Casamento: Casamento com Descrente

A pessoa com quem vamos nos casar é uma das escolhas mais significativas em nossas vidas. A Bíblia trata o casamento como uma relação tão profunda, íntima e bela que chega a comparar a união entre Cristo e a igreja com o matrimônio. No entanto, enquanto estivermos deste lado da eternidade, todos os nossos relacionamentos serão desafiadores em alguma medida, e o casamento não ficaria fora disso. Além dos desafios já esperados, as pessoas cristãs que são casadas com descrentes enfrentam outras dificuldades significativas, dentre elas o sentimento de solidão, as divergências em assuntos substanciais e, acima de tudo, o temor pelo destino eterno da alma do seu cônjuge.

Uma palavra às solteiras 

As passagens bíblicas e as aplicações que veremos neste texto são direcionadas a pessoas que já estão casadas com descrentes. Se você, querida leitora, está em um namoro ou noivado com um descrente, por favor, atente-se ao conselho do Senhor sobre a desobediência que é unir-se em jugo desigual e não hesite em obedecer, por mais difícil que pareça no momento.

Desde o Antigo até o Novo Testamento, a Bíblia é muito clara acerca do erro de casar em jugo desigual e das consequências provenientes disso. Sendo assim, dê ouvidos ao que o Senhor fala e busque nele forças para sair desse relacionamento antes que vocês cheguem ao altar. 

Já sou casada com descrente, e agora? 

Vamos, agora, partir para alguns conselhos para as irmãs casadas com descrentes. 

Não depende de você

Não pretendemos aqui ser exaustivos nem abarcar todas as nuances que cada relacionamento tem. Justamente por isso o primeiro conselho é: cerque-se de pessoas sábias a quem possa recorrer quando as dificuldades no casamento surgirem. Todas nós, independente de estarmos casadas com descrentes ou não, precisamos dessas pessoas maduras a quem pedir ajuda. Não deixe o seu casamento de fora, não tenha receio ou vergonha de conversar com pessoas sábias sobre suas dúvidas enquanto esposa. Muitas vezes Deus usará essas pessoas para carinhosamente te instruir e trazer luz ao teu caminho.

Eu sei que sua maior preocupação quando se trata de seu marido é o destino eterno da  alma dele. Mais do que o sentimento de solidão ao ir aos cultos sozinha, mais do que a incompreensão quando vocês precisam tomar decisões que tocam a fé, mais do que o receio de como o estilo de vida de seu marido afetará a criação de seus filhos… mais que tudo, a salvação dele é o que importa.

Provavelmente você já tentou convencê-lo, de diversas maneiras, da necessidade que temos do Salvador. Talvez você já tenha pregado, convidado irmãos para visitá-lo como quem nada quer e até mesmo discutido com ele sobre assuntos espirituais. Contudo, querida, por melhores e bem intencionados que sejam seus esforços, eles não têm a capacidade de forjar a salvação na vida de seu cônjuge. Somente o Senhor, em bondade e soberania, pode transformar um coração contrário a ele em um coração regenerado para vida eterna.

Enquanto filha de Deus, o que você pode e deve fazer é viver a nova vida que recebeu de Cristo. Precisamos, sim, falar do Evangelho, mas quando estamos lidando com o testemunho aos que nos são mais próximos nós precisamos entender que nossas ações e reações terão muito mais impacto do que palavras.

Busque viver a Verdade e ela ecoará na vida dos que te cercam, ainda que você não veja os frutos imediatos disso. Mais do que saber sobre Jesus, seu cônjuge precisa ver o poder que Ele tem ao ter transformado sua vida genuinamente. Buscar viver de modo coerente com a fé que professamos não significa que não pecaremos e ficaremos preocupadas em demonstrar uma aparente perfeição. Tal propósito é insustentável porque ainda estamos neste lado da eternidade onde o pecado habita em nós. E é justamente por isso que poucas coisas causarão mais impacto na vida do seu cônjuge do que um genuíno reconhecimento do erro acompanhado de um pedido de perdão. Fale, sim, sobre Cristo, mas deixe que suas ações “gritem” o amor irresistível do Salvador. 

A arma mais poderosa: oração 

Como falamos, a tendência de querer agir e convencer o cônjuge a qualquer custo é natural, mas não é eficaz, uma vez que a salvação é um dom de Deus. Além de viver o Evangelho no cotidiano, existe outra arma ainda mais poderosa na luta pela alma de seu cônjuge: a oração. 

Eu sei que você já ora por ele, não é mesmo? Mas quero aqui te encorajar a orar mais ao trazer à sua memória quem é o Deus a quem nos dirigimos em oração. Não existe ninguém, nem mesmo você, mais interessado em salvar o pecador do que nosso Pai amoroso; portanto, baseie sua oração no caráter de Deus sabendo que ele tem prazer em transformar corações.

Talvez você esteja pensando agora que já tem orado há muito tempo e não vê mudança. Talvez 2, 5, 10 anos… onde está a resposta? Creia que suas orações não têm sido em vão. Certamente Deus tem te concedido graça para manter o casamento saudável, tem abençoado sua família, tem guardado seu esposo e todas essas são formas de vermos respostas. Deus tem ouvido e creia que ele tem trabalhado em favor de seu lar.

Ame e honre seu cônjuge 

Uma das grandes queixas dos maridos descrentes em relação à forma como são tratados é que às vezes se sentem menosprezados. A esposa, agora em novidade de vida, tem padrões muito altos de caráter e virtude e passou a não mais respeitá-lo e honrá-lo.

Querida leitora, mesmo que seu esposo não viva segundo o Evangelho, não deixe de amá-lo genuinamente. Isso certamente será uma tarefa desafiadora, em alguns dias será quase impossível de ser cumprida, mas peça graça ao Senhor para honrar a promessa que você fez no altar.

Por certo, seu esposo tem características muito positivas e que até podem espelhar a Cristo ainda de maneira não intencional. Foque isso. Olhe para seu esposo com olhos de “copo meio cheio” e não de “copo meio vazio”. Não compare-o com homens cristãos que a seus olhos são ideais, isso só irá afastá-lo do Senhor. Não deixe de amar, servir e honrar o homem com quem você decidiu se casar. Persevere em oração crendo que, pela fé, ele pode ser salvo e tornar-se uma nova criatura se o Senhor assim houver determinado. Até lá, continue demonstrando o amor que recebeu de Cristo. Deixe que esse amor transborde para a vida de seu cônjuge como uma forma de apontar para o Salvador. 


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Agosto com o tema “Casamento”. Para ler todos os posts clique AQUI.