A caixa do medo
Medo. Essa é a palavra que tem me atormentado nos últimos dias. Um medo absurdo, um medo de tudo. Medo de viver, medo de morrer, medo de perder, medo de ter.
É uma confusão mental que nem sequer faz sentido.
Tenho visto ao meu redor as pessoas sofrendo. Cada casa que vou, cada conversa que tenho, alguém com problemas. Abusos, descasos, problemas, gritarias, perdas, sofrimento, dor, tortura, desespero. É tanta coisa ruim que me sufoca, que me assusta, e eu já nem sei pra onde correr e, na verdade, nem sei de quem correr.
Se o inimigo está sempre a solta e ao nosso redor, então cada segundo que estamos vivos, cada segundo que não somos atacados, cada segundo que não somos destruídos, é um milagre. Um grande milagre de Deus.
Cada segundo que não somos destruídos, é um milagre. Um grande milagre de Deus. Click To TweetPorque se existem duas forças no mundo – Deus e o inimigo – então enquanto não sucumbimos em um é porque estamos seguros no outro. Certo?
Eu não posso viver em uma caixa. Ninguém pode. A gente se esconde em qualquer lugar, em todo lugar, mas em qualquer e todo lugar ali está o inimigo. Ali está o pecado. DENTRO DE MIM. Este é meu pecado e meu inimigo – eu mesma. E se eu não posso fugir de mim, a não ser pela morte, então é na morte que teremos real liberdade de tudo que é ruim. Só há um lugar onde não existe a dor e o sofrimento e nesse lugar não se entra vivo.
Então porque eu temo? Eu sei que Ele me ama. Eu sei eu sou dEle. Eu sei que, no final do meu último suspiro aqui, estará o primeiro suspiro na eternidade. Eternidade sem dor. Então porque eu corro disso ao invés de correr para isso?
Na verdade, não tenho medo da morte nem de morrer. Tenho medo da vida, do que acontece nela. Tenho medo do que os outros podem fazer. E penso em mil soluções: não sair em tal horário, não me expor dessa e daquela forma, não olhar aqui, não mexer ali. Novamente, a caixa. Não posso viver na caixa. Mesmo porque EU ainda estaria dentro da caixa, e se estou ali, ali também está a dor e o sofrimento.
Chega da caixa.
Eu preciso sair dela.
Me expor. Dar a cara a tapa. Colocar pro mundo ver a minha fragilidade e mostrar Quem é que me protege. Quer dizer, se você está em um barco, e ele está afundando, você prefere tentar nadar por sua vida ou se agarrar ao barco e morrer com certeza?
Eu não quero desperdiçar minha vida. Viver na caixa, me agarrar ao barco, é impedir que minha vida dê qualquer tipo de fruto.
Viver na caixa, me agarrar ao barco, é impedir que minha vida dê fruto. Click To TweetO fruto precisa cair e morrer pra que a semente germine e nasça novamente. E eu preciso sair da caixa para respirar e florescer. Fora da caixa há vida, mas fora da caixa há também morte. Fora da caixa há cor, mas fora da caixa há também escuridão. Entretanto, dentro da caixa há somente morte e escuridão. Qual o objetivo, então? Qual o sentido disso?
É fora da caixa que eu encontro outros. Quebrados. Perdidos. Famintos. Pessoas que nem sequer tiveram a oportunidade de um dia na vida terem uma caixa. Nunca puderam se esconder. Não tiveram a escolha de sair da caixa. Simplesmente foram jogados no mundo, sem direito a nenhuma proteção, a nenhuma caixa. Então, ao invés de tentar colocá-los na minha caixa, e sufocá-los ali, eu preciso sair dela ao encontro deles. Porque fora da caixa é onde Deus está. E fora da caixa é onde Ele quer que eu esteja também. Alcançando pessoas. Buscando aqueles que Ele colocou ali.
Quando eu caio e morro e me permito germinar, a vida flui de mim. Faz todo sentido, assim, o que Jesus disse sobre perder sua vida para achá-la. É sair da caixa. É morrer a fruta para germinar a semente.
Quando eu caio e morro e me permito germinar, a vida flui de mim. Click To TweetÉ viver sem medo, sem amarras, sem proteções falsas de homens.
