Bate-Seba – Uma Vida Transformada

A jovem Bate-Seba é considerada como uma das mulheres da linhagem de Jesus Cristo, chamada por “esposa de Urias” em Mateus 1:5. Ela pertencia a uma família influente na época, uma vez que seu esposo, Urias, era da guarda pessoal de Davi. A história de Bate-Seba ficou conhecida na Bíblia no contexto do pecado do rei Davi, o qual veio a se tornar seu marido após o assassinato planejado de Urias. Essa história, marcada por uma escura e densa narração por parte do profeta Samuel no seu segundo livro nos capítulos 10 e 11, nos ensina que a graça de Deus é capaz de restaurar alguém que caiu. E a pergunta que faço nesse texto é: como Deus trabalha o coração de alguém que cai? 

Se você tem uma vida de comunhão com Deus é porque ele fielmente atua e faz seu coração se regenerar em seu favor. Apesar dessa grande verdade, não há ainda neste mundo alguém que não peque mais, não há ninguém perfeito, estamos em constante santificação e transformação à semelhança de Cristo. E tendo em vista isso, no povo de Deus é possível haver situações como a que envolveu Davi e Bate-Seba, no entanto o ponto crucial que nos difere daqueles que não possuem comunhão com Deus é a restauração do coração através do confronto com o pecado, a fim de que o Senhor possa tratar nossa alma. 

No contexto da história bíblica em 2 Samuel 11, de forma resumida, vemos o primeiro pecado de Davi ao permanecer no palácio ao invés de ir para a guerra. Sua escolha de permanecer na zona de conforto, permitiu que ele se encontrasse com o pecado. Depois disso, vemos como um pecado atrai outro, quando manda chamar Bate-Seba, por desejá-la, tem relações com ela, mesmo sabendo que era casada, e para além disso tenta esconder ou manter em segredo toda aquela situação se resguardando na morte de Urias e na estrutura do governo. Davi sabia que nada é oculto para Deus, mas por vezes, estamos tão mergulhados no pecado, que não percebemos a gravidade dos nossos erros e continuamos a querer cobrir nossas transgressões como quem se refugia da chuva numa casa sem teto. No final do capítulo 11 vemos que o que Davi fez desagradou ao Senhor.

Viver em pecado não arrependido e crer que é servo de Deus é hipocrisia da fé. Deus não quer que sejamos assim. Ele não suporta pecadores endurecidos pela sua hipocrisia e, assim, em completa graça vem e nos confronta, trazendo nosso pecado à tona para tratá-lo. A gravidez de Bate-Seba com apenas uma noite com Davi foi um meio que Deus usou para confrontar aquele pecado que ele acreditava que ficaria em segredo para sempre. Esse era o momento que Deus queria que Davi se arrependesse e assumisse as consequências do seu pecado, aprendendo a depender da graça e da misericórdia de Deus para tratá-lo. Mas não foi isso que aconteceu.

Diante disso, querida leitora, trago um encorajamento a você: qualquer que seja o nível do seu pecado, a profundidade dele, confesse ao Senhor. Ele vai te estender a mão. Não seja orgulhosa o suficiente para permanecer ali achando que Deus não está vendo. Devemos tratar nossos pecados da maneira como a Bíblia nos ensina a tratar: com arrependimento, confissão e fé na graça redentora do Senhor. Deus não espera perfeição, mas não estamos mais sob o poder do pecado e o que define uma filha segundo o coração de Deus é reconhecer humildemente e confessar. Lembremos mais uma vez que “o abismo chama outro abismo” (Sl 42:7) e isso é justamente o que Davi fazia inicialmente, mas nada terminava como ele planejava, pois Deus queria tratar os seus pecados. 

