jesus, ame seu marido, viva o agora e honestamente, busque amigas de oração e ore, ore, ore. E principalmente, não dependa da salvação de seu marido para viver um casamento que siga os preceitos de Deus.

Tenha esperança de ver seu marido com você no céu mais do que sentado na igreja ou em acampamentos com você.

O nosso Deus amoroso pode nos dar uma vida plena e agradável mesmo se ela não é do jeito que queremos. Viva com gratidão pelo que tem. E deixe o que não tem ainda nas mãos do Senhor.