É viver completamente à mercê, sabendo que existe um muro invisível, um muro feito de anjos e mãos poderosas que me protegem. Quando estou fora da caixa. Quando estou lá fora – sem medo, sem segurança forjada. Apenas confiante, me jogando. Sem me debater, me permitindo.
Fora da caixa.
Respirando.
Fora da minha caixa.
____________________________________
Mês passado eu viajei sozinha da cidade do noivo até a casa dos meus pais. Peguei o primeiro avião às 4:30 da manhã e cheguei no outro aeroporto às 11:30h. Teria que esperar até às 23:30h para pegar o voo rumo à casa dos meus pais. Ou seja, ficaria 12 horas sozinha em um aeroporto. Há 2976 km do noivo e 6490 km dos meus pais.
Tudo ia bem (na medida do possível) até que a internet que eu tinha para me comunicar com todo mundo parou. PAROU. No aeroporto inteiro. Isso significava 12 horas sozinha, SEM COMUNICAÇÃO com ninguém.
Eu pirei. O medo me sufocou, o desespero me cegou. Corri pro banheiro e chorei. Sem palavras eu clamava “Senhor, Senhor!!”.
Sim, olhando agora, de fora da situação, parece algo extremamente bobo. 12 horas sozinha não é nada ruim. Quer dizer que eu podia ler, descansar, passear. Mas, o meu ser desesperado e medroso só viu as partes ruins e o desespero.
Foi por causa dessa situação (que no final ficou tudo bem, pouco tempo antes de eu entrar no avião a internet voltou e consegui avisar todo mundo) que eu escrevi esse texto, essa escrita livre. Que o Senhor me ajude a deixar de ser medrosa e ser quem Ele me chamou para ser. Afinal, “Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” 2 Timóteo 1:7
Você sofre com isso também? Com esse medo irracional? Vamos conversar e nos ajudar nos comentários. Te espero!
Em Cristo,
17 Comments
Olá, Francine. Acabei encontrando o texto sem querer rs
Bom, acredito que todas sofremos com determinados tipos de medo. Eu, no momento, enfrento o desafio de encarar o volante sem temer o que pode acontecer, sem nervosismo. Com confiança. Tenho a CNH há exatos 3 anos, mas infelizmente ainda não progredi tanto quanto deveria por causa do tal medo rs
Tenho apoio de familiares e sei que não há motivos para isso. Mesmo assim, recuo. Tenho pedido a Deus coragem para vencer minhas inseguranças, principalmente nesse sentido.
Outra coisa que me deixa apreensiva é quanto ao futuro em todas as áreas da vida. Quando, como, se…
Nessa apreensão toda, Deus tem me corrigido ao me fazer lembrar daquela passagem dos discípulos em meio a uma tempestade em alto mar. Ao questionarem o fato de Jesus estar dormindo e de que ele não se importava que todos morressem, a resposta de Jesus me chega aos ouvidos suavemente ” Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? ”
Ultimamente, sempre que o medo quer me dominar, sinto como se ouvisse Jesus me dizendo: “Por que você está com tanto medo? Ainda não tem fé?” Isso me conforta tanto!
Querida Joselma,
eu me identifico com seu medo. Eu demorei anos e anos para tirar minha CNH (já estava com 22 anos) e isso porque eu sempre tive medo de dirigir, achava impossível que eu conseguisse, e não gostava da ideia de ter uma máquina como um carro nas mãos. Tinha medo de arriscar minha vida e de outras pessoas.
Bom, o que aconteceu foi que eu fiz as aulas e estava me sentindo super confiante e amando dirigir! Até que… Reprovei 2 vezes no exame e logo em seguida meu processo expirou. Ou seja, todo meu dinheiro e esforço com as aulas foram jogados no lixo.
Isso me frustrou imensamente! Mas, me ensinou sobre o fracasso e sobre o medo, então sou grata por tudo que aconteceu.
Obrigada por me relembrar dessa passagem em que Cristo nos chama à coragem e não ao medo. Ela me conforta também!
Espero que logo você consiga superar seu medo e esteja dirigindo por aí 😉
Em Cristo,
Fran
Como já havia dito, esse cantinho do Graça em Flor é um oásis pra mim. Lendo os comentários, percebo que outras pessoas também lutam com os mesmos medos que eu. Juntas, podemos nos encorajar a buscar essa determinação em Deus para superar aquilo que nos impede de conquistar nossos objetivos.