Em audiência pública, Davi  teve seus pecados revelados da boca do profeta Natã. Pela graça do Senhor, Davi parou de fugir, de mentir, e finalmente confessou o seu pecado. As palavras do profeta vieram com a força do espírito e transpassaram o coração do rei. Naquele momento vemos o que fez Davi um homem segundo o coração de Deus. Não era uma perfeição moral, ou plena santidade, mas um coração humilde, capaz de reconhecer seus erros e falhas diante do trono daquele que é justo e ao mesmo tempo misericordioso. Não dá pra lutar contra Deus, não há vitória assim. A mão do Senhor pesa quando fugimos, pois Deus quer um coração sincero (Sl 51:10).

No momento da confissão, Natã diz a Davi que os pecados dele estão perdoados, mas as consequências amargas do pecado viriam. A espada não sairia da sua casa, houve a morte do filho dele com Bate-Seba e posteriormente seus filhos se levantando contra ele. Toda essa escuridão é parte da justiça de Deus a qual é preciso existir. 

Deus é tão justo quanto misericordioso, e por causa disso a beleza da incompreensível graça de Deus brilhou na vida de Davi e Bate-Seba. Ela concebe novamente com Davi, e ele toma o menino nos braços e dá o nome de “Shalom,” ou Salomão, que significa, “paz.” É como se Davi marcasse o nascimento de Salomão como um período de paz. Agora, há paz dentro do palácio, dentro do seu coração e, principalmente, paz por uma comunhão restaurada com o Senhor. Deus escolhe amar Salomão (2Sm 12:24). De todos os filhos de Davi, o de Bate-Seba foi o que Deus amou, e colocou no trono. Foi por meio de Salomão que o povo de Israel teve sua maior excelência política, religiosa e financeira. 

Em Provérbios 31, Salomão registra para nós as palavras que sua mãe lhe ensinou. São palavras de profunda sabedoria e discernimento. Leia esse capítulo de Provérbios outra hora, consciente de que aquelas palavras saíram dos lábios da própria Bate-Seba. Na verdade, no decorrer de todo o livro de Provérbios, Salomão insta seu leitor a ouvir não somente os ensinos de seu pai, mas também os de sua mãe (Provérbios 1.8–9; 4.3–4; 6.20). Ela foi, de fato, uma mulher com um passado tenebroso, mas, evidentemente, uma mulher que passou a amar e conhecer profundamente o Deus de Israel. Ela passou ao jovem príncipe o que aprendeu com o Senhor. Se existe um princípio a retirar para nós nisso tudo, esse princípio é: a graça de Deus trabalha em sua vida, a despeito de seu passado. 

Sem dúvidas, o pecado pode nos limitar em alguns sentidos. Isso foi verdade com Davi (2Sm 12:10). Mas a graça de Deus continuaria atuando na vida do rei e um jovem príncipe cresceria aos pés de uma mãe que amadurecia e crescia no Senhor; uma mulher que, no fim, ensinaria milhões de crentes. Ao estudar o livro de Provérbios, os crentes estudam muito da instrução que Bate-Seba deu a Salomão. Nas entrelinhas deste livro vemos a história da graça, revelada e desenvolvida na vida de Bate-Seba.

Veja como Deus redime os nossos erros quando confessamos e colocamos diante dele “pequei contra Ti”. Os filhos dele não permanecem em dureza de coração até à eternidade. Ele é Deus misericordioso! A escandalosa graça de Deus tem seu ponto máximo na pessoa de Jesus. Ele veio, e através dele somos filhos de Deus, temos os nossos pecados perdoados de uma vez por todas. Onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5:20). E essa mesma graça que alcançou Davi e Bate-Seba, pode alcançar sua vida por meio de Jesus. 

Não importa a profundidade do seu pecado, sendo você alguém que já está em Cristo, você é aceito. Mas precisa confessar pecados e viver uma vida santa. E se você ainda não está em Cristo e se vê desesperado ao olhar para a escuridão do seu coração, saiba que na cruz do Calvário há graça plena para te cobrir por completo. Cristo redime sua história e a transforma para sua glória. Não tema, confesse. 


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Março com o tema “Mulheres Desconhecidas da Bíblia”. Para ler todos os posts clique AQUI.