Carta à minha amiga que perdeu alguém para o COVID

Querida e amada amiga,

As palavras parecem faltar para começar a te escrever sobre um assunto tão delicado e tão recente. Mas eu oro desde já para que o Espírito Santo use essas palavras a fim de consolar o teu coração, fortalecer o teu espírito e te dar ânimo para viver para a glória de Deus. Creio que ele o fará.

Eu sei que dói perder alguém. Infelizmente já passei por alguns lutos nessa vida e alguns deles eu sinto doer até hoje. E eu sei que pra você doeu muito, mas muito mais, perder quem se ama em meio a esse caos chamado pandemia. Sem o toque, sem a presença, sem a aglomeração de quem amamos do nosso lado no momento em que mais precisávamos. Ou até mesmo quando quem você queria do seu lado é justamente aquele que não estava mais em vida. Por um momento pensamos que sofrer um luto na pandemia era se sentir em isolamento duas vezes, digo porque infelizmente também perdi alguém nesse tempo. 

Mas ainda que você pense que eu não sei bem o que você passou, porque cada caso é um caso individual e eu compreendo isso, eu quero te lembrar hoje que Deus sabe. Deus viu. Deus te vê.

O Deus que vê

O Grande El-Roí é esse Deus que vê o nosso sofrimento, a nossa perda, o nosso luto e o nosso choro. Se por algum momento você achou que ninguém sentia a sua dor, saiba: Ele sentia com você. Ele não só sentia, mas estava lá com você.

Amada amiga, quero te trazer à memória aquilo que te dará esperança nos dias mais difíceis. A Palavra de Deus nos mostra Jesus vencendo a morte para nos dar vida eterna. Ele vê o nosso sofrimento, mas ele não para aí. Ele também promete não nos abandonar nem mesmo no vale da sombra da morte.  

Amiga, aquieta a tua alma, levanta os olhos para onde está o Senhor, pois Ele te vê. Ele está contigo.

Cristo não perde o controle

Eu sei que dentro do caos do furacão é mais difícil enxergar uma saída, mas em nenhum momento pense que Deus perdeu o controle. Nada foge do controle de Suas mãos! Nada passa despercebido pelo nosso Pai. Eu sei que você chorou se perguntando “Por quê, Deus?” Eu sei que você duvidou de que Deus estava cuidando dessa situação. Eu sei que você teve pensamentos de ira e revolta. Lembra quando você perguntou “Por quê comigo Deus? Isso não é justo!!!”?

Nós seres humanos queremos sempre ter respostas para tudo porque queremos de alguma forma estar no controle. Porém, deixa eu te lembrar da história de Jó. Ele, mesmo depois de perder tudo o que tinha e vivendo um grande e terrível luto pela perda de seus filhos, reconheceu o poder de Deus, e depois de muito sofrer, disse: “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2).

Preciso te lembrar de que os planos do Senhor não podem ser frustrados! Nenhum deles. Amiga, alegra-te: Cristo não perdeu o controle! O COVID pode ter parado o mundo, mas não parou o nosso Deus. O Senhor é maior do que qualquer coisa.O Senhor é maior do que a sua dor. Esse mesmo Deus Soberano é também o seu Abba Pai, paizinho.

Chore com Jesus

Não quero que você passe por cima da sua dor, atropelando seus sentimentos e emoções e “estampando” um sorriso vazio só para manter a boa aparência. Minha querida, Jesus chorou, lembra? Jesus sofreu o luto. Sim, Ele sofreu a perda de pessoas que amava e em sua humanidade encarnada, ele passou pelo sofrimento. O Messias Prometido para vencer a morte foi o mesmo que viveu humanamente a sua dor de perder alguém.

Por isso, não esconda os seus sentimentos. Chore. Sinta a sua tristeza. Como diz em Eclesiastes: há tempo de chorar e tempo de sorrir. Mas não passe por isso sozinha, chame o Senhor. Clame por Ele. Chore aos Seus pés. Sinta sua tristeza em Seu colo. Deite a cabeça em lágrimas nos Seus ombros. 

“Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados;

Tu os reanimas e atendes ao seu clamor.” Salmos 10:17

Aprendemos com os Salmistas a rasgar o nosso coração diante de Deus na certeza de que Ele vem em nosso auxílio e cura a aflição da nossa alma. O Senhor não rejeita um coração quebrantado. O Senhor é refúgio para os oprimidos. O Seu Espírito Santo é o nosso Consolador. Então, chore minha amiga. Chore com Jesus.

Alegrem-se sempre

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: “Alegrem-se!”” Filipenses 4:4

Amiga, talvez você até já conheça esse versículo, mas acha que nessa situação ele não é para você e às vezes parece ser difícil se alegrar. Mas uma vez que lembramos de que nada é sobre nós e tudo é sobre Cristo, nós lembramos também que a nossa alegria não é dependente das coisas terrenas, mas das coisas do Alto. Nossa alegria está no Senhor Jesus! É por isso que Paulo, mesmo aprisionado, sozinho e perseguido, exortava aos irmãos: alegrem-se! 

Não estou te pedindo para sair dando gargalhadas com um sorriso estampado o tempo inteiro no rosto. Mas eu quero te lembrar que no Senhor Jesus Cristo nós somos alegres porque não dependemos das circunstâncias nesse mundo, mas confiamos a nossa vida em nosso Salvador. Que a doce alegria da esperança viva em Jesus possa preencher todo vazio em você e que teu choro se transforme em regozijo no Amado.

Verdades eternas para serem lembradas

Eu sei que talvez você ainda tenha muitas perguntas não respondidas e muitos questionamentos acerca desse luto e eu posso não ter respostas para todas elas, e nem tenho essa pretensão. O meu objetivo com essa cartinha é te lembrar das boas novas do evangelho como um bom ferro que afia ferro! Quero chorar contigo, sorrir contigo e poder te lembrar das verdades que ecoam na eternidade. 

1- O mesmo Deus que conhece a sua dor está com você agora e jamais te deixará sozinha.

2- Ele é o mesmo Deus que te sustenta em meio ao sofrimento e faz com que tudo coopere para o seu bem.

3- Ele é esse Pai que enviou o seu próprio Filho por amor a você para te dar vida eterna e salvação.

4- Seu Filho Amado nos prometeu o Espírito Santo consolador capaz de nos dar uma paz que excede todo entendimento.

5- A morte foi vencida na cruz de Cristo! Através do sangue de Jesus temos vida eterna e reconciliação com Deus.

6- Não se esqueça: nesse mundo passaremos por aflições, mas não precisamos desanimar porque Jesus já venceu o mundo!

7- Os sofrimentos leves e momentâneos nessa vida produzem para nós uma glória eterna, maior do que qualquer um deles!

“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” 2Co 4:17-18

Querida, minha oração é que você busque forças sempre no Senhor que é o teu Refúgio e Torre Forte. Fixe os olhos no Alto e permaneça no Caminho de Cristo Jesus até que Ele venha. Que o Espírito Santo seja o teu auxílio e teu consolador, preenchendo o vazio da perda e te enchendo da paz que excede todo entendimento e da alegria do Senhor.

Com carinho,

E um abraço bem apertado da sua amiga 

Perto está o Senhor. ♥