Mais uma vez, obrigada por nos dar essa oportunidade de nos sentir tão à vontade aqui e ter coragem de partilhar seus medos, o que me faz também dividir os meus! Deus te recompense!
Obrigada pelo incentivo! Logo estarei contando do meu avanço na direção com a ajuda de Deus.
Ah, e te desejo o mesmo rs
Grande abraço!
Ja perdi as contas de quantas oportunidades eu perdi por ter deixado o medo irracional me dominar. Nao tenho medo dos perigos da vida – sei que Deus cuida de mim – tenho medo de mim mesma, medo de errar e de ser uma grande decepcao para aqueles que contam cimigo. Sinto-me tao fragil e incapaz. Tem sido um desafio gigantesco para mim ouvit essa palavra (Deus nao nos deu espirito de medo) e sair “da caixa”. Quero ter coragem de voar e conquistar tudo o que eu sei que Ele tem reservado para mim. Nao quero que os meus medos bobos impecam outros de conhecer a liberdade que ha em Cristo. Afinal, eles julgaram o Reino por nos, os que nos chamamos por Seu nome. Que desafio! Mas Fran, todos os dias agradeco a Ele porque eu sei que o Amado nao desistira ate que a obra esteja concluida! Fica na paz do Amado. Beijos
Querida Jessica,
você tem toda a razão quando diz que Ele não desistirá de nós. A cada dia Ele nos dá oportunidade de aprendermos a ser mais corajosas! Que Ele nos ajude a sairmos da nossa caixa – seja ela do medo do exterior ou do medo do fracasso. Eu também tenho muito medo de falhar nas coisas que Ele me deu para fazer, mas temos que crer que, se Ele nos chamou para a obra, Ele nos capacitará. Não foi isso que Ele disse à Moisés? Temos que crer.
Obrigada por compartilhar conosco seus pensamentos no assunto!
Beijos,
Fran
Oi Fran!
Eu nunca cheguei a ter medo de sair da caixa, mas achava que estar fora dela seria um atentado à minha santidade. Foi difícil entender que o pecado está dentro de mim, e que não adianta eu me relacionar apenas com cristãos, apenas com meu grupinho, apenas com os jovens da minha igreja e com a minha família. Recentemente decidi sair da caixa para ver o que há fora dela, e o que vi realmente me surpreendeu: pessoas sofrendo de verdade, com problemas bem maiores do que lavar a louça enquanto estão gripados. Conheci pessoas que têm seus pais divorciados, que odeiam os irmãos, que preferem ficar passeando na avenida a colocar o pé dentro de casa. Conheci gente com o coração machucado, feridos pelo abandono, consumidos por uma paixão que não conseguem se livrar, se escondendo para não serem machucados. E o que mais me chocou foi que há um mundo, sim, além do meu. E que há gente que só queria estar em meu lugar.
Ultimamente tenho tido bastante oportunidades para ver o lado das pessoas, e tenho feito isso. A cada dia tenho tido a oportunidade de conhecer pessoas que só precisam ouvir de mim: “Eu já passei por isso, sei como é”. E por tanto tempo minha caixa não me deixou vê-los. Gente que convive comigo desde o início do ano ou até antes, mas que para mim era só mais gente problemática.
Deixar o conforto da caixa é bem difícil. Mas estar fora dela dá o prazer de saber que Deus pode usar minhas feridas para curar outras pessoas.
Querida Karina,
ah! Como eu me identifico com o que você disse! Por muito tempo eu vivia no meu “pedestal de crente”, olhando para baixo e julgando todos que estavam ali. Demorou muito tempo para o Senhor me quebrar em meu orgulho e me mostrar o quão pecadora eu sou!
Achei incrível que você tenha trazido essa perspectiva da caixa, porque é muito real! Quantos anos mais vamos viver na “caixa de crente” e não nos permitir sair e ser luz num mundo escuro? Que Ele tenha misericórdia e que possamos florescer em graça e ser exemplos de graça aos outros (e não de dedos apontados!).
Em Cristo,
Fran
Que post direto do céu pra mim.
