Bela

“Você é toda linda, minha querida, e em você não há defeito algum” (cf. Cantares 4:7). Quando Deus diz isso, custamos a acreditar. Lembra quando seus pais diziam que você era uma princesa, mas você custava a acreditar? Porque parece que o espelho diz uma coisa, e Deus outra.

Não há defeito algum? Senhor, olha para mim! Eu sou CHEIA de defeitos. Desde os físicos até os de personalidade e atitudes. Como pode um Ser que é todo perfeito dizer isso de mim?

Você já viu algum móvel antigo, que está todo lascadinho, com a madeira velha e gasta? Se um marceneiro competente o tratar, lixar, envernizar e passar tinta por cima, ele fica como novo e passa a ter grande valor.

Assim é conosco. Deus diz que somos perfeitas porque Ele não está falando do que vemos. Ele está falando do que Ele vê. E sabe o que Ele vê quando olha para você? Ele vê o sangue de Seu Filho amado, que está como que derramado sobre você todinha, cobrindo absolutamente todas as suas imperfeições.

De fato, somos completamente imperfeitas. Sujas. Tem um versículo em Isaías que diz perfeitamente quem somos, “Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.” (64:6) Você sabia que “trapo imundo” nesse texto é a tradução para os panos usados para estancar o sangue da menstruação da mulher? Sim! É isso que a Bíblia diz que somos – trapos sujos de sangue de menstruação.

Que forte.

E como pode Deus então afirmar isso, e depois dizer que somos “lindas” e “sem nenhum defeito”? Porque Ele vê Cristo em nós (cf. Colossenses 1:27 e Gálatas 2:20).  E Cristo é perfeito (cf. Hebreus 7:28).

Para além dessa verdade fundamental, o Senhor nosso Deus também nos dá diretrizes acerca da beleza exterior. A mulher de Provérbios 31, nosso grande ideal, se vestia de linho fino e púrpura – cor que representava a realeza, e panos tingidos dessa cor eram muito caros. Ela se vestia bem, ela era apresentável em seu exterior.

Mas, quantos versículos, dos 31 desse capítulo, falam da beleza exterior? Um (v. 22). Um de 31. É essa a importância que a Bíblia dá à beleza exterior, é essa a proporção – 1/31. Os outros versículos falam de sua força, dignidade, honra, compaixão, serviço… Coisas que são, para Deus, claramente mais valiosas em uma de Suas filhas.

Esse mesmo capítulo ainda deixa mais claro essa relação ao dizer que a beleza exterior é vazia, oca, fútil, passageira, quando comparada à beleza interior, ao temer ao Senhor (v. 30). O temor ao Senhor é demonstrado em uma vida piedosa, de serviço, de santidade, de guardar-se do mal e dedicar-se ao amor.

Deus nos deixa claro também como deve ser o espírito da mulher que Ele quer que sejamos – calmo e tranquilo. Isso é beleza para Ele. A mulher que, ao contrário daquilo que é mais fácil, não se desespera, não se exalta, não grita e murmura. Mas, é calma e tranquila, uma verdadeira dama. A Bíblia diz que isso tem “grande valor para Deus” (cf. 1 Pedro 3:4). Você não quer ter aquilo que o Senhor teu Deus diz valorizar?

Eu quero ser como esse Salmo diz: “Nossas filhas [serão] como colunas esculpidas para ornar um palácio.” (144:2)

Quero ser uma filha que embeleza Seu palácio, uma coluna de sustento, de edificação. Não com meus cabelos, minha maquiagem ou minhas roupas, mas com meu serviço, meu espírito calmo e meu amor a Ele e aos outros, coisas que Ele, de fato, preza.

Quero ser uma filha que embeleza o palácio de Deus, uma coluna de sustento, de edificação. Click To Tweet

Essa beleza é a beleza válida diante de Deus, a que Ele quer.

O mesmo Salmo termina dessa maneira, “Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!” (v. 15). Deixe-me parafrasear, Como é feliz a mulher cujo Deus é o Senhor! E Ele mesmo nos diz, que o coração feliz deixa o rosto mais bonito (cf. Provérbios 15:13).

Aí está o segredo e a “fórmula” para ser realmente bela.

____________________________________

Eu quero ser bela de todas as formas possíveis. Primeira e mais essencialmente no interior – no espírito temente a Deus e dedicado ao serviço em amor. E depois, externamente, demonstrando às pessoas que amo e estou servindo, que me preocupo com meu corpo e exterior por amor a Deus e a elas, porque elas são tão importantes para mim. Se eu fosse visitar a rainha da Inglaterra, vestiria minha melhor roupa. Se dou um grande valor às pessoas ao meu redor, que Deus colocou em minha vida, devo também mostrar a elas isso através da forma como me visto e ajo. Quero que elas se sintam importantes para mim, pois são importantes para meu Deus, a quem sirvo.

E como você lida e enxerga a beleza? Tem vivido como a mulher de Provérbios 31, dedicando apenas pouco tempo ao exterior, e muito ao interior? Ou tem invertido a matemática bíblica, dedicando-se 1/31 ao interior e 30/31 ao exterior? Vamos conversar pelos comentários!

Em Cristo,
assinatura