Joquebede – Risco de fé

A história de Joquebede, mãe de Moisés, começa de uma maneira horrível. Faraó, o rei do Egito, ordena que todos os meninos hebreus que nascessem fossem jogados no rio Nilo para morrer. Joquebede ficou grávida no pior momento e quando deu à luz e viu que o menino era bonito, resolveu esconder a criança. Aqui já podemos ver a soberania de Deus na vida de Moisés, aquele que seria seu escolhido para libertar seu povo e levá-lo à terra prometida: qual bebê recém nascido pode ser considerado bonito? Joquebede enxergou em seu bebezinho muito mais que pele enrugada e uma substância esbranquiçada o cobrindo. A beleza vista em Moisés por ela era a beleza  da esperança da liberdade de um povo sofrido e humilhado.

Joquebede era da tribo de Levi e tinha como antepassados homens de muita fé, como Abraão, Isaque e Jacó. E ela mostra sua herança de fé ao esconder seu bebê por três meses, colocando sua fé verdadeira em ação. Merecidamente, ela é uma das três mulheres que aparecem na galeria dos heróis da fé no livro de Hebreus (Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei.” Hebreus 11:23, grifo meu). 

Ela resolveu tomar uma decisão. Sua fé a enche de coragem e, com muita criatividade, Joquebede se arrisca e, confiando em Deus, larga seu filho à beira do rio. Essa passagem nos faz lembrar do que diz o pregador em Eclesiastes 11.1: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias você o achará”. Como sábio que era, o pregador sabe que ao se arriscar, tendo fé, você desfrutará das recompensas, ou, no caso de Joquebede, da benção de ver a vida de seu filhinho protegida. 

Uma outra mulher não muito lembrada por nós na história de Moisés aparece nesse momento de sua história —  a filha de Faraó foi bondosa, corajosa e generosa ao deixar Joquebede criar seu próprio filho.

E Joquebede fez isso maravilhosamente. Apesar de viver em um mundo perverso, em uma época nada favorável para seu povo, ela foi zelosa na educação do menino. Ela teve poucos dias para inculcar nele a Palavra de Deus. Ela sabia que aqueles preciosos dias com seu filho acabariam, mas não deixou de ensinar grandes verdades e preparar Moisés para que ele pudesse ser o homem que Deus escolheria para ser o líder e legislador de seu povo.

Joquebede foi uma excelente mãe. A vida e ações de seus filhos nos dizem isso. Seu filho mais velho, Arão, foi o primeiro sumo sacerdote de Israel. Miriã foi poetisa e musicista que levou mulheres israelitas a cantar com ela a canção da vitória; sem dúvida ela foi de grande ajuda para que sua mãe pudesse ficar com Moisés nos importantes primeiros anos de sua vida. Transmitindo os mandamentos fundamentais de Deus, seu filho Moisés conduziu o povo de Deus para fora do Egito. Joquebede não demorou a começar a moldar o coração de seus filhos no temor do Senhor. 

A vida não muito comentada nos livros de seu filho nos ensina lições importantes de como Joquebede colocou sua fé herdada de seus pais em prática. Vimos que ela não demorou em entregar a Deus situações assustadoras, tomando decisões que recusavam  dar lugar ao medo. Ela foi a prova de que a preocupação termina quando a confiança começa. 

Joquebede colocou sua fé em risco, ação que por muitas vezes o medo não nos deixa copiar. Olhemos então, queridas irmãs, para a nossa herança: somos filhas por adoção de Deus e temos como irmão mais velho o próprio Jesus Cristo. Vindo o medo, as situações terríveis, as provações e as situações fora do nosso controle, confiemos em Deus, nosso Pai. Por amor, seu único Filho nos concedeu o privilégio de sermos chamadas de filhas e herdeiras. Quantos riscos de fé você enfrenta ou já enfrentou em sua vida? O que te impede de lançar seu pão sobre as águas? Tenhamos a mesma fé de Joquebede e então colheremos as bençãos de assumir um risco de fé.

Se você é mãe, Joquebede nos alerta da importância de nossos filhos serem educados diariamente para serem servos de Deus. Ela levou a sério seu chamado como mãe e, mesmo com pouco tempo, ensinou os caminhos do Senhor para seu filho. Esse chamado é nobre perante Deus e quanto mais você se deleita na Palavra dele e investe seus ensinamentos na vida de seus filhos, mais eles terão a oportunidade de herdar nosso amor e devoção por Deus e nossa fé nele. 


Esse post faz parte da nossa série de postagens de Março com o tema “Mulheres Desconhecidas da Bíblia”. Para ler todos os posts clique AQUI.