Houve um dia que Deus falou pra mim Filha entregar os teus medos para mim e desde O nosso Pai falou pra mim,tenho cumprido o que ele me pediu,claro que as vezes não entrego mas Ele sempre nos dar uma nova chance. Em relação ao medo de erra também tenho, mas tenho aprendido que não sou perfeita e quando erro posso encontra na cruz perdão para mim mesma e para os outros.Muitas vezes nós precisamos liberar perdão para nós mesma isso so e possivel atraves de Cristo. Tenho aprendido que força e coragem so encontramos nele.
Princesas meditem em josue 1;9 e Isaias 43
Perdão pelos erros de português
Jesus veio curar as nossas feridas.
O verdadeiro amor lança fora todo medo.
Graça e Paz
Querida Karina,
fico feliz que esse texto tenha confirmado em seu coração o que o Pai já estava falando. Eu também tenho aprendido, pouco a pouco, a confiar a Ele os meus medos, tanto os exteriores como os interiores, e saber que “sem fé é impossível agradar a Deus.”
Obrigada pelo comentário.
Continue na paz.
Fran
Se teve uma coisa que Deus me ensinoi morando esses 2 anos em Campinas foi a enfretar os meus medos sozinha! Eu sempre fui uma criança medrosa, lembro-me de noites inteiras sem dormir pq eu tinha assistido um filme de fastamas, terror e até mesmo aqueles filmes de Jesus Cristo que passava na Record na epoca da pascoa! Eu ficacava muito impressionada com as cenas de tortura na cruz e isso já bastava pra nao dormir! Medo até das sobras que se formavam na parede a noite com a luz fraca que minha mae deixava e pasmem! Até das manchas de umidade na parede! Kkk. Morar sozinha já foi um grande desafio, em uma cidade em que não conhece ninguem foi outro grande desafio, andar por ela a noite de onibus foi pior ainda! Mas olha eu sou realmente grata a Deus pq graças a Ele não me aconteceu NADA! E me sinto mais felizarda ainda por poder reconhecer esse Cuidado e proteçao vindos Dele! Eu aqui nao tinha meu pai pra me buscar mas muitas vezes ele proveu pessoas bondosas que me deram caronas e quando não tinha, Ele me guardava com essa barreira invisivel me fazendo andar em segurança hj percebo como foi maravilosa essa experiencia que muitas vezes passa desapeecebida qnd estamos na nossa zona de conforto!
Amiga, que coisa boa ter você aqui! E olha, eu não tinha ideia desse seu medo. Sempre te achei tão corajosa e independente 🙂
Que bom que você reconheceu que essa proteção veio dEle. A Palavra nos mostra que Seus anjos são nossos protetores, nos guardando de todo mal.
Obrigada por compartilhar com a gente sua experiência e testemunho.
Amo você!
Olá! Gostaria de fazer o seu curso!
Olá, obrigada por suas palavras. Eu tenho medo de tudo, o ruim é que eu acabo passando mau. Quero que o Senhor me envie, mas tenho medo de errar ou que tudo dê errado., tenho medo de casar. Mas o Senhor é bom e creio que ficarei bem.
Nossa que texto. Nos últimos meses tenho me deixado ser consumida pelo medo. Medo de coisas simples e medo do que nem aconteceu e talvez nem aconteça. Tenho tentado viver um dia por vez, pedindo que o Senhor me ajude, me conceda Sua paz e me dê coragem pq eu sei que sozinha não consigo dar conta.
Há dias em que são mais fáceis do que outros, mas em todos Deus tem cuidado de mim.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Me deparei com esse texto num período de muito medo e ansiedade na minha vida. Estou há muito tempo afastada do Senhor, incrédula e rebelde. Isso permitiu que o inimigo enchesse meu coração e mente de dúvidas e questionamentos sobre a fé, sobre Jesus, sobre minha salvação. Tenho medo de tudo, mas o principal é o medo da morte. Medo de morrer e não encontrar Jesus. Tenho orado para que o Senhor me resgate desses sentimentos e pensamentos, que Ele me ajude a ter constância e perseverança na caminhada, e que eu possa tomar posse de que ainda há esperança, perdão e salvação pra mim, por mais suja que eu seja. Se você leu isso, ore por mim ♥️
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/hu/register?ref=FIHEGIZ8
1 Trackback