Carta à minha Amiga Casada com Descrente

Querida amiga, 

Eu gostaria de ter uma máquina de raio-x especial para conseguir ver como está o seu coração neste momento e escrever exatamente o que você gostaria de ler e saber. Mas, como não vivemos em um universo de faz-de-conta, vou lidar com a dura realidade de que, talvez, esta carta não alcance todos os cantinhos de seu coração, ou alcance superficialmente alguns outros. Porém, saiba que o Senhor é o Deus que te vê, e Ele é todo poderoso para alcançar até os cantinhos mais apertados de seu ser. Meu verdadeiro desejo não é te dar todas as respostas, mas extrair da Palavra algum consolo e uma direção segura para seu casamento.

Imagino que você esteja cansada de ler 2 Coríntios 6:14 ou de ouvir pregações, sermões e conselhos baseados neste texto de Paulo. Muitas vezes, o jugo que a igreja coloca em cima de seus ombros fica mais pesado que o jugo de estar casada com um homem que não compartilha da mesma fé em Cristo. Sinto muito por isso! E não, você não deve esperar que uma maldição caia sobre sua casa, e o motivo é simples: a graça de Deus está derramada em sua vida.

Gostaria que você entendesse e se apropriasse da promessa de que nada, nem mesmo um casamento em jugo desigual, pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8:38 e 36). É por causa da santidade dele, do sacrifício dele, e do amor dele que recebemos a salvação em Cristo Jesus. Nada do que façamos mudará isso, querida! Você está segura nele!

Falando em salvação, posso imaginar o temor que você tem em relação ao futuro. Mais do que com desacordos sobre planejamento familiar, divergências na criação de filhos e nas finanças, sei que você se preocupa com o fim da estrada da vida de seu esposo. Sim, há um final muito triste para as pessoas que não se rendem ao amor de Cristo, e sei que boa parte da igreja vive te lembrando dessa realidade, apontando dedos acusatórios, enchendo seus dias de culpa e medo ao supervalorizar o pecado e menosprezar a graça que recebemos pelo amor e comunhão com Cristo. Isso não vem da parte de Deus, tenha certeza. Mesmo vivendo em uma união espiritual desequilibrada, você pode sim desfrutar das bençãos de Deus e Ele pode te dar sabedoria para viver de forma agradável e feliz. Ainda que a igreja não aja com compaixão, o Senhor permanece misericordioso e paciente.

Eu também gostaria de poder dizer que há um versículo específico que diz exatamente o que você, minha amiga, deve fazer para ter um casamento saudável e feliz, mesmo que seu cônjuge não compartilhe da mesma fé. Porém, ainda que não exista este exato versículo, há uma série de princípios bíblicos para lhe auxiliar, bem como outras boas ferramentas que o Senhor proporciona, como um livreto bastante honesto sobre o assunto, escrito pelo autor Lee Strobel, com o título “Quando seu cônjuge não é crente”, da Editora Vida. 

Imagino que há momentos em que você sente um forte aperto no peito e as perspectivas da vida parecem sufocar o seu dia a dia. Afinal, o que Deus espera de você hoje? Tentei listar alguns princípios, mas tenho certeza que o Senhor tem muito mais a nos ensinar quanto mais o buscarmos.

Busque entender os sentimentos de seu esposo.

O autor Lee Strobel esteve no papel que hoje está o seu cônjuge e, no livreto mencionado anteriormente, ele descreve o estado emocional em que se encontrava, a fim de ajudar os cristãos a entenderem a conduta de seus cônjuges não crentes. “Eu me sentia magoado. Pode parecer uma reação estranha, mas de repente sentia que era inferior aos olhos de Leslie. Ela estava começando a admirar e a seguir o exemplo de pessoas cristãs que tinham um relacionamento autêntico com Jesus Cristo. Estava conhecendo muita gente na igreja e parecia tão impressionada com a sua espiritualidade que me fazia sentir desprezado. É claro que ela não estava me menosprezando, mas era assim que eu me sentia. Se essas pessoas eram tão respeitadas por causa de sua devoção a Cristo, qual o reverso da medalha? Eu achava que o respeito de Leslie por mim diminuiria, porque eu não estava comprometido com Cristo”.

Algumas das emoções de seu esposo podem ser uma parte positiva do processo de se achegar a Deus, mas saber disso não significa que será fácil aguentá-las. Strobel acrescenta que “a maioria dos homens não examina o próprio pensamento. Portanto, quando a emoção se descontrola, os homens se confundem. Convidá-los para um debate sério sobre o assunto pode lhes parecer uma ameaça, pois têm receio de se aprofundar no território desconhecido dos seus sentimentos”.

Minha mãe sempre me ensinou que as esposas têm um “jeitinho” de conquistar seus maridos. Você pode pedir a Deus sabedoria para usar o seu “jeitinho” de adentrar no território emocional de seu esposo, pois quanto mais empatia você demonstrar, mais coragem ele poderá ter para se abrir, para você e para o nosso amado Cristo.

