Aquele que Leva as Dores Sobre Si (Jesus e Meus Traumas)

Quando somos submetidas a situações de risco, medo, pavor e dor, nosso corpo tende a responder com o que chamamos de trauma. De certa forma, um dano ocorre em nossa mente pelo resultado da grande carga de estresse com a qual não sabemos como lidar e enfrentar.

Como enfrentar algo para o qual não fomos criadas para viver? Como lidar com uma carga de dor muito além do que conseguimos suportar? Como viver com um peso que sequer temos estrutura para carregar? Como, todos os dias, tapar feridas que ainda não cicatrizaram? É possível encontrar a alegria mesmo após todo sofrimento causado por um abuso?

Querida irmã, que o Senhor nos encontre neste texto para que possamos, de forma audível, ouvi-Lo dizer sobre aquele Homem que levou sobre si as nossas dores.

Quem é este Homem?

Quando olhamos para as Escrituras contemplamos em Cristo, o Deus encarnado, toda misericórdia, graça e bondade para com pessoas que eram desprezíveis na época em que ele viveu,  para pessoas que eram rejeitadas de todas as formas e vistas como inferiores. Vemos em Cristo Deus tocar os impuros, abrir os olhos dos cegos, fazer os surdos ouvirem e paralíticos andarem. Vemos em Cristo Deus acolher mulheres, ouvi-las, ensiná-las e… amá-las.

Essas pessoas que até então eram desprezadas em suas dores e angústias desde a fundação do mundo já eram vistas por Deus. Ah! Que doce esperança! Os olhos do Senhor sobre a dor de cada filha sua. As mãos do Senhor estendidas para cada mulher que se encontra fraca. O amor do Senhor derramado para todas que se sentem rejeitadas. Seus pés expostos para que nos acheguemos e ali encostemos, num lugar seguro e confiável. Deus encarnado chegando no ápice de seu amor ao levar sobre seu corpo nossas dores – que bendita esperança!

Não haverá jamais alguém que se importe tanto com as nossas dores como Cristo. Não haverá jamais alguém mais poderoso do que Ele para curar nossas feridas e sarar nossas almas. Nunca houve alguém que tanto se importou, a ponto de querer levar toda dor, ferida e enfermidade sobre si:

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:4,5)

Respondendo às perguntas feitas no início do texto, sobre como suportar tanta dor e sofrimento, agora olhando para Cristo podemos confiantemente responder: entregando a Ele toda aflição do corpo e da alma, crendo pela fé que Ele já levou sobre si tudo o que nós jamais poderíamos suportar.

Como Jesus nos alcança em nossas dores?

Bem, Jesus não age da mesma forma com todas as pessoas. Ele conhece cada uma de nós o suficiente para saber como se relacionar conosco. Vejamos a mulher samaritana e a forma como Cristo a encontra. Ele sabia que aquela mulher escondia em seu coração muitos traumas – o fato de ser uma mulher samaritana, o fato de já ter estado em cinco relacionamentos e estar num relacionamento com um homem que não era seu marido, o fato de ser rejeitada. Jesus sabia a vergonha e o peso que aquela mulher carregava. Então, Ele vai até ela com uma necessidade quando na verdade, Ele já sabia ser Ele mesmo aquele que supriria a necessidade dela. Jesus, Deus encarnado, que poderia fazer brotar água da pedra, pede àquela mulher água para beber – não porque queria saciar sua sede, mas porque queria saciar a sede dela. Ele se aproxima, a olha, enxerga suas dores e gentilmente a convida a se abrir, e então se revela a ela. Seu segredo messiânico  foi exposto pela primeira vez à uma mulher.

Após Cristo se revelar, a mulher samaritana abandona o cântaro que estava em seus ombros – quando o Messias se revela a nós, revela também quem somos nós para Ele, e saber disso muda tudo: o peso do cântaro em nossos ombros, as dores e os traumas que carregamos, podemos finalmente deixar no chão, aos pés da Cruz e correr anunciar que há um Homem que nos conhece e sabe tudo sobre nós! Não somos definidas por nossas dores, medos e traumas – Cristo nos diz quem somos por meio de quem Ele é e do que Ele faz: amadas, perdoadas e redimidas.

Outro encontro de Cristo com uma mulher nos mostra que, embora Ele aja de forma diferente para nos curar, há um padrão: Ele sempre vem a nós disposto a nos ouvir, entender, sarar e amar. Quando uma mulher que, há doze anos sofria de uma hemorragia, padecendo dores do corpo e da alma, dor da solidão e da rejeição, ouve falar de Jesus e vai até Ele para tocar em seu manto, Ele não mantém seu percurso e continua a andar como se nada tivesse acontecido. Ele não ignora aquela mulher: Ele para o que está fazendo no meio do caminho e busca incansavelmente um rosto na multidão, um rosto que por Ele já era conhecido. Ele não queria apenas curar sua enfermidade – Ele queria curar seu coração, sua alma aflita e seus doze anos de trauma.

