Jesus de Mentirinha

Jesus é só de mentirinha?

Artigo escrito originalmente por Tracie Miles, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.

Ela olhou para seu pai com os olhos cheios de preocupação, tentando colocar em palavras os medos e dúvidas que existiam na mente de uma criança de 3 anos.

Tinha sido um dia dedicado à oração e adoração na escola cristã da minha sobrinha, onde seu pai trabalha, e eles tinham passado a manhã orando e pedindo que Jesus estivesse com eles, que Ele estivesse presente.

Quando o culto terminou, Berkeley se agarrou à blusa de seu pai, e enquanto ele olhava para seu rostinho confuso, ele perguntou qual era o problema. Hesitante ela inocentemente perguntou, “Papai, Jesus é só de mentirinha?”

Ele foi pego de surpresa pela pergunta, mas respondeu gentilmente, “Claro que não, querida. Ele está vivo, e aqui conosco hoje.”

Berkeley respondeu, “Mas, Ele não veio.” Eles tinham pedido a Jesus para se fazer presente e, na cabecinha dela, Ele não apareceu.

Quando meu irmão me contou essa história minha primeira reação foi achar engraçadinho. Que coisa mais fofa! Mas, meu segundo pensamento foi como nós, adultos, também nos perguntamos de vez em quando se Jesus é só de mentirinha, simplesmente porque não vemos evidência física dEle quando queremos.

Os crentes vivem na firme esperança daquilo que seus olhos físicos não podem ver. Click To Tweet

Mesmo um dos discípulos de Jesus, Tomé, duvidou que Jesus estava realmente vivo até que ele O viu com seus próprios olhos.

Após a ressurreição de Jesus os discípulos se encontraram em secreto porque eles estavam com medo dos líderes judeus (cf. João 20:19), e Jesus apareceu diante deles dizendo “a Paz seja convosco.” Ele mostrou a eles as feridas em Suas mãos e no Seu lado e eles ficaram maravilhados e cheios de alegria.

Mas, Tomé não estava lá naquele dia para presenciar esse encontro. Já que ele não havia visto Jesus com seus próprios olhos, ele não acreditou que Jesus tinha realmente aparecido. No versículo a seguir, vemos que Tomé precisava de provas para que pudesse acreditar que Jesus estava realmente vivo:

“Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei.” (João 20:25, NVI)

Eu já fui um Tomé várias vezes.

Eu já passei noites me perguntando se Jesus estava realmente comigo quando meu coração estava se quebrando, quando meus erros eram fardos pesados, e meus problemas pareciam esmagadores.

Eu já tive dias de pedir a Jesus por um sinal, qualquer prova, de que Ele estava comigo. E assim como Jesus se mostrou a Tomé, teve um dia em particular no qual Ele se mostrou a mim.

Eu estava participando de um grupo de estudo da Bíblia e fui instruída a fazer uma linha do tempo da minha vida. Eu comecei o exercício hesitante, mas em uma hora eu tinha escrito décadas da minha experiência de vida, o bom e o ruim, e meus olhos espirituais foram abertos pela primeira vez. De repente eu vi uma imagem do trabalho de Deus, e como Ele estava ativo em cada passo do meu caminho.

Quando os passos estavam escritos em preto e branco, eu comecei a ver os acontecimentos da minha vida de uma nova perspectiva – e aquilo era uma prova tangível de Jesus. Elas não eram mais memórias, mas experiências que mostravam minha história de vida e mapeavam um design divino de um futuro, propósito e plano feitos somente para mim.

Se Deus parecer distante não O busque em suas emoções, mas onde Ele quis se revelar: na Bíblia. Click To Tweet

Somente depois de ter visto Jesus Tomé creu que Ele estava vivo. Da mesma maneira, quando as provas de que Jesus existe estavam na minha frente, no papel, eu não pude evitar crer também.

Entretanto, Jesus quer que creiamos nEle sem precisar de provas. Em João 20:29b Ele diz [a Tomé], “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”.

Às vezes nós queremos provas de que Jesus vê, se importa e nos ama. Mas se nós sinceramente procurarmos por provas em nossas vidas, buscando enxergar como e quando Ele trabalhou, o que nós veremos com nossos olhos espirituais serão provas muito melhores do que qualquer coisa que poderíamos ver com nossos olhos físicos.

____________________________________

Eu gosto muito do versículo que abriu os olhos de Lutero para o Evangelho: “O justo viverá pela fé” (Gálatas 3:11). É pela fé que caminhamos e não por vista (cf. 2 Co. 5:7), e é justamente isso que fixa nossos olhos no eterno que não vemos. Os crentes vivem na firme esperança daquilo que seus olhos físicos não podem ver.

Quando Deus parecer distante para você, em silêncio, quando Ele realmente parecer de mentirinha, não busque respostas nas emoções. Não pense que elas te levarão para mais perto dEle. Ele mesmo escolheu Sua Palavra como o meio pelo qual se revelaria. Busque o Senhor ali e Ele será fiel em falar contigo.

Em Cristo,
assinatura