Resgatando o Natal – O Silêncio de Maria: Preparando o Coração para o Natal
Talvez o que mais temos ouvido dos nossos amigos, familiares, colegas de trabalho é que “A vida está corrida”. Nós mesmas repetimos essa expressão para justificar tantas coisas. Essa constatação ou sentimento independe da idade, se somos casadas, com ou sem filhos, do lugar em que trabalhamos ou moramos. É sempre a sensação de que não conseguimos fazer o que desejamos e precisamos, que não conseguimos parar, respirar e observar.
E a aproximação das festas de fim de ano parece que intensifica isso. Surgem muitos novos compromissos: confraternizações com diversos grupos, encerramento de projetos, viagens, fazer as compras de presentes… As ruas ficam cheias e movimentadas, e os estabelecimentos tumultuados. A vida fica ainda mais acelerada.
Mas dezembro deveria ser, especialmente para nós cristãos, um mês de pausa. E ao olharmos o nascimento de Jesus, podemos aprender com Maria em como fazer dessa época um período de silêncio, reflexão e contemplação.
O evangelho de Lucas nos traz fatos que ocorreram antes do nascimento de Jesus em si, e o autor tem um olhar mais detalhado para Maria e a maneira como ela recebeu a notícia de que seria mãe. Lucas também nos traz alguns detalhes que ocorreram logo após o nascimento de Jesus.
Vamos observar Maria em três momentos:
Maria recebe a notícia da gravidez (Lc 1:26-38)
Um anjo aparece para Maria, uma jovem israelita, e lhe diz para que se alegre, pois era agraciada e o Senhor estava com ela. E Maria ouvindo isso, fica perturbada e pensativa sobre o que seria aquela afirmação do anjo.
O anjo segue completando a notícia, informando que ela daria à luz a um filho que se chamaria Jesus, filho do Deus Altíssimo, cujo reinado não teria fim. Esse fato aconteceria de forma milagrosa, através da ação do Espírito Santo.
E vemos Maria aceitando de forma humilde e submissa essa nova realidade para a sua vida. Mesmo ainda tão jovem, ela se entrega de forma confiante e experimenta a graça do Senhor.
Maria louva ao Senhor (Lc 1:46-55)
Maria visita sua prima Isabel que também estava grávida, esperando João Batista, e ali ela faz uma linda oração de louvor a Deus — o cântico de Maria, também chamado de Magnificat (do latim, que significa “A minha alma engrandece ao Senhor”). Nessa oração, Maria reconhece a bondade e fidelidade do Senhor, e exalta a Deus com alegria. Ela engrandece a Deus pelos feitos na sua vida em particular e também pela ação dele na vida do povo de Israel em geral.
Maria observa e guarda no coração as palavras (Lc 2: 8-20)
Vemos que após o nascimento de Jesus, novamente um anjo do Senhor vem e informa aos pastores da região que Jesus tinha nascido e que ele era o Salvador. A Bíblia diz que Maria, ao ouvir essa mensagem dita pelos pastores, guardou as palavras ouvidas no coração e meditou sobre elas.
Observando esses momentos da vida de Maria, deveríamos buscar ter uma postura semelhante nesse período em que comemoramos o nascimento do nosso Salvador:
Silêncio e reflexão: o Advento é um período onde deveríamos acalmar nossa mente, nossa agenda e nosso coração, e colocar nossa atenção no verdadeiro motivo do Natal, na única razão que faz essa data ser tão importante e celebrada. A movimentação da sociedade, os prazos apertados para comprar presentes e preparar jantares nos tiram do que é prioridade. Será que no meio de tantos estímulos conseguimos separar um tempo em silêncio para refletirmos sobre o aniversariante? Será que cultivamos com Ele uma vida de intimidade ao longo de todo o ano, nos sujeitando a Ele? Será que compartilhamos com Ele nossas alegrias e angústias?
Louve ao Senhor: o Advento é uma época de muitas festas e encontros, onde revemos familiares e amigos que normalmente estamos há um tempo sem ver. Mas quantas vezes nos sentimos cansadas de tantas comemorações e em nenhuma delas louvamos ao Senhor? Há ocasiões em que estamos sendo conduzidas pelos ritos do mundo, e não engrandecemos o nome de Deus que enviou seu Filho para nascer de forma tão simples, humilde e milagrosa. Quem você tem celebrado? Como você tem louvado e engrandecido o nome de Deus na sua vida?
Medite sobre a Palavra: nessa etapa do ano nos vemos em volta de mesas fartas e bonitas, com comidas e guloseimas deliciosas, não é mesmo? Mas e o principal alimento de que precisamos? Aproveite esse tempo para ler e meditar na Palavra do Senhor, usufrua de tantos materiais devocionais que são disponibilizados no Advento, inclusive o de nosso ministério Frutíferas, para que prepare o seu coração, refletindo e trazendo à sua memória o que esse tempo significa.
Reserve um tempo a sós, o tempo que for possível para você, que caiba na sua rotina e dos seus familiares, e traga ao seu coração a Palavra e medite nela, se alimentando daquilo que trará esperança e alegria genuína à sua vida.
O Natal é recheado de muita luz, de tarefas, de compras, de muito ruído e aglomerações. Mas Jesus, Aquele que é nosso exemplo perfeito, nos ensinou que às vezes é preciso se retirar. Ele se retirava das multidões, para ouvir o Pai, para orar, para ficar em silêncio.
Afaste-se da pressa, do consumo e das distrações e busque viver esse momento de uma forma intencionalmente mais quieta, para que você possa contemplar Jesus, que nasceu de forma simples, discreta e veio habitar entre nós. Afaste-se das distrações para que você possa ouvir a voz de Deus em oração e celebrar a vida do nosso Salvador.
Faça disso uma prática durante todo o ano: silencie-se, engrandeça o Senhor e medite na Sua Palavra, se tornando assim cada vez mais íntima dele.
Esse post faz parte da nossa série de postagens com o tema “Resgatando o Natal”. Para ler todos os posts clique AQUI.