A jovem cristã e a universidade

“Será que conseguirei me manter firme às minhas convicções diante de tantas outras teorias e ideologias? Será que conseguirei resistir às tentações da carne em um ambiente tão desafiador como a universidade?”

Essas são as duas maiores dúvidas das jovens cristãs que estão ingressando no meio acadêmico. Permanecer na fé é algo que parece tão difícil quanto o temido vestibular. Gostaríamos de mostrar através desse texto, que vocês podem sim vencer as tentações e se manterem firmes. Firmes nos propósitos de Deus para sua vida e firmes nas suas convicções. Realmente essa é uma fase de muitas pressões e expectativas, mas desejamos que vocês passem por ela sem desperdiçar seu tempo e sua energia.

“O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. 1 João 2:17

Assim como diz o apóstolo João no versículo acima, devemos nos concentrar no que é eterno. Nosso desejo é que vocês aprendam o máximo em seus determinados cursos, leiam autores e ouçam professores que se dedicarão a ensiná-los com excelência sobre o curso escolhido por vocês, mas não desprezem os ensinamentos do Autor dos autores e do Professor dos professores. Deus nos diz em sua palavra que nosso maior objetivo da vida é glorificar a majestade dEle. Não despreze os ensinamentos da palavra de Deus e não dê lugar aos impulsos que a vida universitária te apresentará. Suplique para que Deus te afaste das tentações mundanas e te guie sempre para a retidão de Seu reino. Existe uma ilustração que desejaríamos colocar aqui: a garça é uma ave graciosa com suas penas brancas. Mas seu alimento preferido é encontrado somente em meio à lama. Se ela quiser se alimentar, terá que pisar no lamaçal sujo com suas alvas penas. Mas depois de alimentada, a garça sai da lama limpa, sem nenhum vestígio de terra em sua plumagem. Que vocês possam ser como as garças.

“Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.” 1 Timóteo 6:12

Imagine-se em uma guerra. Nunca deixe suas armas e suas munições despreparadas e jamais esqueça sua armadura. Não deixe que os inimigos o peguem despreparado. Para isso siga sempre o manual dessa guerra: a Bíblia. Não é a toa que a palavra de Deus é como uma espada de dois gumes. Ela é sua principal arma em qualquer batalha. Assim como os soldados fazem, examinem sempre sua arma. Entenda sua espada e confie no que ela pode fazer. Faça dessa sua arma uma prioridade em sua vida. As armas que seus professores têm, ou seja, os livros que eles usam para se armarem em suas ideologias, foram criados por homens. A sua arma, a Bíblia, foi criada por Deus. Tenham fé, irmãs, em tudo que Deus diz em sua palavra.

Entenda sua espada e confie no que ela pode fazer. Faça dessa sua arma uma prioridade em sua vida universitária. Click To Tweet

“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;” Hebreus 3:13

Vocês encontrarão na faculdade muitas pessoas que discordam de vocês. Não devemos enfrentar isso sozinhas. Encontrem amigos que dividem a mesma fé com vocês. Isso não será tão difícil. Muitas universidades têm grupos de estudantes que se unem para enfrentar as armadilhas do diabo. A ABUB (Aliança Bíblica Universitária do Brasil) está presente em muitas instituições e é uma ajuda muito útil se vocês se sentirem perdidas em meio a tantos pensamentos diferentes.

Porém, não fiquem dentro de uma bolha. Não pensamos que seja saudável se isolar das outras pessoas que estão ao seu redor. Siga o exemplo de Cristo que andou em meio a tantas pessoas incrédulas e nunca deixou passar a oportunidade de pregar o evangelho a elas. Vários textos sobre jovens universitários cristãos dizem que a faculdade é um campo fértil para missões. Mas, cuidado! Tenham a sabedoria de perceber qual o momento certo para falar de Cristo a pessoas que talvez nunca ouviram sobre Ele. Elas podem ser ríspidas, dizer que não acreditam na Bíblia ou caçoar da sua fé. Por isso, deem um tempo e as conheça antes. E primeiro, ame-as.

Entender que esses colegas chegaram até a universidade com uma cosmovisão de mundo diferente da sua, fará que vocês tenham compaixão antes de fazer algum tipo de exortação.

“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.” Gálatas 5:24

As universidades são um teste para sua pureza sexual. Muitos jovens ali são a favor do homossexualismo, do sexo antes do casamento, e acham anormal e preconceituoso qualquer pensamento contrário. Haverá pressão para que vocês namorem, fiquem com alguém. Vocês olharão ao seu redor e verão seus colegas de curso sentados em bares antes, depois ou durante as aulas, paquerando muito. Nosso desejo é que vocês vigiem e orem. Não se percam em meio às tentações e lembrem-se que a única Pessoa que te ama de verdade e que se importa com você, entregou seu próprio Filho para que você não precisasse mais ser escrava das paixões mundanas. Não desperdice seu tempo procurando um par romântico nessa época de sua vida. Pela graça, você já é noiva de Cristo.

“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” João 14:27

Jesus Cristo é único que pode preencher qualquer vazio do coração. Muitas estatísticas provam que grande parte dos jovens abandonam a fé ou ficam em um estado de stand-by durante os anos dentro de uma universidade. Vocês devem se fortalecer na palavra de Deus e nunca deixar isso acontecer. Os corações de vocês devem estar cheios do Espírito Santo para que Ele possa as fortalecer. Suas vidas só estarão a salvo se Cristo for o centro delas. Só assim vocês estarão totalmente seguras contra todas as adversidades que encontrarão nesse período.

Assista também ao nosso vídeo “Graça Responde – Faculdade“.