6 coisas que eu aprendi em 6 meses de casamento

Hoje Beau e eu completamos 6 meses de casados. Eu ainda estou em choque de como o tempo passa rápido, mas quis parar um pouquinho e pensar nas coisas que penso ter aprendido nesses meses. Aqui estão algumas delas, que espero que abençoe vocês e as faça pensar em seus próprios relacionamentos e no que têm aprendido com eles.

1. Minha vida pela sua

Em uma pregação da conferência TGC que fomos em Abril, Tim Keller ensinou sobre viver com o lema “Minha vida pela sua”, e não “Sua vida pela minha”. Basicamente isso significa viver de forma completamente sacrificial, colocando a outra pessoa acima de você. Eu sei que essa é uma visão bastante mal-vista no mundo – muitas pessoas diriam que eu sou um “capacho”. Mas, eu vejo como uma linda oportunidade de ser como meu Jesus e amar as pessoas de forma radical, especialmente a pessoa mais importante que Ele colocou em minha vida para servir. Então a cada nova oportunidade, quando sou confrontada com a decisão de fazer algo por mim ou por Beau, me lembro: minha vida pela dele. 

Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem. (João 13:14-17)

'Minha vida pela sua' deve ser o nosso lema, como cristãos. Click To Tweet

2. Eu preciso de Deus a cada segundo

Viver confiando no Senhor e dependendo dEle é algo que todo cristão faz. Mas, quando as responsabilidades do casamento – de ser fiel, de ser amável, de ser sacrificial, etc. – batem na porta, ou eu dependo de Deus completamente ou vejo tudo ruir. Minha alma tem aprendido que o “sim” que falei no altar no dia 19 de Novembro de 2016 só se sustentará por toda a minha vida pela graça de Deus me segurando. Isso também aumentou o meu amor pelo Senhor, pois vejo a fidelidade dEle cada dia mais real.

Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. (Salmos 16:8)

3. Submissão não é calar e consentir

Me submeter ao meu marido, como a Bíblia manda, não significa calar e concordar com tudo o que ele diz, mas pelo contrário, corajosa e bondosamente discordar quando penso que algo seja contrário à vontade de Deus pra nós. E se depois de muita conversa nós ainda discordarmos no final, então escolho confiar na decisão final dele.

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. (Efésios 5:22,23)

4. Dúvidas preenchidas com confiança

Existe uma expressão em inglês que diz “Fill in the gaps with trust”. Isso significa mais ou menos preencher os buracos, ou as dúvidas,  com confiança. Isso quer dizer que sempre que uma dúvida surgir sobre o caráter do meu marido, eu tenho a escolha de preenchê-la com minhas próprias ideias e suposições, ou com confiança, sendo a primeira a defendê-lo em qualquer situação, e a primeira a conversar com ele (e não com outros sobre ele) até que tudo se esclareça.

[O amor] não suspeita mal. (1 Coríntios 13:5)

5. Ele tem em suas mãos a oportunidade de florescer minha alma

Eu me lembro que em nossas seções de aconselhamento pré-casamento, a esposa do meu pastor sempre dizia “O objetivo da sua vida é ver a alma do outro florescer”. Isso é maravilhoso e ao mesmo tempo uma tremenda responsabilidade. Isso significa que por mais que minha identidade esteja completamente firmada em Cristo, os elogios e afirmações do meu marido regam minha alma e a ajudam a florescer. Eu sei que ainda que o Beau não me afirmasse, em Cristo eu sou suficiente. Mas, quando ele escolhe intencionalmente me afirmar e encorajar, eu encontro forças renovadas para viver confiante de minha beleza e de meu valor.

As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos. (Provérbios 16:24)

6. Prioridades devem ser delineadas e respeitadas

Pessoas são sempre mais importantes do que QUALQUER OUTRA COISA, em especial a pessoa mais importante da minha vida. Isso quer dizer que nunca valerá a pena machucar uma pessoa porque ela não lavou a louça como você queria; não guardou isso ou aquilo; não colocou o Sucrilhos de volta no armário; etc. E significa também que devo, na medida do bom senso, escolher ESTAR com ele, ao invés de lavar a louça, ou tentar manter a casa perfeitamente arrumada, ou ficar no celular. Minhas prioridades são Deus, Beau, e então todo o resto. Quando tenho isso bem delineado e respeitado, consigo saber quais tarefas da rotina são mais importantes, e o que adiar ou até mesmo evitar por completo. Consigo amorosamente dizer “não” a certos compromissos, por saber que meu foco e prioridade é minha família.

“De todos os mandamentos, qual é o mais importante? ” Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. (Marcos 12:28-31)

Uma leitora sugeriu pelo Instagram, e eu achei uma ideia maravilhosa, que eu preparasse um material para moças prestes a casar, uma espécie de Escola de Noivas. Há tanto material por aí nos preparando para a festa, mas muito pouco nos ajudando a estar com alma, mente e coração prontos para o casamento. Eu fiz um vídeo há algum tempo sobre isso, mas bastante superficial. Quero poder preparar algo mais profundo que ajude vocês.

Por isso, para começar essa preparação de material, eu gostaria que as mulheres casadas aqui do Graça me respondessem pelos comentários desse post o que gostariam de ter aprendido antes de casar, no sentido espiritual, emocional e prático. Se for algo íntimo, que você não queira tornado público, escreva no comentário “favor não publicar” e eu lerei, mas não o publicarei. 

Muito obrigada!

Em Cristo,