Encorajamentos práticos para amar seu homem

Artigo escrito originalmente por Chrystal Evans Hurst, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.

Eu amo a forma como pessoas da História podem nos ensinar algumas lições valiosas. Recentemente, eu li a história do Imperador Justiniano o Grande para meus filhos.

Nós estávamos estudando a história de quando o Império Romano caiu e ascendeu o Império Bizantino. Nós lemos sobre como o Imperador Justiniano era justo e correto, e também lemos sobre sua esposa, Teodora.

Ela parece ter sido uma mulher sábia e encorajadora que o ajudou a comandar o Império e o desafiou a ser o melhor homem que ele poderia ser. É dito que Justiniano não tomava grandes decisões sem consultar sua esposa.

No auge do reinado de Justiniano, o Império Bizantino foi atacado e ele quis fugir. Ele não pensou que seria capaz de lutar contra os invasores então queria ao menos escapar com vida. Mas sua esposa o desafiou, dizendo que seria melhor morrer como um imperador do que passar o resto da vida como um fugitivo.

Justiniano seguiu o conselho de sua esposa e ficou firme.

O resultado? Ele ganhou a batalha.

Ele continuou imperador.

O conselho e encorajamento de sua esposa fizeram toda a diferença.

Eu usei esse momento de ensino para compartilhar com meus filhos sobre o quão importante é encontrar uma boa esposa. Ela deverá ser sábia, bondosa e encorajadora, tanto para ele pessoalmente quanto para os propósitos de Deus sobre suas vidas.

[…]

Quanto mais eu contava para meus filhos sobre o conceito de uma boa esposa, mais eu pensava sobre o tipo de esposa que eu mesma estava sendo.

Porque eu sou culpada de não ser como Teodora, muitas vezes.

Eu tenho que ser honesta e dizer que eu perdi oportunidade de fortalecer meu marido. Por vezes quando eu poderia ter sido mais encorajadora, dado mais suporte, eu fui crítica, distante e desinteressada.

Eu poderia ter orado por ele mais e passado menos tempo focando em como os eventos da vida dele me afetariam.

Eu poderia ter acreditado no melhor ao invés de esperar o pior.

Eu poderia ter escolhido palavras que o fortaleceriam, ao invés de palavras que o destruíram.

Se você é como eu e deseja agradar a Deus e também amar melhor seu amado, aqui estão algumas dicas de como fazer isso:

  • Ore por ele com frequência
  • Encoraje-o com suas palavras e ações
  • Fortaleça-o ao elogiá-lo na frente de outras pessoas
  • Sorria para ele. Mesmo que você tenha que se forçar a isso.
  • Acredite no melhor. Dê a ele crédito por ser capaz.

Você tem um papel importante na vida de outros. Mas, você tem um papel indispensável na vida de seu amado. E baseado na história de Teodora, a forma como você encoraja, suporta e ama seu amado pode mudar o mundo.

Vamos nos lembrar do impacto que uma mulher pode ter no coração e na vida de seu homem. Ame-o, encoraje-o e suporte-o. Isso agrada a Deus. E faz toda a diferença.

Ame, encoraje e suporte seu amado. Isso agrada a Deus. Click To Tweet

Amado Deus, eu quero ser uma boa esposa/noiva/namorada. Me ajude a encorajar, suportar e amar meu amado. O Senhor sabe onde e como nós temos tido dificuldades. Então Senhor, me ajude a não focar no que ele está ou não fazendo certo. Me ajude a focar em como eu posso fazer o bem a ele, e ainda mais importante, em como eu posso agradar a Ti. No nome de Jesus. Amém.

____________________________________

É sempre muito mais fácil focarmos no que nossos amados não têm do que no que Deus tem feito neles, através da graça. Você, assim como eu, também luta para ser mais encorajadora e menos desanimadora? Vamos conversar sobre isso nos comentários!

Em Cristo,
assinatura