A verdadeira vida achada em secreto (Sobre oração)

Nossa geração é marcada por aparências. Passamos boa parte de nosso tempo tentando mostrar em redes sociais como somos espirituais, como temos a vida perfeita, como temos dicas importantes para dar para aqueles que nos seguem e como temos tudo sob controle.

Aprendemos a compartilhar com estranhos nossos momentos mais íntimos e, pior, valoramos aquele momento de acordo com o número de curtidas ou tiramos o significado presencial da situação ao nos preocuparmos tanto com a foto perfeita para o registro.

Desencadeamos, em nosso meio, relacionamentos superficiais e nos acostumamos a esconder nossas fraquezas, inseguranças, fardos. Cremos na autossuficiência e sofremos em nossos pesares até resolvermos nossa escuridão interna, nossos problemas de sáude, nossa falência financeira, nossas brigas em casa, nossa falta de fé. Por fora, tá tudo bem, e isso é o que importa.

É triste pensar que muitos crentes estão tão mergulhados no jeito “secular” de viver – esse jeito de positividade excessiva, de “creia em si mesmo”, do “poder da mente” – que esquecem completamente quem são e a Quem servem. Aos poucos, o tempo com o Senhor é deixado de lado e a vida, consequentemente, torna-se insuportável.

Vocês já se encontraram tão longe de Deus em suas rotinas que quando algo difícil de lidar aconteceu, ou algum pedido precisou ser feito, vocês tiveram vergonha de orar?

Vocês já se sentiram indignas de falar com Deus porque tinham estado tão longe dEle que imaginaram que Ele não iria mais se importar com vocês?

Queridas, todas nós passamos por momentos assim. Todas nós sofremos com essas fases e deixamo-nos dominar pelo padrão do mundo de se viver. Felizmente, somos um Corpo para isso: para fortalecermos umas as outras e lembrarmo-nos que nosso maior presente é o acesso ao nosso Pai, por Cristo Jesus (Efésios 3:11-12).

Precisamos orar.

A Bíblia nos manda orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17) e isso não pode ser através de momentos de vergonha quando temos algo a pedir ao Senhor. Não oramos apenas para pedirmos bênçãos e vitórias. Se possuímos essa concepção, precisamos urgentemente muda-la! Nossa fé é mais que isso, nosso relacionamento com nosso Deus deve ser mais do que isso.

Fora das regras atuais que regem a sociedade, quero encorajá-las a derramarem suas vidas diante do Senhor em oração.

Observem a seguinte passagem bíblica:

E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. (Mateus 6:5-8)

Cristo nos encoraja a nos despirmos da hipocrisia que existe em nós e dessa necessidade vã de aceitação pelos homens. Nosso Salvador nos ensina a orar em secreto, em solitude, longe das vistas das pessoas, com sinceridade.

Quanto mais longe estamos de Deus, mais precisamos ir até Ele. Quanto mais vergonha sentimos por nossos pecados, mais devemos confessá-los com arrependimento e expô-los à luz que é Jesus. Nossa maior vulnerabilidade deve ser com nosso Pai. Ele já sabe. Já nos conhece. Ao orarmos, não mudamos quem Ele é, mas sim, quem nós somos. R.C. Sproul, no livro “A Oração Muda as Coisas?” nos disse que:

“Podemos perguntar: e se não acontecer nada? Essa não é a questão. Não importando se a oração faz algum bem ou não, visto que Deus nos ordena orar, temos de orar. O fato de que o Senhor Deus do universo, o Criador e Sustentador de todas as coisas, ordena a oração é razão suficiente.”

E continua:

“A oração, como tudo mais na vida cristã, é para glória de Deus e para o nosso benefício, nessa ordem. Tudo que Deus faz, tudo que Deus permite e ordena é, em sentido supremo, para sua glória. Também é verdade que, enquanto Deus busca supremamente a sua própria glória, o homem se beneficia quando Deus é glorificado.”

Irmãs, não tem lugar melhor para estarmos em meio à loucura que é esta vida do que em secreto com nosso Pai, entregando tudo que temos, tudo que somos, para Sua glória.

O cristão deve viver em dependência total de Deus, confiando sempre que Ele é bom conosco e que Sua vontade é o melhor, é perfeita (Romanos 12:2) independente do que nossos olhos vejam. De fato, esse tipo de pensamento pode ser loucura para a maioria das pessoas, mas não vivemos com os olhos aqui, não somos daqui. Nosso relacionamento com nosso Criador – Aquele que nos dá propósito – é o que nos molda para encararmos o mundo e tudo que nele há, inclusive as filosofias cheias de autossuficiência e extrema positividade.

Seja para prepararmos nossos corações para o que receberemos de Deus no futuro; seja para adorarmos a Deus e expressarmos nossa admiração de Sua majestade, soberania e poder; seja para confessar nossos pecados, numerosos e secretos e, consequentemente, experimentar a graça, misericórdia e perdão da parte do Pai; seja para agradecermos ao Senhor por tudo que Ele é e por tudo que Ele tem feito, quero apenas encorajá-las a orar. Sem cessar.

Creiamos, queridas, que nosso Pai, que vê em secreto, nos recompensará.