Jesus já sabia quem O havia tocado, mas agora queria que ela soubesse quem Ele realmente era. Jesus não é um curandeiro, mágico ou gênio da lâmpada, que reúne um grande grupo de pessoas feridas e as cura para então seguir sua vida. Ele é o Deus que busca o rosto abatido na multidão, para que esta pessoa saiba  que há um Deus poderoso, sim, para curar o corpo, mas amoroso o suficiente para sarar também as feridas da alma.

Quando Jesus pergunta “quem tocou em meu manto?” Ele abre um convite para que essa mulher ferida olhe para Ele e lhe conte sobre sua dor. Quando ela, tremendo de medo, finalmente encontra seus olhos amorosos que a buscavam na multidão, lhe conta tudo o que a afligia e ouve sua voz a chamando de filha. Naquele momento aconteceu um milagre maior do que a restauração de sua saúde: a restauração de seu coração, a cura da sua alma. Somos filhas deste mesmo Deus, poderoso para fazer infinitamente além do que pedimos ou imaginamos.

Como esta mulher, nós podemos tocar em Cristo, pela fé, sabendo que Ele nos permite fazer isso. E quando o tocamos, Ele não vira as costas e vai embora: Ele busca o rosto ferido na multidão para realizar seu milagre por completo, levando sobre si as dores do nosso corpo e da nossa alma, sangrando até a última gota para que pudéssemos viver uma vida livre desse peso em nós. Minha irmã, há em nosso Senhor amor e bondade que não podemos compreender, não há absolutamente nada que Ele não possa fazer. Não há dor que Ele mesmo já não tenha sentido infinitamente mais do que nós, para que pudesse hoje nos socorrer.

Vivendo a restauração

Sabendo que podemos confiar no Cristo que levou nossas dores sobre seu corpo na cruz, como podemos viver essa restauração? Não há nenhuma lista de faça isso e faça aquilo, mas quero trazer algumas dicas para colocarmos em prática o que Cristo faz por nós.

Verdades eternas

Precisamos ter em mente tudo o que Cristo é, tudo o que o Pai fez, tudo o que o Espírito Santo opera. Todos os dias precisamos de uma boa dose do evangelho para termos de forma fresca em nossa mente a soberania de Deus, seus atributos e seu plano de restauração por meio de Cristo. Precisamos lembrar de que Deus nos aceita por meio da cruz de Jesus, e que por seu sangue precioso nós fomos de uma vez por todas compradas para Ele, e não há nada que possa mudar isso. Sua morte pagou o preço da libertação de todo pecado, condenação e principados do mal, e o poder do Espírito que atua em nós contribui para nossa recuperação e restauração. A Palavra de Deus é absolutamente poderosa para confortá-la, curá-la e livrá-la.

Comunhão

Ter por perto pessoas fiéis ao Senhor e confiáveis para nos encorajar por meio da Palavra é um bálsamo sobre nossas feridas. Precisamos ter e ser amigas que se disponham a ouvir e consolar, abraçar e confortar, trazer à memória o que nos pode dar esperança. Buscar aconselhamento pastoral e apoio da liderança é também uma forma do Senhor cuidar e sarar nossas feridas.

Poder

Há em Cristo ainda hoje poder para nos curar e nos libertar de toda dor e sofrimento. “Tenham fé em Deus” (Marcos 11.22). Precisamos crer que o poder de Deus atua em nossa fraqueza. Precisamos pensar de forma ousada na fé que move montanhas. Precisamos pensar em termos do poder que pode operar milagres, e que o mesmo Jesus que há mais de dois mil anos curou de forma extraordinária, continua a curar hoje. Persevere em oração, minha amiga. Peça a Deus para libertá-la e mudá-la pelo seu poder. Renove sua mente conhecendo o Jesus das Escrituras.

Tenha em seu coração essa verdade cravada: você não é apenas uma pessoa no meio da multidão, os olhos do Senhor não passam sobre você, sua dor não é oculta a Ele e nem tão profunda que Ele não possa alcançá-la. O seu rosto é o rosto na multidão que Cristo incansavelmente busca para decretar sua sentença: Filha, a tua fé te curou. Vá em paz.

Você é filha por meio do sangue do Filho de Deus derramado na cruz. Você pode hoje viver em paz por meio da obra redentora de Jesus, que é completa e poderosa, há Nele poder para curá-la e libertá-la de toda dor que tem lhe aprisionado e sobrecarregado. 

Porque um Homem levou sobre si nossas dores, temos finalmente esperança para cura. Olhe para Jesus Cristo que é sempre compassivo e generoso em seu socorro e poder, olhe para aquele que verdadeiramente tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores. Há para nós alegria e descanso no Cristo ressurreto.


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Março com o tema “Abuso”. Para ler todos os posts clique AQUI.