Peça auxílio a um cristão maduro (Eclesiastes: 4:9 e 10)

A Bíblia tem diversos bons exemplos de como relacionamentos são essenciais para a vida cristã, pois todos precisamos de direção e apoio em alguma área da nossa vida (ou em todas). Ter alguém para te acompanhar nesta jornada é essencial, pois você precisa não apenas de consolo, mas também de exortações em amor e à luz da Palavra. Por exemplo, é uma tendência natural de achar que, se seu esposo fosse cristão, tudo no casamento de vocês seria perfeito. A realidade não é essa, por mais que tenhamos o desejo de nos apegarmos a ela. Entretanto, nem todos os defeitos de seu esposo podem ser atribuídos à condição espiritual dele, afinal nós somos de Cristo e ainda sim caímos em pecado frequentemente, não é mesmo?

Uma companhia cristã para te auxiliar, aconselhar, exortar, chorar e orar junto e, especialmente, encorajar, fará toda a diferença.

Ainda que seu esposo recuse ou ignore as boas novas, mantenha seus olhos fitos em Jesus

Querida amiga, é muito importante que você entenda que o seu relacionamento com Deus não depende da salvação de seu esposo, nem de qualquer outra pessoa. Ainda que seu esposo aja com orgulho e faça pouco caso de sua fé, persista na comunhão com o Senhor. Ele é o único que sabe como você se sente e tem poder para lhe direcionar e suportar. Traga as verdades de Hebreus 12: 1 a 3 para a sua realidade:

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.” (ARA)

Não empurre o Evangelho “goela abaixo” (1 Pedro 3:15)

Eu entendo que você sonhe com o dia em que seu lar estará completamente rendido a Cristo, e também entendo que você se chateie quando seu esposo ignora ou até mesmo ridiculariza sua fé. Entretanto, a recomendação bíblica é sim que estejamos prontas para defender nossa fé em todas as ocasiões, mas que façamos isso com mansidão e respeito.

A exposição do Evangelho nunca pode ser feita de forma agressiva e imperativa. Tal como Cristo foi firme, mas manso e humilde, ele espera que você anuncie o Evangelho, mas também respeite os processos que Deus quer executar na vida de seu esposo, e que vão além de seus próprios esforços.

Você pode e deve ser firme nos assuntos importantes que colocam sua fé em cheque, mas evite provocar batalhas por coisas pequenas, como insistir que ele vá à igreja com você, forçar momentos de devocional em família, ou insistir para que ele se relacione com as pessoas de sua igreja. O conselheiro do qual falamos anteriormente pode auxiliar e muito nesses momentos.

Viva sua fé, não fique apenas falando sobre ela (1 Pedro 3: 1 e 2)

As suas atitudes diárias falam mais alto do que as suas palavras. Seja uma verdadeira “pequena Cristo” dentro de seu lar, demonstrando as virtudes de um caráter transformado pelo Espírito Santo. Conforme Deus for moldando sua forma de agir, falar e pensar, seu esposo notará a diferença, tal como Pedro instrui as mulheres, no capítulo 3 de sua primeira carta. 

O autor Lee Strobel conta que o motivo principal de abrir sua mente para estudar a fé cristã, foi o fato de sua esposa Leslie ter se tornado uma pessoa melhor após sua conversão.

 Ao ver o que Deus tem operado em você e por meio de sua vida, seu esposo notará diferenças e pode, também, querer ser diferente e viver nessa novidade de vida.

Ore: sempre, sobre tudo e com fé (1 Tessalonicenses 5:17 e Jeremias 33:3)

Certa vez, alguém disse que algumas batalhas só são vencidas debaixo de oração. Creio que a sua batalha se enquadra nessa condição.

Querida amiga, o Senhor deseja te ouvir. Ele já sabe o que você tem a dizer, mas ainda sim ele abriu o caminho para que você diga com suas próprias palavras, ou lágrimas. Achegue-se a ele, conte de seus temores e dificuldades. Exponha suas frustrações e desejos em relação à sua família. Faça da oração um altar de entrega, a fim de declarar ao seu próprio coração que o Senhor está lutando suas lutas.

Ore nos dias bons e nos ruins. Ore quando seu esposo ouvir o que você tem a partilhar de sua fé, e ore quando ele ligar a televisão para mudar de assunto. Ore porque você reconhece que não é sobre você, e sim sobre uma batalha espiritual que está sendo travada no mundo invisível. Ore porque você sabe que somente Deus pode transformar corações, e porque Ele pode, se assim quiser, usar o seu testemunho para quebrantar seu cônjuge.

Ore sem cessar.

Livre-se da responsabilidade pela eternidade de seu cônjuge.

Essa é a parte mais difícil e desafiadora desta carta. Você não terá que prestar contas a Deus se o seu esposo rejeitar Cristo até a morte. Seu papel é anunciar as boas novas do Reino, dar um bom testemunho e amar como Cristo amou. Porém, o papel de convencimento é do Espírito Santo (João 16:7-11). Livre-se desta carga de querer transformar corações, pois há somente um com este poder. Não queira carregar fardos que Cristo nunca falou para carregar.

Eu sei que só você e Deus sabem o que acontece debaixo do teto da sua casa, por isso confio que Ele aplicará cada palavra como quiser em seu coração. Ao invés de tentar dirigir essa área da sua vida, seja o volante que é movido pelo Grande Autor da vida. Persista, lute por sua família, e ame incondicionalmente como Cristo amou. Força, minha irmã! Avante, pelo Rei e pelo Reino.


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Março com o tema “Cartas às Minhas Amigas”. Para ler todos os posts clique AQUI.