o perdão de Deus é suficiente | Graca em Flor

Como eu posso perdoar a mim mesma? {Jessie Responde}

Artigo escrito originalmente por Jessie Minassian, e publicado aqui.
Traduzido, com permissão, por Francine Veríssimo.

P: Eu fiz uma coisa que eu jurei que nunca faria. Eu sou cristã há bastante tempo, e sabia o que era certo. Mas eu fiz, e então meu relacionamento com Cristo começou a decair. É difícil compreender por que eu – a menina que queria dar tudo a Jesus – faria algo como aquilo. Eu pedi a Deus por perdão, mas o peso é ainda grande porque eu não consigo me perdoar. Como eu posso perdoar a mim mesma por algo que eu sabia que não deveria ter feito, e que agora me causa tanta dor?

R: Ah, irmã – eu sei que isso dói muito! Eu sou uma das meninas “eu-sabia-o-que-era-certo” também. É difícil dizer exatamente porque nós aceitamos fazer coisas que sabemos serem erradas, quando nos sentimos tão comprometidas com a santidade e com dar tudo a Deus. Mas o pecado é tentador, e manipulador, e nós somos humanos com almas que pendem ao pecado. Qualquer um que pensa não estar em perigo de ser tentado está prestes a ser “acordado” de forma bruta. Até mesmo as “boas meninas”. Sim, nós temos o Espírito de Deus em nós como crentes (Romanos 8:5, 1 Coríntios 6:19), e sim, sempre temos um caminho para fugir da tentação (1 Coríntios 10:13), mas também temos uma guerra acontecendo dentro de nós entre o que sabemos que devemos (ou não devemos) fazer e as “doces” chamadas do pecado (Romanos 7:21-25).

Então o que fazer quando – apesar de saber o certo – você cai em pecado sexual, ou fica bêbada, ou se auto-mutila, ou se entrega à bulimia, ou em qualquer outra das milhares de formas que podemos errar? Você está certa sobre o primeiro passo: Nós precisamos pedir a Deus por perdão e virar 180 graus para longe do pecado (1 João 1:9).

Eu sei que às vezes parece que não tem como Deus perdoar as coisas estúpidas que fazemos, mas é isso que faz dEle Deus!

Depois que pedimos e aceitamos o perdão genuíno de Deus, o segundo passo é perdoar a nós mesmas, e como você já descobriu, esse último é mais difícil do que o primeiro.

Não seria maravilhoso se tudo o que tivéssemos que fazer fosse nos colocar na frente de um espelho e dizer à nossa linda imagem, “Perdoe-se!”, e toda a culpa e vergonha desaparecessem magicamente? Mas aqui no mundo real, às vezes nós precisamos de uma transformação drástica em nossos corações e mentes antes de conseguirmos nos colocar em frente a um espelho e aceitar a pessoa que olha de volta para nós.

Aqui está o segredo: Perdoar a nós mesmas é muito menos sobre nossa própria força em perdoar, e muito mais sobre nossa fé na força de Deus em perdoar. Se você tem o Espírito Santo vivendo dentro de você, você é um lindo templo do Deus Vivo, e Ele em você pode te dar o poder de perdoar a si mesma. Se você tem fé no poder e perdão dEle, então descanse nessa fé e deixe o perdão dEle sustentar você naqueles momentos em que pecados passados te assombram e estressam.

Não olhe no espelho dizendo, “eu perdoo a mim mesma”; em vez disso, olhe para o Pai em fé, e confie que o perdão dEle te cobre.

Quer dizer, o que é mais valioso e duradouro? Eu dizer, “Eu te perdoo” a mim mesma, ou o Deus de todo o Universo dizer, “Eu te perdoo, minha amada filha”?

Meu marido vai levar nossa filha mais nova em uma viagem de mochileiros pela primeira vez nesse verão. Eles vão precisar de uma tenda, comida, roupas, sacos de dormir, e um monte de outras coisas. Eu sei que ele fará com que ela pense estar carregando sua parte em sua mochila fofa, mas a verdade é que ele é quem vai carregar a maior parte do que eles precisarão para sobreviver. Perdoar a si mesma é mais ou menos assim, não é? Deus carregou todo o peso – mandando Seu único Filho para morrer por nossos pecados! Seria bem bobo e imprudente de nossa parte recusarmos nossa pequena parte de aceitar Seu perdão quando Ele sacrificou tanto para oferecê-lo.

Eu amo as palavras de Paulo em Gálatas 2:20:

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Sabe, quando eu penso sobre os pecados em minha vida que foram mais difíceis de perdoar, eu vejo uma verdade assustadora. A raiz da minha atitude de não perdoar a mim mesma era na verdade o orgulho. Eu tinha uma opinião tão exaltada de mim mesma que pensava algo assim: “De todas as pessoas, eu nunca devia ter caído em pecado!” Como se eu fosse, de alguma maneira, melhor que todas as outras bilhões de pessoas que já viveram! Mas a Bíblia me diz que todos nós pecamos e estamos longe do padrão de Deus e cometemos muitos erros (Romanos 3:23; Tiago 3:2).

Perdoar a mim mesma é, na verdade, acreditar que o perdão de Deus é suficiente. Click To Tweet

É somente quando eu tenho uma atitude de humildade – reconhecendo que eu não sou melhor, mais forte, ou mais capaz de resistir à tentação que o resto de meus irmãos em Cristo – que eu posso cair no pó diante de Jesus e aceitar Seu perdão de verdade.

Perdoar a nós mesmas é, na verdade, acreditar que o perdão de Deus é suficiente. Nós provavelmente vamos nos “martirizar” às vezes, desejando que tivéssemos feito escolhas melhores, mas não podemos nos permitir afundar na autocomiseração porque isso desonra o sacrifício que Jesus fez por nós. Ao invés de pensar, “eu sou tão idiota pelo que fiz”, pratique pensar coisas como, “eu sou completa e perdoada, e a graça de Deus me cobre”. E então deixe que essa tristeza que você sente sobre seu pecado te impulsione a fazer a coisa certa e se posicionar de forma mais firme da próxima vez (2 Coríntios 7:10-11).

Com amor,
Jessie

CONHEÇA MAIS DA JESSIE E DE SEU MINISTÉRIO:
LIFELOVEANDGOD.COM/ABOUT/MEET-JESSIE (EM INGLÊS)

____________________________________

Na tentativa de sermos “as meninas perfeitas de Deus”, acabamos afundando em tristeza e vergonha profundas quando caímos. Enquanto não percebermos que de perfeitas não temos nada, continuaremos paralisadas por nossos pecados. Quando reconhecermos o quão incrivelmente pecadoras nós somos, e o quanto precisamos da graça de Cristo, começaremos a ser mais úteis para o Reino dEle.

Você tem vivido como uma “menina perfeita de Deus”? Percebe que isso a deixa em total desolação quando erra? Vamos conversar nos comentários e ajudar umas às outras.

Em Cristo,
assinatura